10 dezembro 2007

O marketing purpurina

Temos aqui mais uma análise que dá continuidade ao que eu já havia escrito neste outro texto.

Escreve Luciano Pasqualini, em texto extraído do Parmerista!:

O marketing purpurina
por Luciano Pasqualini

Sim, o São Paulo F.C. vive um bom momento e possui uma boa administração, mas como sabemos a mídia exagera nesta "rasgação de seda". A última cena é a do "batismo tricolor" evocando o "vira-casaca" de torcedores rivais, que a mídia divulga como se fosse uma cartada magistral de marketing, sem qualquer avaliação mais crítica. Ainda bem que a mídia está mudando de mãos, e hoje o torcedor se informa mais pelos blogs e e-mails que por jornais. Vamos aos fatos:

O Fracasso
O SPFC criou este projeto em 26/08/2006 [a data lembra algo ?]. O projeto informa [ainda hoje] que o batismo é realizado aos sábados, com no máximo 20 crianças. Pois bem, em 70 semanas desde seu lançamento, 60 delas não houve a cerimônica por falta de quórum ... e houveram apenas 10 cerimônias, uma delas num brinde aos associados, ou seja, menos de 200 Pais sãopaulinos se dispuseram a pagar os R$ 120,00 propostos pelo Marketing tricolor.

O Tiro no Pé
Para salvar o projeto, o diretor de marketing veio com esta bravata, de que se um torcedor assinar um documento dizendo que era torcedor rival e virou sãopaulino, poderá fazer o batizado de graça, ou seja, receberá o kit composto por uma camisa + 2 fotos + 1 DVD do batismo + 1 botom + 1 vaso com grama do morumbi [outro fracasso, com os restos distribuídos neste pacote].

Resultado previsível
Torcedores sãopaulinos que não tinham recursos para participar, ou achavam caro demais, poderão assinar este documento [é prometido o sigilo das informações], e assim receberá de graça o kit. Em semanas vão divulgar grande procura [ponto positivo], mas não terão nenhum resultado prático de conversão [ponto negativo], terão prejuízo com todo mundo querendo kit de graça [ponto negativo] e vão acabar de enterrar o projeto [ponto negativo].

Virou uma vez...
Ainda que tivesse algum sucesso [o que não acredito], quem vira-casaca uma vez, vira novamente no futuro, ou seja, estariam montando uma base de torcedores fiéis ao momento.

Ética e Caráter
O clube ajuda a vender e incentivar um conceito de ética e caráter que o define, ou seja, se o momento for ruim, "abandone o barco". Esta é a mensagem subliminar da ação proposta pela sua direção de marketing, totalmente deturpada para a formação de caráter e moral de seus seguidores.

Simpatizantes
O clube amplia a fama de torcida que só aparece na boa. Se nos anos 40 a torcida sãopaulina lotava o Pacaembu, nos anos 60 o público sumiu !! Quando disputou a segunda divisão do Paulista de 1991, o Morumbi ficou às moscas ... Esta diferença entre eles e as torcidas do Corinthians e Palmeiras, que se aproximam ainda mais do clube nos momentos ruins, se tornam ainda mais apaixonadas, o marketing deles que trabalha com números, não consegue entender ... ou melhor, entende mas não consegue reverter. Palestrino e corinthiano é formado em casa, na paixão dos Pais, como identificação familiar de gerações. Resta a alternativa de cooptar os que querem sair do armário.

Vergonha da Segundona ou de ser Bambi?
Um dos motes da campanha é a declaração do diretor de marketing, Julio Casares, de que a criança é politicamente incorreta, se sente vulnerável com o time indo mal nas tabelas [segunda divisão no caso do Corinthians], e então prefere associar sua imagem com o vencedor. Há uma verdade nisso, que talvez explique a dificuldade deles em ir além deste ponto, afinal que criança aceita ser chamada de bambi o tempo todo. Tem que ter certa afinidade pra não se sentir ofendida, envergonhada, e resolver mudar de clube...

Julio Cesar Casares
Endeusado por muitos jornalistas, o que poucos sabem sobre o diretor de marketing do SPFC, é que ele é empregador de muitos jornalistas, já foi de outros tantos, e deve ter uma fila de curriculuns ajoelhados pedindo uma oportunidade.
Em 1992, aos 30 anos, ele trabalhava no SBT e se candidatou à vice-prefeito na chapa do chefe, Silvio Santos, pelo PFL [atual DEM], numa aventura que durou alguns dias ... Ficou no SBT até 2004, dizendo que chegariam ao primeiro lugar em alguns anos [como diz hoje no SPFC]. Fracassou, e teria sido demitido em maio de 2004. O SBT quase faliu e hoje luta para se recuperar financeiramente.
De lá foi para a TV Record, na função de Diretor de Planejamento Estratégico, onde hoje divide as funções com o marketing do SPFC.

26 comentários:

luigi sep 1914 disse...

HOLOCAUSTO DE bambi! JÁ!

"Vamos festejar, SEGUNDA DIVISÃO é coisa de gambá!"

Craudio disse...

Perfeito.

E até que enfim alguém falou algo que eu venho falando há dois anos, sobre esse tal Julio Casares.

Rodrigo disse...

O mais ridículo é o cara levantar a bandeira de que "as criaças não são politicamente corretas, então para atingí-las também não seremos".

Do ponto de vista do marketing, algo banal. Do ponto de vista de qualquer cidadão, algo escabroso.

HOLOCAUSTO BAMBI, HOJE E SEMPRE!

Zoinho centro/sul disse...

Cara se tudo der certo o que vem sendo falado, as meninas vão ficar loucas !!!
Patrocinio da Traffic de 40 conto, patrocinio com a Fiat de mais 15 conto. Arena Palestra pela W sei-lá-o-que. Porra irmã !!
2008 o ano da vitória !!

Abraços

Palmeiras - eternamente

Forza Palestra disse...

Zoinho,
Só acredito quando tudo estiver assinado.
Abraços

Craudio disse...

Repito: cuidado com a Traffic...

filipe disse...

"Tem que ter certa afinidade pra não se sentir ofendida, envergonhada, e resolver mudar de clube"

Isso resume. Está dito aí que todo bambi é sem alma, C.Q.D.

Quanto a data de "inauguração" dessa merda... é provocação barata...

E juro que li "1 batom" ao invés de "1 botom"...

E para quem não tem alma, "Resta a alternativa de cooptar os que querem sair do armário"...

Que os vira-casaca vão pro meio do infinito de merda.

parmera disse...

pau no cu da gambazada, segundona neles, holocausto gambá já!!!
Não adianta vir com papo de trouxa aqui não, vamos zoar os rivais sim, e no momento a pisada é em cima da cabeça da gambazada nojenta que infesta esse reduto verde!!1
Time de merda , lixo, ódio ao curintcha!

Craudio disse...

É, ele é pior que o HH...

Rodrigo disse...

Muito mais!

E o pior é que ele se sente o dono do blog...hahahaha

Fica esperto com a concorrência, Luydy!

PARMERA disse...

RIDICULARIZE QUEM DISCORDA DE TI GAMBÁ, SEMPRE FOI ASSIM , SEMPRE SERÁ...
EU QUERO QUE O SPFC SE FODA!
MAS VOU SER CENSURADO NUM BLOG PALESTRINO? POR ACHAR QUE GAMBÁ NOGENTO PODE QUERER ESTAR ACIMA DO BEM E DO MAL? VCS. JÁ TEM MÍDIA DEMAIS SUB RAÇA, AQUI NA MÍDIA PALESTRINA O PALMEIRENSE AINDA TEM QUE AGUENTAR ESSE PAPO DE IRMANDADE COM LIXO, PUTA MERDA!
PARA NÃO SER ZOADO AQUI VCS QUEREM AMEM, VÃO A MERDA!
SÓ QUERO SABER SE TEM ALGUÉM AQUI QUE ENTRA EM SITE GAMBÁ E TENTA POR PONTO DE VISTA VERDE POR LÁ E É ACEITO, SÓ ISSO.

Forza Palestra disse...

Cara, quem aqui falou em censura? Eu só fiz um comentário e você só comprovou isso na mensagem seguinte. Você tem o espaço que quiser aqui, como todos os demais. E assim é, num espaço democrático. Só disse que você exagera não na exaltação ao ódio pelos caras, mas nas críticas feitas ao próprio blog.

Em momento algum eu falo em irmandade com os rivais. Em momento algum. O que existe é apenas respeito. Se você não tem, é um direito seu. Sem problemas. A vida segue.

A questão toda é que os gambás que entram aqui são meus amigos, e têm total direito de dizer o que pensam.

É democracia, meu caro.

Já imaginou como as coisas seriam sem graça se você não pudesse xingar o seu rival? E se ele não pudesse revidar?

Pense nisso.

E o espaço continua totalmente aberto; eu só fiz um comentário.

Abraços

Forza Palestra disse...

Só pra exemplificar, um trecho do polêmico "Jorge, Gennaro e o menino sem alma":

"Jorge e Gennaro nunca foram amigos. Eram, pelo contrário, rivais."

É isso, caro Parmera. Sempre foi e sempre será.

Abraços

Craudio disse...

Cara, esse mano tem que ir no próximo Puppy!

Ele e o Zoinho. Vai ser divertido.

E o HH tá fora, porque tá perdendo no placar radicalismo. Chupa Luydy!

PARMERA disse...

ENTENDO SEU COMENTÁRIO E O ACEITO.
TENHO MEU PONTO DE VISTA, VC. TEM O SEU, RESPEITO VC., MAS GAMBÁS NÃO NOS RESPEITAM E EM MUITAS VEZES OS CARAS DEIXAM MENSAGENS AQUI, QUE MEIO QUE SUBLIMINARMENTE REPETEM O MANTRA DA IMPRENSA GAMBÁ, E MEU ISSO É FODA, E AQUI NESSE SEU ESPAÇO (QUE É MTO. BOM, DIGA-SE DE PASSAGEM), REVOLTA TER QUE LER UNS LANCES DESSA RAÇA.
MAS BELEZA VELHO TÁ ENTENDIDO, VOU ME SEGURAR, MAS SE POSSO OPINAR AQUI COMO VC. DISSE, SE TIVER COMENTÁRIO PANGARÉ DESSE LIXO EU VOU RETRUCAR, ABRAÇO BROTHER.

Luiz disse...

hahahahaah!!

E Luigi perde o trono!

CHUPA LUIGI!!

Luiz disse...

A partir de agora será...

Luigi, o sensato.


Chupa Luigi!

Abraço!

Craudio disse...

É LuYDY!

luigi sep 1914 disse...

Concordo com o Parmera em tudo o que ele disse...
Bambi tem quer morrer, mas isso não muda o meu ódio pelos gambás malditos!
A 2ª divisão ainda é muito pra voces...
Sobre ser senasto, insensato, não me interessa muito não...
Só escrevo o que penso e não me importo com a opinião dos outros...

HOLOCAUSTO DE bambi! JÁ e SEMPRE!

CHUPA gambá! Ontem foi outra gambá-Feira!

"É melhor do que ser campeão... Ver os gambás na SEGUNDA DIVISÃO!"

Craudio disse...

Tô achando que o Luydy criou um heterônimo, que nem o Pessoa...

Forza Palestra disse...

Parmera:
Sem problemas, cara. Suas opiniões são bem-vindas, mas os demais também têm direito. E agradeço pelos elogios. A propósito: não nos conhecemos ainda, mas a sugestão do Craudio é válida. Você fica convidado para o próximo boteco. É só aparecer...

Luydy, o sensato:
Sinto dizer, mas você perdeu a liderança no quesito radicalismo.
CHUPA, LUYDY!

parmera disse...

chapa, estou no interior, e a parada nervosa com a gambazada é pior por aqui, vejo que vcs. aí na capital pegam pesado com os tricolixos, mas aqui a pendenga velha e histórica é com a sub raça de lixo humano que torcem prá esse engodo que já foi de pagina esportiva chamado curintcha, por aqui não adianta, merda que fede de verdade é isso velho, e eu sou daqueles que pegam pesado com tudo que é produto que entra no subconsciente mais incauto, e em matéria de futebol, esse produto é o curintcha. Brother agradeço o convite e qdo. eu tiver por aí de novo, vou contactar antes e combinar essa parada etílica, taí um convite dos bons, abraço.
E chupa gambazada fedorenta, sejam carcomidos na série B raça maldita!

luigi sep 1914 disse...

Não quero liderança nenhuma...
É ótimo ver uma pessoa que pensa igual a mim...
Bom senso, ética, respeito é o caralho!

Aqui é PALMEIRAS, o resto que se foda!

Craudio disse...

É um brincalhão, o Heloísa...

Luiz disse...

Estaria Luydy com ciume??

Armando disse...

Nada de novo na postura e nas idéias do marketing pink.

Eles não conhecem a sua própria história, mas Palmeirenses e Corinthianos, sim...

A falta de integridade e dignidade existentes na gênese desse "perfeito" clube paulistano, são o norte do seu departamento de marketing atual.

Vergonha....