19 novembro 2012

Avanti!

















Notícia haverá quando uma torcida resolver abandonar o time em caso de queda. Não se poderia esperar da massa alviverde nada diferente de apoio incondicional e reforço do sentimento de palestrinidade. Porque, sejamos sinceros, o rebaixamento foi merecido (os números são contundentes) e só o que temos como elo entre o gigante Palmeiras e este grupo recém-rebaixado é a torcida. Teríamos também a camisa e o estádio, mas a camisa não entrou em campo no jogo derradeiro (optaram pela aberração amarela que nos desonra) e nossa casa está sendo reconstruída.

Não se envergonhem, palestrinos. Não há porquê. Já sentimos antes o gosto amargo da queda e lutamos para voltar ao nosso lugar. Se caímos de novo, é porque a estrutura podre segue intacta, o que implica na nossa entrega não apenas na arquibancada, mas fora dela também, lutando para mudar aquilo tudo que tem feito o gigante Palmeiras deixar de ser o que é aos poucos.

Sim, (nós) caímos. Se fomos campeões ao levar o time nas costas, então fracassamos ao não conseguir evitar o pior. Não que a culpa seja nossa – não é! –, mas caímos juntos. E juntos voltaremos. Como já fizemos há uma década – e das coisas que eu mais me orgulho no futebol é ter ido a simplesmente todos os jogos em casa em 2003, além de encarar muitas – e longas – viagens Brasil afora.

Não há de ser nada. Porque, a bem de verdade, senhores, nada muda. Não muda o sentimento, não muda a grandiosidade da instituição, não muda a nossa dedicação.

Ao contrário dos oportunistas que não sabem o que é a arquibancada (eles têm nas redes sociais o refúgio mais visível e, depois de uma piadinha imbecil sobre o que não entendem, emendam algum comentário sobre o último capítulo da novela, com sua bunda gorda e atrofiada enfiada no sofá), lutamos junto com o time para evitar o pior. No Rio, em Araraquara, em Porto Alegre, em BH, em Campinas, em outras tantas canchas pelo Brasil, onde houver Palmeiras.

E estaremos na arquibancada de novo, dentro de poucos dias.

Por quê?

Eu sinceramente não sei explicar – e nem preciso.
Basta sentir e agir de acordo.

Enquanto alguns seguem na insignificância completa, eu e muitos dos que me leem estamos mais preocupados em garantir o quanto antes o ingresso para o jogo do próximo domingo. Um jogo que não vale nada, sabemos disso. Um jogo que será simbólico da nossa dor. Um jogo que resume bem tudo o que estamos bem enfrentando...

Mas é o Palmeiras que vai a campo, e com ele estaremos.

E, me perdoem a insanidade, já não consigo conter a inquietação para conhecer a tabela da Série B/2013. Saber que a camisa verde vai surgir, imponente, em canchas afastadas e inóspitas me faz querer lutar o quanto antes de novo. E sei que encontrarei muitos de vocês em cada uma dessas trincheiras, de Belém/PA a Chapecó/SC. Juntos, senhores, levaremos o gigante nas costas. E voltaremos.

Não há motivo para vergonha. Somos maiores que tudo e que todos. E assim é porque somos Palmeiras. Temos história. Temos camisa. Temos tradição. Temos alma. E a arquibancada nos fortalece. Enquanto houver Palmeiras, seguiremos.

Enquanto houver arquibancada, seremos mais fortes. E voltaremos. Voltaremos não apenas por voltar, mas para pisar na cabeça de todos os inimigos. Porque aqui é Palmeiras!

###

Muitos textos inspirados já foram produzidos desde ontem. Muita gente boa já falou sobre o assunto, e eu procuro aqui dar uma pequena contribuição. Recomendo, no entanto, que leiam gente muito melhor nos links abaixo:

Cartas aos netos palmeirenses (Mauro Beting)

Meus caros f...amigos (Matheus Pichonelli)

Só não culpem a torcida (Conrado Cacace)

Caiu, levanta (Flávio Gomes) (foi para a Portuguesa dele no Paulista deste ano, mas o próprio Flávio Gomes deixou a indicação. E sim, se aplica ao momento)

29 comentários:

@ThiDurante disse...

Com o Palmeiras, sempre!

Recomendo esse texto da Denise Fraga:
Nada melhor para exercitar a esperança que ser Palmeirense.

http://t.co/E2ZVg0am

Vitor Forcellini disse...

A Série B que se prepare, pois nó vamos fazer dela Série A. Como diz um canto da Guardia Imperial do Racing "Si la nuestra es una hinchada diferente". Nossa torcida também é diferente. Caímos e levantaremos com o Palmeiras em 2013

fabio disse...

média de 12 mil palmeirenses (ta, tem os visitantes) jogando mais da metade na capital. menos da metade de dois times que nem participaram do campeonato.

a torcida falhou, sim. falhou muito em não botar os pés nas arquibancadas horrorosas do pacaembu e outros lugares que mandamos nossos jogos e clássicos.

falhou em ter arremessado cadeiras no campo (o outro time que teve gente invadindo o mesmo gramado outro dia não será punido, mas isso é culpa de uma diretoria fraca que não soube se mexer nos bastidores).

o resto é com os bananas.

Unknown disse...

A Primeira vez que chorei pelo PALMEIRAS , foi na final da Libertadores contra o BOCA em 2000, tinha 8 anos ...o mesmo choro veio em 2002...veio em 2006 quando tomamos um 6x1 do Figuerense, as vesperas de um confronto contra os Bixas pela Libertadores.

Eu tinha um amor doentio , assim como voces descrevem,mas por ser muito jovem,de familia evangelica e um ter um tremendo respeito pelos meus pais ,nunca tentei ir ao estadio... mas sempre acompanhei , todos os jogos , tenham sido pela Tv ou pela radio,por jornais(especificamente o LANCE! que sou assiduo leitor).

Fui aos meus primeiros jogos em 2007 ,no Palestra,e emoção sem igual senti.
Foi tanta que no Paulista 2008 , peguei os enfeites da COPA DO MUNDO DE 2006 da minha escola e usei todos eles em casa,nos jogos importantes,nos classicos,enfeitava minha casa,como a torcida enfeitava os estadios. (algo que faço ate hoje)

Meu amor se esfriou em 2009 , depois da maior frustração e decepção que tive ...BRASILEIRO 2009 ... a decepção foi tamanha ,que acompanhava como "Torcedor de Sofá", sem emoção ,tanto faz tanto fez ...

Até que a trazida de felipão , Valdivia e o Judas 30 (Esses dois ultimos ,considerava meus idolos), reascendeu aquela chama em mim, eu queria estar la, eu voltei a acompanhar , a enfeitar minha casa...

2011 ,voltei a uma Cancha ... Canindé , em uma Goleada sobre o Avai
2012 , fui a cancha municipal contra o Sport , fui no protesto das Diretas Já , visitei as Obras do palestra italia , comemorei o titulo da copa do brasil na rua ... a minha alma de torcedor voltou .

ontem eu e meu irmão de 12anos choramos,eu não queria chorar, mas em ver ele chorar , um filme dos meus primeiros choros veio em minha cabeça ,eu não quero ver ele Chorando mais

Por isso venho pedir que me aceitem nessa missão , quero estar com voces nas CANCHAS do Brasil e do mundo... eu quero estar com o palmeiras ,como o TORCEDOR QUE SEMPRE FUI e sempre serei

SAMIR KELVIN, 5 VEZES NO ESTADIO (Poucas vezes , que se tornarão Muitas)

Anônimo disse...

Os maiores culpados pela queda são os CONSELHEIROS DA S.E. PALMEIRAS, sim TODOS CONSELHEIROS, não me venham com essa que eu sou da oposição. Tá você é da oposição? e o que fez até agora? NADA, ou então torceu contra para falar que era da oposição e chegar n o poder?.
Nunca nenhum Conselheiro do Palmeiras solicitou ao Presidente do Conselho uma reunião extraordinária para pedir explicações a qualquer diretor sobre isso ou aquilo, portanto estavam de acordo com tudo. E deu no que deu.
Portanto sócio Palmeirense na hora de votar votem contra os atuais conselheiros que são os grandes responsaveis pela queda.

Unknown disse...

Assim como você já disse antes, caímos contra o Coritiba em Araraquara(Infelizmente não fui).

Ontem quando cheguei a Turiassu as 7:30hs e vi todos aqueles onibus, foi uma amostra do que faremos em 2013. A volta de caravana mais dificil da minha vida.
Mas vergonhosa pra organizada dos caras, que se diz maior do Brasil estar menor do que a MV num jogo em casa e com o nosso time virtualmente rebaixado.

Próximos domingos Pacaembu!

PS: Quando vi o time entrando com aquela camisa amarela, já desanimei...

Paulo Henrique disse...

Fala, Sr. Barneschi, td bem?

Gostaria de lhe pedir um favor: em dezembro vou a Buenos Aires e pretendo assistir ao último jogo do Boca (inspiração de seus artigos sobre a torcida argentina). Vc sabe qual é a melhor forma de conseguir os ingressos? Fazendo reserva ou comprando lá?

Muito obrigado!

Parabéns pelo site!

Vinícius Andrade disse...

Caro Barneschi e Torcida Palmeirense:

A única coisa que irei escrever aqui neste nobre espaço:

O Palmeiras sobreviveu a DUAS GUERRAS MUNDIAIS, não será em um momento horroroso como este que deixarei, nem por um milimetro, de ser palmeirense até a medula!

Vamos nos levantar e subir todos juntos!

Palmeiras nel cuore per sempre!

Leonardo disse...

Que venha a Série B!

Estaremos todos juntos!

Sergio Mendonça disse...

2013 será a Série B.
Aqueles que sempre estão com o Palmeiras continuaram nas arquibancadas incentivando o time.
É assim, cada vez que vejo a camisa verde entar em campo fico emocionado e nao vai ser diferente no proximo ano.
Antes temos o jogo de domingo, convide os amigos, a familia, vamos lotar o Pacaembu e mostrar nossa força e amor pelo PALMEIRAS.

Anônimo disse...

olha só, esse texto é de torcedor de time pequeno, torcedor que acha natural o time ser rebaixado. A mentalidade de time grande não existe mais nem nos torcedores palmeirenses. Lamentável...

Rafael disse...

Pensei que o fato de ser apenas questão de tempo iria ajudar a digerir, e cada um a sua maneira já tinha se preparado para o pior. Até que foi assim, pelo menos durante o jogo e a confirmação ao fim da rodada. Ao fim da noite percebi claramente o quão destroçados estamos. Desabei. Me fazer de durão não muito certo. Essa bateu forte.

Obrigado pelo texto.

Unknown disse...

Nós não caimos, nos derrubaram, mas sabemos o caminho, sabemos os obstaculos, sabemos o quanto temos de caminhar, não importa aonde, se perto ou longe , sempre teremos camisas verdes,cantando e vibrando, pois o PALMEIRAS é Brasileiro, não só desta cidade, mas de todas deste imenso pais, algo que não é possivel descrever, mas todos sabem , invejam e temem, apesar das mumias, no poder que estara se finalizando em breve!

Unknown disse...

PARABENS BARNESCHI, Voce é digno de ser uma leal representante de milhões, que querem recuperar, o Palmeiras forte, que nunca deve ser substimado!

cesar disse...

Essa foto do Palestra é uma das mais lindas que eu já vi!

E, curiosamente, foi tirada na Série B de 2003, no jogo contra o Sport ou contra o Marília, já no quadrangular final!

Não me envergonharei de termos fotos iguais a essa na Série B ano que vem no nosso novo estádio! Pior seria se não tivessemos motivos para nos orgulhar do nosso amor...

Se caiu a gente levanta...

Se conseguimos ganhar um título com um time que foi rebaixado, passar pelo martírio em 2013 vai ser mais fácil ainda! A gente consegue! E os outros irão se desesperar com a força que voltaremos...

Nós somos o Palmeiras!

Anônimo disse...

Esse é o grande Barneschi! Esse texto é para lavar a alma! Esse texto resgata mais genuína palestrinidade do fundo da alma! Eu, como você, se pudesse compraria, hoje, antecipadamente todos os ingressos dos jogos da série B. Estaremos sempre com o Palmeiras, esse gigante do futebol mundial! Perder faz parte da formação do caráter! Tenho pena de quem não sabe o que é uma paixão visceral e se apequenam diante da derrota. Sabendo perder, nos tornamos mais fortes para ganhar! O Palmeiras é nosso, da torcida!Irmanados por esse sentimento e vibrantes na arquibancada empurraremos o Verdão rumo à vitória! Como nos versos do poeta popular: "Reconhece a queda e não desanima, levanta, sacode a poeira e dá volta por cima"! Palmeiras eterno! Sempre juntos! Forza, avanti Palestra! Forte abraço,

Anônimo disse...

Infelizmente a torcida tb têm culpa...fosse outra torcida, teria dado um jeito nessa corja bandida que administra o Palmeiras...
De 1976 prá cá o Palmeiras só foi grande na era Parmalat. ISSO É FATO!
Vitor Forcellini vc tem razão: a torcida do Palmeiras realmente é diferente: deixou de ser a segunda maior do estado de SP faz tempo e além de tudo não têm força para combater a corja!

Ettore disse...

http://m.espn.com.br/noticias_internaip.php?id_not=293931

Link interessante de matéria do mauro césar pereira

Matheus Trunk disse...

Barneschi: sempre respeitei os seus textos por representar o palmeirense de arquibancada. Mas hoje você me levou as lágrimas lendo esse belíssimo texto. Compartilho o mesmo sentimento que o seu. Não sei se poderei ir ao jogo no domingo devido ao vestibular da USP. Mesmo assim, fico honrado de saber que existem palestrinos como você.

Beto - J.H.V. disse...

Olha esse vídeo de um juiz apanhando, se não me engano, na Argentina. O time de verde, tem um jogador expulso, o qual irado parte pra cima e agridem pra valer o juiz. Vendo o uniforme verde, me passou pela cabeça q algo do tipo poderia ter sido feito contra o Simon, naquela vez contra o Florminense; ou em todas as vezes q o bandido do apito nos roubou.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=GmIbRhDuKR0#!

Jean disse...

Brasileiro serie A de 2012, Atletico-GO X Palmeiras, foi em um domingo, um dia antes no sabadão, churrasco da mancha local juntos com os parceiros que vieram de todos lugares do Brasil, a festa se rastou para o domingo uma hora antes do jogo fizemos procissão ate a entrada da cancha do Serra Dourada. Barneschi lembro de dizer que vc não veio devido a dificuldade de voltar pra Sampa no mesmo dia... aí Agora em 2013 mesmo na serie B, o jogo provavelmente sera no sabado... q é mais sossegado pra quem tem q viajar e certamente tudo vai acontecer como sempre aconteceu, aki é sempre festa quando o Palmeiras é visitante, e vc e os parceiros de SP ta convidado, pois aki não é serie que nos move, É O PALMEIRAS...

abçs.

César SEP disse...

"Além do volante do Náutico (Souza), Deola, Vítor, Maurício, Gerley e Wendel voltam em 2013. Fabinho Capixaba, Tinga, Lovinho e Tadeu já treinam no CT"
(Notícia do dia 20/11)

Depois tem gente que acredita nesse time em 2013...

Abs

Ptks disse...

Barneschi,
primeiramente, parabéns pelo texto.

Eu já estou com meu ingresso para domingo em mãos (na verdade, carregado no cartão Avanti). E tenho pensado muito sobre a razão de ir nesse jogo, afinal, não vai importar o placar, a escalação e muito menos o adversário. Depois de muito pensar cheguei a conclusão de que ir nesse jogo seria como se eu alcançasse um nível superior na "escala de torcedor" (se é que isso existe). Esse sentimento estranho de querer torcer pelas cores e pela camisa do Palmeiras, independente da ocasião e do placar do jogo, é o que se sente quando se torce de verdade??
Pergunto a você, pois te considero um torcedor de verdade.

Me desculpe se eu não fui claro, talvez eu não consiga explicar direito, mas sei que o que eu estou sentindo hoje eu nunca havia sentido antes.

Abraços!

Anônimo disse...

Porque esses párias mulambentos que torcem para um timeco que vive do dinheiro público arrecadado a partir dos tributos pagos pelos brasileiros que trabalham, não somem desse site? A inveja é tanta que eles não resistem. É uma paixão recolhida às avessas pela grandeza do gigante alvi-verdes! Recolham-se à sua pequenez e mediocridade! Vão procurar sua turma e os seus sites em branco e preto!

Anônimo disse...

Cesar SEP

esqueceu o grande Yago Pikachu...

agora vai ein....kkkkkkkkkkkkkkkkkk

cesar disse...

Discordo dos irmãos que dizem que a Torcida do Palmeiras é fraca!

A Torcida do Palmeiras não consegue tirar essa corja pq durante anos os safados BLINDARAM o Clube de quem fosse oposição a eles!

Sem contar que a economia não era tão favorável para a massa palestrina de baixa renda se tornar sócio!

De uns anos pra cá, vários novos associados tem se juntado aos movimentos de renovação, e já estão fazendo barulho... Uma hora os malditos serão expulsos de lá...

acreano disse...

4 mil e 300 pagantes????
=/

pelo jeito serao esses que acompanharão o time durante a série B

aos 30 mil que apenas comparecerão a algum mata mata! meus sinceros desprezos.

@anakan

Unknown disse...

Eu estava DOMINGO na CANCHA !!!
JA TINHAMOS CAIDO , ERA CONTRA UM TIME REBAIXADO ,ESTAVA GRIPADO ,ESTAVA CHOVENDO , NINGUEM IRIA COMIGO,FOI UMA DERROTA ,NAO TINHA DINHEIRO ...MAS ERA O PALMEIRAS , O MEU MAIOR AMOR ...A MINHA VIDA
SAMIR KELVIN, 20 ANOS ,6 Jogos em Estádio .

Anônimo disse...

Qual clube é maior Palmeiras ou SPFC?