14 maio 2009

Homens e ratos

Entre os muitos assuntos pendentes com a classificação conquistada lá em Recife, este ocupa posição de destaque. Mesmo com tanta euforia, é necessário sintetizar o que opõe o grande Palmeiras e o seu insignificante e artificial inimigo paulistano.

Fato é que Palmeiras e SPFW estão na mesmíssima etapa da Copa Libertadores. A diferença está nas circunstâncias:

Para chegar lá, o Palmeiras entrou em campo 10 vezes.
Foi aos céus de Potosí, tropeçou no início da fase de grupos e foi buscar em Recife uma vitória que parecia impossível. Depois, aos pés da Cordilheira dos Andes e com um homem a menos, viu Cleiton Xavier acertar um chute improvável para, já nos minutos finais, assegurar uma classificação que valeu como um título. Por fim, em mais uma batalha sangrenta em Recife, o palmeirense consagrou mais uma vez o seu grande ídolo.

10 decisões, alguns heróis, vitórias que ficam para toda a vida.

A bicharada? Bom... as moças foram a campo seis vezes. Isso, 6 jogos, quatro a menos que o Palmeiras. Sem emoção, sem tensão, sem vibração, sem alma. Tudo muito calmo, muito artificial, muito, digamos, bambi.

Na hora do mata-mata, os leonores simplesmente não foram a campo. Fizeram o jogo sujo nos bastidores e avançaram por decreto.
É o oportunismo que vem bem a calhar para esta geração vitrine.

A diferença é esta: o palmeirense quer ir pra guerra e quer vencer dentro de campo para se orgulhar não da conquista em si, mas do que fez para chegar lá. O bambi, por sua vez, é um oportunista, e quer a vitória apenas para ostentação fútil.


Deixo-os com Seo Croce, com o post cujo título eu repito acima:



HOMENS E RATOS

Queria entrar neste assunto desde o gol de Cleiton Xavier, contra o Colo Colo, mas não tive tempo. Então Marcos, o monstro, fez o que fez contra o ixpót lá na Ilha dos Refugos, dando-me uma nova chance de falar sobre o tema (no dia exato em que os covardes ganharam oficialmente uma vaga, sem entrarem em campo).

Acordamos hoje com a sensação de imortalidade transbordando pelos poros. Pois nada neste mundo nos fará apagar da memória a atuação do arqueiro Verde na noite de ontem. Assim como ninguém nessa vida nos fará esquecer, um dia, o gol de Cleiton Xavier no Chile. Tanto hoje, como no dia após o gol de Xavier, sentimos a glória de um campeão eterno no ar que respiramos, e sorrimos um sorriso sublime novamente.

O feito heróico do meia contra o Colo Colo, em Santiago, e a valentia de Marcos contra aquele sub-time genérico são a mais doce tradução do termo ‘Palestrinidade’…

Encontrei hoje um amigo bambi, que tratou logo de me dizer, ao ver meu rosto radiante:
“Coitados, vocês ainda não ganharam o campeonato”.

Eu respondi:
- E vocês nem jogaram, seus bostas. Fugindo de campo, vão comemorar o que? Vão se lembrar de quem, vão bater no peito com que propriedade? Vai mostrar qual herói pro teu filho, para que um dia ele tenha orgulho de ser são paulino?

É isso que certas platéias não entendem: o conceito de ser um torcedor. Conceito esse que só um time repleto de história e paixão, como meu Palestra, pode ensinar para as crianças.

Só um time com esse espírito e esse gigantismo leva seu torcedor ao estádio, aos bares, às praças.
Só quem torce para um time assim o leva para sua rua, sua casa, sua cama.

Só uma camisa com esse peso forma e revela heróis imortais que sentem orgulho - não por terem fugido de campo, como alguns outros, mas por terem pelejado em cada batalha, vencida ou não; por terem transudado cada gota de superação que nos faz acreditar que é possível ir adiante; nossos jogadores, como nós, aprendem a se orgulhar de cada partida ganha honestamente – contra tudo e contra todos.

E isso vale mais que qualquer título de araque (comprado na bacia das almas ou na neve de Tóquio) poderia valer para um simpatizante fútil e descartável nesse mundo do calcio.

Avanti Palestra! Cent’anni Xavier, Cent’anni São Marcos!

18 comentários:

Forza Verde disse...

PERFEITO!

Ponto final.

Forza Verde disse...

E seremos campeões. Ésó uma qustão de tempo. E de seis jogos.

Forza Verde disse...

Como tenho certeza?

Pq já vi o que está acontecendo em Montevideu acontecer em Recife. Isso aqui:

http://www.jornaldopalmeiras.com/2009/05/imprensa-uruguaia-ignora-palmeiras.html

http://www.verdao.net/noticia.php?n=1550

Forza Verde disse...

OBSERVATÓRIO VERDE está OFICIALMENTE DE VOLTA!

http://www.observatorioverde.net/2009/05/13/obrigado-sao-marcos/comment-page-1/#comment-60998

Sejam bem vindos novamente Rafael e Tiago!

Nicola disse...

A diferença é esta: o palmeirense quer ir pra guerra e quer vencer dentro de campo para se orgulhar não da conquista em si, mas do que fez para chegar lá. O bambi, por sua vez, é um oportunista, e quer a vitória apenas para ostentação fútil.
Perfeito!

E bambi ainda acha que pode falar de Libertadores. Ganhou 3, beleza, mas nem torcida tem. Nunca tiveram confrontos históricos, como nós contra os gambás, mesmo o Boca... e agora neste ano isso tudo voltando, com Marcos debaixo das traves. É inexplicável, ninguém mais quer saber se o time é bom o suficiente, se nosso treinador se dá bem em Libertadores, só sabe que é o Palmeiras no torneio mais importante do mundo...

CHUPA BICHARADA DO NORDESTE!
AQUI É PALMEIRAS, PORRA!

Rafael disse...

Ontem vi uma imagens muito legais numa matéria da Globo sobre o jogo de terça. Ao se dirigirem para o estádio, os jogadores dentro do ônibus iam puxando um "vamos ganhar porco" e depois o hino do clube. Assim como fazem os jogadores da base. Demais.

PELO SPORT TUDO disse...

SUINO MALDTO....... VC FALA FALA FALA MAIS NAUM VE Q O SEU TIME DE PORCOS NAUM JOGOU NADA AQUI NA ILHA E Q O SPORT PROVOOU Q EH TIME GRANDE E Q DEVIA HUMILHAR VCS......
MAS O FUTEBIL NAUM E JUSTO...... SOH Q VCS VAUM PAGAR AINDA SEUS SUINOS MALDITOS.....

Seo Cruz disse...

que coisa linda esse comentário acima....

Valeu, Barneschi, pela honrosa referência!

E mais: Luis Felipe falou, Luis Felipe avisou....

Forza Palestra disse...

Coisa linda, não, Seo Croce? Fica aí para apreciação pública.

Forza Palestra disse...

Arruda, o ex-interino do Painel Leonor, mandou hoje uma nota sob medida para o que defende este post aqui. Coisa fina, senhores:

Salvação. O São Paulo vê no show do grupo teen norte- -americano Jonas Brothers, dia 23, no Morumbi, uma compensação para o adiamento da partida contra o Chivas. Vai ganhar quase R$ 2 milhões com o evento.

Filipe disse...

Porra, ia falar sobre esse pequeno choro do moleque mimado. Mas é desnecessário, Palestrino. Veja que na Monica Bergamo de hoje há a continuação desse release.
O que prova que essa corja está preocupada com qualquer coisa, menos futebol. Mandam release pra coluna social, cazzo!
Ao invés de jogar bola, a corja promove show pra pré-adolescente e diz que vai "faturar" dois milhões.
E aí, tem como ver o borderô depois?
Um show "compensa" uma partida não-realizada por métodos escusos?
Enfim...

cesar disse...

Olhhaa soohh, tem torcedor de time pequeno chorando grande hhaushuahsuahsuahsuhhaa......
Eh hilário ver isso, a CAZA caiu neh spolt???? Não fiquem descontroladas, estão cada vez mais parecidas com aquelas moças do jadim leonor......


Soh não entendi ainda aonde que o sport provou que eh time grande, grande foi o estrago feito no ego desses que são a mais nova geração modinha, eh o "futebol moda" versão Nordeste, aliás, falando em Nordeste, vendo os comentários da População Pernambucana na Internet vejo que os torcedores do spolt envergonham esse Povo maravilhoso, fiquem quietinhos em vossos lugares, e comemorem bastante o Campeonato Pernambucano......


Cesar - MV - ABC

Vitor MV disse...

César por falar nisso, vale a pena ler o texto no OV:

http://www.observatorioverde.net/

Abraços, ah e só pra não esquecer, CHUPAA IXPÓTT DE MERDA!! Aqui é PALMEIRAS, o CAMPEÃO DO SÉCULO!!

Sergio disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Sergio disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Forza Palestra disse...

Pode repartir a fuzarca com os amiguinhos da TJS, bambi sujo.

luigi.mv disse...

CHUPA comedor de calango!
Vai vender canga na praia, seu lixo!
Time de merda, torcida de merda!
Se fuderam e vão de fuder sempre!
Lixos!!!

9 vitórias x 5 na ilha...
Fregues!

Fernando disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.