23 maio 2011

O país do futebol? (17)

Não me canso de enaltecer o povo do Uruguay. Primeiro campeão do mundo, é um país que precisa de menos de 4 milhões de habitantes para humilhar o Brasil em amor pelo futebol! O capítulo 17 da série "O país do futebol?" volta a Montevideo (que já apareceu aqui nas edições 5 e 7) para mostrar a hinchada do grande Peñarol. De resto, uma edição toda dedicada à América Latina. Além do Uruguay, vamos de Chile, Equador, Guatemala e Honduras.

Vídeo 1: A hinchada do Peñarol exibe, em duelo histórico contra o argentino Independiente, a maior bandeira do mundo. Um espetáculo:


Vídeo 2: Quem diria que um dia teríamos por aqui um material produzido pela maldita Rede Globo? Acontece que foi uma bela matéria do Sportv, com texto do grande Eduardo Galeano, sobre a hinchada carbonera. Nenhum outro time merece tanto ficar com o título da Libertadores deste ano. Aguante Peñarol!


Vídeo 3: Chile! Grande recebimento da hinchada do Colo-Colo, a Garra Blanca, para seu time. O cenário fica ainda melhor neste fantástico estádio Nacional de Santiago.


Vídeo 4: Universidad de Chile. Um "mosaico de sinalizadores":


Vídeo 5: Mais um de La U:


Vídeo 6: Guayaquil não é a capital do Equador, mas é a cidade mais populosa e mais importante em termos econômicos. Há dois grandes clubes por lá, o Emelec e o Barcelona. Vamos começar pelo Emelec. Abaixo, imagens da festa da torcida azul em uma partida contra a LDU de Quito.


Vídeo 7: Antes mesmo de a LDU aparecer com força no cenário sul-americano, o Equador já teve um time perto de conquistar a Libertadores. O Barcelona de Guayaquil chegou às decisões de 1990 e 1998 (e perdeu, respectivamente, para Olimpia e Vasco). Espaço para o time que tem a maior hinchada do Equador, capaz de festas como esta abaixo, no belíssimo estádio Monumental de Guayaquil.


Vídeo 8: Do Equador para a Guatemala. Vamos de Xelajú, clube da cidade de nome quase impronunciável: Quetzaltenango. Por tudo o que eu pesquisei, é a melhor hinchada do país, bem acima das torcidas de Comunicaciones e Municipal, os dois clubes da capital. Tá aqui o recebimento dos caras para o time:


Vídeo 9: Honduras, senhores. Vamos começar não pela capital, mas sim por uma cidade menor, San Pedro de Sula. É lá que fica o Real España. Foi difícil encontrar um vídeo com boa resolução, mas este abaixo mostra a inspiração dos barra bravas mesmo lá nas torcidas da América Central:


Vídeo 10: Abaixo, a caminhada dos barra bravas do Olimpia, um dos grandes da capital hondurenha, Tegucigalpa.


Vídeo 11: Este último serve para mostrar que o despreparo dos coxinhas não é exclusividade nossa. A situação pode ser até pior em um país como Honduras. Confiram:


***

_Créditos para o Rafael Pereira, que enviou os vídeos do Chile, e para o Luiz Romani, que enviou as contribuições do Equador.

_Não é demais dizer que é possível conferir todos os 16 capítulos anteriores da série "O país do futebol?" aí na barra do lado direito. Tá tudo organizado.

12 comentários:

Anônimo disse...

o PALMEIRAS nao jogou ontem??

Jonas disse...

Uruguay e Chile eu ja sabia que tiunham umas torcidas foda. fiquei surpreso com equador (que foda esse barcelona)...
ai vc botou honduras e guatwemala, pra foder de vez com o brasil

Rodrigo Barneschi disse...

Sim. Palmeiras 1-0 Botafogo. São José do Rio Preto. Gol de Kleber.

Luan disse...

Mais excelentes vídeos desta ótima série! Gosto muito do futebol Sul-Americano.

Barneschi você foi no jogo ontem?

AVANTI PALESTRA!

Danilo Cruz disse...

Fiquei surpreso mermo com essa edição! O grande U feito com sinalizadores foi demais... assim como as torcidas equatorianas (das quais pouco sabia). O giro pela América Latina, sem passear pelas gramas argentinas foi realmente dignas de países do futebol!

Avanti, Forza Palestra!

Rodrigo Barneschi disse...

Luan,

Não fui pra Rio Preto ontem. Por isso não teve post do jogo.

Abraços!

Anônimo disse...

vc viu o torcedor q pediu quebra de sigilo do PCO?

Bruno Pereira disse...

Encontrei um vídeo do futebol italiano, acho que serve para a série. 30 mil torcedores do Genoa saíram às ruas pro funeral da Sampdoria, que foi rebaixada no Calcio. 30 mil!

O vídeo está no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=0Pqfe3mJh2g&feature=player_embedded

Luigi SEP 1914 disse...

Todas as torcidas da América do Sul são fodas! De qualquer time, de qualquer país... Menos as do Brasil!

CHUPA samBdoria! Genova é rossoblu!
Forza NAPOLI!

E a grande cbf nos obriga a jogar no canindé pq o gordo tem que se despedir. Como se o peso dele não prejudicasse o gramado...
gambá é tudo filho da puta!

Aqui é PALMEIRAS!

BrunoBatera disse...

Eu também estou torcendo pelo Peñarol na disputa da Libertadores, apesar de que o Vélez tá jogando muito bem. Acho q o Campeão sai dessa perna da semi. E o q vc achou da contratação do Martinuccio? Eu achei sensacional. Jogador no estilo dele aqui no Palmeiras vira ídolo tranquilo. Valeu! Abraço!

Anônimo disse...

Barneschi

Você viu que a Popular do Inter entrou com a porra todo na Vila? Váris trapos, banda enorme, faixas e o caralho a quatro. Veja no www.fototorcida.com.br

Agora as TOs daqui não podem levar porra nenhuma!! FDPs!

Cadê o puto do Castilho? O Castilho tinha que passar em todas as organizadas do estado para que todos os membros de cada uma delas cagasse na cara dele. Maldito!

Eduardo Frollini disse...

Barneschi,

Como te disse quando te encontrei no "El Cilindro", estava neste jogo do Peñarol na libertaodres, onde foi inaugurada a bandeira, fique ali na Amsterdan bem embaixo do bandeirão, a torcida deles realmente é animal, cantou o jogo todo, foi fantástico.

Agora estou na torcida pelo Peñarol na libertadores.