22 agosto 2006

O torcedor paga a conta

Nem precisamos voltar muito no tempo. Talvez até 1994 ou 1995. À época, a Rede Globo transmitia futebol apenas aos sábados (às 16h). Nada de domingo ou meio de semana. E a Copa do Brasil, vejam vocês, era exclusividade do SBT. Com uma equipe formada por Luiz Alfredo, Orlando Duarte e Luiz Ceará, os jogos aconteciam às 20h30. Batiam de frente com a então novela das 8 - que hoje começa às 9 e tanto.

O tempo passou, a TV a cabo ganhou força e a Globo resolveu importunar os torcedores com opções esdrúxulas. Transmissões na quarta e no domingo. Nasceu o fatídico horário das 21h30. Que logo virou 21h40. Mas por que não 21h45? Daí para 21h50 foi um passo. E conseguimos chegar às 22h. Eu mesmo já vi uma final de Copa Mercosul ter início às 22h05.

Quem paga a conta é o torcedor. E só ele.

É comum hoje acompanhar jogos que ultrapassam a meia-noite.

Isso para não falar em aberrações como sábado às 21h45, domingo às 19h e o irreversível sábado ou domingo às 18h10.

Aí vem o horário político e a Globo oficializa o indecente horário das 22h. Tudo para não mutilar a novela. E aí o pobre torcedor, que às vezes nem sabe se conseguirá voltar para casa depois do jogo, fica refém de folhetins.

O que eu não consigo entender agora é o tal horário das 19h30. Implantado pela extinta PSN e recentemente ressuscitado pela Fox Sports, ele ganhou força agora nesse período eleitoral. A maioria dos jogos da TV fechada no meio de semana acontecerá neste fatídico horário. Apenas um por rodada será às 20h30 - o nosso contra o Figueirense na próxima semana, por exemplo.

Alguém sabe explicar os jogos às 19h30?

Os horários sagrados do futebol (quarta e quinta às 20h30; sábado e domingo às 16h - ou 17h, no Rio) são agora as exceções.

Perdemos a batalha. Ganharam os sofás.

***

Efeito Leão, o lado B

Mal começou a ganhar e o SCCP já se depara com o lado ruim do efeito Leão. E aí, vão pagar o preço?

***

Campinas, domingo

Podemos combinar amanhã, durante o jogo no Parque, mas o fato é que eu devo ir de carro para o Moisés Lucarelli. Quero chegar bem cedo para conseguir estacionar naquele lugar de sempre.

17 comentários:

Filipe disse...

Por partes, palestrino. O lado B do Leão entrou em conflito com o lado A do Carlito... E veja, todos esses lados são constituídos por egos inflados. O preço é ser vítima disso. Para o Corintiano, infelizmente, não há solução. Teremos que apostar em Leão, mesmo com seu lado autoritário descendo o sarrafo. Para mais informações leia jornar.blogspot.com ... hehehehe.

E tem o Eduardinho, falecido. Mas quem tinha que morrer mesmo não morre, o havelange, o teixeira... O caixa dágua já era um tonelzinho insignificante. foi tarde, ainda assim.

E a Globo... os horários... deveria haver união entre os torcedores para irmos ao Procon. levará alguns anos, décadas, mas é ou isso ou uma revolução armada. Antes tarde do que nunca...

Abraço.

Craudio disse...

Peralá! Mas o argentino folgado já era pra ter vazado depois da Libertadores. Desculpa, mas não dá pra contar com um cara que mais ficou afastado por "problemas pessoais" do que jogou. Além disso, dizem as más línguas, é o Kia que está armando pra tirar o Leão de lá.

É fato que eu odeio esse maldito. Ele se equipara ao narigudo. Mas até aí, o tal cara "que ganhou o Brasileiro e dá sangue pelo time" parece estar mais preocupado com sua ida à Europa. E por quinhentos paus por mês, eu dava até minha mãe. Quero só ver o que os zica vão fazer com as camisas do Boca e da Argentina...

Quem ganhou brasileiro sozinho mesmo foi o Neto. Esse sim na raça.

Agora, sobre os horários, tá foda arranjar vontade de ir pro estádio às 18h de um domingo... Putaria...

Anônimo disse...

os caras taum de tirada mano.... 7 e meia fode tudo no trampo

Anônimo disse...

Rodrigo...

não quero defender as redes de televisão. também, SINCERAMENTE, discordo desses horários esdrúxulos, sobretudo daqueles depois das 20,30 hs. no meio de semana.

mas pergunto:

quem vai pagar para que a máquina do futebol nacional continue funcionando?

sabemos que a receita "televisão" é a maior, disparada, de um grande clube de futebol brasileiro. é um caminho sem volta.

podemos não concordar com a(s) empresa(s) de televisão, mas que são elas que pagam pelo futebol, ah, isso sim.

a bilheteria é pífia. Não é de hoje que Palestra x Strass Purpurina, um dos maiores jogos do futebol nacional, em pleno domingo 16 hs. dá 15, 20 mil torcedores, só.

Outro dia descobri que o "El Tigre" ramirez, do flamengo, recebe mais de 50 000 reais por mês! Sem contar as outras milhares de aberrações salariais que ocorrem por aí.

Se não fosse a receita da televisão, não seria possível que as equipes tivessem jogadores medianos como Tevez, Lugano, Reinaldo, nem craques como Edmundo e Marcos. Não seria possível pagá-los. Eles teriam que, logo, cair fora para as Turquias e Uzbesquistões da vida.

Só é possível pagá-los em razão dos contratos com as redes de televisão.

E, desta generalizada pobreza nacional (seja a pobreza de espírito das pessoas que afasta torcedores do estádio, seja a pobreza material em si, que também afasta os torcedores dos estádios) SALVO MELHOR JUÍZO, as redes de televisão não têm culpa. Daí a receita com venda ingressos, de camisetas, produtos licenciados, etc. cai lá embaixo. Os grandes clubes, enfim, dependem delas. Dependendo delas (das redes de televisão), devem sim, infelizmente, subjugarem-se a elas, em determinados jogos, em determinados horários, lamentavelmente.

agradeço o espaço democrático de exposição de idéias.

abraços fortes a todos,

Luiz - Uberlândia.

Anônimo disse...

Porra o que o Luiz disse é coerente, mas porra, mas que temos que nos foder !!!!
Porra coloca o jogo em horario que seja boa pras duas partes, e achu que dá pra fazer isso !!!!!
Amanha só estarei no Parque se confirmar uma carona aqui no trampo pq senaum nem rola !!!
saiu as 06h00 pego a porra da paulista abarrotada, ai quando chego na turiassu, vejo a fila fazer a curva, isso que é a fila para entrar !!!!!
Porra é muito derespeito, ultimo jogo os gambé tava mandando tirar a camisa comemorativa dos 90 anos que tem a cruz de savoia, dizendo que era da academicos !!!!!!
Porra nois só se fode, e o pior que nois gosta tanto do PALMEIRAS que pode continuar assim essa putaria que sempre estaremos lá !!!
PARECE MASOQUISMO, MAIS É AMOR !!!!


PALMEIRAS - 92 ANOS !!!!
PARABENS, EU TE AMO !!!!!

Rodrigo Barneschi disse...

Luiz,

Suas observações são pertinentes, mas nada justifica os horários atuais - e esta é a minha reclamação.

Por que "depois da novela"? Por que quarta às 19h30? Por que 18h10 de sábado ou domingo? Por que já tivemos de ir ao estádio no sábado à noite? Por que Jd. Leonor às 22h? O torcedor só se fode! É isso que incomoda.

Anônimo disse...

APESAR DA HORA E DO PRECO JA PASSEI NO PALMEIRINHA E COMPREI MEU INGRESSO MANO

VAMOS PRA CIMA DO FLUZINHO

Anônimo disse...

E ai Galera quem vai pra Campinas, vamu marca alguma coisa, e pra festa quem vai !!!!

Abraços

Zoinho !!

Anônimo disse...

7:30 é de foder!
falou tudo, Barney...

Anônimo disse...

vamo hoje palestra!!
é nóis!!
3 pontos!!!!

VIVA PALESTRA!!!!!!

Luiz - Uberlândia

Anônimo disse...

2x0 no fluzinho hj...

Filipe disse...

Palestrino,

Gostou do presente?

Os deuses do futebol ainda existem. Haverá justiça. Tarda mas não falha. O torcedor, um dia, na utopia, ainda vai ser valorizado pelo mundo que esses deuses criaram.

abraço.

Anônimo disse...

Essa história é real, sobre a Tv estar manipulando o futebol, muitos torcedores deixam de ir ao estádios por saber q em sua casa existe uma tv onde passa o jogo q quer ver. Mas tb vendo horário está totalmente errado, por conta dos jogos serem às 21:45h, correm risco.O jogo de ontem foi em um horário completamente indísponível para aqueles q saem do trabalho mais tarde( como eu), pra mim o horário certo é o das 22:30h pois, dá tempo de sair do trampo e chegar no horário do jogo.

Anônimo disse...

pra mim o horário certo é o das 11:52

Anônimo disse...

AI KARINA NA BOA MAIS VC NUNCA FOI PRO PARQUE DE BUSÃO NA VIDA NÉ ??
PÓ QUANTAS VEZES TIVEMOS QUE VOLTAR ANDANDO ATÉ A SANTA CRUZ, NAUM É PERTINHO NAUM VIU , E OLHA QUE O JOGO ERA AS 22H00.
AGORA IMAGINA QUEM MORA NOS EXTREMOS DE SÃO PAULO !!!!
ESSE HORARIO COM CERTEZA TERIA BEM MENOS GENTE, PQ TIRARIA VARIOS MULEKE DE LONGE DO ESTADIO !!!!

ABRAÇOS

ZOINHO

Rodrigo Barneschi disse...

Zoinho,
Algo me diz que ela quis dizer 20h30. Deve ter se confundido...
Abraços

Anônimo disse...

Confundi msm, esse é o horário 20H30, pois não fica muito tarde e de onde vou de ônibus e metrô leca uma hora...
Falou, beijos!!