18 novembro 2011

O país do futebol? (36)

Uma avalanche de vídeos - porque a série se aproxima do fim (o capítulo 40) e é preciso dar destaque a muitas e muitas boas indicações dos leitores. Aos países aqui contemplados: Alemanha, Argentina, Irã, Italia, Polônia e Turquia.

Vídeo 1: A torcida do Borussia Dortmund está entre as mais fanáticas da Alemanha. E o estádio de Dortmund é um dos mais impressionantes de todo o mundo devido a este tobogã atrás do gol. Os caras já apareceram aqui na série nos capítulos 14 e 29 e voltam agora com o, digamos, making of de um mosaico impressionante!

Vídeo 2: A Polônia é um dos países que mais me impressionou ao longo de toda a série. Há referências bastante interessantes nos capítulos 1, 6, 15 e 30, mas faltava ainda visitar o dérbi de Cracóvia. Faltava. Imagens da rivalidade entre Cracovia Kraków e Wisla Kraków:

Vídeo 3: Italia, Série D. Sim, é a quarta divisão. A torcida do Barletta, uma cidade portuária com 90 mil habitantes na Puglia (fica entre Bari e Foggia) mostra aos brasileirinhos como é que se torce por um time de futebol. Sim, temos por aqui um exemplo semelhante: o Santa Cruz de Recife. Mas é só.

Vídeo 4: Mais uma torcida de um pequeno time da Italia. Também do sul, mas agora da Campania, mais precisamente da cidade de Cava de'Tirreni. Aí estão os ultras do Cavese:

Vídeo 5: O mais recente clássico entre Besiktas e Fenerbahce, em Istambul, teve de tudo um pouco. A íntegra está neste site aqui, e eu já compartilho com os senhores ao menos parte da homenagem feita pelos torcedores às vítimas de um terremoto ocorrido poucos dias antes na Turquia. É o que aparece no vídeo abaixo:

Vídeo 6: Sem ingresso, torcedores do visitante Fenerbahce arrombam um portão de acesso para conseguir entrar na cancha do Besiktas. Grandes imagens.

Vídeo 7: Para chegar ao campo do Besiktas, a gente do Fenerbahce precisa atravessar de barco o estreito de Bósforo, do continente asiático para o europeu. E aí o que acontece é isso aqui:

Bônus (8): A travessia é tão espetacular que merece ser registrada aqui com uma foto das mais inspiradas:


Vídeo 9: Argentina. A hinchada do grande Chacarita (confiram, por favor o vídeo dos caras no capítulo 1) em partida disputada na cancha do Huracán, o Tomás A. Ducó. Belo recebimento:

Vídeo 10: Vamos ao Irã, senhores. Porque lá os juízes são tratados da maneira que merecem. Na base da porrada:

###

_Colaborações: Caio Filardi, Gabriel Manetta, Gabriel Uchida, Gian Farinelli, Henrique Medeiros e Vitor Birer.

14 comentários:

Anônimo disse...

Sempre à disposição meu caro. E mais uma vez parabéns pela fantástica série. Abs!

Anônimo disse...

Diga-se de passagem que no estádio do Borússia Dortmund em jogos da Bundesliga nos setores atrás dos gols assiste-se o jogo em pé. Todas as cadeiras são retiradas fazendo com que qse dobre a quantidade de ingressos para esses setores contribuindo com uma renda fantástica por jogo (as adeiras são utilizadas apenas em jogos internacionais). Vale lembrar que a média de público em Dortmund é de 80.000 por jogo.

'Igual' os estádios do Brasil né? E tem palhaço que se veste de amarelo e sai pra rua cantando "...com mto orgulho com mto amor..."

Tststs...

vitor disse...

vídeos das ultras italianas é mancada. lá é o berço das ultras. aí vc bate tiro de meta com a cabeça do tiago leifert e cia.

sobre a comparação do sta cruz com o barletta, tem q levar em conta q o sta é um time médio no cenário nacional e gde na região NE, já disputou várias vezes a 1ª div do br, ganha títulos estaduais, tá na 4ª div (tava, subiu) mas não é seu lugar...já o barletta, é simplesmente nd.

vendo o vídeo 4 fiquei na duvida, ql o maior time da campania, cavese ou salernitana?

Geraldo Baista disse...

Concerteza um dos melhores post da série...sabe o q eu achei muito maneiro, foi a postura da policia no video onde os Ultras do Ferner invadem o estádio para ver o jogo, quando ela viu q não tinha como interromper a torcida ela só ficou observando os cara entrarem e não fez nd, mostranto para todos como é uma policia preparada pra controlar multidões tando q os cara invadiram e não se viu nenhuma cena de porrada rolando, a policia deve ter pensado "o unico prejuiço vai ser d enão pagar o ingresso então deixa entrar"...

@batista_mv

Anônimo disse...

gosto muito da torcida do chacarita. o time é menor, nao tem o mesmo poder que boca, river e os de avellaneda, mas os hinchas se fazem respeitados por todos. legal tambem é que eles tem amizade com outra otima torcida, a do rosario central. e diz a lenda que antigamente eles tinham amizade com a 12 do boca, contrariando a faixa dos bosteros 'nunca hicimos amistades'.

abraço
gabriel uchida

Anônimo disse...

uma foto legal da amizade CHACA+CENTRAL:

http://sp1.fotolog.com/photo/17/17/120/melli_funebrera/1252810831887_f.jpg

seria bacana ver palmeiras e vasco fazendo algo parecido aqui

gabriel uchida

Rodrigo Barneschi disse...

Vitor
Por uma vantagem mínima, eu diria que a Salernitana é o maior time da Campania. Mas a disputa é acirrada entre os dois.

Geraldo Batista
Pois é, cara, os bravos, valorosos e destemidos homens do Choque deveriam aprender com esse exemplo da Turquia.

Gabriel Uchida
Essa amizade entre La 12 e a barra do Chacarita foi um dos pontos altos do livro. Porque derrubou aquele lema dos caras.
Grande Chacarita!

MB disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MB disse...

Barneschi,
o senhor continua em excelente fase e o blog em altissimo nivel.

So uma correcao no video do Besiktas: A bela homenagem as vitimas do terremoto foi feita antes do inicio da partida, com aquele bandeirao da Turquia, jogadores no circulo central e hino nacional cantado em volume altissimo.
Quando estavam arremessando os cachecois no campo, estavam na verdade, protestando contra o time, pois o Fenerbahce acabara de empatar o derby, a poucos minutos do fim...

No mais, vale ressaltar tb que o jogo foi ate interrompido durante a entrada da torcida do Fener.


Abraco
Michel

Anônimo disse...

É constrangedor assistir a estes vídeos e fazer um paralelo com o comportamento da nossa torcida... Lamentável...

Casselli

Leonardo disse...

Excelente post.

É muito triste ver que no Brasil as torcidas são cada vez mais decepcionantes.

Anônimo disse...

'(...)Como bem definiu o Rogério Dezembro, diretor de novos negócios da WTorre: "A razão de ser do empreendimento é a torcida, sem o entusiasmo e apoio deles a Nova Arena não existiria".(...)'

Coruja disse...

Pô, pouquissimos vídeos do Newell's aqui...te mostrarei um muito bom da Hinchada Mas Popular, pra vc colocar nessa excelente série. Já que vc falou que está acabando, esse vídeo não pode ficar fora!

http://www.youtube.com/watch?v=wIi_o4IZ_Cw

Na cancha do Velez, já perdendo de 1x0, mas alentando do mesmo jeito...quando sai o 2º gol do Velez...O resultado está ai.

Saudações Palestrinas do ABC - Loucos dos Trilhos

vitor disse...

obrigado, Rodrigo.
gde vitória vcs trouxeram.
obrigado.