03 maio 2011

O país do futebol? (14)

Retomando a proposta da série "O país do futebol?" depois de uma edição atípica, voltamos à Europa. Teremos desta vez vídeos da Turquia, da Alemanha, da Italia e da Espanha.

Vídeo 1: Turquia de novo. O Fenerbahçe já teve um espaço de destaque no capíulo 3, mas ainda estou na dívida com os clubes de Istambul. Para começar a corrigir isso, vamos de Besiktas 2-1 Liverpool, jogo em que a torcida local teria batido o recorde mundial de barulho em um estádio de futebol: 132 decibéis. Sei lá o que isso significa, mas temos abaixo um cenário realmente impressionante:


Vídeo 2: O mesmo jogo, outro ângulo, imagens impactantes.


Vídeo 3: Besiktas-Galatasaray, uma batalha de sinalizadores.


Vídeo 4: Da Turquia para a Alemanha. Borussia Dortmund-Schalke 04. Grande clássico. O que mais chama atenção no vídeo abaixo é o tamanho da arquibancada dos caras e a quantidade de gente neste espaço (todos de pé!). Detalhe: o estádio de Dortmund foi palco da Copa de 2006. E pensar que os velhos filhos da puta da FIFA exigiram - e conseguiram - destruir o Maracanã.


Vídeo 5: Mais um clássico. Italia, Liguria, Genova. Stadio Luigi Ferraris. Um belo vídeo para mostrar o clima de Genoa-Sampdoria.


Vídeo 6: A série vai a Espanha pela primeira vez. Não é à toa: as torcidas espanholas estão entre as menos vibrantes da Europa. Nem pensem em encontrar por aqui as plateias de Barcelona ou Real Madrid. Vamos com o clássico de Sevilla: Sevilla-Betis.

30 comentários:

Anônimo disse...

Só uma sugestão, vc poderia fazer um post desta série "a contrario sensu", por exemplo pegar todas as irregularidades deste último dérbi (desde a escolha do árbitra). Porque algumas coisas só acontecem aqui, neste "País do futebol".

Por fim, parabéns mais uma vez por essa série!

Luiz

Luigi SEP 1914 disse...

Bons vídeos, mas nenhum se compara à "fiel" torcida! Eles são os melhores, os maiores, os que cantam sempre, nunca deixam o time na mão e outras coisas que a imprensa inventa. Afinal quem torce pra outro time não sabe torcer, só eles sabem...
Sempre disse que gambá não presta! Deu pra perceber de uma vez por todas no jogo das barricas e isso se confirma cada vez mais.
E os amiguinhos, será que não apareceram pq devem estar com vergonha ou pq estão comemorando mais um "triunfo" do time do povo? Provavelmente a 2° opção, pois esses lixos não tem vergonha de nada...
Cuspe na cara e mijo no caixão dos que já foram pro inferno, como lidu e eduardo, é o que eles merecem!
E time do povo é o caralho! Pau no cu do povo! Pau no cu desse país de merda!
Meu time é o time de UM povo! De um povo que, se não tivesse vindo pra cá, esses índios estariam comendo com as mãos ainda e andando no mato de sunguinha de palha e folhas de arvores...

Aqui é PALMEIRAS!

Pedro Pellegrino disse...

Já viu esse vídeo: http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2011/05/loco-por-ti-torcida-do-penarol-garante-que-e-maior-do-mundo.html

jonas disse...

bela escolha dos videos... tpdos mto bons. esse da alemanha impressiona mesmo.

Anônimo disse...

http://www.meupalmeiras.com/2011/05/tira-onda-dentro-de-campo-gamba.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+NacaoPalmeiras+%28Meu+Palmeiras%29

Aí qdo falo que tem que pegar um mau-caráter desses na rua e quebrar ele no meio dizem que estou errado...

"Sempre disse que gambá não presta!
E time do povo é o caralho! Pau no cu do povo! Pau no cu desse país de merda!
Meu time é o time de UM povo! De um povo que, se não tivesse vindo pra cá, esses índios estariam comendo com as mãos ainda e andando no mato de sunguinha de palha e folhas de arvores..."

Temos nossas divergências no calcio Luigi, mas me permita dizer que vc foi perfeito em seu comentário. Concordo 100% com vc.

Vou repetir mais uma vez, precisa parar com essa estupidez de que gambás são rivais e bambis são inimigos. OS DOIS SÃO INIMIGOS. Gambás são tão inimigos qto bambis. INIMIGOS. E nenhum jogo das barricas (outra estupidez) com esses favelados sujos mudará isso. INIMIGOS! Gambambis nascem bandidos morrem bandidos. Está no DNA dessa ralé imunda.

Rafael disse...

Belo post, já tava sentindo falta da torcida do Borussia, que tem a melhor média de público na BundesLiga. E não é público composto de "platéia" que nem num Old Trafford, por exemplo, é composto por torcedores de verdade.
À propósito, esse é o estádio que inspirou a idéia das cadeiras retráteis da Arena Palestra, não é?

Um off-topic rápido que não comentei nos posts do jogo contra o gambá: O uniforme fica muito melhor com camisa verde, calças e meias BRANCAS.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marcel MV disse...

Ae Barneschi, lembra do que falamos no domingo sobre o Eurico? Da uma olhada em um trecho da entrevista do Gladiador:

"Às vezes dá vontade de tomar a mesma atitude, só que aí você vai ser esculachado, muita gente vai criticar. Se eu fosse presidente invadiria o campo, o Eurico (Miranda, ex-presidente do Vasco) fazia isso. Eu seria assim. É difícil ver o que aconteceu e ficar calado" - desabafou.

Segue o link: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2011/05/em-desabafo-kleber-dispara-contra-paulo-cesar-riu-na-nossa-cara.html

Abs

Anônimo disse...

Barneschi,

Lembro do texto Guia Alternativo para Argentina.

Pq vc não faz mini guias das cidades brasileiras que visita para acompanhar o Palmeiras dando dicas etc.
Seria outra série bem legal.

Abs

Luigi SEP 1914 disse...

A cena do gambazinho imitando a contusão do Mago demonstra todo o carater desse povo imundo e podre.
Mas esse mesmo gambazinho esqueceu que durante o jogo ele se abaixou e pediu substituição, como se estivesse contundido. De duas uma: ou se machucou mesmo(aí mostra cada vez mais o quanto são sujos) ou pipocou e pediu pra sair(o mais provável)...
O mundo dá voltas, gambá!

Cuspe na cara e mijo no caixão dos que já se foram...

E quero deixar registrada a minha felicidade vendo que o dono do blog, finalmente, percebeu que gambá é tão sujo, se não for mais, quanto bambi... Amizade com eles, NUNCA!

Aqui é PALMEIRAS!

Leonardo disse...

Um dos melhores capítulos da série.

Muito bom.

Rafael disse...

Aí Marcel, lembrei da mesma coisa com essa entrevista. O Kleber é daqueles caras que não dá boi, se precisar mete as caras mesmo. Tá faltando muita gente assim pro futebol.

Rodrigo Barneschi disse...

Caro anônimo,

A ideia é boa sim. Vou pensar em algo nessa linha. O único problema é arrumar tempo para isso.

Abraços

***

Sobre Eurico Miranda: teremos um post em breve.

Luan disse...

Sensacional o vídeo da torcida do Sevilla!

AVANTI PALESTRA! TEMOS MAIS UMA BATALHA HOJE!

Anônimo disse...

Parabens pelo ótimo post mais uma vez....

Poderia fazer um da "grande torcida independente", né!! hahahahaaha

Sempre que vejo jogos na tv da bixarada eu fico com vergonha por eles...hahahahahaha..ridículo...acho que nao existe nada pior...

PorcoCareca.

Anônimo disse...

Um belo post, como todos os outros dessa série "o país do futebol".
Você deveria fazer um documentário com esse extenso e completo trabalho feito por você!
Muito legal!

Lu disse...

Não precisa de muitos comentários.
Enquanto os gambás ganham o deles... http://esportes.terra.com.br/futebol/brasil2014/noticias/0,,OI5112769-EI10545,00-Estadio+Maracana+sera+cedido+a+iniciativa+privada.html

Luan disse...

Daqui a pouco o Alviverde surge imponente no gramado em que a luta o aguarda
sabendo bem o que vem pela frente, e a dureza do prélio não tardará, e o Palmeiras no ardor da partida, transformará a lealdade em padrão, saberá levar de vencido e mostrar que de fato é campeão.
Nossa defesa ninguém passará
A linha atacante será de raça
E a torcida irá cantar e vibrar
por nosso Alviverde inteiro
que sabe ser brasileiro
ostentando a sua fibra!

AVANTI PALESTRA! AMORE MIO!

Anônimo disse...

http://tinyurl.com/3bqxj8n

rivaldo disse...

Quero só ver a galera começar a meter o pau no time porque jogou mal uma partida no ano.

Essa é a hora de ir pro Pacaembu incentivar o time, mostrar que somos uma torcida única, que ama o time, que tem alma, e que não é só na hora boa que estamos juntos.

Ou somos bambis?

Vai, Palmeiras!

Anônimo disse...

Concordo com o Rivaldo ai acima. A torcida não tem que falar nada contra os jogadores, tem é que ir pra cima da diretoria. A culpa de td isso é da diretoria, eles que comamdam o futebol com essa extrema incompetência. Se tem jogador porcaria é pq eles que contrataram esses merdas pra jogar lá. Os jogadores estão na deles.

Já disse anteriormente e repito, pra começar a mudar alguma coisa internamente no Palmeiras só matando um monte desses filhos da puta que lá estão, e ameaçando o outro monte que sobrar. SÓ ASSIM! Do contrario não vai mudar nada. NUNCA!

Será que ninguém enxerga isso?! É a única solução que restou.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Tá na hora de invadir denovo o Clube e botá terror no gordo mugasmbá, tirone pau no cú, gilto avallone e toda essa corja de filho da puta...

tá na hora de botar fogo no carros desses filhos da puta...tá na hora deles tomarem prejuizo tmb...

Tá na hora da MV e TUP pararem de brigar entre si e se unirem nessa revolução...pq do jeito que tá vamos para o buraco denovo...e com todos os "idolos" que esse time tem..

Bruno

Gabriel - Cabelo disse...

Na boa, chegou a hora de nos unirmos e apoiar o time de alguma forma.

Há anos protestamos (até enterro fizemos) e nada muda. A situação financeira do clube é muito delicada e mandar gente embora, bater em seja lá quem for, só vai piorar as coisas. O que nos resta é nossa paixão pelo Palestra, e pelo menos a minha só aumenta a cada dia, independente de resultados.

Abandonar o time agora é a última coisa que devemos fazer, caso contrário este poderá ser mais um catastrófico.

Quarta estou lá.

Abs

Anônimo disse...

eu estarei lá sim na quarta feira..

com certeza estarei lá e ainda acredito nos 8x1 Palmeiras (com eles abrindo o placar)...

Mas nao acho que só isso nos resta não...Esses protestos de "enterrar" nao sei quem..faixa pra nao sei quem...pixar o muro do palestra é pouco..

Nao to falando dos jogadores não..pq tirando ontem ele vinham fazendo um bom ano...

to falando de quem manda lá dentro há 30 anos e nos apequena cada vez mais..tem que jogar pedra nesses caras..bater até não sentir mais a mao..

Quem for ao pacaembu deverá ir pra incetivar..mas nao me venham cantando aquela musica ridiculo de time sem vergonha...já cansei disso..

o buraco tem que ser mais embiaxo...tem que apavorar essa diretoria/conselho de merda...

bruno

Anônimo disse...

sinceramente.....o que ocorreu ontem no 5º e 6º gol foi vergonhoso.....achei que entregaram legal, viu...mas nao dá pra entender.,,,foi foda!!!
pelo menos a vergonha humilhante nao foi no Pacaembu,.....
Porco Careca

Anônimo disse...

Porco careca,

era nitido que o time não estava bem..depois que o Joao Vitor não dominou um lançamento do M. Assunção dentro da area (bateu na canela dele) o time se perdeu e aí ficou nitido que ninguem, absolutamente ninguem tava jogando nada.

Eu acredito que o time estava cansado da correria de domingo (com um a menos) e como estavamos enfrentando um time com maior qualidade daquele de domingo a derrota seria inevitavel. No entanto, no quinto e sexto gol os caras ficaram olhando, o Marcos nem pulou..aí sim fiquei mto mais puto da vida..

Esse time foi aplaudido numa eliminação para nossos maiores rivais, eles não tinham o direito de tirar o pé por quaisquer motvios que possa existir..

Falta de tesão é sacanagem...

o Coritiba é um bom time, mas nada demais...nao tem motivo para tomar de 6 num jogo desse...

e quem sofre somos nós...

por isso que defendo uma atitude mais energica das torcidas organizadas...

Bruno

Rafael Kuvasney Marcolin disse...

Barneschi, permita-me sanar uma dúvida extremamente inocente. Acompanhei o Palmeiras dos 13 aos 19 anos fervorosamente. Não ia em todos os jogos, pois sou de Santo André e vc bem sabe que os horários não são amigos de um moleque de 14 anos. Fiquei 7 anos longe de estádios, por sentir que por mais que eu me esforçasse para ir ao estádio, mas difícil ficava (quando os preços foram de R$10 para R$20, aquilo acabou com minhas possibilidades). Hoje, aos 27, voltei a frequentar o cimento há 1 ano, pois agora, trabalhando, tenho melhores condições de ir e vir. Nesse tempo que fiquei longe dos estádios, notei que uma coisa não mudou: a torcida que canta e vibra, canta e vibra sozinha. Na época, sempre ia aos estádios e notava que TUP e Mancha se odiavam profundamente, algo como Gambás e nós. O que uma cantava, a outra não cantava e com isso tinhamos um estádio moribundo, com apenas alguns cantando e outros apenas assistindo. E parece que a coisa continua caminhando nesse ritmo. Exceto pelo nosso maravilhoso hino e pelos momentos pós-ataque/lançe de gol, não há uma harmonia entre os torcedores. Eu mesmo, não grito nada relacionado à Mancha ou à TUP, pois nao faço parte de nenhuma delas. Pelo que percebo, a diferença entre as ideologias atrapalha uma possível aproximação, então, será que a melhor forma de resolver isso não seria mudando a entonação de nossos gritos para algo apenas relacionado ao Palmeiras, já que todos que ali estão, lá estão para isso? Nossa média de torcida, infelizmente, já não é mais a mesma de 15 anos atrás, então, acho que é hora de pensar em uma forma diferente de fazer barulho.

Grande abraço e me perdoe pela ignorância, como disse, sou apenas torcedor, não faço parte e organizadas.