06 junho 2011

O país do futebol? (19)

Este capítulo traz um compilado de bons vídeos de ultras europeus, todos de fora dos grandes centros: Grécia, Áustria e Bulgária. E aí aproveito para lembrar aos visitantes que todos os 18 capítulos anteriores desta série estão disponíveis aí na barra lateral do lado direito ou então neste link.

Vídeo 1: As torcidas da Grécia, todos sabemos, estão entre as melhores da Europa. Mas a atenção fica normalmente restrita aos times de Atenas: Panathinaikos, Olympiakos e AEK. Vamos sair de lá e seguir para Tessalônica, a segunda maior cidade do país. É lá que fica o Aris FC, com ultras que não ficam muito atrás daqueles da capital. Vejam, por exemplo, o espetacular recebimento da torcida local em um amistoso disputado contra o Boca Juniors, em 2009:


Vídeo 2: Não é à toa que eles costumam chamar o estádio deles de La Bombonera da Europa. Mais um pouco:


Vídeo 3: Esses caras do Aris são mesmo fora do comum. Vale mais um vídeo, agora com uma pegada mais profissional:


Vídeo 4: Viena, a capital austríaca, é uma das cidades mais limpas, organizadas e educadas da Europa. Repleta de museus, parques e largas avenidas, tem também um forte movimento de ultras. Destaque aqui para a torcida do Rapid Wien:


Vídeo 5: O Rapid Wien perdeu recentemente o clássico vienense para o rival Austria Wien. A torcida do Rapid, em maior número, não digeriu bem os 2 a 0, invadiu o campo e deu por encerrado o duelo:


Vídeo 6: A primeira aparição das torcidas búlgaras vem com o CSKA Sofia, um dos grandes da capital. Jogo em casa, foco na curva:


Vídeo 7: Esses caras da Bulgária são incendiários:


Vídeo 8: Grande trilha sonora para mostrar os ultras do CSKA Sofia desafiando os coxinhas. Vai pra baixo o alambrado e a força policial não consegue chegar perto dos caras:


Vídeo 9: O inimigo do CSKA no dérbi de Sofia é o Levksi Sofia. Agora, imagens da torcida do Levski antes do clássico búlgaro:


###

Créditos desta semana: Luiz Romani e Ricardo del Sole.

5 comentários:

Anônimo disse...

Cara, põe logo um fim nesta série "o País Do Futebol?" é deprimente ver os que os caras podem fazer pelo mundo afora, em comparação com o que nos é permitido fazer no Brasil, chega, é humilhação demais.
Abraço
Michel

Anônimo disse...

essa torcida da grecia eh uma das melhores q vc ja botou no blog....

Rodrigo Barneschi disse...

Aproveitando as torcidas da Bulgária aí, vale dizer que ontem o Mauro Cezar Pereira divulgou um link com imagens e vídeos de torcidas da 3ª divisão local: http://bit.ly/mEKPsV

Anônimo disse...

Realmente o Brasil não é o país do futebol.
Um exemplo disso é a palhaçada do jogo do Brasil hoje...ingresso mais barato por 150, a grande maioria irá para patrocinadores, sendo que serão distribuídos aos "clientes", muitos deles sequer pisaram em um estádio de futebol. O futebol virou negócio! Palhaçada motivada pela Globo!"
Todas as torcidas deveriam acabar com a globo, danificar equipamentos, carros, xingar no estádio...

Rodrigo Barneschi disse...

É, eu defendo isso também. Mas por aqui nego vai ao estádio e leva placa de "Filma eu, Globo". Babacas!