14 fevereiro 2008

Mensagem subliminar


JT. Capa. 13/02/2008


FSP. Caderno de Esportes. 13/02/2008

Mensagem subliminar, diz a Wikipédia, é o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pelos sentidos humanos. Tal artifício, bastante usado no meio publicitário, encontra espaço também no jornalismo. A mídia impressa costuma valer-se disso para construir ou desconstruir a imagem de personalidades, geralmente políticos.

A tática é simples: aos 'amigos', fotos acima da dobra da página, de preferência nas ímpares. Quando for o caso, em cores. Os 'desafetos' ganham fotos abaixo da dobra da página, nem sempre nas ímpares. Se for o caso, em P&B.

A própria escolha da foto pode ser tendenciosa.

Um olhar simplista é incapaz de detectar má fé aqui ou acolá. Mas, ao longo de meses e meses de manipulação, a mensagem subliminar faz uma bela diferença.

As duas fotos acima, com o símbolo do Palmeiras na descendente, são bons exemplos de que o futebol, a exemplo da política, também convive com nada inocentes mensagens subliminares.

5 comentários:

Anônimo disse...

E agora Luiz-MG, vai achar que não há perseguição? Ou isso é mera coincidência?

Luiz

mancha z/s disse...

mano eu nem ia me ligar nisso.... foda!

Forza Palestra disse...

Veja a que ponto chegam esses caras: LINK

darkness disse...

deixa de teoria conspiratoria, barney

Danilo disse...

e a JP tah viajahdno mano.... viu essa historia do boicote e do manifsto q eles fizeram hj na radio???? vai ser burro lah longe