28 setembro 2009

Indignação sob encomenda

O SPFW, esta instituição sórdida por natureza, transformou em "pontos roubados" o que se convencionou chamar de "pontos corridos". Foi assim, com 26 pontos gentilmente oferecidos pela arbitragem em rodadas intermediárias dos campeonatos de 2007 e 2008, que os leonores levaram as duas últimas edições do Brasileiro. E é assim, com a valorosa contribuição da decrépita mídia esportiva que nos cerca, que eles estão, já descontrolados, tentando de qualquer forma impedir que o Palmeiras chegue ao seu nono (9º) título nacional.

Vejamos:

O Palmeiras teve roubados dois pontos contra o próprio time do Jd. Leonor no clássico do primeiro turno. O Palmeiras teve duas de suas quatro derrotas, contra Goiás (1 a 2) e Coritiba (0 a 1), originadas de graves 'erros' da arbitragem - em ambos os casos, nos minutos finais. O Palmeiras foi prejudicado também nos empates caseiros contra Grêmio e Botafogo, ambos no desfecho do turno. Isso para não falar naquele empate contra a Brisa/PR em Curitiba.


Isso tudo, como também o fato de termos sido roubados em cinco dos últimos nove clássicos contra os leonores, passou em branco para aqueles jornalistas que adoram palpitar sobre o que não entendem. E é este o destino também dos sucessivos erros a favor do time do Jd. Leonor, que renderam preciosos pontinhos aqui e ali, tendo como desfecho os dois, como vamos dizer?, equívocos da arbitragem do clássico de ontem.

Nada de indignação na nossa mídia esportiva. O Estadão, com foto de Washington deixando o campo, disparou um "Árbitro, o principal alvo dos dois times", como se houvesse prejuízo para os dois lados. A Folha, por sua vez, optou por um contido "Arbitragem é atacada pelas duas equipes". O Boletim de Madame e os online seguiram pela mesma linha.

Indignação, no entanto, foi o que não faltou diante dos supostos pênaltis que não foram marcados para o Cruzeiro contra o Palmeiras. Mesmo fora do país, senti o clamor que se instalou na nossa mídia esportiva diante do "crime" cometido no Mineirão. Os jornalões bateram no assunto durante dias e dias, colunas e mais colunas foram escritas (PVC e Juquinha trataram do assunto na FSP de ontem), o árbitro foi condenado sumariamente, veio a suspensão, logo chegaram ao escabroso número de cinco pênaltis em um jogo, até o Jornal Nacional fez sua parte...

É, como neste caso aqui, mais uma tentativa barata de manipular a opinião pública.

***

Eu espero que isto aqui seja só brincadeira. Até porque o palmeirense já tem sido por demais desrespeitado com clássicos em Prudente e com o ingresso a R$ 40. Não dá pra agüentar mais!

***

Do Painel FC de hoje:

Nova propostaA Globo Esporte, braço da emissora que cuida de eventos esportivos, enviou proposta aos clubes para alterar o formato do Brasileiro. Sugere a volta do sistema de mata-matas, com duas vagas na Libertadores para os dois primeiros na fase de classificação e outras duas para o campeão e o vice. Caso se repitam, elas seriam dos semifinalistas. A Globo também sugere uma inversão na janela de transferência. Quatro semanas em janeiro e 12 entre junho e agosto, o que permitiria a jogadores repatriados atuar já no mês de junho.

Enxuga. Na sugestão da emissora, os Estaduais teriam suas datas reduzidas de 23 para 19, mas os clubes continuariam a receber a cota atual.

Conta. A Globo sustenta que os clubes argumentam para alterar o calendário o fato de não poder jogar torneios ou amistosos internacionais, mas rebate alegando que não conseguirão R$ 800 mil por partida, como nos Estaduais.

13 comentários:

Claudio Yida Jr disse...

Tudo é reflexo desse campeonato de merda. E espero que essa pressão do câncer tenha efeito, ainda que seja por interesses escusos. O interesse pelo mata-mata só comprova o óbvio: nem economicamente os pontos corridos são viáveis.

Agora, calendário adaptado ao europeu é piada de mau-gosto.

Rafael disse...

Não acredito que o Belluzzo considere jogar no Jd. Leonor. Acho que ele só quis ser político nessa declaração.

Mas agora não poderá reclamar da torcida enchenco o saco dele sobre o assunto.

***

Como é triste ver uma emissora de TV ditando como deve ser a fórmula do campeonato.

Enfim, pelo menos que saia alguma coisa boa disso.

Forza Palestra disse...

Rafael,

É triste uma emissora suja como a Globo ter tanto poder, mas logo para o que deveria ser para o nosso bem, ou seja, o mata-mata, ela perdeu a batalha.

Logo mais tem outro post sobre esses crápulas.

Abraços

Daisy disse...

Eita! Voltou afiado, hein?

Anônimo disse...

O blog é ótimo, ssempre elogiei. Mas desde q o Palmeiras assumiu a liderança, está ficando um porre.
Sempre vítima, sempre coitadinhos, isso cansa.
Palmeirenses q se julgam tão apaixonados assim não deviam se prestar a esse papelzinho medíocre de se fazer de vítima. Sendo quem são, deveriam fazer o q dizem fazer: lutar contra tudo e todos e parar de chorar um pouco.
Estão na frente, curtam o momento ao invés disso tudo q vêm fazendo.

Boa sequência de campeonato pra vcs!

Forza Palestra disse...

Aí é que tá, anônimo:

Este blog sempre teve esta mesma linha editorial. Sempre foi combativo, sempre procurou defender o Palmeiras (até contra gente dentro do próprio clube) e sempre denunciou essas tentativas de manipulação da opinião pública. Você pode procurar à vontade, e textos como este virão aos montes. Nunca, no entanto, houve alguma contestação à altura, com argumentos contrários que se fizessem pertinentes.

Pois bem, o fato de o Palmeiras ser líder ou lanterna pouco importa para a linha editorial do blog.

Assim, meu caro, perceba que um post como este tem exatamente este propósito: lutar contra tudo e contra todos.

Se eu fosse um bambi alienado, estaria aqui cantando uma vitória para a qual não contribui. Mas eu sou Palestra, e o que faço aqui é continuar lutando para que tudo o que fiz até agora tenha resultado no fim do ano.

De qualquer forma, obrigado pela audiência.

Abraços

Claudio Yida Jr disse...

E pau no cu dos caipiras, é sempre bom lembrar!

luiz - uberlândia disse...

Rodrigo meu amigo, espero que tenha podido descansar um pouco e curtido bem suas merecidas férias.

bom, quanto ao tema, gostaria de registrar uma opinião/reflexão, pelas quais gostaria de saber o que pensas bem como os outros amigo palestrinos:

Sim, fomos e temos sim sido beneficiados por erros de arbitragens. E temos que admitir isso, até mesmo para com a mesma e habitual altivez e elevado caráter, denunciarmos quando tais fatos acontecem em favor (e, por "acaso do destino", muitas das vezes em favor de um outro mesmo clube paulistano) de outras agremiações. Isso é ser Palmeirense: ter caráter e honrar, custe o que custar, uma bandeira.

no mais, abraços verdes e votos de sincera amizade!

luiz, Uberlândia.

Danilo - MV disse...

tva fazendo falta mano.... post mto bom mais uma vez... as ferias fizeram bem.... rs

Pedro Pellegrino disse...

Chega a ser muito cômico, é só o Palmeiras ter a chance de ser campeão, que vão mudar o regulamento.Sempre foi assim.

João Medeiros disse...

Wellcome back, brother.

Encontrou a casa do jeito que deixou: Verdão e Vascão na ponta. Nossa tarefa é muito mais simples que a de vocês. Mas tenho fé que ambas serão cumpridas. Poderemos então, ao fim do ano, comemorar duplamente. Quanto ao "Ódio Eterno ao Futebol Moderno", seguimos na resistência. Abraços.

Ademilson Angelo disse...

o uol já esta fazendo as vezes de porta voz bambi, tem um reportagem com um diretor bambi "leco" insinuando favorecimento "esquema" ao Palmeiras!!!!
essa corja não cansa mesmo!!!!

mancha z/s disse...

bambi filho da puyta