25 outubro 2011

Renasce, Palmeiras!



23 de abril de 2003. Rebaixado alguns meses antes para a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras enfrenta o Vitória pela Copa do Brasil. É derrotado em casa por 7 a 2, naquele que foi possivelmente o maior vexame de sua história. Parte da torcida, já nos minutos finais e com a derrota mais do que consumada, deixa o estádio em protesto. O torcedor que aparece em destaque, 20 anos, vira o símbolo do fracasso: o Palmeiras estava morto.

A imagem acima foi retirada de um vídeo no YouTube, mas também estampou no dia seguinte as páginas de alguns dos principais jornais de esportes - foi assim com o Diário de S.Paulo, por exemplo.

24 de outubro de 2011. Passaram-se oito anos e meio e aquele torcedor (que ficou conhecido à época pelo apelido de "Defuntinho") tem agora 28 anos. E continua na luta, como muitos de nós.


No UOL.


No iG.

A diferença entre a foto lá do alto e estas duas de agora é emblemática: porque se pouco mudou a estrutura podre da SE Palmeiras, mudou um pouco a atitude da torcida (ou de parte dela, logo aquela mais atuante). O sentimento pela instituição continua o mesmo, assim como o inimigo (os gritos de 2003 e de 2011 se assemelham ao menos em um nome); mas agora a torcida tem mais força. Acontece que muitos da arquibancada já estão lá dentro, tentando mudar aos poucos esta sujeira que é a política do Palmeiras. Acontece que resistimos a tudo e a todos - e continuamos lutando pelo amor a um clube de futebol. Até o fim. Acontece que não vamos nos cansar enquanto não retirarmos do Palmeiras o último resquício dessa velharada podre e infecta. Acontece que nosso ódio por essa gente só nos fortalece. Acontece que a "união é o que nos dá o poder de ser" (pena que a organizada se esqueceu disso). Acontece que honramos o sangue que corre em nossas veias.

Acontece que aqui é Palmeiras, seus putos! E vocês vão cair. Todos. Um a um. Mustafá, Piraci, Tirone, Frizzo, Del Nero, Gilto, Vergamini, Della Monica, Palaia, a corja limitada. Todos vocês. Pelo nosso grito. Pelo nosso sangue. Pelo nosso amor pelo Palmeiras e pelo ódio a vocês.

Vencemos uma batalha. Seguimos na guerra.

#DIRETASJAPALMEIRAS, seus putos de merda!

###

_A autoria intelectual deste post (do título à concepção) é do grande amigo Adriano Pessini. Se não fosse pela sua ideia, já na madrugada gloriosa de segunda para terça, este post nem teria existido. Obrigado a ele e a todos os amigos que colaboraram para esta noite: Teo, Beto Boi, Giocondo, Pessini, Johnson, Moacir, Barbi, Tito, Aragonez, Luiz Romani, Ulisses Romani, Luigi, Vitor, Ademir, Nespoli, Toninho e a outros tantos que eu não vou conseguir lembrar agora. Obrigado e orgulho de vocês!

Crédito da foto: Fábio Braga/Folhapress

23 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente estou em viajem e estou desolado em ñ ter participado deste momento histórico....Sinto orgulho de todos vcs e de nossa aguerrida coletividade.

Estava nesta quinta-feira a noite no Palestra vivendo o nosso maior vexame. Lembro-me bem do atacante Leandro ex-galinha fazendo gol e saíndo imitando uma galinha....logo depois Marcinho Guerreiro dá uma tesoura por trás e é expulso..... Ali eu comecei a achar que o Palmeiras estivesse morto, acabado, mas até quando existir este amor e o ódio que sai de nossos corações a Società Sportiva Palestra Italia viverá.

Avanti Palestra, fino alla morte.

Casselli

Anônimo disse...

Infelizmente estou em viajem e estou desolado em ñ ter participado deste momento histórico....Sinto orgulho de todos vcs e de nossa aguerrida coletividade.

Estava nesta quinta-feira a noite no Palestra vivendo o nosso maior vexame. Lembro-me bem do atacante Leandro ex-galinha fazendo gol e saíndo imitando uma galinha....logo depois Marcinho Guerreiro dá uma tesoura por trás e é expulso..... Ali eu comecei a achar que o Palmeiras estivesse morto, acabado, mas até quando existir este amor e o ódio que sai de nossos corações a Società Sportiva Palestra Italia viverá.

Avanti Palestra, fino alla morte.

Casselli

Anônimo disse...

Ninguem trampa nessa cambada de vagabundo. Não as organizadas vivem dos clubes, vivem da venda de produtos usando a marca do clube sem pagar royalites, vivem dos ingressos doados que são vendidos na porta do estadio, a torcida se vende ao clube por qualquer trocado que ajude no carnaval.
Querem mudar o clube fiquem sócios, ~façam alguma coisa de verdade.

Eduardo palmeirense de verdade

Roy Keane disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Roberto Kamarad disse...

Orgulho de vocês, mano. Me senti representado. Abração!

Gabriel Manetta Marquezin disse...

Barneschi, um cara que vejo sempre com você na bancada saiu em uma foto do Ig:

http://esporte.ig.com.br/futebol/reuniao-barra-golpe-de-mustafa-contursi-tirone-defende-felipao/n1597317328514.html

foto 4

espero que o protesto continue, deu pra ver que muita gente queria ter ido mas não pôde, se continuar movimento só vai aumentar e ganhar força.

abs!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
@frasespalmeiras disse...

Não estou querendo defender, mas acho que as Organizadas não quiseram se pronunciar, pra caso der merda, sobrasse para elas.

Estavam muitos membros de organizada no protesto de ontem. Eles ajudaram a puxar os gritos.

E, como eu estava falando com um dor organizadores, ontem foi o primeiro passo e a cada dia vamos crescer mais. Com o tempo, as organizadas e TODOS vão se unir e farão com que nosso exército de guerreiros creça cada vez mais.

Além do mais, quando a Mancha fez o protesto - janeiro de 2011 - em pró Diretas, ninguém foi ajudá-la. Pelo menos sabemos que todos tem o mesmo desejo. Não tenho dúvidas que as forças que movem a SEP irão se unir!

___________________
Legal saber que tem gambá que acessa o blog. Haha

Natanael disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Geraldo Baista disse...

Muito orgulho mas muito orgulho mesmo, me senti muito representado acompanhei td pela internet por morar em Vitoria ES, quem esteve lá ontem representou e muito bem esse sentimento q nunca morre no nosso peito.
Volto a dizer aqui, uma vergonha a MV nao participar, abriu uma sub-sede recentemente aqui em Vitoria até já vi uns jogos juntos deles e estava pensando em me associar mas depois do que ñ vou mais essa TO simplesmente escolheu ñ fazer parte do momento mais importante do time nos ultimos 3 anos...
O q aconteceu ontem me lembrou o q a torcida do Racing da argentina fez pelo time(quardada as devidas proporções), mas ontem a torcida mostrou pros Velhos Safados q o Palmeiras é dela e da Torcida e ñ deles...ontem eu vi o meu time começar a renascer das cinzas...
Valeu por nos representar

@batista_mv

Anônimo disse...

O "Defuntinho" era/é você?

poggio disse...

Sensacional a narrativa, assim como a noite de ontem foi o início de uma nova História para o Verdão!
A energia mandada de fora, ninguém arredou pé mesmo com a chuva,a energia estava sensacional!
Parabéns à todos Palmeirenses de bem!

Anônimo disse...

HIAUHUIAHUIAHUIAHIUAH O Barneschi era o defuntinho? iHAIAUIHAUIHAIUH

Rodrigo Barneschi disse...

Senhores,
Não era/sou eu não. A figura aí das fotos é meu irmão.
Ontem à noite, já de madrugada, o Pessini deu a ideia de juntar as duas coisas e aí ficou legal mesmo.
Obrigado a todos!

Anônimo disse...

Esse post ficou realmente do caralho! Parabéns Barney!

Venceremos!

NOITE MEMORÁVEL!!

Aragonez

Gustavo Moraes disse...

Parabéns a nós palmeirenses. Tb estive lá. Fico orgulhoso de ver tanta gente comprometida com o Palmeras. Vamos dar a volta por cima.

abraço!

Ivan disse...

Porra Gustavo! Você foi e não me avisou? Eu sai mais cedo do trampo acidentado. Dava pra ir também. kkkk

Alguém sabe dizer quantas pessoas compareceram? Ouvi 300, 400... Se for isso mesmo, é algo para se comemorar bastante. Esse pensamento logo vai tomar proporções gigantescas.
Será uma vitória do palmeirense.

Parabéns aos que foram!

FC disse...

Foram horas de tensão, ira, organização, orgulho e gratificação. Obrigado a todos que estavam lá.

Barneshi, parabéns pelas palavras e pela idealização do post (presente x passado). Nós somos o Palmeiras e vamos até o fim com nosso objetivo de colocá-lo novamente no posto mais alto do futebol brasileiro.
Nâo sei se foi proposital ou não, mas a postura e o desejo por confusão da PM realmente não mereciam nem uma letro do seu texto.

Ivan, pelas minhas contas "visuais" na hora que tinha mais gente (entre o dilúvio e pouco depois do carro de som começar a mandar bala contra a corja mustafenta) acredito que chegamos perto dos 600 palmeirenses tanto na calçada do CT como a do meio fio entre as 2 mãos da Marques.

Aragonez, foi m prazer conhecê-lo pessoalmente na caminhada pós-dilúvio de volta para Academia.

Impressionante como a torcida do Palmeiras é diferenciada. Não é pra qualquer um.

Grande abraço,
FC

Gustavo Moraes disse...

kkk Foi Mal Ivan..

Néspoli disse...

O Palmeiras pertence a nós, torcedores.

Parabéns pelo texto e parabés a todos os palmeirenses por ontem. Ficará gravado pra sempre na memória do nosso clube.

Abs

Néspoli

Anônimo disse...

Farei uma colocação. Nesta imensa lista de velhos e novos safados, canalhas, bandidos que destroem o Palmeiras dia após dia, e que merecem e devem sair de lá debaixo de porrada na cabeça e em td qto é mais lugar, NÃO podemos deixar de acrescentar a essa lista, centenas de outros safados, canalhas e bandidos da impren$inha que merecem e devem receber o mesmo tratamento, ou seja, porrada. Sem dó!

Longe de achar o camisa 10 um santo, um exemplo, mas eis a última dessa corja imunda que se auto-intitula "imparciais e sérios":

http://globoesporte.globo.com/platb/donas-do-campinho/2011/10/26/valdivia-no-foco/

"Engraçado" como um acontecimento que ocorreu a mais de 9 meses vem à tona justamente em um momento conturbado do Palmeiras onde a concentração deve ser total para evitar o risco de rebaixamento.

Conveniente não é?

E tem gente, ou melhor, tem imbecil, tem otário, tem idiota que ainda dá moral pra qq integrante que seja desse antro de bandidos cafajestes conhecido tbm como "impren$inha".

NÃO SALVA NEM UM! TODOS SÃO CANALHAS!

Sem mais.

Anônimo disse...

O Palmeiras precisa de uma nova força na arquibancada. A passividade política da MV é repugnante. Está mais do que claro que o grupo que comanda a MV só pensa em seus próprios interesses. Uma torcida que luta pelo seu clube e por sua coletividade nunca estaria fora de um protesto com esse, jamais aceitaria cambistas em sua direção. Precisamos de uma nova força nas arquibancadas que leve o símbolo do PALMEIRAS no peito, não o escudo da própria agremiação com as palavras "FUTEBOL E SAMBA".

Fernando Galuppo disse...

Grande Alviverde!!!

O Defuntinho sempre honrando a famiglia... E o senhor, sempre um minuto atrasado na história. Diria que você é o Forrest Gump às avessas.

FORZA VERDÃO
Fernando Galuppo