15 março 2011

O país do futebol? (6)

O sexto capítulo da série "O país do futebol?" vem pra humilhar. Aos visitantes que chegaram agora ou que caíram aqui por acidente, sugiro que confiram as edições anteriores: 1, 2, 3, 4 e 5. Desta vez, teremos vídeos do Chipre (sim, é isso!), da Suíça e da Polônia.

Vídeo 1: Alguém aí conhece o Chipre? É improvável; se você foi, apresente-se e justifique. O Chipre é uma ilha perdida entre a Turquia e o Oriente Médio. Embora mais próximo de Beirute ou de Tripoli do que de qualquer outra capital europeia (mesmo daquelas periféricas, como Istambul, Atenas ou Sofia), é um país da Europa. Tem população inferior a 800 mil almas, e quase metade disso vive em Nicosia, a capital. O principal time da cidade (e do país) é o APOEL FC. Na temporada 2009/2010, os caras surpreenderam e chegaram à fase final de grupos da Uefa Champions League. Caíram em um grupo complicadíssimo, com Atlético de Madrid, Chelsea e Porto. Foram três empates, um deles contra o Chelsea, em Stamford Bridge. Neste último jogo, com o APOEL já eliminado, a torcida percorreu todo o continente europeu só para ver o time jogar em Londres. É o que os senhores veem logo abaixo:


Vídeo 2: Este segundo vídeo da visita dos cipriotas a Londres merece ser visto para que se tenha clara a quantidade de torcedores no estádio. Alguns falam em 7 mil. Parece ser uma estimativa elevada (eu arriscaria uns 4 mil), mas peço aos senhores que tenham em mente a população de Chipre, na casa dos 800 mil habitantes! Considerando (I) a conservadora estimativa de 4 mil torcedores; (II) uma proporção semelhante de pessoas que se interessam por futebol lá e aqui e (III) as pelo menos sete horas de viagem entre Nicosia e Londres (não há voos diretos entre as duas cidades), seria, em uma conta grosseira, como se 950 mil torcedores de um clube de SP resolvessem viajar até, digamos, o Panamá para ver o time jogar por nada.


Vídeo 3: Vamos até a Suíça, onde um clássico foi interrompido devido a um protesto contra a interferência da TV no horário do jogo. A questão é que a tal emissora modificou o horário de Basel x Luzern para transmitir um jogo de tênis (do tal Federer). O futebol não pode ser preterido em situação alguma e a torcida local resolveu então fazer um protesto dos mais inusitados, com bolas de tênis sendo atiradas para o gramado (duas vezes!). E pensar que aqui no Brasil a maldita Rede Globo inventa horários estúpidos, manipula a tabela e ainda tem imbecil que vai ao estádio com plaquinha de "Filma eu"... povo de merda!

Vídeo 4: Estão lembrados do Lech Poznań, aquele da torcida que foi incentivar a molecada do sub-12? Pois agora eles aparecem de novo, mas desta vez como coadjuvantes. Quem está em evidência no vídeo abaixo é a torcida do também polonês Widzew, na casa do Poznań. Atenção para a faixa "Against Modern Ultras", no início.


***

Agradecimentos: Vitor Birer e Gabriel Uchida (Foto Torcida).

11 comentários:

Anônimo disse...

mais uma serie sensacional!!!!!

Roger Adami disse...

O melhor da série, por enquanto, sensacional, humilhou mesmo!
Aliás, essa série mereçe um link ETERNO aí do lado, de fácil acesso.
Chipre é foda, a cara do maluco de boné preto no final do vídeo é a tradução, em imagem, do estatuto do verdadeiro torcedor não é não? Alucinado, gritando, pode cair uma bomba do lado do cara que ele não vai nem ver, tá gritando "bamo, bamo"...haha

Rodrigo Barneschi disse...

Roger,
Sugestão aceita e já implantada. Coloquei os links em destaque logo abaixo do arquivo, aí do lado.
Abraços

Anônimo disse...

Vitor Birner???

Raoni disse...

Muito Bom! esse Video 3 então, você descreveu praticamente o quão Idiota é o brasileiro!

é lamentável os horários da televisão, ja tive que voltar apé por falta de transporte, isso que tive que trabalhar no dia seguinte, são coisas que podem ser evitadas e deveriam ser protestadas como no video, mas no brasil, além de uma punição imensa pra torcida que o fizesse, nao mudaria NADA...e mesmo assim, acho que ngm faria x/

e quanto aos torcedores do Apoel(Chipre), só aplausos, poucos fariam isso!

e claro, MUUUUUITO BOA essa sua Série 'País do Futebol?'

Parabens
abraço!

Rodrigo Barneschi disse...

Vitor Birer. Fiquem tranquilos. O cara tem esse nome que lembra muito o do Vitor Birner, mas não tem nada a ver.

Raoni
É exatamente isso. Por aqui a Globo faz o que faz com o torcedor, manipula a tabela, muda os jogos e vagabundo ainda vai ao estádio com cartaz de "Filma eu". Vagabundos!

Cadu disse...

cara, eu nem sabia que o chipre existia. mto menos q fisse um pais.
imprenssaionante isso q vc postou
obrigado por essa serie

Anônimo disse...

nao vai ter nada da italia nao???

Rodrigo Barneschi disse...

Pode deixar que eu estou segurando para o momento certo. Vale para a Italia e para o Racing Club.

Posso te adiantar que a Italia deve entrar na edição 9, daqui a três semanas.

Abraços

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cesar disse...

Maravilhoso!!

Parabéns mais uma vez...