11 julho 2011

O país do futebol? (26)

Quanto esta série começou, lá em fevereiro, eu sequer imaginava que ela seria uma série. Era só para ser um post diferente de tudo o que eu vinha fazendo, mas aí vieram os elogios e as indicações de outros vídeos, eu me empolguei e a coisa ganhou força. Conforme avançava com novos capítulos, estabeleci a meta de chegar pelo menos até o 25º. O objetivo foi alcançado: 163 vídeos e 41 países depois, percebo que ainda para seguir um pouco mais. A ideia é chegar ao capítulo 40, o que deve acontecer no máximo até novembro. Desta vez, uma edição não muito coerente, mas necessária para tratar de um país importante da América do Sul e para desovar algumas sugestões antigas: Argentina, Suíça, Colômbia e Italia. 

Vídeo 1: Tive a honra de participar na última semana (com mais uma exibição nesta terça, 12/07, às 17h) do "Loucos por futebol", da ESPN Brasil. Fui convidado pelo Mauro Cezar Pereira - a quem registro aqui o agradecimento - e, entre outras coisas, levei um cachecol do Club Atletico Nueva Chicago, um dos grandes pequenos de Buenos Aires. Como eu já expliquei algumas vezes, trata-se de um clube do bairro de Mataderos, no limite oeste de Buenos Aires (região dominada pelo Vélez, mas com outras importantes hinchadas). O que temos abaixo é a caminhada dos hinchas do Torito de Mataderos em comemoração ao centenário do clube, no início de julho de 2011.  

  Vídeo 2: Vamos a Stuttgart, na Alemanha, mas para acompanhar uma torcida da Suíça, a do Young Boys, de Berna. Os ultras suíços seguem para o estádio debaixo de neve e continuam apoiando o time mesmo com um frio que deixaria os estádios brasileiros às moscas - tem nego que já evita ir a campo com qualquer garoa.
 

Vídeo 3: A Colômbia só tinha aparecido aqui de maneira tímida, e nenhum dos grandes clubes do país teve ainda a devida atenção. Vamos começar então pela capital, Bogotá, mais precisamente pelo grande Millonarios. Aí vai o recebimento da torcida em um jogo dos Millos contra o SPFC:  

Vídeo 4: O outro lado do clássico de Bogotá: recebimento da torcida do Independiente Santa Fe. Os caras têm uma organizada que se chama La Guardia (como a do Racing) e dizem ter a maior bandeira do mundo (a exemplo do que acontece com Racing e Peñarol). Vale conferir também este vídeo.  

Vídeo 5: Pelo que pesquisei, as melhores hinchadas colombianas estão em Medellin - e isso explica porque é tão complicado jogar no Atanasio Girardot. O vídeo abaixo mostra a torcida do Atletico Nacional de Medellín na final da Copa Sul-Americana de 2002. O time da casa perdeu por 4 a 0 do San Lorenzo, que se sagrou campeão com um empate sem gols em Buenos Aires. Sei que a qualidade da imagem é bem abaixo do aceitável, mas gostei do clima da torcida aí e de toda a ambiente que cercou esta final:
 

Vídeo 6: Mais um pouco do Atletico Nacional, o primeiro clube colombiano a conquistar a Copa Libertadores da América (em 1989). Tem algo de muito familiar nas imagens que seguem agora:  

Vídeo 7: A especialidade dos colombianos parece ser o recebimento dos times (as "salidas"). O outro clube grande de Medellín é o Independiente. Aí vai:  

Vídeo 8: Vamos abrir espaço para o Deportivo Cali, de tão boas lembranças para todos os palestrinos. Temos aí o alento da Frente Radical Verdiblanca.  

Vídeo 9: Italia, Genova. Mosaico dos ultras da Sampdoria, em uma breve homenagem a um clube que acaba de ser rebaixado no Campeonato Italiano.  

### 

_Créditos: Gabriel Uchida (Foto Torcida) e Gabriel Manetta.

10 comentários:

Anônimo disse...

Rodrigo,

Pq ""Pula a fogueira, iá, iá/ Pula a fogueira, iô, iô..."???

Att,

Luiza

Felipe Mantoani disse...

Belo post, Barneschi!! O genuíno futebol existe por conta dos torcedores, ainda que tenha se prostituído tanto na mão dos engravatados e jornalistas imbecis... E você vem mostrando os redutos nos quais ainda existe de fato o futebol, e não essa cópia barata e fajuta que nos é vendida como esporte.

Felipe Mantoani disse...

Na verdade é o Matheus quem escreveu, e não o Felipe como está nos comentários, hehhe! Abraçoo

Luigi SEP 1914 disse...

sam B doria !!!
Hahahahaha...

Forza (N) NAPOLI

Aqui é PALMEIRAS!

Leonardo disse...

Mais um belo post, ótima série!

Leonardo disse...

Não tem a nada ver com o post, mas vocês viram isso?

'Se a seleção brasileira passar para as Quartas de Final da Copa América, o jogo acontece na próxima quarta-feira (20). Se o Brasil for derrotado em partida que acontece nesta quarta-feira, a partida entre Palmeiras x Flamengo segue mantida para domingo (17). Independentemente da data, o duelo será realizado no estádio do Pacaembu.'

Do site oficial.

Anônimo disse...

Club Atletico Nueva Chicago: Gracias por nombrarnos en nuestro centenario . Les quiero aclarar que velez no es el que lidera la zona es un club cn mucho futbol pero muy poca gente... que club atletico nueva chicago es un club que hoy en dia esta el la 3ra division de ARG cn las torcidas divididas y lleva por partido 20.000 o 15.000 personas . El lema es 5 grandes un solo gigante CANCH. Desde ya muchas gracias

Anônimo disse...

Club Atletico Nueva Chicago: Gracias por nombrarnos en nuestro centenario . Les quiero aclarar que velez no es el que lidera la zona es un club cn mucho futbol pero muy poca gente... que club atletico nueva chicago es un club que hoy en dia esta el la 3ra division de ARG cn las torcidas divididas y lleva por partido 20.000 o 15.000 personas . El lema es 5 grandes un solo gigante CANCH. Desde ya muchas gracias

Guilherme disse...

Quando estive no Nuevo Gasómetro, em 2009, foi para ver um San Lorenzo x Nueva Chicago. Frio, chuvisco, e os caras não pararam de pular e cantar nem mesmo durante o intervalo, com o time tomando de 2 a 0. O intervalo inteiro. Lindo demais.

Mario disse...

Este ano fui ao Marassi para ver Sampdoria x Lecce, apesar de ser torcedor do Genoa.
Para variar, o Doria perdeu, mas a torcida, já indignada, não parou de apoiar o jogo todo. No mesmo mês fui ver Lazio x Juve, no Olímpico, e devo dizer que os ultras da Doria são bem mais cabulosos... têm qualquer coisa de sul-americanos...
De qualquer forma, mando um vídeo demonstrando como ficou Genova após o rebaixamento. Até hoje as paredes de toda a cidade estão pixadas com enormes "B". Abraço!

http://www.youtube.com/watch?v=PDZKjDjKeII&feature=related