01 março 2011

O país do futebol? (4)

Para quem chegou agora, vale conferir as edições anteriores (1, 2 e 3) da série "O país do futebol?". Para a audiência rotativa, lembro que esta seção se dispõe a mostrar que o Brasil pode ser o país de muitas coisas, mas o futebol certamente não está entre elas. Desta vez, teremos vídeos da Áustria, da Holanda e da Sérvia.

Vídeo 1: Temos aqui a impressionante chegada dos ultras do Sturm Graz para um jogo em Torino contra a Juventus e também um pouco do apoio ao time e dos xingamentos contra a equipe da casa. Coisa espetacular. Creio ser justo ressaltar que a cidade de Graz, a segunda maior da Áustria, conta apenas com 220 mil habitantes. Se você pegar o interior de SP, dá pra achar umas 10 cidades com população maior que essa.


Vídeo 2: O que temos agora é a passagem dos ultras do Groningen, da Holanda, por Firenze. Jogo contra a Fiorentina no Artemio Franchi. A empolgação dos caras se explica porque foi esta apenas a segunda participação do clube em uma competição europeia: empates em casa e fora, ambos em 1 a 1, e eliminação nos pênaltis. O Groningen, da cidade de mesmo nome (com míseros 50 mil habitantes, é um time pequeno da Holanda (e isso diz muito!).


Vídeo 3: Red Star, conhecem? O nome em sérvio é Crvena Zvezda, e então fica mais fácil chamar de Red Star (ou Estrela Vermelha). É o clube mais popular da Sérvia, mas é bom apresentá-lo também como o campeão da Uefa Champions League (então Copa dos Campeões da Europa) e do Mundial de clubes 1991 (na final contra o Colo-Colo). Naquela época, Belgrado ainda era a capital da Iugoslávia, que seria desmantelada logo depois. O brilhante livro "Como o futebol explica o mundo", de Franklin Foer, dedica um capítulo inteiro à cidade de Belgrado e muito desse destaque tem a ver com o que as torcidas locais sabem fazer na arquibancada. Neste vídeo aqui, confiram o que acontece com os policiais e com a imprensa.


Vídeo 4: Vejam abaixo o que os ultras do Red Star fazem em um treino do time. Recomendo também este clipe com uma boa compilação de fotos da torcida.


Vídeo 5: Vou deixar o Partizan Belgrado, o outro grande da cidade e grande rival do Red Star, para uma próxima oportunidade. O clássico entre os dois merece uma sequência especial. Mas vou fechar esta edição com outro vídeo de treino, desta vez do FK Vojvodina, time da cidade de Novi Sad, da província autônoma de Vojvodina (isso é uma confusão só...). Tudo bem que este treino aconteceu na véspera da final da Copa da Sérvia, mas a mobilização da cidade é algo digno de registro.


***

Dessa vez, os créditos ficam todos para o amigo Vitor Birer, o futuro homem-bomba do Palestra. De São José do Rio Preto para o mundo!

20 comentários:

Bruno Chagas disse...

Putz...

O vídeo do treino do Estrela Vermelha é sensacional...

Luan disse...

Ótimos vídeos Barneschi.

E este Estrela Vermelha participou da Copa Rio, o mundial que o Palmeiras venceu em 1951 disputado no Rio de Janeiro.

AVANTI PALESTRA

Luan disse...

Pesquisei mais um pouco aqui e achei. O Palmeiras jogou contra o Estrela Vermelha na primeira fase do mundial de 51 e venceu por 3x1.

AVANTI PALESTRA!

Forza Verde disse...

Falando em futebol europeu, tomo a liberdade de fazer um comentario a respeito do mesmo.

Depois do jogo que fechou a rodada do calcio entre Milan x Napoli pode-se registrar o seguinte: na hora da "decisao" ve-se quem é grande e quem é pequeno.

Que papelao fez o time napolitano, o que pra ser sincero estava dentro do esperado pra um time (com mto boa vontade) mediano e mto menor do que acham que sao.

Mto "aue" em cima dessa torcida e mais nada na cidade de Napoles.

Forza Palestra disse...

Putz... imagino qual será a resposta do Luydy.

Fábio disse...

Putz Barneschi, quase tive um troço qdo li o nome da fonte dos vídeos, na hora pensei que vc fosse amigo de um bambi nojento que fica por aí falando besteira aos montes, que é quase homônimo de seu amigo; ainda bem que eu fui analfabeto e li errado kkkkk. Abraço.

Forza Palestra disse...

Hahahaha... tá falando do Birner, é? Lomge disso! O Vitor Birer é da arquibancada. Infelizmente o nome é parecido com o do Birner, mas o cara é boa pessoa - e é bom para fazer essas pesquisas de vídeos por aí.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcel MV disse...

Ahhh, quer dizer que o Don Vototti tem nome de bambi???? hahahahaha

To ansioso pela resposta do Luydy tbm... acho que o Major vai ter até que deletar pq ele vai baixar o nível fudido hahahaha...

Abs

Fabiano 1914 - Jundiaí disse...

SAUDADES DE VER NOSSA TORCIDA NO PALESTRA....

Luan disse...

GRANDES FESTAS FEITAS POR ESSSAS TORCIDAS. MAS IGUAL ESSA QUE VOU DEIXAR O LINK AQUI NUNCA VI. BARNESCHI E PESSOAL, ESSE LINK QUE VOU DEIXAR É DA TORCIDA QUE CANTA E VIBRA! É DA MAIS APAIXONADA DO MUNDO! DA MAIS VIBRANTE, DA MAIS GUERREIRA! A DO NOSSO AMADO PALMEIRAS!!
E NESSE DIA EU ESTAVA NESSE JOGO!

http://www.youtube.com/watch?v=ad-isgzpNxs

Luan disse...

O PALMEIRAS É O AMOR MAIOR DA VIDA! NAO TEM JEITO!

A MELHOR COISA DO MUNDO É SER PALMEIRENSE!!!
VAI RASGANDO VERDÃO!!

AVANTI PALESTRA!

Anônimo disse...

Por favor não falem mau do Napoles, cidade natal da famiglia Casselli.

SOCIETA SPORTIVA PALESTRA ITALIA MAGGIORE CAMPIONE DEL BRASILE DI TUTTI I TEMPI

Casselli o Carcamano

cristiano de latorre disse...

mais uma vez promovendo apologia a violencia

o que esperar de um sujeito que adora brigas entre torcida

a tempo de mudar

Forza Verde disse...

Nao que seja relevante, pois nao é, mas gostaria de deixar claro aqui que nao sou milanista, pelo contrario, sou interista, por razoes pessoais e familiares como ja disse em outra ocasiao aqui mesmo neste blog.

O comentario que fiz sobre os grandes e pequenos na hora da decisao nada mais é do que uma realidade em campeonatos pelo mundo todo e todos sabemos disso (o Palmeiras vira e mexe é uma exceçao a essa regra, mas isso é uma outra historia...)

Em nenhum momento a intençao foi a de ofender algum time ou torcida, repito, apenas comentei sobre uma realidade. Nao quero criar inimizade e nem discussao até pq nao da pra um napolitano discutir com um interista obviamente por razoes obvias. Seria o mesmo que um torcedor da Catanduvense quisesse discutir com um palmeirense...sem chance!

No mais é isso ai.

Orgoglio e onore in tifare per la grande Internazionale!

Anônimo disse...

Caro Forza, logo você um linha de frente, interista? Milão é terra de bonecas e chabrolas. Sei que a Inter possui inúmeros títulos a mais que a esquadra napolitana. Só não se esqueça do quão vigoroso é o sangue napolitano na hora do vamo vê.

AVANTI NAPOLI, fino alla morte.

Casselli o Carcamano

Forza Verde disse...

Casselli, tenho mto respeito pelos napolitanos. Tive a oportunidade de conhecer Napoles, é uma cidade e um povo sensacional. E admito que nao poderia sair de la sem uma maglia ufficiale napolitana pra minha coleçao.

Mas como eu disse, dentro do campo a diferença entre grandes e pequenos acaba sempre aparecendo na hora da decisao.

Sobre eu ser interista, nao poderia ser diferente sendo neto e bisneto de italianos milaneses e interistas ferrenhos. Desde que nasci era meu pai me vestindo com a camisa do Palmeiras e meus avos com a da Inter. A quem diga que isso é impossivel mas minha paixao por esses dois clubes é imensamente igual.

Abbracci mio caro.

AVANTI PALMEIRAS! FORZA INTER!

PS.: Realmente tem mta 'boneca' em Milao, as italianas milanesas sao as mais lindas da Italia.

Marcel MV disse...

Barneschi, você já deve ter visto, mas vou deixar o link aqui para vocês verem como é vergonhosa a forma da rede globo falar... O torcedor em primeiro lugar???? Ah vão se fude, justo a rede globo...

http://estatico.globoesporte.globo.com/2011/03/01/AnuncioGloboClubedos_13.gif

Nespoli disse...

Os Austríacos mostram como podemos fazer festas sem sinalizadores, fumaças e bandeiras.

E a carreata antes do treino do FK Vojvodina me fez lembras de quando fomos 'levar' os jogadores pro aeroporto no mundial.

Cesar disse...

Senssacional!! Isso que é Futebol!!

ÓDIO AO FUTEBOL MODERNO!!