13 setembro 2012

Ocaso

Segundo tempo, jogo definido. O camisa 45 de verde vem bater o escanteio. Perto da (pequena) torcida visitante. Ninguém é poupado dos xingamentos. Muito menos ele. Cobrança feita. Pelo chão. Bola devolvida. Outro escanteio. De novo o camisa 45. "Quem é esse cara?". Cobrança ainda mais rasteira. Bola afastada. Vergonhoso.

Enquanto assistia a isso tudo já sem conseguir reagir, apoiar ou xingar quem quer que fosse, me dei conta que não havia mais de onde tirar forças. Se passei o primeiro tempo a cantar e incentivar o bando que vestia a nossa camisa, me sinto no dever de confessar que, atônito e sem reconhecer em campo o gigante Palmeiras, assisti ao segundo tempo desabado no alto da arquibancada de São Januário, em uma triste contemplação do cenário:

Em campo, presumo que vimos todos, da arquibancada ou pela TV, o mesmo cenário de caos e desesperança. Entre as quatro linhas e a arquibancada, atrás do gol (como só acontece em São Januário), o treinador que nos levou ao título mais importante da história era ofendido sem qualquer pudor - isso é uma constatação, não um julgamento. Reagia às ofensas sem muita convicção. Caminhava a passos já irreversíveis rumo ao ocaso. Junto - para o bem e para o mal - com o clube que o tem como um ídolo.

O tremular das bandeiras da organizada contrastava com o grito que era entoado sem qualquer distinção contra todos os que estavam no gramado. Uma cena que já vimos tantas e tantas vezes, mas que pareceu ainda mais grave na noite que passou, em se tratando do que se avizinha. Acabamos de completar dois meses do título de uma Copa do Brasil que, de maneira justa, pareceu ser maior do que é.

Dois meses... Do céu ao inferno. O preço que pagamos por esse título parece ser por demais elevado. E injusto. Mas não vejo muito como evitar essa fatura...

Até domingo! Só não sei como...

###

Escrevi essas poucas e tortas linhas no ônibus mesmo, em uma viagem do Rio a SP que foi longa como nunca antes: mais que depois de perdermos o título do BR-1997, mais do que nas duas derrotas para Fluminense (0-1, aquele) e Botafogo (1-2) que simbolizam a derrocada do time de 2009, mais do que nos 2-5 para o Flamengo em 2008. Peço desculpas, portanto, se a coisa parecer por demais pessimista, mas não tem como ser diferente.

###

_Público pagante em São Januário: 1.996. Público não pagante: 1.908. Público total: 3.904. Gosto do Vasco e tudo, mas não tem como levar isso a sério...

_Querem mais números apocalípticos? Caímos em 2002 com 27 pontos em 25 jogos. Se vencermos o clássico no domingo - se! -, chegaremos a 23 pontos nos mesmos 25 jogos.

31 comentários:

felipe bianchi disse...

Desta vez, não há o que comentar.
Se não ganharmos dos gambás no domingo e emendarmos uma vitória (de 6 pts) contra o figayra, a tragédia será inevitável.

Anônimo disse...

Que público ridículo, menos de 4.000
Domingo realmente é decisivo, nao só pelos pontos, mas pelo fator psicológico tambem. Não sou de criticar jogador, mas é um absurdo alguns caras que vestem a camisa alviverde!

PALESTRA Imprensa disse...

Salve Barneschi.

Por mais difícil que pareça. Ainda da pra sair dessa situação, com algumas condições.

1 - A torcida tem que continuar apoiando, sem ameaças ou agressões. Pelo menos até o fim do campeonato.

2 - Tem jogador que não pode mais passar nem na porta do Palmeiras a partir já do jogo contra os lixos. Casos de Vinícius, L.Amaro, Wellington. E até mesmo o Bruno, mas infelizmente é tarde pra trocar o goleiro nesse momento.

3 - O time precisa manter organização dentro de campo, mesmo que tome o gol de empate ou virada como ontem, não pode virar bagunça.

4 - Precisamos de NO MÍNIMO um empate com os Gambás porque vencer vai ser difícil. Não tenha duvidas que vão vir babando pra terminar o serviço.

5 - Precisamos vencer os adversários diretos em casa. Que lutam pra não cair. E fora precisamos de no Mínimo empates.

6 - O Flamengo está louco pra ocupar nosso lugar, o Bahia é uma ilusão provisória e Náutico pode ser mais um a se esforçar pra ficar com essas vagas.

Por alguns motivos ainda acredito na virada. PORÉM estamos atrasados na reação. Precisa acontecer JÁ contra os IMUNDOS.

Abraço.

ULTRAS LAZIO 1900 disse...

Barneschi, a minha paciência com esse time acabou há muito tempo, só não enxerga quem não quer, nosso time é ridiculo do goleiro ao ponta-esquerda (exceto Barcos e Assunção) incluindo o FDP do tecnico. Sou realista, só um milagre para nos safarmos do rebaixamento. Já passou da hora de cobrar esses filhosdaputa que vestem a nossa camisa. E não me venham com a historinha de que temos que ter paciência e apoiar o time, apoiar é o caralho, mais apoio e paciência que temos dado pra esses FDPs? até quando ficaremos omissos e aceitando essa situação?????

Geraldo Baista disse...

É muito triste e lamentavel, não da pra acreditar que estou vendo esse filme novamente.
Quando caimos em 2002 foi bisonho, mas ter jogado a serie B com honra e dignidade e ver a torcida subindo junto do time foi até legal, o Palmeiras fez algo q não acontecia no futebol nacional, time grande não caia era virada de messa todo ano. Mas jogar la de novo, já é demais daqui a pouco vamos virar um time como o Coritiba q de ano em ano vai jogar na B...
Sem saber o q pensar, nunca fiquei tão desanimado com o PAlmeiras, não sei de onde tirar forzas pra ver o jogo de domingo, onde provavelmente tomaremos uma surra sem presentendes.

Porcos de Porão disse...

Atitude extrema, dar uma surra desde o goleiro até o torcedor que vai ao estádio bater foto pro postar no Facebook.

GilMackoy disse...

Infelizmente estamos em uma situaçao muito difícil mas jamais terei vergonha de vestir o manto.
Espero que os jogadores joguem o jogo de suas vidas no domingo.

RAUL disse...

AO PORCOS DE PORÃO !!! DESCULPA DAR RISADA MAS ESSA DE BATER NA TORCIDA QUE TIRA FOTO DA TORCIDA PRA POSTAR FOI ÓTIMA KKK
BRINCADEIRAS A PARTE ACHO QUE FELIPÃO NÃO TERMINA A SEMANA NO COMANDO DO TIME, E DEPENDENDO DE COMO FICAR O CLIMA ENTRE OS JOGADORES ACHO QUE AINDA É POSSÍVEL...


VERDE E BRANCO DE RAIVA disse...

AO PALESTRA IMPRENSA:

O FLAMENGO, ESTA PRAGA, ESTE MALDITO CLUBE NÃO VAI CAIR SABE POR QUE???

POR QUE O FLAMENGO VAI AI PERDER MAIS 2 OU 3 JOGUINHOS AI E DEPOIS A ARBITRAGEM FARÁ O SERVIÇO PORCO PARA ELES SE SALVAREM

OU AQUI NINGUÉM SE LEMBRA DE 2001, 2002, 2004, 2010 (CAMPANHAS HORROROSAS QUE O FLAMENGO FEZ, MAS A ARBITRAGEM, OU A GLOBO TAMBÉM, NÃO DEIXOU CAIR)

Já era ... disse...

Sinto desespero ao ver o número 100, de ontem, pegar na bola ... De 10 bolas que passam por ele, 11, morrem no pé do adversário ou na arquibancada após uma tentativa de chute a gol, (salvo as raríssimas excessões como ontem, onde o cabra conseguiu biliscar 1 tento).
Para mim, só há uma explicação, ou mesmo salvação: "Que os Maias estejam certos, caso contrário, 2013 estaremos na série B". Demorou para as organizadas tomarem conta ...

Anônimo disse...

Irmãos de sofrimento,
Depois de ontem, confesso que não consegui dormir e mal consegui levantar para ir trabalhar. A ruindade da zaga e do goleiro, que mais parece um pateta, é inacreditável! Coloca o Rafael Alemão pra jogar! Esse goleiro atual se apequena cada vez mais, e ninguém mais acredita no cara. Muda alguma coisa! Não me conformo com gente tão sem energia! Ainda dá tempo de nos salvarmos, e a isso é que devemos nos apegar. Meu coração está doendo, minha alma está dilacerada (desculpem o melodrama, mas é verdade!), o abatiamento quer tomar conta de mim. MAS AINDA HÁ ESPERANÇA! Vamos torcer domingo, contra a humilhação que os seujos gambás querem nos impor! Como alguém pode não reagir diante de tanto deboche! Vamos reunir forças do fundo da alma. Somos palestrinos! O quadro é ruim, é péssimo, mas ainda dá tempo! É preciso fazer com que essa turma desperte da letargia que toda conta de todos! Troca o técnico, troca o goleiro, troca a zaga! Mas, nós que ajudamos a fazer a grandeza do Palmeiras não podemos entrar no mesmo ritmo dessa corja que veste a camisa verde! Vamos gritar! Vamos regir! Vamos acreditar! Vamos nos apegar ao fio d eesperabça que ainda nos resta! Não podemos nos dispersar!À luta, combalidos irmãos. As batalhas nos chamam! A GUERRA AINDA NÃO ACABOU! Avanti,FORZA PALESTRA!

Unknown disse...

Barneschi,bem lembrado esse lance do escanteio q vc começou o post,também teve a furada do chileno que foi outro momento bizarro,isso mostra um time entregue,de novo não jogamos mal ontem,mas tudo conspirou contra,desde de os resultados dos outros times que beiram a zona até o nosso outrora General que hj em dia perdeu totalmente o comando de um clube que já foi muito grande

Não tem mais jeito temos que apoiar e ir até o fim com esse time,não adianta xingar ninguém,o problema é que o nosso grande adversário nesse calvário é a mulambada,vai ser osso,mas temos que ter esperança,não tem jeito.

Anônimo disse...

Se o flamengo esta na merda nos estamos abaixo dela!!tem que pegar cada jogador que veste o manto e bater! mais bater muito nesses fdp!!

Anônimo disse...

Domingo o Jorge Henrique fará gracinhas

CASSELLl disse...

Palavras do Bill na arena Barueri 1x0 para o Internacional, faltando 3 jogos para acabar o 1°turno: "Vamos cair". Dei de ombros. Sábio Bill...

Lembro-me que em 2002, cursava o 3°ano de faculdade. Fui em todos os jogos em casa. Foi a maior tragédia da minha vida. Fiquei até de DP na facu, pois, ia a todos os jogos de quinta-feira.

Caímos!

Marcos Vinicius disse...

Estou desanimado. Não consigo pensar em nada. Não consigo nem sentir raiva dos pseudo-torcedores. Frequento todos os jogos do Palestra em SP à anos. Sou extremamente radical quanto ao chamado futebol moderno e suas crias, mas ontem, depois do terceiro gol, difícil dizer, mas meio que joguei a toalha.
Acredito em uma vitória domingo, pois sou torcedor e não vivo só de sensatez... Do céu ao inferno em dois meses. Domingo, passarei pela catraca rumo a arquibancada amarela, e me posicionarei na grade nas escadas onde sempre assisto os jogos e espero sair dali com um sorriso de alívio momentâneo, para pelo menos ter uma noite 'tranquila'.

Saudações, Marcos.

César SEP disse...

VERDE E BARNCO DE RAIVA:

Lembra do q aconteceu ao cruzeiro ano passado? tava pra ser rebaixado, e alguem (BMG, Globo, sei lá) comprou aquele jogo, e o galo tomou de 6 na ultima rodada, o q evitou a queda do cruzeiro.

A mesma coisa vai acontecer com o flamerda, como vc disse: vai ser dificil o flamerda cair

E o camisa 100? perde 2 gols, e mesmo assim ele tem lugar garantido no time. Com ctz ele deve comer o felipão, pra jogar todo jogo.

e o camisa 45? LIXO. Pior q renovaram o contrato dele por mais 2 anos. Como q um jogador Q NÃO TEM FUNDAMENTO PRA BATER UM ESCANTEIO pode jogar?

Se perder domingo (o q eh bem provavel), adeus a serie A...

Abs

Ivan disse...

Concordo com o Porcos de Porão e com o Ultras Lazio. Sem paciência...
É meter a porrada nesses vagabundos e já era.

Quem acertar uma paulada no Luan ganha uma cerveja.

Sobre o Felipão é o seguinte:
Ele não quer treinar o time desde o fim de 2010. Ponto.
Ele não quis pedir demissão e nem fará isso. Ponto.
Ele insiste nas teimosias e nas cagadas irreparáveis para ver se alguém manda ele embora, que acaba sem êxito e prejudica o Palmeiras.
Até ele não sair, essa situação vai continuar. O rebaixamento infelizmente parece inevitável. Esses vagabundos não ganharão da subraça, nem do figueirense, nem da puta preta e não somarão mais nenhum ponto de possível for. Eles querem que se foda.

A solução é uma só. Bombas, gás de pimenta, pancadaria, caçadas, invasões, etc. Pelo menos teremos a consciência limpa. A torcida não se acomodou.

Anônimo disse...

Lembrei uma coisa. o Coritiba é um time de média expressão Nacional. Mas a torcida deles caiu com dignidade. Caso aconteça o pior que ao menos representemos como foi os Coxas Brancas em 2009.

Anônimo disse...

QUEBRA TUDO !

TUDO OU NADA. O COXA CAIU PRA SÉRIE - B. PELO MENOS A TORCIDA REPRESENTOU. VEJAM ( http://www.youtube.com/watch?v=DqhZYgYLGeY ) DOMINGO TEM QUE SER ASSIM. VENCER OU TERROR !!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Galera alvi-verde,
Se liga! O nome mais cotado, segundo o tal PVC, para substituir Soclari é o Leão! Aí é queda na certa! A questão passa pelo técnico, mas não é o técnico. Ou não tivemos Luxemburro, Muricy como técnicos nestes últimos tempos? A questão maior é que a diretoria é ruim demais. Reuni em torno de si a escória da escória! Vê os interesses pessoais ao invés de pensar no Palmeiras! Contrata e demite mal! Coloca o Cesar Sampaio e some! Cá entre nós, o C.Sampaio foi um monstro em campo, é dócil como pessoa, mas tem liderança efetiva? É certo que só ele dê a cara pra bater, e os verdadeiros responsáveis- Tirone e Frizzo - se omitiam. Se o técnico ainda fosse o Jorginho...quem sabe. Uni]ão é a palavra. Se barbarizar adiantasse...União! Mudança com consciência e coração! Á luta, galera!

Anônimo disse...

Para mim tem sido desgastante torcer para o Palmeiras...
E ontem percebi que esta sendo prejudicial para minha saude...
Não é normal só conseguir dormir depois da 2 da manha por causa de stress causado por uma merda de time dessas...
Minha mulher já vem me falando há alguns meses que se eu continuar assim logo terei um treco e ela não quer ser viuva...
Ontem, enquanto rolava de um lado para o outro na cama, pensei nisso e concordei com ela...
Não dá mais...
E esses seres que habitam as entranhas do Palestra não merecem esse desgaste...
Nem meu e nem de nenhum Palmeirense de verdade....
Nós, que passamos noites em claro dentro de onibus, em aeroportos e idem lugares...
Nós, que gastamos muito de nossa renda para ajudarmos e incentivarmos esse clube que tanto amamos...
Nós, que já ficamos mais de 6 horas num sol escaldante para apoiarmos estes senhores que entram em campo e muitas vezes envergonharam essa sagrada camisa...

Meu filho vai nascer em janeiro/fevereiro...
Vamos fazer ultra-som hoje e talvez saberemos se é menino ou menina...
Não tenho preferencia, sendo saudavel e perfeito esta otimo....
E será muito amado de qualquer jeito...

Por isso, o Palmeiras passará a ficar em segundo plano em minha vida...
Se meu filho ou filha vier a ser Palmeirense um dia, tomara que este time seja merecedor de sua torcida....
Porque hoje, este time, estes jogadores, este tecnico, estes diretores, enfim, toda esta corja que esta ai não merecem a camisa que vestem, a historia que defendem e a torcida que tem...

Perdoem-me pelo desabafo...
Precisava disso...

Serei Palmeirense para sempre, até a morte, felismente ou infelismente, já não sei mais...
Mas meu coração verde só voltará a bater no dia em que o "verdadeiro Palmeiras" ressurgir...
Porque este que esta ai é uma caricatura sem graça de um Palmeiras muito maior que isso....


Abraço....



Alex Amaro

Saandroo disse...

4000 mil almas penadas para um time que está em 4 lugar no campeonato? (sem falar que desses, pelo penos 600 eram da nossa torcida)Imaginem se fosse com o Palmeiras..nós estariámos tecendo comentários apocalípticos sobre nossa torcida. Mas enfim....

Sobre Felipão...sim, ontem ele cagou feio na escalação. Mas não sou a favor da sua saída até domingo.Manda-lo embora hoje não vai fazer a cambada jogar melhor no domingo. Acredito no nosso comandante. O dia D é DOMINGO CONTRA A ESCÓRIA. Não é só o clássico e a permanência na 1 divisão que está em jogo. É A HONRA DO TORCEDOR. Que Felipão saiba enxergar isso e mostrar pra cambada.

Todos ao Pacaembu

Anônimo disse...

Só mais uma coisa....

Voces falam de bater em fulano, siclano e beltrano....
Mas quem realmente precisa apanhar voces não falam...
Aquele bando de mumias da diretoria do Palmeiras...
Eles são os que mais merecem apanhar...
Por que??
Por que não apedrejam os carros deles, as casas deles?????
Eles sim são os que mais merecem apanhar........


Alex Amaro

Anônimo disse...

A diretoria é a pior de todas! Péssima, medíocre, omissa, mesquinha, burra, vergonhosa! O Felipão já fez grandes coisas pelo Palmeiras. É certo que é teimoso e insiste am alguns atletas horríveis, mas tem caráter! Dá a cara para bater! Os jogadores são o que são. Jabuti não sobe na árvore sòzinho: alguém o coloca lá! Mas, alguns até lutam, outros são taõ limitados que dá até vergonha alheia! Mas, e a Diretoria o que faz! Se omite, se engalfinha em brigas políticas que enfraquecem o Palmeiras, não se faz respeitar nos bastidores, deixa o time ser vilmente roubado e não se move! Não esqueçam amigos, não que sirva de consolo ou justificativa, mas se tivéssemos pelo menos os 6 pontos mais escandalosos que nos roubaram, estaríamos fora do Z4. Vejam a gambazada nojenta: por causa de 1 gol impedido do Santos, já mandaram o bandeirinha pra 4a. divisão e demitiram o diretor da arbitragem! Esse Tirone é um semi-debilóide, um infeliz que não sabe formar uma frase inteira, um anão moral que jamais deveria estar à frente do Palmeiras! Não tem competência, não tem nada! Resultado: burrice atrai burrice! Aleém de ser um GRANDE BANANA, está cercado de bananas (podres!) por todos os lados! Não há liderança no Palmeiras! Precisamos de um dirigente que imponha respeito, que tenha tutano, e que esteja a altura da grandeza do Verdão! Não adianta trocar técnicos! Falta mesmo trazerem o Leão Tarja Preta! Aí acaba! Vamos unidos! Vamos apoiar o Palmeiras contra aquela corja imunda da Marginal Sem Número! Eles estão se divertindo! Mas, quem ri por último ri melhor! Á luta, gloriosa torcida! Essa camisa tem que ser espeitada!

Anônimo disse...

Não se pode jogar com Luan... Não dá mais... infelizmente, com ele não dá mais... Apenas acho sacrifício muito grande termos de sacar o técnico para mudarmos o time. Não basta uma conversa? Um ultimato? "Ou escala o time sem Luan e Correa, ou você está fora"! Penso eu que, assim, as coisas funcionariam. Ganhamos em 51, o mundial, por uma dessas estrepolias da direção. Vetaram Oberdan. Se vetaram Oberdan, por que não vetam Luan e Correa?! (sim, Correa é terrível.. é quem prende Tiago Real e Valdívia, é o culpado maior pela desorganização do meio)

Frugiu

Anônimo disse...

AH NÃO!

DIRETAS JÁ!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

O velho safado já caiu!

Unknown disse...

Tenha respeito,anônimo de merda

Anônimo disse...

Anônimo idiota, Felipao deu 5 títulos para o Palmeiras! Quem fez mais? Gente ingrata nao presta! Vão ficar felizes com o Leão Tarja Preta? E os verdadeiros culpados estão lá, não saem de lá, nunca! O Tirone é um completo idiota junto com essa diretoria descerebrada! Muito triste!

Leonardo disse...

Apoiarei com todas as forças até o final do campeonato. Se tudo der errado, teremos muito tempo para lamentar, criticar e protestar, mas não agora.