18 setembro 2012

Resistência













Não tenho informações sobre a imagem acima - é daquelas tantas que circulam pelas redes sociais, órfãs de tudo. Não sei de onde é, nem a época, nem o que estava em jogo.  Detalhes, apenas detalhes. O que importa, senhores, é a mensagem. O que importa é a conduta. O que importa é o futebol. E só o futebol!

O dia seguinte ao dérbi ficou marcado pela reação comum aos hipócritas propagadores do discurso pacifista e politicamente correto. Palavras de ordem, as mesmas de sempre, se fizeram ouvir, saídas das bocas de gente que nunca antes colocou os pés em uma arquibancada: "marginais", "vândalos", "lamentável", "não são torcedores...", "bandidos" etc. e tal.

Pois o torcedor de arquibancada lamentaria ver uma torcida sem reação diante de tudo o que estamos vivendo e do que aconteceu.

Não vou aqui entrar em detalhes. Não vou narrar o que vi, o que vivi, o que senti. Não vou também gritar palavras de ordem, não vou fazer análises pontuais de nada, não vou dizer sequer o que penso de certas situações - é melhor assim, acreditem.

Em sua época, o sujeito da foto acima deve ter sido chamado de marginal e o escambau. Pouco importa; ele contribuiu para que o futebol resistisse até hoje. Os críticos de então são os mesmos de agora, e continuam não indo aos estádios. Aí é com a gente.

O discurso pacifista compete aos que não entendem, não vivem e não sentem o futebol. Fiquem com o meu desprezo. Seguimos na luta. Se algo se colocar entre o Palmeiras (ou o futebol como um todo) e nós, faremos a nossa parte. Doa a quem doer.

###

Se fiquei o dia todo sem escrever, não foi apenas porque incapaz de produzir um post à altura do blog, mas essencialmente porque a situação exigia um mínimo de ponderação.

Não que tenha sido de alguma valia, mas provavelmente tempo algum será suficiente para apagar o que vivemos não apenas ontem, mas em parte fundamental de todas as outras 14 derrotas que nos atiram na quase irreversível situação atual.

Sei que muitos entraram aqui atrás de alguma palavra de conforto, de algum sinal de esperança, de algo que pudesse ao menos aplacar a dor. Tanta coisa precisa ser dita, mas chegamos a um nível tal de desesperança que já não consigo transformar em palavras o que sentimos. Peço desculpas, mas tudo o que consegui agora foi este desabafo vazio.

###

Registro para a posteridade:

















Bem sei que a resolução da foto é baixa, mas o ângulo era privilegiado e só o que faltou foi a câmera do Gabriel Uchida, aquele do Foto Torcida. De novo: vale pela mensagem.

###

A imprensa insiste com o argumento habitual, de que "os erros acontecem para todos os lados, e se anulam no final". Sim, sabemos. Haverá ainda uma parcela a dizer que a culpa é das falhas individuais na defesa, da falta de planejamento, da diretoria etc. Sim, é tudo verdade. Mas desconsiderar os erros da arbitragem e buscar motivos outros denota a falta de caráter dos envolvidos. Para uns e outros, canalhas na mesma medida, mais um registro necessário:

























###

_De modo geral, parabéns à torcida pela presença no clássico: os quase 25 mil pagantes são um público aceitável considerando a situação toda e a média recente do clássico. Lembro ainda que o jogo do turno, com mando do adversário, teve menos de 18 mil pagantes.

_E, mais do que isso, a torcida apoiou além do esperado.

_Parabéns especial a muitos dos que estivemos no Pacaembu na tarde deste domingo. O futebol vive enquanto certas atitudes continuarem.

_Jogador de futebol é lixo. Quase todos, exceções raríssimas se esvaindo a cada ano que passa. Mas uns são mais lixos que outros e aí já não podemos nem considerá-los seres humanos. Terão o destino que merecem. Cedo ou tarde, mas terão. O futebol e a vida se encarregam disso.

41 comentários:

Vinicius Leite disse...

A 1a. imagem é de um time da Turquia, chamado Sakaryaspor.

Na foto é um garoto de 14 anos que atacou o árbitro, onde o mesmo só saiu vivo por conta da ajuda dos outros árbitros.

Anônimo disse...

#OccupyPalestra

CASSELLl disse...

Todos têm o direito de responder a um processo criminal uma vez na vida, já que todos nascemos réu primário. Estou apto e comprometido a gastar meu crédito!

ULTRAS LAZIO 1900 disse...

E EU ESTOU APTO A INCENDIAR O FRIZZO. MANCHA FDP NÃO FEZ O SERVIÇO CORRETAMENTE, AS TORCIDAS AQUI DO BRASIL SÃO RIDICULAS, NÃO TEM NENHUM PROPÓSITO, ALIÁS O QUE ESPERAR DE UM POVO QUE ACEITA TUDO PASSIVAMENTE? BRASILEIRO É O POVO MAIS CUSÃO E BUNDA-MOLE DO PLANETA. ESPEREM O PIOR COM ESSA PORRA DE TIME E DIRETORIA, ENQUANTO ACEITARMOS TUDO ISSO PASSIVAMENTE, VAI CONTINUAR ISSO AÍ QUE VCS ESTÃO VENDO.

Anônimo disse...

Assino embaixo Ultras Lazio...


Alex Amaro

Gustavo Biazzi disse...

Agora o problema é da Mancha que não bateu no B1 e no B2...
Vai entender.
Do mais, seguimos a luta Barneschi, e com fé e alguns milagres nos salvaremos. Não importa aonde, como e quando, mas ficar na elite do futebol do BR é obrigação dos vagabundos que vão a campo...
E como cantamos domingo: "Se cair pra série B, se prepara pra apanhar".

Anônimo disse...

mto contraditorio seu post né...

primeiro começa querendo colocar a culpa na arbitragem....e logo mais no final do texto reconhece que os jogadores são uns lixos...

e ai cade a coerencia??

pq o palmeiras qdo perde é sempre culpa da arbitragem...imagino então que se não fossem os juizes nenhum time do planeta iria ganhar do palmeiras...nem mesmo o barcelona...

Anônimo disse...

E vão chamar o Falcão! Tudo bem, era um craque, mas como técnico um fracasso! É a cara do Banana que está pulando de alegria! Com Falcão, minhas esperanças se esvaem...

Vitor Forcellini disse...

O tal do Ultras Lazio primeiro escolhe um time só pra torcer, depois fala alguma coisa da Mancha. Também sou a favor do extremismo com os caras do apito, só quando um fdp desses for assassinado em campo essa porra vai mudar!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Poliana disse...

o Juiz tem culpa sim, podemos ter um time limitadissimo e fraco mas se o juiz não interferise TODAS as vezes que jogamos contra os gambás tinhamos a possibilidade de jogar de igual para igual e sair de la com a vitória, agora esperar oque de um time fraco jogando com um a menos? não da pra esperar muito.

agora é continuar fazendo nossa parte, indo ao estadio, cantando até o final, Pelo Palmeiras.

Anônimo disse...

ESTAS IMAGENS TEM QUE CHEGAR ATÉ A COMISSÃO DE ARBITRAGEM. O RECADO ESTA DADO. ELES TEM QUE TEMEREM QUANDO PENSAREM EM PREJUDICAR NOSSO PALMEIRAS. ESPERO QUE AS ORGANIZADAS SE UNEM E QUANDO FORMOS PREJUDICADOS AO FINAL DO JOGO DE UNS SAFANOES NESSES SAFADOS, SO ASSIM TERÃO RESPEITO COM SEP.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rodrigo Barneschi disse...

Quanto imbecil no mundo!

Anônimo de merda
Não há contradição alguma, seu pau no cu. Primeiro que você não entendeu qual era o contexto a que eu me refiro quando chamo de lixo os jogadores de futebol. Note que são todos, e isso não diz respeito à capacidade técnica deles. Portanto, seu comentário deixa de fazer sentido aí, quando você confessa a sua ignorância. Por fim, ignorar os seguidos prejuízos sempre contra um mesmo lado revela a desonestidade e a canalhice de imbecis como você.

Repito: seguir usando o argumento do “time fraco” para passar a mão na cabeça da arbitragem é falta de caráter.

Ultra Alviverde disse...

Mania de perseguição a parte, o Palmeiras vem sendo ROUBADO sim, e constantemente, só não ve quem não quer....
E a Impren$$$$inha tem muita culpa nisso, por que se ela de fato exercesse o seu papel, que é mostrar a realidade e criticar a quem merece, com certeza a sociedade seria um pouco mais correta, pois os que vivem errando, de proposito ou não, teriam "medo" em ver seus nomes sempre expostos a criticas....
Mas a impren$$$inha não quer isso, por que ela faz parte de circo.
Apesar da situação a qual o time se encontra, eu acredito que não vamos cair, e pra isso mais do que nunca, devemos abraçar o time e o tecnico, desde que não continuem "cagando" em campo.
Outro detalhe, agora é hora de jogar quem não falha, quem se apresenta pro jogo, quem joga pro time, quem tem raça, quem não perde bolas bobas ou gols bobos e quem não pensa que esta jogando sozinho em campo, e que o tecnico veja muito bem isso em campo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

calma barneschi...não sabe conversar civilizadamente?

Daniel disse...

Mais de 400 km pra ir ver o jogo no domingo. Faria tudo de novo. Não pelos jogadores que vestem essa camisa - eles não merecem vestir a camisa e nem que eu gaste meu tempo e dinheiro com eles. Mas PELO PALMEIRAS! TUDO PELO PALMEIRAS!
E estarei em Floripa no sábado.

SE JOGASSE LÁ NO CÉU, MORRERIA SÓ PRA TE VER!

Ultra Alviverde disse...

Barneschi;
Acho que é preciso por parte de nós torcedores, darmos nomes aos bois, acredito que apesar de certa falta de qualidade de alguns jogadores, muitos deles se esforçam, e esses devem ser "poupados", ou pelo menos, não ser tratados como vagabundos....
Devemos sim, exercer cobrança forte em certos jogadores, que falham sempre ou que demonstrão indiferença dentro de campo.

CIOL, Felipe disse...

duro é aguentar os ativistas prostitudos da globo, querendo se achar engraçadão aqui... bando de pau no cu!

Anônimo disse...

O duro é aguentar isso...
http://www.lancenet.com.br/corinthians/Torcida-Corinthians-estende-Marginal-provocacao_0_776322382.html

Insanna disse...

Anônimo gambá, vai tomar no seu cu. Grato.

César disse...

A revolta e as reclamações não nos levarão a nada...

Nosso papel é torcer na arquibancada. Só esse. Entendam isto.

César

César SEP disse...

Além dos jogadores serem mercenérios e pernas-de-pau, são tudo um bando de bichinha covarde. Porra, pq o luan (depois q foi expulso) não deu um murro na cara do arbitro? PQP não dá pra entender! ele já estava expulso, o juiz não ia voltar atras na decisão, e se ele fosse punido no STJD, NINGUEM iria sentir a falta dele!!!

o cara teve a chance única de fazer um bem pra torcida (de dar um soco na cara daquele FDP) e ainda deperdiça!!

baraba9 disse...

Como toda boa invenção do homem, a internet tem uma falha: possibilitar que babacas travestidos de "defensores da ética e da civilidade" postem de forma anônima em blogs, fóruns de discussão e redes sociais. É uma pena, mas o alento é que esses babacas certamente nunca aparecerão numa discussão pública ou algo do gênero. Por serem, simplesmente, covardes.

Quanto ao texto, faço das suas as minhas palavras: uma hora, quando não tiver mais solução, um canalha como os que seguidamente são escalados para apitar jogos do Palmeiras irá sofrer agressão e aí as coisas começarão a mudar. Infelizmente, é o único jeito dos pseudo-dirigentes, jornalistas ou qualquer lixo desses que comandam / opinam sobre futebol perceberem o quanto prejudicam o esporte.

Isso, obviamente, não tira a culpa dos mercenários que dirigem o Palmeiras e fizeram da instituição motivo de piada. E nem dos vagabundos que vestem essa camisa hoje em dia como se estivessem usando qualquer roupa. É difícil saber que vagabundos como esse chileno que hoje usa nosso manto estarão em algum lugar do Oriente Médio / Rússia, etc no ano que vem, enquanto nós estaremos nos matando para reparar o prejuízo.

César disse...

Baraba9,

Tua prolixidade é proporcional à tua ingenuidade para com a vida.

Amadureça. Seja homem. Vá diretamente ao ponto ao se expressar.

E respeite quem foi homem para expressar sua opinião, a despeito do clima do blog.

César

Alex Amaro disse...

Eu acho que uma pessoa que não tem coragem nem de se identificar em um comentario não merece o menor respeito...
Se estes forem mesmo torcedores do Palmeiras só lamento...
São a cara de nosso presidente, um covarde ridiculo....

Paty disse...

Sensacional a foto!Com certeza expressa nossa vontade com relação a árbitros, dirigentes, jogadores, "jornalistas esportivos" e torcedores de sofá.
Desprezo e ódio por todos eles.

Praia disse...

É uma dor no coração ver o Palmeiras sendo destruído por diretoria incompetente, jogadores que não tem menor capacidade de vestir a camisa com um "P" no meio, imprensa vagabunda e malditos árbritos!
Desolador é ver nossa torcida nesse sofrimento sem fim!
A alma palestrina continuará não importa o que acontece, porque não abandonaremos nosso amado Palmeiras.

Jean disse...

Não mudo meu discurso... apesar desses idiotas q vestem a camisa do Verdão... acreditarei ate o fim... e mesmo q a desesperança bata na porta cada vez mais forte, gritarei como gritei sempre: Serie A,B ou C... PALMEIRAS MINHA VIDA É VOCÊ.

Anônimo disse...

A justa ira deve ser dirigida aos verdadeiros culpaods por essa situaçao: a diretoria safada, covarde e incompetente! Os jogadores so estão la porque foram trazidos por ela! Quem contrata mal e a diretoria. Muitos ate correm bastante, mas falta qualidade. Depois a ira justa tem que ser destinada à maldita CBF e seu departamento de arbitragem> Nao esqueçam que se não tivessemos sido tão roubados, estaríamos acima do Flamengo. E isso tambem acontece pois a diretoria não se impoe nos bastidores! Vejam se e possível ficaram passivos diante da escalação desse ladrao que apitou domingo! A diretoria agora vai atrás do Falcão, o que comentava jogos junto com o Galvão! Grande jogador, mas pessimo técnico! Ainda pediu 500 mil reais para vir para o Palmeiras! É demais! Fora Tirone/Frizzo/Piraci e corja toda!

Saandroo disse...

Raiva, muita raiva...é que sinto e não sei mais o quê quero expressar nesse momento mas não encontro as palavras certas.

As suas palavras do post vão de encontro ao sentimento mais íntimo do verdadeiro torcedor palestrino. Os modinhas de final, os torcedores de momento que só vestem o manto na rua nas vitórias, sentem-se envergonhados. O verdadeiro palestrino sente raiva. Inconformismo. Impulso de agir. Parabéns aos palestrinos que expressaram seus sentimentos no Pacaembu. E foi pouco, muito pouco comparado ao tamanho do Palmeiras.

Lutar na ditadura militar é considerado heroismo. Hoje vivemros a ditadura de corporações imundas como Globo, CBF, Bancos, portais da internet,etc... Qualquer ato mais ríspido e somos bandidos, vândalos...


Violência gratuíta é o que a torcida imunda fez com armas de fogo no penúltimo confronto. Nenhum punido. Já o Palmeiras será punido pelos hipócritas de terno/gravata pela manifestação de seus torcedores.

brasil, brasil, ( com b mesmo ) terra de ninguém!

Anônimo disse...

os bandidos que roubam o Palmeiras dentro e fora de campo e a imprensa bandida tem endereço e qquer revide deve ser feito longe dos estadios. o efeito é muito maior e tem resultado permanente se o medo de errar contra quem nos alcança em qquer lugar, nao so onde a reação pode ser identificada. apenas palavras bonitas nao resolverão o problema. os alvos devem ser escolhidos e seguidos onde quer que vão. medida extrema sim, mas medida extrema com inteligencia. Dinho M

Rafael disse...

falou tudo, Sandro.

Leonardo disse...

O que sinto neste momento não é possível ser transcrito em palavras, mas seguirei junto ao Palmeiras independente da situação.

Anônimo disse...

o caminho é "apavorar" esses velhinhos, ir direto onde a coisa pega: ameaçar a sua integridade patrimonial. Frevo e Yellow Giraffe devem ser os alvos preferenciais agora. E nem estou falando em quebradeira, vandalismo, mas sim protestos fortes nestes locais, no limite da legalidade, tipo impedir o fluxo de clientes, etc...enfim, queimar o filme destes lugares...protestos similares no escritório de advocacia do piraci, e pq não piquetes e protestos nas residências destes vagabundos... essa mudança de foco dos protestos da torcida dos jogadores para a diretoria teria um impacto muito positivo...

baraba9 disse...

Cesar,


Se prestar atenção ao que eu escrevi verá que ele se dirige aos que postam qualquer coisa de forma anônima e não possuem coragem de se identificar. Não foi o seu caso, certo?

Quanto a qualidade do meu texto, não me importa muito sua opinião, uma vez que escrevi para expressar o que acho e não para publicá-lo numa coluna ou livro.

Respeito a opinião de todos que se identificam. Agora, quando você define que pelos meus argumentos sou ingênuo e ainda preciso amadurecer é você quem, de antemão, não respeita a opinião alheia, ao julgar que só o seu argumento é maduro o suficiente.

Anônimo disse...

kleina?? é isso???

Anônimo disse...

Kleina é o que temos para o momento! vamos em frente! Pelo menos o cara foi corajoso e está orgulhoso de treinar o gigante Palmeiras. Já é um bom começo. União, coragem, fé, muito trabalho, determinação, muita vergonha na cara e doses imensas de paixão! Forza Palestra! Vamos air dessa!

Anônimo disse...

Enquanto isso a TORCIDA ORGANIZADA VENDIDA PRO CARNAVAL, em sua maioria não está nem aí para nada. Falávamos tanto dos de preto, mas estamos na mesma. Só uma meia-dúzia protesta.

O discurso de que os gambás perderam a alma também não cola mais. Eles estão muito à nossa frente, em tudo. Enquanto eles vivem o maior momento da história deles, tentamos explicar isso como "perda de alma", como se fóssemos kardecistas ou algo do tipo. Enquanto mantivermos esse discurso provinciano, vamos continuar na merda.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.