06 março 2013

Aos guerreiros alviverdes

Vocês já devem estar acostumados aos meus textos pré-decisões. Pois não vai sair agora nada no formato habitual. Basicamente porque, por motivos alheios à minha vontade, não poderei estar no Monumental Victoria na noite desta quarta-feira. Não vai ser nada fácil encarar a distância: o jogo se apresenta não apenas como uma decisão dentro de campo, mas especialmente como uma duríssima batalha do lado de fora. Briga dos barra bravas locais; estádio acanhado (e desconhecido); clima de tensão; promessa de uma recepção, digamos, inamistosa; um time argentino jogando para não ser eliminado. Leio as notícias todas, vejo as ameaças, imagino os riscos, e isso só aumenta a minha vontade de seguir para a cancha.

De certo modo, há similaridade entre este jogo e aquele que tivemos contra o Sport em 2009 pela primeira fase da Libertadores (ler aqui, aqui e aqui alguns textos sobre aquela noite memorável). Ali a situação era até pior, com duas derrotas nas costas e um clima de guerra que certamente era pior do que o que devemos enfrentar hoje no subúrbio de Buenos Aires. Mas, bem ou mal, era o nosso país. Agora, contra o Tigre, é fora de casa mesmo.

O que me conforta é saber que estaremos bem representados lá na Argentina. Confio em cada um dos guerreiros que embarcam hoje. Costumo encerrar meus textos dizendo aos que ficam que lutarei até o fim para trazer a vitória. Dessa vez, no entanto, sou eu que fico, e então peço aos guerreiros alviverdes que lutem por todos nós. E, se possível, tragam a vitória!

33 comentários:

Saandroo disse...

Amanhã é do jeito q eu gosto: Libertadores, clima de guerra, ambiente hostil, superação, a raça alviverde sendo colocada à prova. Isso é futebol. É com isso que querem acabar e aquele apisódio do gambá em oruro pode acelerar a morte do futebol latino americano, uma das poucas regiões do mundo ainda não totalmente infectada pela merda da Fifa.

Vamos Palestra!

Antonio Previato disse...

Gostaria de saber sua opinião sobre Hernan Barcos.

Anônimo disse...

"Leio as notícias todas, vejo as ameaças, imagino os riscos, e isso só aumenta a minha vontade de seguir para a cancha."

é o superhomem agora????

Gersinho Rodrigues disse...

A diferença, entretanto, é que contra o ixpó, nós tinhamos um santo no gol. Mas a camisa pesa, nossos irmãos vão nos representar e ganharemos mais uma batalha.

Rafael Teixeira disse...

Leio certos comentários e vejo que certas pessoas nunca entenderão. Até entendo, são poucos os que carregam o espírito de guerreiro (apesar da maioria assim se dizer).

Anônimo disse...

Que os nossos guerreiros alviverdes se superem! Que mostrem raça, emoção, espírito de luta! Á batalha, pela vitória!

Davi Luiz Vieira disse...

Essa Libertadores pode nos surpreender ainda. Nosso time é fraco, mas a torcida é foda!! Tenho a impressão que vamos longe!!

Leonardo disse...

Aos palmeirenses que estarão hoje à noite a apoiar o Palmeiras mais uma vez, todo a minha admiração.

Leonardo Nakamura

Matheus Trunk disse...

Prezado Barneschi: temos que fazer um bom papel na Libertadores e acredito que seu texto sintetize bem esse dever do clube. Queria saber sua opinião sobre o Palmeiras B e sobre o basquete da agremiação que vem fazendo uma campanha na NBB apesar da falta de patrocinadores.

Luan disse...

esse tal de kleber se tiver vergonha na cara nunca mais veste a camisa do Palmeiras, porque pra joga no Palmeiras tem q ser homem e nao um monte de merda

César SEP disse...

Esse kléber é um filho da puta, tinha q voltar de Buenos Aires pra cá a pé... vai ser irrensponsável assim lá na casa do c...

Cervantes disse...

Esse Kléber tinha que ser demitido ainda no gramado. Não poderia nem descer para o vestiário como jogador do Palmeiras.

Everaldo F. Silva disse...

Kléber e Charles? LIXOS!!! E, antes que eu me esqueça, Felipão e toda corja que comanda o Palmeiras nesta e na gestão anterior, também! Qual será a palavra do gerenciamento MUDERNO, agora? Qual será o 'business plan'?

Anônimo disse...

Olha que bonito fizeram os teus "companheiros de arquibancada" na argentina... agora vai falar que pode bater em jogador no aeroporto?

Anônimo disse...

na boa barneschi....a mancha já tá passando dos limites, cara....dar porrada no Prass? porra, é um dos que mais tem jogado....tb não suporto o 10, mas ontem nao foi o pior em campo....alguem acha que dar porrada no filha da puta vai ajudar pra ele jogar mais contra a bicharada no domingo?!!? porra, ontem qnd vi que os 50 negos que estava lá xingaram os jogadores qnd eles subiram para aquecer, já imaginei que nao ganhariamos o jogo,.....na boa, qual o motivo pro maluco se sacrificar por 50 neguinhos que vao pra outro pais pra xingar??!porra...tem que pensar um pouco nas atitudes tb, ne....foda viu....

PorcoCareca

Unknown disse...

LUTAR, VENCER OU MORRER!
Só que quem deveria ter apanhado mesmo era esse Kleber maldito e o Kleina que quer inventar!
Os melhores jogos do time do ano foi com a mulecada e agora ele quer por na libertadores um merda de charles que chorou em campo e esse kleber ai que foi criado com os avós.

Prass também se quiser sai fora também!

Vinicius, Patrik, Caio, Denoni, etc. Se todos jogassem desde o começo ontem aposto que teríamos vencido.

Anônimo disse...

Torcedores entram em conflito com atletas do Palmeiras na Argentina
Membros da Mancha Verde brigam com seguranças e jogadores no embarque, em Buenos Aires. Fernando Prass fica ferido

Esses são os guerreiros? A Mancha Verde ainda vai acabar com o Palmeiras.

Anônimo disse...

Cara compartilho do mesmo pensamento que o blog, FUTEBOL É COISA MUITO SERIA, mas a MV ta foda heim, sempre a mesma história sempre a mesma palhaçada, com essas atitudes a MV assume a sua parcela de culpa nos resultados ruins, sei q tudo quanto é jogador e safado e mercenário, mas po AGREDIR os cara no AEROPORTO INTERNACIONAL DA ARGENTINA...puta q paril, será q esse vagabundos que fizeram isso tem ideia do repercusão negativa a nivel INTERNACIONAL que o Palmeiras vai ter ????????
Sinceramente cara, esqueça o seu amor pelo Palmeiras e me diz se vc como jogador de futebol iria querer jogar aqui, pra correr o risco de ficar sangrando no meio do aeroporto...

EI MANCHA VERDE VAI TOMAR NO CÚ


PalmeirenseCapixaba - ES

Lucas Portela disse...

Nunca fui a favor de tirar torcida organizada dos estádios. Eu vou todo jogo no campo, e hoje em dia sento na cadeira laranja, já que meu plano do Avanti me dá lugar nesse setor. E desde que comecei a ir lá, sempre tento puxar a torcida, que via de regra prefere assistir o jogo em silêncio, com algumas reclamações ocasionais. Passei a assistir o jogo na grade e coloquei na cabeça que sem a Mancha cantando o Palmeiras não seria nada.

Hoje, ao ler a notícia dos vagabundos que bateram nos outros vagabundos no aeroporto, eu abandonei esse pensamento. Por piores e mais safados que sejam os jogadores, a agressão só mostra que aqueles babacas que se dizem torcedores do Palmeiras estão mais interessados em motivos egoístas de extravasar alguma frustração da vida do que em ajudar o Palmeiras. Não há um cenário em que uma mente, mesmo cega pelo sangue quente de dia de arquibancada, não entenda que esse tipo de atitude só diminui o Palmeiras, e coloca obstáculos no caminho da reconstrução.

Ódio eterno ao futebol moderno, mas ódio àqueles que dão motivos pra defesa da morte do futebol com alma.

Anônimo disse...

São um bando de filhos da puta mesmo, e se você parar para olhar são sempre os mesmos caras. Tem um filho da puta que aparece no vídeo no L! discutindo com o Henrique e o M. Ramos, e na ESPN no blog do Gian Oddi. Vai tomar no cú, organizada cretina. Bando de filhos da puta! A porra do elenco já é fraco, e os caras ainda botam mais pilha?!! Alguém em sã consciência acha, ou achava que esse elenco seria semifinalista da Libertadores? Ou são inocentes demais ou são burros. Temos que brigar por todos os títulos sim. Mas também temos que remontar um elenco, caralho! Isso leva tempo, bando de filhos da puta! A desgraça do SCCP, remontou o time que caiu durante o ano. Não em 2 meses! Ou a diretoria e jogadores tomem alguma atitude, ou a MV vai acabar com o Palmeiras! PS: Odeio essa organizada, tanto quanto odeio o sccp, e o spfc! Bando de filhos da puta!

Unknown disse...

O erro da Mancha é lutar por um PALMEIRAS GRANDE!

O curioso é xingar a mancha e no jogo querer ficar na amarela..

TIAGO OLIVEIRA disse...

O único problema é quando os guerreiros fazem merda como foi feita no aeroporto de Buenos Aires... Sempre gostei da Mancha Verde, no estádio sempre foi ali com a Mancha que apoiei o nosso Palestra, mas tem umas atitudes que envergonham... PQP!

Marcos Dam disse...

Raoni
Vá tomar no cu vc e a mancha (escrevi com letra minuscula mesmo).
Todos um bando de FDP.

Unknown disse...

Raoni o problema não é a mancha querer um PALMEIRAS GRANDE! Isso todos nós queremos... Nós torcedores (todos) temos que lutar por um PALMEIRAS melhor, mas a forma de luta NÃO É ESSA! Dessa forma (violencia) em vez de agigantar ainda mais o PALMEIRAS, nós o diminuimos, a violencia só tras coisas ruins, em todos os aspectos... Qual jogador tarimbado vai querer jogar num clube assim? Temos que colocar uma coisa na cabeça, se o jogador é ruim, a culpa não é dele de estar no clube, e se o cara vai pra balada a responsabilidade de punição não é da torcida, é do clube, a torcida pode FISCALIZAR, mas PUNIR....
Acho que estamos perdendo os valores, a essencia do verdadeiro futebol, a mesma essencia que transformou o PALMEIRAS NO CAMPEÃO DO SÉCULO XX E NA TEMIDA ACADEMIA...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

E Marcos Dam!
Xinga memo, não tem idéia então pode xingar.

Enquanto xingam, criticam e culpam a Mancha pelo fase do Palmeiras ela continuará no mesmo lugar de sempre: Na arquibancada em qualquer lugar que o Palmeiras jogue e/ou lutando pelo Alviverde Imponente!

E se quiser me manda toma no cu pessoalmente sabado estarei no Alviverde e Domingo no Morumbi!
Abs.

"Domingo, vai ter um joguinho aí.."

baraba9 disse...

Sem entrar no mérito do certo ou errado. Até por que não estive presente e os fatos ainda serão analisados (apesar de muito "especialista" estar dando seu julgamento por aí). Uma coisa, contudo, é fato: o Palmeiras precisa, e muito, de seus torcedores.

E a Mancha, querendo ou não, conta com boa parte deles. Estão lá seja onde o Palmeiras estiver, na Argentina, na Série B ou em qualquer outro lugar.

Outro ponto indiscutível: a grande maioria dos "críticos" de hoje que vão ao estádio (ok, aí já não são muitos) e optam pela arquibancada fazem o que for possível para estar junto da MV.

André Fix disse...

Raoni,

Na boa meu chapa,a sua atitude é de uma cretinice grotesca. Um dia que Palmeirense tiver que sair na mão com Palmeirense o Palmeiras acaba. Tá afim de pagar o preço valentão?

A Mancha tá errada, e sua liderança é incapaz de propor outro caminho. A imbecilidade tomou conta geral.

Andre toledo

Ettore disse...

A Mancha (e os outros torcedores) tem mais é que cobrar mesmo, principalmente o pilantra do Valdivia, mas sem agredir. Não sou manchista, não conheço ninguém ligado à torcida, não concordo com tudo que fazem, mas TENHO ORGULHO da maior torcida organizada do meu clube. A Mancha encarna o espírito palestrino de forma inigualável. E não venham me dizer que palestrino é manso qdo o assunto é Palmeiras. E tem mais, boa parte da culpa pela confusão é desse palhaço chileno, que só quer saber de farra.

Unknown disse...

Cretinice? Valentão? Acho que você leu errado meu caro. Não mandei ninguem tomar no cu e nem chamei de FDP.

Xingar em post de blog é facil, chamei o cidadão pra me xingar pessoalmente e resolver alguma pendencia.

Sou contra brigarmos "entre nós" mas se nego ta xingando, aí é outra história...

Unknown disse...

O Palmeiras já teria acabado se a Mancha não cobrasse desses velhos malditos o verdadeiro cancer do Palmeiras...

Unknown disse...

É isso ai Raoni domingão tamo lá apoiando o Palmeiras e não esses trastes q merecem apanhar mesmo...

Origine Operare disse...
Este comentário foi removido pelo autor.