28 março 2011

O país do futebol? (8)

Chegamos à parte 8 da série que já visitou países como Costa Rica, Sérvia, Turquia, Chipre, Áustria e Polônia, além dos óbvios Argentina, Uruguay, Inglaterra e Italia, entre outros mais. Para quem quiser, todos os links anteriores estão disponíveis aí na barra lateral, no menu "O país do futebol?". E eu nunca imaginei que isso pudesse acontecer, mas o destaque desta semana é do Japão (sim, Japão!). Para completar, Croácia e Grécia.


Vídeo 1: Eu tinha certeza absoluta que japonês não sabia torcer. Pensava que fossem todos pacíficos, daqueles que ficam sentados e só se levantam para aplaudir jogadas bonitas (até do adversário). Aí recebi a indicação de um vídeo da torcida do Urawa Red Diamonds e fui surpreendido. Poucas torcidas são tão coordenadas e efetivamente uniformizadas quanto esta aí que temos abaixo. Segundo o Junior Cabreirão, consultor informal deste blog, eles passaram a copiar as hinchadas argentinas por ocasião da passagem do Boca por lá, em 2000. Está dando resultado:

Vídeo 2: Observem que os sujeitos copiaram até mesmo a figura do Che Guevara na bandeira, elemento bastante comum entre as torcidas sul-americanas (peço que desconsiderem a alienação presente na manifestação de certas sub-raças aqui do Brasil):


Vídeo 3: Mosaico impressionante da torcida do Urawa. Notem que os torcedores conseguem manter todas as peças no lugar por pelo menos três minutos. Muito bem feito.


Vídeo 4: Já estava mais do que na hora de trazer para os leitores um dos vídeos da série "The real football factories". São documentários de uma produtora inglesa sobre as principais/mais violentas/mais fanáticas torcidas do mundo. A Mancha já teve o seu capítulo, mas vamos começar pelos Bad Blue Boys, do Dinamo Zagreb. Zagreb, é bom que se diga, é a capital da Croácia, mais um daqueles tantos países do que antes já foi a Iugoslávia. O vídeo abaixo é um pouco extenso e às vezes perde o ritmo, mas é um material essencial para quem deseja entender as torcidas pelo mundo e, neste caso específico, os componentes políticos e históricos por trás das rivalidades locais:


Vídeo 5: Ainda o Dinamo Zagreb. Este é quase um trailer institucional, e eu entendo que merece ser publicado por trazer todos os principais ideais dos Bad Blue Boys. Gostei especialmente do tom patriótico e da assinatura "Making hell on stadium since 1986".


Vídeo 6: Vamos para a Grécia. É a vez do Panathinaikos. Observem com especial atenção a bandeira dos ultras com uma bola de capotão em destaque.


Vídeo 7: Mais um da Gate 13, do Panathinaikos:

***

Agradecimentos da semana: Raoni Leal, Vitor Birer e Caio Filardi. Só com os vídeos enviados por leitores do blog, ainda tenho mais umas quatro ou cinco edições bem encaminhadas. Mas aguardo novas sugestões, porque esta série não deve terminar assim tão cedo.

13 comentários:

Anônimo disse...

eu tambem recentemente me surpreendi pelo material que encontrei das torcidas japonesas. realmente tem sua qualidade. já os famosos gate13 dispensam comentários, sem dúvidas é um dos melhores grupos do mundo. o football factories tambem é ótimo. esse danny dyer tem muita coisa sobre futebol, inclusive um filme pouco conhecido chamado 'lua de mel atrapalhada' que tem um argumento genial mas deve ter sido inteiramente feito por estagiarios haha. abraço!

gabriel uchida
fototorcida.com.br

Danilo disse...

porra o japao tem uma torcida dssas????? e esse da grecia eh ducaralhoi

Anônimo disse...

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2011/03/torcedores-colombianos-levam-caixao-com-corpo-dentro-para-estadio.html

Clovis disse...

A torcida do Urawa lembra muito a do São Paulo.

Anônimo disse...

Véio, muito loco os caras com o morto no estádio... doidera pura


Casselli o Carcamano

Luan disse...

Barneschi que bom que esta ótima série não vai terminar tão cedo.

E já que nos post passado alguns sodomitas estavam enchendo o saco e falando sobre a cadela no cio, vou deixar aqui o que um ÍDOLO de verdade faz. Achei no 3vv.com.br :

"Depois de assumir a liderança o time palmeirense curtiu a folga de domingo e segunda-feira.

Nosso informante nos conta essa. No meio dessa calma toda, no domingo, "São Marcos" tentava passar desapercebido e descansar sob uma barraca em uma praia quase vazia a caminho do litoral norte.

Um garoto palmeirense rodeava a barraca, um tanto tímido, meio sem jeito para incomodar o ídolo do Verdão. Depois de certo momento Marcos tomou a iniciativa, saiu do seu sossego e perguntou: "você quer tirar uma foto?". O garoto acenou que sim com a cabeça. Marcão foi lá e fez a alegria do moleque.

São nos detalhes... nos detalhes que a gente identifica os ídolos."

E ainda tem "gente" que diz que a rainha das travestis engolidoras de porra que gosta de dar o rabo é mais ídolo e melhor que o grande SÃO MARCOS.

AVANTI PALESTRA

Rodrigo Barneschi disse...

Vou tentar arrumar um vídeo desses caras da Colômbia. O melhor da história é que eles estavam proibidas de entrar no estádio. Não contentes em burlar a proibição, ainda fizeram isso aí. Sensacional!

Anônimo disse...

tem o video na porra do lance......olha ai:

http://www.lancenet.com.br/minuto/Torcedores-Cucuta-entram-caixao-estadio_0_452354824.html

impressionante !!!

abs e parabens pelo ótimo post!
Porco Careca!!

Rodrigo Barneschi disse...

Valeu, cara! O vídeo ficou só carregando durante alguns minutos, mas eu vou tentar depois novamente.
Abraços

Anônimo disse...

Nesse site tem um vídeo...

http://www.maceioagora.com.br/noticia/2011/3/29/video_torcedores_colombianos_levam_caixao_com_corpo_dentro_para_estadio

Anônimo disse...

o vídeo do site ai de cima diretamente do youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=L7z8I451Zxs


Tem esse também: http://www.youtube.com/watch?v=6pOzDWMzAcA

Por fim, acho que esse é o mais completo, vez que junta todas as imagens que eu vi, mas é da jp online:
http://www.youtube.com/watch?v=bYUaN4r1Bgc

Lu

Rodrigo Barneschi disse...

Obrigado pelo envio dos vídeos!

Raoni Leal disse...

Opa, disponha, qnd eu ver algo de novo, mandarei pra ti tbm, foda é que to mais aprendendo nessa sessão do que ensinando huahauhua

muito bom
Japão, se isso do 'Boca passou por lá e pa' for verdade, olha o que os caras são em 10 anos apenas...

é foda, o Brasil precisa mudar o jeito de torcer, nao dá, tem torcidinha aii que prefere falar que vai matar todo mundo ao inves de gritar pro time ganhar(citarei logo abaixo)

TO tem seus lados bom, mas acho(particularmente) que Barra Brava é bem melhor.

esse Real Football Factories é muito loco

e na Grécia, la os caras são monstro mesmo hein! pqp! haha

demorei pra carai pra comentar, nem tinha visto que c postou essa sessão, ja tem até outra xP

e que dure muito!
abraço!
_____________________________
Clovis disse...
"A torcida do Urawa lembra muito a do São Paulo."
_____

Fala que isso foi irônico, por favor!