16 maio 2011

O país do futebol? (16)

Por mais que a maldita Fifa tente domesticar os torcedores por onde passa, resiste a alma dos ultras (ou das organizadas ou dos barra bravas, de acordo com o lugar). Isso vale mesmo para os países que já receberam a Copa do Mundo. A Alemanha, por exemplo. Este capítulo da série "O país do futebol?" traz um bom exemplo de lá. Para completar, Hungria (estava demorando!), e Finlândia (!).

Vídeo 1: Alemanha, Stuttgart. Os ultras locais estão todos DE PÉ em um estádio que foi também todo modificado para a Copa/2006. Os destaques do vídeo abaixo: o barulho dos torcedores pulando nas cadeirinhas de dona Fifa, a participação dos líderes ali embaixo e os movimentos sincronizados (isso sim é organização).


Vídeo 2: Viram a festa aí do alto? Então acompanhem o bonde dos caras no caminho para o estádio:


Vídeo 3: Estava demorando para esta série viajar até a Hungria. Vamos começar com o clássico de Budapeste, Újpest-Ferencváros, que tem um largo histórico de rivalidade. Temos aqui a chegada dos torcedores das duas equipes e o duelo dentro do estádio.


Vídeo 4: A torcida do Ferencváros em ação. As imagens não são lá tão boas, mas o clipe vale para mostrar o fanatismo dos caras.


Vídeo 5: E aí os caras do Úpjest foram a Bucareste, na Romênia, para enfrentar o Steaua Bucuresti (Bucareste para nós), e arrumaram uma grande briga fora de casa. É o que eu sempre digo: uma torcida tem de ser muito foda para partir pra porrada em outro país.


Vídeo 6: O vídeo abaixo mostra a chegada dos ultras do Úpjest a Bucareste (a distância entre as capitais da Hungria e da Romênia é de 830km). Eles foram de trem. Pelo clima na plataforma, assim que chegaram ao destino, já dava para imaginar o que viria.


Vídeo 7: Do sul para o norte. Que tal uma viagem até Helsinque, a capital da Finlândia? Sim, Finlândia. Um lugar gelado em todos os sentidos, e que, ainda assim, humilha a "torcida" da seleção brasileira (é piada!). Vejam abaixo a torcida da seleção local em um jogo contra a Alemanha pelas eliminatórias da Copa de 201o. Detalhe: o futebol está longe de ser o esporte mais popular do país. Eles preferem o beisebol e até mesmo a F-1 (tem um monte de campeão mundial que veio lá do frio).

E logo virá algum brasileirinho idiota a cantar "Eeeu... sou brasileiro/ com muito orgulho/ com muito amor". Que patético!

***

O estoque de vídeos está chegando ao fim. Minha ideia é levar esta série pelo menos até a edição 25. Conto com a colaboração dos leitores para isso.

14 comentários:

Juliano Fleith disse...

Detalhe importante, Barneschi: A Finlândia nunca nem passou perto de uma Copa do Mundo, enquanto que a Hungria, em 82 ou 86, não sei lhe dizer agora. Se um dia acontecer isso com o Brasil, acho que será o "fim" do futebol brasileiro; na verdade, permanecerá o futebol de verdade apenas, aquele da arquibancada,na qual você e muitos dos leitores aqui do Blog pertencem.

Jr. disse...

espetacular esses videos da hungria.... puta torcida.... puta caravana!

Anônimo disse...

Diz aí Barneschi.

Curti, muito legal ver os caras representando.
Já potei lá no fórum da MV pra galera dizer o que acha.

abs irmão!

Anônimo disse...

OPSSS!

Eu quis dizer "postei"

http://forummanchaverde.com.br/viewtopic.php?f=3&t=6195

Rafael disse...

Muito bom esse capítulo.

Algumas indicações, com entradas de times chilenos (aliás, ficaria legal um capítulo especial só com grandes entradas), a torcida da coréia do sul que apóia o jogo inteiro e um do novo bandeirão do penarol, q provavelmente já deva ter algum material.

universidad do chile: http://youtu.be/MYuzLUxTJdc

colo-colo: http://youtu.be/n5woe9QXams

a maior bandeira do mundo: http://youtu.be/mJkOELH9SKM

torcida da coreia do sul na copa da alemanha em grande número (não encontrei nenhum com resolução melhor): http://youtu.be/o9grzTc4qXg

Gabriel Manetta Marquezin disse...

Barneschi

duas sugestões:

1- fazer um capitulo mostrando alguns clubes com suas musicas/hinos, na Europa o estádio inteiro canta junto, ex: Liverpool: You'll Never Walk Alone (o Celtic e o Borussia Dortmund também cantas, mas o original mesmo é dos ingleses, tem um vídeo do Liverpool em Glasgow, as duas torcidas cantram juntas), West Ham: Pretty Bubbles, Napoli: 'O Surdato 'Nnamurato, Roma: Grazie Roma e Inno della Roma...também tem ótimos vídeos dos hinos nacionais da Inglaterra, Portugal, França e Italia em jogos de suas seleções...

2- o SkyScraperCityé um fórum de arquitetura e urbanismo, onde dentro da área de estruturas esportivas, destinaram um thread para imagens e vídeos das torcidas, vale MUITO ver cada página, as mais antigas acabaram tendo as imagens expiradas de onde foram hospedadas, mas os vídeos continuam lá... http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?s=84240ea3d8c1b8ebee15cd6d88e05ab0&t=103091


abs

Gabriel Manetta Marquezin disse...

Barneschi

mais sugestões, outra coisa bem diferente em relação ao Brasil, são os protestos, aqui sempre repetitivos e com os cliches de sempre, fora do País os protestos são bem mais diretos, criativos e com muito mais liberdade.....dentro de protestos pode enfatizar protestos de torcidas contra o "futebol moderno", como este do Milan em um clássico contra a Juve...

http://gallery.giovani.it/gruppi/img/contenuti/2007/09/15/la-nostra-risposta-al-vostro-calcio_zoom.jpg


segue um video do recebimento dos Carboneros contra a Catolica...

http://www.youtube.com/watch?v=MwGY6Xf8CHE&feature=player_embedded

Rafael disse...

Inglaterra, antigamente:

http://youtu.be/8YUu8BMYA5I

http://youtu.be/Dif7Y_gPzW0

Gabriel Manetta Marquezin disse...

Ajax campeão, isso é que é festa na praça:

http://i52.tinypic.com/33yozmg.jpg

Rodrigo Barneschi disse...

Obrigado pelas sugestões e pelos comentários!

Gabriel
Vou aproveitar esses que você mandou. Muito bons. Valeu mais uma vez!

Rafael
Valeu! O do Peñarol já estava reservado para a próxima semana, mas os outros eu não tinha. Me passa seu nome completo, por favor, para eu dar o crédito na próxima edição.

Abraços

Rafael disse...

ah sim, meu sobrenome é Pereira.

abraço

Ivan disse...

Grande Barneschi, dou uma sugestão e não sei se vc já publicou (mas tem bastante video por ai).
O centenário do Hjduk Split, que paralisou a segunda maior cidade croata por um dia. E não foi nada parecido com os centenários tupiniquins, se é que vc me entende.

Abraço

Rodrigo Barneschi disse...

Valeu, Ivan! Eu usei este aí do Hadjuk Split já na edição 3: http://forzapalestra.blogspot.com/2011/02/o-pais-do-futebol-3.html

Todas as 16 estão aí na barra lateral.

Abraços

Raul Martins Dias disse...

Os melhores vídeos de toda essa série são os da chegada dos torcedores nas estações de trem. Quero imaginar quando vamos ver algo parecido aqui no Brasil (guardadas as devidas adaptações locais, como trocar uma estação de trem por uma rodoviária).

E, Vitor, para mim qualquer um que canta esse "aiaiaiaiaiaiai" do vôlei deveria ser proibido de frequentar qualquer espaço público pelo resto da vida.