O sexto capítulo da série "O país do futebol?" vem pra humilhar. Aos visitantes que chegaram agora ou que caíram aqui por acidente, sugiro que confiram as edições anteriores: 1, 2, 3, 4 e 5. Desta vez, teremos vídeos do Chipre (sim, é isso!), da Suíça e da Polônia.
Vídeo 1: Alguém aí conhece o Chipre? É improvável; se você foi, apresente-se e justifique. O Chipre é uma ilha perdida entre a Turquia e o Oriente Médio. Embora mais próximo de Beirute ou de Tripoli do que de qualquer outra capital europeia (mesmo daquelas periféricas, como Istambul, Atenas ou Sofia), é um país da Europa. Tem população inferior a 800 mil almas, e quase metade disso vive em Nicosia, a capital. O principal time da cidade (e do país) é o APOEL FC. Na temporada 2009/2010, os caras surpreenderam e chegaram à fase final de grupos da Uefa Champions League. Caíram em um grupo complicadíssimo, com Atlético de Madrid, Chelsea e Porto. Foram três empates, um deles contra o Chelsea, em Stamford Bridge. Neste último jogo, com o APOEL já eliminado, a torcida percorreu todo o continente europeu só para ver o time jogar em Londres. É o que os senhores veem logo abaixo:
Vídeo 2: Este segundo vídeo da visita dos cipriotas a Londres merece ser visto para que se tenha clara a quantidade de torcedores no estádio. Alguns falam em 7 mil. Parece ser uma estimativa elevada (eu arriscaria uns 4 mil), mas peço aos senhores que tenham em mente a população de Chipre, na casa dos 800 mil habitantes! Considerando (I) a conservadora estimativa de 4 mil torcedores; (II) uma proporção semelhante de pessoas que se interessam por futebol lá e aqui e (III) as pelo menos sete horas de viagem entre Nicosia e Londres (não há voos diretos entre as duas cidades), seria, em uma conta grosseira, como se 950 mil torcedores de um clube de SP resolvessem viajar até, digamos, o Panamá para ver o time jogar por nada.
Vídeo 3: Vamos até a Suíça, onde um clássico foi interrompido devido a um protesto contra a interferência da TV no horário do jogo. A questão é que a tal emissora modificou o horário de Basel x Luzern para transmitir um jogo de tênis (do tal Federer). O futebol não pode ser preterido em situação alguma e a torcida local resolveu então fazer um protesto dos mais inusitados, com bolas de tênis sendo atiradas para o gramado (duas vezes!). E pensar que aqui no Brasil a maldita Rede Globo inventa horários estúpidos, manipula a tabela e ainda tem imbecil que vai ao estádio com plaquinha de "Filma eu"... povo de merda!
Vídeo 4: Estão lembrados do Lech Poznań, aquele da torcida que foi incentivar a molecada do sub-12? Pois agora eles aparecem de novo, mas desta vez como coadjuvantes. Quem está em evidência no vídeo abaixo é a torcida do também polonês Widzew, na casa do Poznań. Atenção para a faixa "Against Modern Ultras", no início.
***
Agradecimentos: Vitor Birer e Gabriel Uchida (Foto Torcida).
mais uma serie sensacional!!!!!
ResponderExcluirO melhor da série, por enquanto, sensacional, humilhou mesmo!
ResponderExcluirAliás, essa série mereçe um link ETERNO aí do lado, de fácil acesso.
Chipre é foda, a cara do maluco de boné preto no final do vídeo é a tradução, em imagem, do estatuto do verdadeiro torcedor não é não? Alucinado, gritando, pode cair uma bomba do lado do cara que ele não vai nem ver, tá gritando "bamo, bamo"...haha
Roger,
ResponderExcluirSugestão aceita e já implantada. Coloquei os links em destaque logo abaixo do arquivo, aí do lado.
Abraços
Vitor Birner???
ResponderExcluirMuito Bom! esse Video 3 então, você descreveu praticamente o quão Idiota é o brasileiro!
ResponderExcluiré lamentável os horários da televisão, ja tive que voltar apé por falta de transporte, isso que tive que trabalhar no dia seguinte, são coisas que podem ser evitadas e deveriam ser protestadas como no video, mas no brasil, além de uma punição imensa pra torcida que o fizesse, nao mudaria NADA...e mesmo assim, acho que ngm faria x/
e quanto aos torcedores do Apoel(Chipre), só aplausos, poucos fariam isso!
e claro, MUUUUUITO BOA essa sua Série 'País do Futebol?'
Parabens
abraço!
Vitor Birer. Fiquem tranquilos. O cara tem esse nome que lembra muito o do Vitor Birner, mas não tem nada a ver.
ResponderExcluirRaoni
É exatamente isso. Por aqui a Globo faz o que faz com o torcedor, manipula a tabela, muda os jogos e vagabundo ainda vai ao estádio com cartaz de "Filma eu". Vagabundos!
cara, eu nem sabia que o chipre existia. mto menos q fisse um pais.
ResponderExcluirimprenssaionante isso q vc postou
obrigado por essa serie
nao vai ter nada da italia nao???
ResponderExcluirPode deixar que eu estou segurando para o momento certo. Vale para a Italia e para o Racing Club.
ResponderExcluirPosso te adiantar que a Italia deve entrar na edição 9, daqui a três semanas.
Abraços
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirMaravilhoso!!
ResponderExcluirParabéns mais uma vez...