11 abril 2008

Com alma e coração


Crédito: Telas Futebol/ MRito

"Tem que jogar com a alma e o coração..."
Assim prega a música que nasceu nos dois célebres confrontos da Libertadores/2006, quando a torcida palestrina foi mais aguerrida do que nunca. Tal como no domingo próximo, éramos minoria absoluta em uma terra sem leis. Guerreiros diante de uma multidão quase o tempo todo em silêncio.

Uma guerra se ganha com a alma e o coração. Foi o que sobrou em 2006, quando levamos quase à classificação um time destroçado, limitado e sem comando. Não dava para ir além, e todos sabiam. Até nós, quatro ou cinco mil insanos, que passamos o inferno para chegar àquelas cadeiras amarelas. Lutamos por uma vitória que só não veio pela interferência de um pobre diabo.

Veio uma vitória maior, daquelas que só o tempo é
capaz de transformar em vitória. Se faltou a classificação, fica eternizado o orgulho de quem lutou até o fim por um ideal.

Muita coisa mudou em dois anos. Temos hoje um time, um técnico de ponta e tudo o que é preciso para nascer um campeão.

Seremos minoria de novo, nove mil, talvez um pouco mais. É o bastante.

Vamos com a alma e o coração!

E a vitória virá...

***

DUELO DE IDÉIAS

Contrapondo-se à descontrolada carta do mandatário do SPFC, eis que temos aqui a resposta do nosso Luiz Gonzaga Belluzzo.


No Futebol, a Batalha dos Direitos
Luiz Gonzaga Belluzzo
De São Paulo (SP)

"Sou homem e nada do que é humano me é estranho." (Homo sum et nihil humani a me alienum). A sabedoria dos soberbos trata a questão humano-futebolística com desdém. Terêncio e o maior admirador de sua frase não fariam cara feia diante da polêmica travada em torno do local do segundo jogo da semifinal do Paulistão.

Avaliada sob escrutínio dos critérios e valores da vida moderna - aqueles que felizmente sobrevivem aos freqüentes soluços da barbárie - a controvérsia político-esportiva foi, no mínimo, pedagógica em seu significado. O desenvolvimento do conflito de opiniões, os pronunciamentos das autoridades, as críticas da mídia permitiram perceber que, entre o palestrinos, a questão crucial era a do reconhecimento de seus direitos. O Palmeiras nada mais fez do que assegurá-los. Ponto, parágrafo.

Fosse o gesto palmeirense interpretado como uma "vitória" na "guerra dos bastidores", alcançada com o recurso da mobilização de autoridades, não valeria a pena. Nada valeria, porque, então, a alma seria pequena. O uso secular do "cachimbo oligárquico" deixou torta a boca da turma habituada a tramar ardis nos subterrâneos da política para ganhar "fora do campo" e massacrar o direito dos adversários. Remember 1942.

Rejeitamos a "batalha dos pistolões". Travamos uma guerra de argumentos, como cabe aos humanos que aceitam as regras do debate civilizado e desimpedido, sempre admitindo que os resultados possam contrariar nossos interesses mais imediatos. A chamada "mídia palestrina" compreendeu que o direito de disputar um dos jogos da semifinal no Palestra não garante a vitória sobre o São Paulo. Apenas estabelece o princípio básico da disputa esportiva moderna: a igualdade de condições entre os competidores.

Nos sites e blogs palestrinos espalhados na Internet, em muitos deles, percebo esse espírito de resistência, a recusa à submissão diante dos poderes que não querem ser interpelados e muito menos contrariados. Não importa se tais poderes estão abrigados no aparelho de Estado ou submersos na maquinaria das grandes empresas de comunicação. As prepotências da superioridade presumida e da espetacularização midiática encontram, agora, resistência na obstinação dos blogs e sites comprometidos com o esclarecimento de seu público torcedor.

Se o assunto é futebol, certa dose de maniqueísmo é quase inevitável. Mas há que conter os exageros. A maioria, no entanto, sem as pretensões dos "eleitos do saber e da opinião", ao falar do jogo da bola e de seu clube protagoniza a luta pelo reconhecimento de sua condição de indivíduo livre e sujeito de direitos.

Há quem diga que o Brasil, ao promulgar a Constituição de 1988, entrou tardia e timidamente no clube dos países que apostaram na ampliação dos direitos e deveres da cidadania moderna. É uma avaliação equivocada. Submetidos ao longo de mais de quatro séculos, à dialética do obscurecimento, aos paradoxos grotescos que regem a vida política e as relações de poder numa sociedade de senhoritos e seus asseclas, os brasileiros começam a desenvolver a autoconsciência própria do indivíduo moderno.

19 comentários:

Anônimo disse...

o Gonzaga é foda mesmo né, naum tem o que falar do cara !!
o JJ deve estar junto com o barbicha e dois "pai dos burros" para entender o que nosso diretor disse !!

E estaremos lá, mais uma vez, para defender nossas cores, e calar essa raça !!

Abraços

Anônimo disse...

" Explicar a emoção de ser PALMEIRENSE a um PALMEIRENSE, é totalmente desnecessário.
E a quem não é PALMEIRENSE... É simplesmente impossível !"

PALMEIRAS, o suficiente para ser inesquecível !

20/09/1942, 20/04/2008...
66 anos depois, a história irá se repetir..

Anônimo disse...

excelente barney... vamos pra vitória!!!!!!!!

Anônimo disse...

Acabei de ler a noticia que a partir de amanha a arquibancada vermelha estará a venda para elas !!
Essa é a hora de mostrar nossa força e quem naum tiver comprar vermelha.
Eles não tem como provar o dia em que vc adquiriu o ingresso.
Nunca tinha me atentado a isso, mais hj por acaso li meu ingresso e esta lá.

Compra efetuada em: 23/03/2000 hora : 07:48:13.

Quer dizer que comprei o ingresso com 8 anos antecipado, e as 08h00 da manha, se os vagabundo começam a trampar as 11h00 ??

Entaum galera, comprem vermelha !!

Vamus invadir essa merda !!

E se alguem for comprar de cambista tome cuidado, os caras estão vendendo a R$ 40,00 geral vermelha, só que é o ingresso acompanhante do torcedor familia, E NAUM ENTRA !!!

Palmeiras - Eternamente

Rodrigo Barneschi disse...

Zoinho, o visionário.

HAHAHAHAHAHAHAHA!

Comprou ingresso em 2000!!!

Genial!

Esta é a 'competente' BWA.

Anônimo disse...

Diga-se de passagem que o Zoinho efetuou sua compra pela internet enquanto discutia sobre a bolsa no terraço de seu apartamento em Copacabana, enquanto cachorras cariocas animavam a festa em seu Ap. graças aos hormonios de égua...

HAHAHAHAHA...

Grande Zoinho, o Nostradamus da grade!

Rodrigo Barneschi disse...

Um brinde ao Zoinho!

Teo disse...

Texto bacana, Barney...

Estive os dois anos, na Gaiola, nos pegas da Libertadores.

Aquilo é segurança, né?

Rodrigo Barneschi disse...

Pois é, Teo. Nas duas vezes. Passamos o inferno naquela merda. Em 2005 e em 2006. E aí nego vem me dizer que aquele lugar é seguro... é o fim!

Até domingo!

Anônimo disse...

pq vcs quando tem o mando de campo contra os gambás solicitam o spfc pra jogarem no nosso estádio ao inves do de vcs? hein? hein?

Anônimo disse...

Esse aí de cima só pode ser alguém zuando...

Anônimo disse...

O texto do Belluzzo é espetacular. Postei no meu blógui também. Mostra o cânion que nos separa das bibas

Anônimo disse...

Belluzzo , vc é gênio!

Zóinho , não te conheço (pelo menos acho que não) , mas vc também é gênio!

Vou comprar o da bancada vermelha e vou falar uma coisa prá todo mundo aqui : vai dar merda lá! Vai ter muito palmeirense na vermelha.

Valeu pelo aviso! Quando te conhecer , faço questão de pagar uma gelada!

Abraços ,

Bruno D'Angelo.

Anônimo disse...

Eu já avisei que vai dar merda na vermelha! As bichas pararam de vender a vermelha , pois só tinha palmeirense comprando!
São uns bostas. São um bando de cagões e frouxous. Não assumem a cagada que fizeram.
O melhor de tudo isso é que só vem mostrar a força que nossa torcida tem. Não somos da moda e nem começamos a torcer por conveniência... simplesmente construimos uma história.

Anônimo disse...

"solicitam"??? "nosso"???
Aquela merda é pública, seu filho da puta. Merda humana sem alma.

Anônimo disse...

robaram o PALESTRA!!!!
juiz filho da puta!!!
o bebado bambi meteu a patinha na bola e o filho de rapariga aceitou!!
e não adiantou a gostosinha dizer que foi mão!!!
ele quer nos prejudicar!!!
aaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhh
intervalo de jogo!!!
abraço!!!
VAMU PALESTRA!!!!!!
PORRA!

Anônimo disse...

Morte ao juiz e a todos da sua mesma "especie"!
Raça imunda!

E lugar de mulher não é no mundo do futebol, é na cozinha, no tanque, na cama dando pros homens! Bandeira filha da puta!

Anônimo disse...

mas, de acordo com a TV ela advertiu o "arbitro" do toque de mão do BEBADO BAMBI...
mas, o arbitro fez que não ouviu... assumiu a robalheira e validou o gol!!!
juiz desgraçado!!!!
aaaaaaaaaaaa
AQUI É PALESTRA PORRAAA!!!

Anônimo disse...

Também, não poderíamos esperar atitude diferente de um escravo!
"especie" filha da puta!
Morte a todos!

Bandeira vagabunda, vai lavar roupa!