05 março 2015

Uma pergunta

Há, antes e depois dos jogos no redivivo Palestra, dois grandes fluxos de torcedores a percorrer o Shopping Bourbon Pompéia: um, maior, da Turiassu para a Matarazzo e depois fazendo o caminho de volta; outro, menor, no percurso Matarazzo-Turiassu-Matarazzo. Uma vez lá dentro, se misturam todos, um mar verde em meio às lojas. Isso ocorre, em larga medida, porque boa parte do público se concentra na Turiassu, mas entra pelo portão do outro lado (Gol Norte). As organizadas, por exemplo, têm percorrido o estacionamento do centro de compras levando suas faixas e baterias. Na ida e na volta.

Entendo que a estrutura do estádio não permite o acesso ao setor Gol Norte pelo portão principal, da Turiassu. Ou, de outra parte, a entrada no setor Gol Sul pela Matarazzo. Mas a pergunta que eu coloco aqui é a seguinte:

O que impede a abertura dos acessos internos ao final das partidas?

Refiro-me aos portões que, abaixo da arquibancada, separam os espaços de circulação entre cada um dos setores inferiores (notadamente entre Norte e Oeste).

Tal providência, que poderia facilitar o escoamento do público presente ao estádio, foi adotada nos dois primeiros jogos (ainda em 2014), mas deixou de ser observada a partir deste ano.

Gostaria de esclarecer se há alguma determinação de ordem prática para que isso não aconteça. Ou se simplesmente esqueceram de permitir a circulação do público por ali após os jogos.

Se não houver impeditivo técnico, caberia então a liberação dos portões internos para facilitar o escoamento após os jogos. E, para mim e para muitos outros, todo aquele caminho por dentro do shopping seria substituído pela mais do que bem-vinda sensação de deixar a nossa casa já na boa e velha rua Turiassu.

O palmeirense ficaria agradecido.

6 comentários:

Bruno Lauria disse...

Muito provavelmente isso aí é ideia da PM. Assim como unificar em uma estreita e solitária fila a entrada da galera do Gol Norte e da Arquibancada Superior (simplesmente os 2 setores mais numerosos e "baratos" do estádio). Conversei informalmente com algumas pessoas da organização e eles disseram que é "coisa da PM".

Léo Souza disse...

Saudade de voltar da arquibancada pelo fosso da Turiassu gritando "Chico Lang viado!"

César SEP disse...

A mancha ia ficar melhor posicionada no gol da piscina: espaço maior e sem aquele mezanino (espaço vazio em frente ao B); além de fácil acesso pela Turiassu. A torcida visitante deveria ficar em algum canto da arquibancada superior. Mas dai esbarramos em um problema estrutural. Essas "arenas" não foram projetadas pensando na torcida visitante.

César SEP disse...

Bruno:

No último jogo contra o capivariano a fila para a entrada dos setores "goo Norte" e "gol norte superior" começava quase na Padre Tomáz

Raul Martins Dias disse...

O Google sumiu com meu comentário, então vai lá de novo. Estou curioso para saber o que aqueles bravos, valorosos e destemidos homens aprontaram hoje. No jogo com o Capivariano, maior público do campeonato, eu cheguei às 17:15 e entrei praticamente na mesma hora. Hoje eu cheguei até um pouco antes e peguei uma fila que ia até o Bourbon, demorando uns 40 minutos para entrar.

Luiz Souza disse...

Uma prazerosa tradição que ficou para a história. Mais uma.