30 maio 2011

O país do futebol? (18)

O capítulo 18 será todo dedicado a hinos. De países, de times, até de outras épocas. É um jeito bem fácil de humilhar os pobres coitados que dizem ser o Brasil o país do futebol. Nem é preciso ir até lugares como Chipre, Guatemala ou Finlândia. Basta mostrar países em que existe compromisso cívico, identidade nacional e respeito às tradições. E, para isso, vamos de Italia, Inglaterra e Escócia. Vai ser um capítulo diferente de todos os demais, e eu ouso dizer que é o melhor entre todos os já publicados por aqui.

Vídeo 1: Sem entrar em discussões mais profundas, peço aos senhores apenas que puxem pela memória a visão de jogadores brasileiros perfilados antes de um jogo de Copa do Mundo. Começa o hino nacional (um belo hino, diga-se!) e... E nada; vagabundo não sabe a letra. Quando sabe, canta de maneira displicente. O mesmo se aplica ao "torcedor". Em contrapartida, vamos à pátria-mãe, a Italia. Semifinal da Copa de 2006, Italia x Alemanha, na Alemanha. Eis aqui:


Vídeo 2: Estes mesmos jogadores voltaram para casa com a taça e foram comemorar no Circo Massimo, em Roma. Aí deu nisto:


Vídeo 3: Eurocopa/2008. O Inno di Mameli cantado pela torcida.


Vídeo 4: "You´ll never walk alone". Não é uma simples música de torcida; é um hino. A bem da verdade, vale conferir o verbete da Wikipedia para entender toda a história. Muitas são as torcidas que entoam esta música para receber seus times, mas nenhuma tem tanta propriedade para isso como a do Liverpool FC. E, vá lá, a do Celtic. Daí que os dois times se enfrentaram em 2003 e protagonizaram este momento:


Vídeo 5: Um solo do Liverpool, contra o Arsenal:


Vídeo 6: Um solo do Celtic, na guerra contra o Rangers:

Imaginem a sensação de um jogador que, ao entrar em campo, escuta isso de um estádio tomado. Mais ainda se for em uma guerra como é o clássico escocês entre Celtic e Glasgow - e então digo aos senhores que, na hora certa, vou dedicar um capítulo só a isso.

"You'll never walk alone", a letra:

"When you walk through a storm
Hold your head up high
And don't be afraid of the dark
At the end of the storm
There's a golden star (sky)
And the sweet silver song of a lark

Walk on...
Through the rain...
Walk on...
Through the rain
Walk through the wind
And your dreams be tossed and blown...

Walk on... (walk on)
Walk on... (walk on)
With hope (with hope)
In your heart...
And you'll never walk alone
You'll never walk alone
Alone..."

Vídeo 7: Voltamos a Liverpool. Porque temos uma outra música de lá que merece espaço. Não chega a ser um hino, mas é algo tão forte que merece ser tratado como tal. As imagens abaixo têm um vigor indescritível, e retratam uma época mágica para a cidade de Liverpool e para todo o mundo. O futebol inglês pulsava como nunca, décadas antes de o domesticarem como um exemplo para o mundo.

O balanço da torcida atrás do repórter parece uma dança, mas não é. É apenas e tão somente o movimento de uma multidão que não cabia ali, muito antes de o futebol inglês vender sua alma. Malditas cadeiras numeradas, maldita Fifa, maldito futebol moderno!

Vídeo 8: 1970, Liverpool, Anfield Road. Mais um pouco de "You´ll never walk alone". Clássico entre Liverpool e Everton. Mais do que o hino, o que impressiona é a multidão comemorando gol sem ter espaço para tanto. Isso é futebol!


Vídeo 9: Começamos pela Italia e vamos terminar por lá. Vídeo da torcida da Roma cantando o hino do time no Stadio Olimpico.


Vídeo 10: De Roma, descemos um pouco em direção ao sul e paramos em Napoli, a capital do sul da Italia. Mais um belo hino, desta vez entoado pelos napolitanos em um San Paolo repleto. Com os senhores, a canção napolitana "'O Surdato 'Nnammurato".

***

Agradecimentos da semana: Felipe Giocondo, Gabriel Manetta, Luigi Pacifico, Rafael Pereira e Roberto Bovino. Obrigado!

22 comentários:

Pedro Pellegrino disse...

A torcida do Liverpool cantando Beatles foi muito loko!

Anônimo disse...

Parabéns pela divulgação destes e outros vídeos maravilhosos de torcidas em manifestações originais, lindas e de extremo amor ao seu clube.

Assistindo todas as séries de vídeos, cada vez mais me convenço do quanto nossa Torcida, especialmente aquela responsável por ser a líder em reger o Estádio, está parada no tempo entoando sempre os mesmos cânticos de décadas passadas, exaltado em primeiro lugar "o Porco" e "a Mancha e suas façanhas", ao invés de enaltecer as conquistas e valores do "Palmeiras". Além disso, acho que somos a única torcida do mundo que não consegue cantar um único cântico em total união na arquibancada.

Seria legal enviar estes vídeos para as nossas Torcidas uniformizadas refletir e quem sabe ter uma nova inspiração para sairmos da mesmice de anos e anos na arquibancada.

Pedro Pellegrino disse...

Mostrei pro meu pai os vídeos da Itália, ele ficou emocionado.

Daniel disse...

um video melhor q o outro.... q captyulo espetacular barneschi.... demais, demais

Anônimo disse...

falando em hino e futebol, tem uma banda argentina chamada CALZONES ROTOS que tem algumas letras de futebol e tambem gravaram o hino nacional deles. é bem legal: http://www.youtube.com/watch?v=pf9ozZElWqQ

em estádio, a melhor cantoria de hino que eu vi foi no grêmio x santos pela semi-final da libertadores. o estádio inteiro cantou e foi incrível, mas era o hino gaúcho

abraço!

gabriel uchida
fototorcida.com.br

Bruno Pereira disse...

Sem sombra de dúvidas a melhor série de posts que eu já v. E esse, com toda certeza, foi o melhor da série. Simplesmente épico!

Luiz disse...

No Brasil só dois times cantam o hino habitualmente, Palmeiras e atl. mg.

Anônimo disse...

Vafancullo interista bastardo. Napoli è l'anima dello stivale. Lazarento ForzaVerde.

Casselli o Carcamano.

Avanti Palestra, fino alla morte.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

De arrepiar hein.....E a música You'll never walk alone" cantada pelo Johnny Cash tb é muito boa!

Aê Forza, vc já ouviu o programa do Palmeiras na radio imprensa às segundas? Não acho o melhor canal de todos, mas me agrada bastante ter uma hora p/ ouvir Palmeirenses falando exclusivamente do nosso time....Hj em dia tá cada vez mais difícil acharmos espaço em que os "jornalistas" respeitem o Palestra!

Abs,
Porco Careca.

Anônimo disse...

De arrepiar hein.....E a música You'll never walk alone" cantada pelo Johnny Cash tb é muito boa!

Aê Forza, vc já ouviu o programa do Palmeiras na radio imprensa às segundas? Não acho o melhor canal de todos, mas me agrada bastante ter uma hora p/ ouvir Palmeirenses falando exclusivamente do nosso time....Hj em dia tá cada vez mais difícil acharmos espaço em que os "jornalistas" respeitem o Palestra!

Abs,
Porco Careca.

Rafael disse...

Gattuso cantando com o coração.

Lembro-me de ter reparado na última Copa que o jogador que mais chegou perto (não muito, talvez... não lembro bem, agora) dos jogadores italianos ao cantar o hino foi o Felipe Melo.

Abraço.

vitor disse...

esse capitulo foi o melhor msm.

mto bom YNWA com o liverpool e celtic.

sensacional as imagens do the kop.

e a torcida da Roma é a melhor na itália, sem clubismo. qm discordar não manja nd.

ivan laercio gomes disse...

E voce dono do blog continua sem argumentos sobre a minha contestação hein....que futil

Luiz disse...

Esse vídeo do Liverpool faz a gente ter uma ideia do que representou The Beatles. É uma manifestação popular, espontânea e, acima de tudo, impressionante!

Agora, já imaginou cantarmos no estádio alguma música do Luan Santana?

Emerson disse...

Um dos melhores posts! Já tinha visto, a comemoração '06 no Circo Massimo é digna de filme, fantástica.

Parabéns major!

Abraços.

Gabriel Manetta Marquezin disse...

aproveitando o post de hinos...

Final da Coppa Italia, em Roma

Inter x Palermo

http://www.youtube.com/watch?v=Fwwk_nxYsN4&feature=player_embedded#at=19

rosaneri no metro da Capital

http://www.youtube.com/watch?v=eUxnlKchh_Y&feature=related

pra quem viu o jogo viu que nas tribunas laterais, a torcida rosanera era NO MÍNIMO igual a da Inter...

vejam só o fanatismo, a torcida do Palermo é absolutamente restrita a ilha da Sicilia, e ainda divide a mesma com os torcedores do inimigo Catania... o jogo era em Roma, contra o atual time mais badalado da Italia....seria como se o América Mineiro fosse disputar uma final de Copa do Brasil contra o SPFW no Maracanã, e tivesse dividido o estádio de igual para igual, algo que sabemos que NUNCA veríamos aqui....vale lembrar que a torcida do Paler precisou pegar BALSA e trêm até Roma, ou avião!!!

uma pena a Coccarda ter ficado com a Inter...os palermitanos mereciam essa, mas mesmo assim o time saiu ovacionado do Olimpico, com alguns jogadores saindo até de cueca....

Luigi SEP 1914 - NAPOLI disse...

Não sei qual é a melhor ou a pior, mas acho dificil alguma outra torcida na Italia colocar 60.000 DE MÉDIA na Série C como a torcida do NAPOLI fez...

Orgoglio Partenopeo!
NAPOLI: Sempre, Comunque e Dovunque

ivan l. gomes disse...

Ja que o dono do blog não me responde a minha questão, que tal ele falar sobre o que mustafa contursi faz no time pelo qual voce torce hein!!!!!!!
coisa boa é que não é

Gabriel Manetta Marquezin disse...

Luigi

sem dúvida a torcida do Napoli é a mais fiel (odeio ter que usar esse termo)

outras torcidas que sempre estão ao lado do time independente de estar ou não brigando por UCl... o time ao meu ver: Fiorentina, Livorno, Atalanta, Brescia, Sampdoria, Genoa, Torino, Bari, Lecce e Roma...

fora aquelas beeem pequenas como Barletta, Cavese.... procure os vídeos destas duas torcidas, são ótimos!

em especial este aqui, torcida da Cavese in trasferta

http://www.youtube.com/watch?v=Nt60X3_ZEwQ

Raoni Leal disse...

Em questão de hino brasileiro, os brasileiros nem sabem cantar o hino do pais, e ngm canta mesmo...essa seleção vendida com aquele crápula de DONO, isso nao ajuda mtu em ter orgulho da seleção

enfim, hino do clube, creio que nós somos os que cantamos mais e que temos o melhor hino desse pais

mas esse YNWA é monstruoso, se bem que mtu parado xD

Mais outro grande post dessa grande sessão que é "O país do futebol?"

Abraço!

Anônimo disse...

I hardly drop responses, however after browsing through a great
deal of comments on "O pa�s do futebol? (18)". I do have a few questions for you if you do not mind.
Could it be simply me or does it seem like a few of these remarks appear as if
they are written by brain dead visitors? :-P And,
if you are writing on additional places, I'd like to keep up with you. Would you post a list of the complete urls of your shared pages like your twitter feed, Facebook page or linkedin profile?

My page Natural Cleanse Reviews