08 maio 2011

O país do futebol? (15)

Esta série, os senhores devem lembrar, já visitou países como Japão, Costa Rica e Chipre, sendo este último uma ilhota habitada por 800 mil almas. Para os que chegam a este blog apenas agora, devo dizer que o objetivo deste e dos 14 capítulos anteriores (todos listados aí na lateral) é mostrar que o Brasil pode ser o país de muitas coisas, mas o futebol certamente não está entre elas. Em sendo assim, se já passamos pelo Chipre, é a vez agora de Malta, um arquipélago com 400 e poucos mil habitantes. Antes disso, no entanto, teremos Polônia, Sérvia, Eslovênia e mais um pouco de Argentina.

Vídeo 1: Vamos começar pela Polônia, que já apareceu aqui nas edições 1 (Lech Poznań) e 6 (Widzew). Eis que agora teremos mais uma participação dos ultras do Poznań, mas de maneira secundária. O foco do vídeo abaixo está na torcida do Legia Warszawa (ou Legia Varsóvia). É da final mais recente entre os dois, na Copa da Polônia deste ano. Empate em 1 a 1 e vitória do time da casa, o Legia, nos pênaltis. Tem de tudo aí: invasão da torcida local (uma cena espetacular), batalha campal contra a polícia e depois o revide, um tanto tardio, dos ultras do Poznań.


Vídeo 2:
Mais Polônia. É a vez do dérbi de Varsóvia, disputado por Legia Warszawa e Polonia Warszawa. Um belo mosaico da torcida da casa, no último duelo entre os dois:


Vídeo 3:
O outro lado do mesmo clássico: a torcida do Polonia Warszawa, confinada no setor de visitantes. Começando pela concentração pré-jogo, com direito a chuva de granizo na capital polonesa.


Vídeo 4:
Vamos à Sérvia, que já apareceu por aqui no capítulo 4. Devo dizer que o clássico de Belgrado (Red Star-Partizan Belgrado) terá destaque especial no blog (preciso reler um livro antes para trazer a história para cá), mas já deixo, como aperitivo, um grande duelo entre as duas torcidas:


Vídeo 5:
Maribor, a segunda maior cidade da Eslovênia. Abaixo, os ultras do Maribor em mais uma grande invasão de campo:


Vídeo 6:
Ah, a Argentina... Voltamos ao país onde vive o futebol. Nem precisamos recorrer ao Racing, ao River ou ao San Lorenzo; nem mesmo aos menores Chacarita, All Boys ou Nueva Chicago. Vamos para a Primera D, espécie de quinta divisão local. San Martin Burzaco e Claypole jogam em Burzaco, pequena cidade da província de Buenos Aires (é algo como Itapecirica da Serra ou Embu, por exemplo, mas com população bem menor). E aí temos isso aqui:


Vídeo 7:
Malta é o saco de pancadas da Europa. Não tenho aqui o histórico da seleção local, mas duvido que tenha conseguido alguma vitória contra outros países do continente em todas as disputas de eliminatórias. A capital do país, Valletta, tem pouco mais de 6 mil habitantes. E o que temos abaixo é a torcida do time local, o Valletta, durante o clássico disputado contra o Floriana, da cidade homônima, com seus 2 mil e tantos habitantes. Sei que não é nada impressionante perto do que já vimos aqui nesta série, mas peço que levem em conta de novo a população da cidade (6 mil pessoas!) e o fato de o país ser uma completa nulidade em futebol.


Vídeo 8: Agora, o outro lado. A torcida do Floriana. A cidade tem 2 mil habitantes, o mesmo tanto de gente que vive em qualquer rua de poucos quarteirões de São Paulo.


***

Agradecimentos: Gabriel Uchida (Foto Torcida) e Vitor Birer.

21 comentários:

Guilherme disse...

Barneshi, na moral o que te garante que o Chipre,Japão,Costa Rica, sei lá mais onde, são países do futebol??
Apenas esses vídeos??Pois é simples algum estrangeiro entrar no youtube e ver vídeos apenas das torcidas organizadas(principalmente se for do Palestra, Flamerda,Gambás, Galo) e falar:Porra o Brasil é mesmo o país do futebol!!!
Eu deixo vc falar da Argentina já que vc esteve por lá....mas falar do Japão é demais..pois já estive lá e não chega perto das festas da Mancha....
abs

Rodrigo Barneschi disse...

Guilherme,

Vale então explicar o conceito que está por trás da minha pergunta com cara de afirmação.

Não é uma questão de "qual é a festa mais bonita?" ou "que torcida consegue fazer um mosaico melhor?". Isso é parte da resposta, mas não a mais importante.

O que se discute aqui é a cultura. É a cultura de apoiar o time em todos os momentos, é a cultura de protestar quando seus direitos são cassados, é a cultura de compreender o futebol como uma guerra e não como uma brincadeira de Tiagos Leiferts da vida.

Muitas torcidas brasileiras são capazes de grandes festas, mas elas ficam normalmente restritas às torcidas organizadas e nunca contagiam o restante do público (que faz o papel de plateia). E são poucas as torcidas que efetivamente empurram o time à vitória; a maioria vai a campo para ver o time vencer.

O brasileiro é um povo de alma fraca, acostumado a só dar as caras no momento da decisão e a cobrar aquilo pelo qual ele não contribuiu. É o que acontece, por exemplo, durante as Copas do Mundo.

Os países que você mencionou (Chipre, Japão e Costa Rica) são fraquíssimos em termos de futebol, mas mostraram, nos vídeos que eu trouxe, muito mais do que quase todas as torcidas brasileiras.

É isso que está em jogo por aqui, entende?

Abraços

PS: Reveja o capítulo onde aparece o Japão. Me diga qual torcida aqui é tão organizada quanto aquela?

Luigi SEP 1914 disse...

Ontem os gambás jogaram com os nomes das mãe dos jogadores escritos em casda camisa. Seria muito mais simples e sincero se eles tivessem usado o mesmo nome em todas: PUTA!

Aqui é PALMEIRAS!

Luan disse...

BEM PENSADO LUIGI!! CONCORDO COM VC hahakkkkkkkkkkkkkkkkkkk

AVANTI PALESTRA!

Anônimo disse...

Ingressos na mao...

quarta tamo lá denovo..

8x1 Palmeiras..eu acredito..rs

Bruno

Anônimo disse...

Muito bom, Luigi. Disse o que muitos pensaram.

Eu acredito Palmeiras 7x0

Luigi SEP 1914 disse...

No site futebolcard, de manhã, os ingressos estavam à venda. Agora está "em breve". Alguém conseguiu comprar pela net?
E outra, queria parabenizar a diretoria do PALMEIRAS por ter a safadez de cobrar R$30,00 nesse jogo. Bando de filhos da puta!

Aqui é PALMEIRAS!

Anônimo disse...

a diretoria quer é afastar os torcedores deste jogo....

Anônimo disse...

Luigi,

qto aos ingressos, até cheguei a comentar aqui que já estava com ingresso, mas a pagina ficou carregando por quase 1 hora e nada..e então desisti.

tmb to sem ingresso..vou aguardar até liberarem ou então comprar em algum pontos de venda..

E ingresso à R$30,00 para este jogo é palhaçada mesmo..

mas vamos lá....

bruno

Arnaldo disse...

Luigi,

A compra do passaporte tricolor está liberada!

Abraço

Arnaldo

Anônimo disse...

Isto é o que se ve nos paises onde o futebol vive:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=rz18j4ZBX5k

Fosse no Brasil e o promotor canalha iria querer prender o pai do muleque e encaminhar o pequenino a alguma instituição de rabilitação.

Aliás falando em Brasil, o que vemos é isso aqui:

http://pesquisadoresdofutebol.blogspot.com/2011/05/gremio-prudente-voltara-para-barueri.html

Seria somente hilário se tbm não fosse patético.

Luigi SEP 1914 disse...

Obrigado, Arnaldo!
Mas como sou homem, não compro essas coisas! Mas fica o recado aqui pra quem possa interessar...

Aqui é PALMEIRAS!

Anônimo disse...

Barneshi,

Primeiramente quero deixar claro que tenho muito respeito e admiração por você, que defende o nosso clube em muitos lugares distantes, consequentemente, consumindo muito de seu tempo e dinheiro...

Sei que você faz parte da mancha e deve saber o que você pensa sobre o desabafo de ontem(http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/esporte/2011/05/09/275028-torcida-organizada-divulga-carta-questionando-idolos-do-palmeiras).

Pô, há quinze dias atrás o Kleber e o Mago estiveram na mancha....será que não era o momento de dar um voto de confiança pros caras e termos uma atitude diferente e apoiar neste momento tão humilhante?

Toda vez é a mesma coisa e não muda nada....será que não perceberam isso? A treta não é com técnico, jogadores ou comissão técnica...já passou da hora de cobrarem quem deve ser cobrados que, na minha visâo, são os dirigentes!!!

Também me senti humilhado na ultima quinta-feira com a derrota, mas fazer este tipo de desabafo na mídia vai mudar alguma coisa p/ melhor? Acho difícil.....já fizeram isso tantas vezes.

Quarta-feira estarei lá p/ apoiar o time e conseguir pelo menos quebrar a série invicta do Coritiba...

Abs,
Porco Careca.

Anônimo disse...

De acordo com a opinição do Porco Careca

abs Bruno

Anônimo disse...

VC É DA MV????

Anônimo disse...

As torcidas organizadas do Palmeiras aparecentemente se uniram para aderirem o protesto do Publico Zero. Na minha opinião é um erro e discordo deste protesto, até pq levo em consideração o fato da MV (atraves do seu site/forum) solicita que os associados se dirijam a quadra da torcida para assistirem o jogo por lá.

Novamente na minha opinião é um erro em dobro..pois se fosse para aderir o protesto, ao menos deveriam ir ao pacaembu com rojoes e baterias e meter pressão na diretoria e jogadores do lado de fora..na enrada do onibus e etc..

E na minha cabeça não existe essa de publico zero..pra mim é um protesto que não tem objetivo efetivo, uma vez que caso haja um milagre epico..caso o Palmeiras se classifique (oq sinceramente duvido, apesar do meu ingresso nas maos)..todos estes que hoje "protestam" com publico zero..estarão numa mágica semi final, caso ela venha a ocorrer.

Desta forma, acredito que o objetio não é protesto contra diretoria..mas comodismo e conformismo com o resultado da primeira partida.

abçs Bruno

Anônimo disse...

Na boa, a torcida não ir ao campo é ridículo, nenhuma torcida tem o direito de abandonar o seu time.

Podiam mudar a faixa para "Torcida que abandona e picha".

Anônimo disse...

Dears.
Um dia como a maioria de vcs, pagava mensalidade, usava os panos, caravana, emboscadas, tudo que tem direito na MV.

Com o passar dos anos só consigo enxergar a MV como benefício ao acompanhar o time fora da nossa praça.

A MV vende ingressos em um sistema de comercialização muito mais eficaz que a BWA.

A MV se ausenta na hora de cobras esses filhos da puta, esses vagabundos da diretoria.

A MV só pensa nela. Não pensa na SEP, no torcedor ou mesmo no seu associado. Vagabundos!

No mais, hoje tenho minha própria organizada a "fumaça verde".

AVANTI PALESTRA, fino alla morte

Casselli o Carcamano

Anônimo disse...

não é minha intenção ficar criando conflitos e desunião entre a torcida Palmeirense.

Essa desunião apenas desagrega ainda mais..em todos os setores da SE Palmeiras me parece haver este tipo de separação.

Não sou da MV, apesar da admiração que tenho pela festa, mas no forum da propria tenho discordado de algumas decisões e até por ser a Torcida Organizada de maior expressão tenho acompanhado o pensamento de alguns membros com relação ao elenco e a vexatoria derrota da semana passada.

abçs Bruno

Anônimo disse...

Barneschi,

qual é sua opinião quanto ao protesto de publico zero? (pelo oq conheço através de suas opiniões parece obvio que vc nao irá aderir)

Rodrigo Barneschi disse...

Todas as respostas para as perguntas acima estão no post seguinte.
Abraços