12 julho 2021

"Forasteiros", o livro

Forza Palestra já vai para cinco anos de merecido repouso, mas, de quando em quando, sigo escutando uma pergunta cheia de razão: “Barneschi, cadê o livro que você prometeu?”


Bom, está aqui:


























Sim, amigas e amigos, o dia 13 de julho de 2021 marca o lançamento oficial de “Forasteiros - Crônicas, vivências e reflexões de um torcedor visitante”, meu primeiro e tão sonhado livro, publicação original da Editora Grande Área. 

As leitoras e os leitores do Forza Palestra sabem o quanto o blog atuava em defesa do torcedor visitante, e este foi o tema escolhido para minha estreia como escritor. O livro chega para contar a história deste protagonista que, solenemente ignorado pela mídia esportiva, explora arquibancadas hostis só para deixar suor e lágrimas em um pedaço de concreto isolado por grades e cercado por adversários. 

“Forasteiros” é um livro sobre futebol, mas os jogadores são personagens secundários, irrelevantes até. Não há espaço para análises táticas ou técnicas, e as raras descrições do que acontece dentro de campo têm função acessória diante do que realmente me interessa: as torcidas, os embates entre rivais, as interações sociais que se estabelecem em ambientes grandiosos e outrora populares. É uma obra dedicada a caravanas de ônibus, epopeias aeroportuárias, caminhadas torcedoras de um estádio a outro, batalhas campais. 

São 32 capítulos pensados meticulosamente para espelhar minha trajetória de 1.014 jogos em quase uma centena de estádios - e também as noites maldormidas em bons hotéis ou pulgueiros miseráveis e mais os botecos, as andanças por metrópoles ou pequenas cidades, os aeroportos, as rodoviárias, tudo aquilo que faz parte da vivência de quem viaja para ver um time ir a campo por 90 minutos. 

Tem de tudo um pouco, de decisões de Libertadores a jogos esquecidos no interior paulista, de duelos aguerridos nos maiores estádios do país a experiências quase antropológicas em pequenas canchas dos subúrbios bonaerenses. De gols redentores no último minuto até derrotas acapachantes em noites invernais. Tem o Superclássico argentino, o dérbi de Avellaneda e o Clássico Paceño a 3.600 metros do nível do mar. Tem o Corinthians x Vasco do Diego Souza, o confronto entre Los Borrachos del Tablón e PM no Morumbi e mais a porradaria do Campeón del Siglo em 2017. 

Os relatos funcionam como um registro histórico e sentimental de pelo menos 45 estádios em 28 cidades, percorrendo países como Brasil, Argentina, Bolívia, Chile e Uruguay. Há homenagens a canchas tão díspares quanto Caio Martins e Mineirão, Ilha do Retiro e Prudentão, Pituaçu e Olímpico. A Argentina, vocês podem imaginar, ocupa posição de destaque, em um percurso por nove canchas da Grande Buenos Aires, de La Boca a Mataderos, de Nuñez a Sarandí, de Avellaneda a Caballito. 

Tudo tem um significado e foi pensado nos mínimos detalhes: a capa com o Cilindro de Avellaneda, o gigantesco prefácio de Luiz Antonio Simas, as fotos de Gabriel Uchida (FotoTorcida), a escolha dos títulos (do livro e dos capítulos), o projeto gráfico cheio de personalidade, as referências culturais que aparecem de quando em quando. 

Ficou bonito, se me permitem deixar a modéstia um pouco de lado. 

E demorou, eu sei. Mas “Forasteiros” chega em grande estilo, com o padrão de excelência da Grande Área, a principal editora de livros de futebol do país. Agrupadas em um único volume, as crônicas, narrativas e reflexões constituem uma despudorada declaração de amor à arquibancada, ainda mais necessária nesses tempos sombrios em que ela virou parte das nossas mais intensas fantasias. 

Espero que, com o livro em mãos, vocês, leitoras e leitores, possam se sentir transportados para cada um dos estádios que dão sentido às nossas vidas. 

À arquibancada!

-

SERVIÇO:

"Forasteiros” estará em pré-venda exclusiva na loja da Editora Grande Área a partir das 9h de 13/07/2021, terça-feira. Vai chegar ao mercado livreiro (Amazon, redes de livraria, canais de e-commerce etc.) depois de algumas semanas - e vai ter e-book também -, mas a compra direta com a editora garante condições especiais, conteúdos extras e a oportunidade de receber o livro muito antes.

Nenhum comentário: