09 março 2011

O país do futebol? (5)

A quinta edição da série "O país do futebol?" volta à Argentina. Já advirto que teremos por aqui muitos e muitos capítulos dedicados ao país vizinho, porque aí é uma questão de paixão mesmo. De quebra, vamos inserir o grande Uruguay na geografia dos países onde efetivamente vive o futebol.

Vídeo 1: River-Boca é, sem dúvida, um dos maiores clássicos do mundo! Os palestrinos temos lá nossas divergências irreconciliáveis com os bosteros, mas é preciso reconhecer a hinchada dos caras. Nada melhor para isso que um vídeo deste clássico feito por um leitor do blog, o Rodrigo Firmani. A entrada do Boca na Bombonera é uma coisa belíssima.


Vídeo 2: Este aqui é primoroso para se avaliar o clima de um clássico River-Boca, desta feita no Monumental de Nuñez. Prestem atenção especial à entrada dos Borrachos del Tablon (vou escrever mais sobre isso em breve), às imagens contrapondo as duas hinchadas, ao gol do River e, por fim, às provocações dos bosteros, já no final.


Vídeo 3: Este, do último clássico entre as duas equipes, vale para lembrar que os bravos e valorosos homens do 2º BP Choque proibiram os sinalizadores aqui no Brasil. Vejam só o que acontece no maior clássico da Argentina:


Vídeo 4: Já fazendo o link entre Buenos Aires (ou La Plata, na realidade) e Montevideo, temos agora a torcida do Pincha invadindo o país vizinho. Jogo da Libertadores, Defensor-Estudiantes, Centenario de Montevideo. Toda a Tribuna Colombes, atrás de um dos gols, foi tomada pelos visitantes.


Vídeo 5: Já imaginaram uma caravana pelo mar (ou rio que parece mar, vá lá)? Então acompanhem a ida da hinchada do Nacional até Buenos Aires, via buquebus. Grande imagem!


Vídeo 6: Se tivemos o Nacional acima, vamos agora de Peñarol. Imagens dos carboneros recebendo o time no Centenario.


Vídeo 7: Dos clubes para as seleções. Vejam os senhores que curioso: o Uruguay manda seus em... Montevideo, sempre no mesmo estádio, o histórico Centenario. Mais curioso ainda é que tal fenômeno acontece também com a Argentina, que manda seus jogos... em Buenos Aires, sempre na mesma cancha. Nada de adotar Londres como casa! Nada de jogar em Doha ou em qualquer lugar que pague qualquer trocado a mais! Uruguay e Argentina, como qualquer seleção que se preze, recebem os outros países na cidade mais populosa de cada um. Simples, não? Deve ser por isso que as seleções mantêm identidade com o povo e deve ser por isso também que ambas têm torcida. Bem ao contrário do Brasil, que, nas raras vezes em que atua em casa, consegue no máximo transformar o jogo em balcão de negócios da CBF, com espaço nas fúteis colunas sociais. Deixo-os, pois, com imagens do último Uruguay-Argentina, pelas Eliminatórias da Copa de 2010. Notem: o Uruguay precisa de uma população do mesmo tamanho da zona leste de SP para ter mais devoção por sua seleção do que todos os quase 200 milhões de brasileiros pela sua.


***

Agradecimentos da semana: Rodrigo Firmani e Junior Cabreirão.

16 comentários:

Rafao SEP disse...

Ótimo post, especialmente no tocante à filha da puta maior do futebol brasileiro, a CBF.

Anônimo disse...

O Forza, tá ligado que tem um plágio seu rolando por aí...@forza_palestra.... vagabundo esse bico...forgado.

Casselli o Carcamano.

AVANTI PALESTRA, fino alla morte

Anônimo disse...

o certo nao eh uruguai com i????

Rodrigo Barneschi disse...

No Uruguay, escreve-se Uruguay com y mesmo.

Luan disse...

Boca Juniors, um time que detesto cruelmente e torço contra todos os dias. Mas quero que chegue em uma Libertadores com um time competitivo e encontre pela frente o Palmeiras, um Palmeiras imponente como já vimos, para ser feita uma justa vingança pelo o que estes malditos bosteros nos fizeram passar em 00 e 01. É o que mais quero e espero. E tenho certeza que esse dia chegará e que eu estarei lá na arquibancada para presenciar com meus olhos e com meu grito de incentivo ao Palestra!

AVANTI PALESTRA! VERDÃO NA VEIA

Anônimo disse...

Valdívia el mago.... e Palmeiras vai atrás de el tanque... aquele mesmo....

Casselli o Carcamano

BrunoBatera disse...

Aí vai o link de um clube q tem uma hinchada apaixonada e também é conhecido como "La Academia" como o nosso Palestra! O imortal Racing de Avellaneda! http://www.youtube.com/watch?v=NDxCzTV1-fg

Rodrigo Barneschi disse...

Bruno,
Pode ficar tranquilo: o Racing será um dos únicos clubes (ou talvez o único) a ter um capítulo só para ele aqui no blog. Os vídeos já estão todos separados e eu devo subir lá pela edição 9 ou 10 (em abril só). Mas valeu pela indicação.
Abraços

Luan disse...

Barneschi, como você disse que vai ter uma capítulo só para o Racing, (time esse que estou aprendendo a admirar através de seu blog) você também poderia fazer um capítulo com vídeos apenas da torcida do Palmeiras. Mas, aí mesmo você indo contra o título dos posts "O País do Futebol?" seria interessante vermos e analisarmos nossa torcida podendo comparar-nos as outras torcidas do mundo que estamos vendo aqui. E estaríamos "nos vendo" e como fica nossa festa no incentivo ao nosso Amado Alviverde Imponente!

Abraços

AVANTI PALESTRA!

Danilo Cruz disse...

A série continua em alto e explosivo nível! De lascar a torcida do Nacional chegando em Buenos Aries, passei a tarde assistindo repetidas vezes o material. Muito empolgante!
Riverxboca chama realmente a atenção, clássico monstro do nosso continente... agora, naquele espaço do monumental cabe mais (3.500?) e tem mais gente da torcida do boca, do que é destinado no panetone em dias de jogo contra as moças, certo?
Novamente, parabéns!

Cesar disse...

Parabéns mais uma vez!!

Os "hermanos" sabem como valorizar o verdadeiro futebol!!

Rodrigo Barneschi disse...

Luan
Pode deixar que vou pensar nessa possibilidade. Mas acredito que tenho ainda material para escrever pelo menos mais umas 30 edições desta série.

Danilo
Obrigado, cara. Vem mais coisa boa por aí.

Valeu, Cesar

Abraços!

Roberto Kamarad disse...

Caralho, mano, vc disse tudo! Por isso que eu to pouco que fudendo pra esse amistoso contra a Escócia! A brasileirada daqui responde desesperada: "porra, pq vc não vai!!!???".
Minha resposta é enfática: não vou gastar 35 pounds com isso. Agora se fosse o Verdão...
Abraços, mano.
Avanti, Palestra!

carlos disse...

espetaclar essa serie mano!!!!!!!! coisa linda mesmo!!!!!!! to vendo todas agora e mandsando pra uns amigos

Aderbal Canolli disse...

O Brasil não é o país do futebol porque aqui tem muito gambá.

Raul Martins Dias disse...

Muito foda aquela imagem do Buquebus. Por aqui, o que rola é o tal "cruzeiro do centenário" de um certo clube aí.