15 fevereiro 2011

O país do futebol? (2)

É o segundo capítulo desta nova (e única, a bem da verdade) seção do blog. Dando sequência ao que teve início aqui, seguimos com mais vídeos que se propõem a mostrar que o Brasil pode ser o país de muitas coisas, mas o futebol certamente não está entre elas. Começando pela Argentina, onde vive o futebol: 

Vídeo 1: San Lorenzo e Huracán fazem um dos grandes clássicos de Buenos Aires. A rivalidade é enorme e o vídeo que os senhores veem abaixo mostra simplesmente a barra do Huracán entrando no estádio com uma faixa tomada da hinchada rival. Não contentes com a vitória fora de campo, os caras levam para o clássico o trapo dos inimigos e cantam isso para todo mundo ouvir - mais especificamente para a Buteler, a barra do San Lorenzo. Imaginem, senhores, a Mancha entrando no Pacaembu com uma faixa tomada das Gaviões. Conseguem visualizar uma cena dessas no restritivo, reacionário e censor futebol brasileiro? À Argentina, pois.

 

Isso me lembra do seguinte: 2005, Libertadores, SPFC-River Plate. Lá estava eu na geral do Morumbi em meio àquele clima de guerra entre os hinchas do River e os coxinhas. Lá pelas tantas, os caras exibem uma faixa com as cores azul e amarela, do Boca, nesse mesmo esquema da barra do Huracán. No dia seguinte, um comentarista me solta o seguinte: "Na Argentina a rivalidade é diferente... Todo mundo torce pelo time do país na Libertadores. Até a torcida do Boca tinha faixa na torcida do River". Mais um detalhe: o melhor vídeo sobre o ocorrido acima está aqui, mas o cara que postou não permite a incorporação. 

Vídeo 2: Continuamos no mesmo jogo. Eis que a hinchada do San Lorenzo, em minoria, não gostou nada da situação e tentou partir pra porrada. Parou na polícia, mas representou bem...
 

Vídeo 3: Aqui é San Lorenzo e é preciso virar o jogo. Deixo-os com a festa da hinchada do Ciclón, neste mesmo clássico na cancha do Huracán. "Que te pasa quemero... Que no aguanta cuando ven a San Lorenzo". Aí vai o revide.
 

Vídeo 4: Nueva Chicago. Você conhece? Pois vamos lá... No ano passado, como parte da minha maratona em Buenos Aires, escolhi ver um jogo da 3ª divisão só por causa da torcida do time de Mataderos. E valeu muito a pena! Mataderos, é bom que se diga, fica na zona oeste de Buenos Aires, já quase fora da Capital Federal. Não se chega até lá de Metrô, só de ônibus. O Nueva Chicago é mais um desses pequenos grandes clubes de bairro da capital argentina e, como tal, tem uma torcida das mais apaixonadas - e violenta. Em 2004, com o time já rebaixado para a segunda divisão, 6 ou 7 mil torcedores percorreram o equivalente a 25 quilômetros (de Mataderos a Avellaneda) só para se despedirem da equipe na última rodada em uma noite fria. Só pra isso...

 Vídeo 5: De Buenos para Rosario, com a "hinchada que nunca abandona". Aí vai a gente do Newell´s Old Boys. Atenção para os trapos tomados da barra do Rosario Central ali atrás do gol.  

Vídeo 6: O futebol da Grécia vai aparecer aqui algumas vezes. Tem torcidas fortíssimas, rivalidades acirradas, brigas homéricas (com o perdão do trocadilho que saiu meio sem querer e acabou ficando). Vamos começar com a do Panathinaikos.

 

Vídeo 7: Se você é torcedor, já foi ao estádio de trem, certo? Então deve saber bem qual é a postura dos urubus do Metrô e como funciona a vigilância durante nossas viagens na ida ou na volta do estádio. Então veja como funcionam as coisas na, como vamos chamar?, moderna Alemanha. 

*** 

Fica aqui o agradecimento a todos os leitores que colaboraram enviando sugestões de vídeo. A ideia é aproveitar cinco ou seis por seção, e todos serão avaliadas para entrar aos poucos. Alguns dos vídeos acima foram indicados pelos palestrinos Luiz Romani, Rafael, Nicola e Gabriel Manetta. Valeu!

20 comentários:

Marcel MV disse...

Grande Major... sensacionais os vídeos... destaques para o do Nueva Chicago e o do Panathinaikos.

Vou deixar algumas sugestões aqui...

Este primeiro, apesar de brasileiro (sei que não é a intenção da série), é da Final do Cruzeirão 2009 de Futsal Feminino. O jogo é Mancha x Gaviões: http://www.youtube.com/watch?v=Ef8PnaWY9XU

O segundo vídeo é da torcida do Fenerbahçe... detalhe pro caminhão de bombeiro que teve de entrar em campo hahaha... : http://www.youtube.com/watch?v=lZldvvBRim0

Depois vou procurar mais alguns e te passo...

Abs

João P. disse...

Mais um post nobre. Muito bom!

Apenas uma curiosidade... Quando se fala em futebol argentino e em suas correspondentes "hinchadas", não há como não pensar no Boca. E você não postou nada sobre ele. Algo pessoal?

Abraço.

Anônimo disse...

Ontem no jogo do Deportivo Tachira contra o Santos a torcida local fez uma festa impresionante também...Até na Venezuela os caras podem fazer uma festa mais impressionante do que aqui....Porra, ontem tinha até fogo na arquibancada!
Porco Careca

Anônimo disse...

Na boa, eu acho a torcida do Boca muito boa, mas eu penso que eles não fazem muito mais que a obrigação, o time passou por uma fase fantástica nesta primeira década, e eles tem a maior torcida da Argentina, eles fazem o que o Flamengo não faz, o Flamengo tem a maior torcida do Brasil, e não consegue ter uma média de público boa, isso porque os mulambos jogavam no Maracanã, um templo do futebol mundial....agora que jogam no Engenhão então, pfff...mas voltando ao Boca, mesmo achando a torcida deles muito boa, pra mim a do Racing é insuperável....

para finalizar, quero agradecer os créditos do post, é uma honra ter meu nome no blog do Futebol Com Alma hahaha


abs

Marcel Romanovas disse...

Ao João P. que postou a respeito da torcida do boca, quando tiver um tempo procure no youtube "Boca + Parlantes"...o motivo real da bombonera cantar mais alto do que outras canchas...
Aguante La AKD !!!

Luan disse...

Muito bom o post Barneschi. É ótimo poder ver esses vídeos de torcidas livres e que não sofrem com promotores canalhas e otários como esse marco p del nero.

E com relação ao Boca Juniors, eu sim tenho algo pessoal contra esse time, pois na minha inocência aos 10 anos de idade me fez chorar abraçado ao meu pai duas vezes nas Libertadores de 2000 e 2001. E o pior foi saber que todo aquele sofrimento foi causado por mais um filho da puta do apito. Torço contra este time quando o vejo em campo e o que mais espero é uma revanche na própria Taça Libertadores.

VERDÃO NA VEIA!

Rodrigo Barneschi disse...

Marcel
Valeu! A Turquia vai ter grande destaque no próximo post. Vai ser um dos pontos altos desta seção.

João P.
A melhor hinchada do Racing Club é a do Racing Club e ela terá um espaço especial por aqui – como já teve em outras ocasiões, diga-se. Eu tenho muita coisa pessoal contra o Boca Juniors. Todos os palmeirenses devemos ter esse sentimento. De toda forma, reconheço que é uma torcida diferenciada e isso não se nega. Mas grande parte da “fama” que a torcida do Boca tem aqui é inflada pelo marketing da imprensa e pela mística de La Bombonera. Torcidas como Racing, San Lorenzo, River e todos os times de bairro são tão representativas quanto a do Boca. Os vídeos que eu coloquei até agora são um bom demonstrativo disso. Em algum momento, posso até colocar algum vídeo do Boca, mas prefiro evitar isso.

Gabriel
Eu é que devo agradecer pelas muitas sugestões. Sempre que lembrar de alguma coisa, pode me mandar por aqui ou por email. Só pra adiantar: o próximo capítulo deve trazer vídeos de Turquia e Uruguay.

Luigi SEP 1914 disse...

Pô, falta um video dos Guerreros, do Rosario Central!

nob pecho frio!

Rodrigo Barneschi disse...

O Luydy tem sempre uma crítica a fazer...

Luigi SEP 1914 disse...

Não é crítica, apenas um pedido...
E o nob ter uma faixa "... nunca abandona" é fim da picada!

Marcel Romanovas disse...

Cara no outro comentário que fiz não elogiei está seção, velho eu acompanho o blog tem um tempo, e sempre indico p/ camarada, mas está seção ta do caralho ! Já que vc vai mandar alguma coisa sobre Turquia este vídeo é curto mas 55.000 pessoas pulando e cantando junto não é para qualquer torcida e a do Fener é algo impressionante...vai a sugestão http://www.youtube.com/watch?v=M3S78yBelQU&feature=related

Rodrigo Barneschi disse...

Valeu, Marcel! Obrigado pelos elogios e pela indicação. Já tá na lista!
Abraços

Cesar disse...

Espero que essa seção tenha dezenas de capítulos!!

Parabéns!!

ISSO É FUTEBOL!!

Luiz disse...

A parte vazia do jogo do Nueva Chicago é dos rojos, certo?

Anônimo disse...

Minha colaboraçao:

http://www.youtube.com/watch?v=s0UgemphW2I&feature=related

Panathinaikos.

Uma das torcidas mais sensacionais da Europa!

João P. disse...

Opa... Falei do Boca por conta da referência que a torcida deles é. Nada mais. Não imaginava que o comentário fosse repercutir desta forma.

Na verdade, na verdade (já que começamos a falar sobre isto...), sempre tive uma relação complicada com o Boca. Antes, eu o admirava muito, adotando-o como minha equipe argentina por conta de sua torcida, de sua cancha e de suas raízes italianas.

No entanto, fiquei estigmatizado pelos episódios supracitados de 2000 e de 2001. Hoje, nutro pelo clube um sentimento que pode ser classificado como uma mistura de admiração com repugnância, se é que isto é possível...

De qualquer forma, comentei apenas por conta da fama que a "hinchada" deles tem, o que faz que esta seja das mais emblemáticas do futebol argentino. Nada mais.

E que siga a divulgação de vídeos!!

Abraço.

Anônimo disse...

´soh uma pergunta: o certo nao seria sessão?

Rodrigo Barneschi disse...

Vai procurar um dicionário!

Rodrigo Barneschi disse...

Ah, Luiz, bem lembrado: a parte vazia é dos amargos!

Anônimo disse...

Muito boa matéria. Saudades da trocação...
Carcamano