24 março 2013

Insuficiência técnica

SCCP 2-2 Palmeiras
SPFC 0-0 Palmeiras
Palmeiras 0-0 SFC

Três clássicos, três empates. Mas o que chama atenção é que o Palmeiras foi superior aos seus rivais nos três duelos e deveria ter vencido todos. E por que não ganhou?, alguém haver de questionar. Bom, o diagnóstico é muito simples: insuficiência técnica. Ou, em outras palavras, o time é ruim. Muito ruim. O ataque em especial. E enquanto não tivermos reforços que venham para fazer a diferença, o máximo que podemos esperar é isso que tivemos hoje à tarde na cancha municipal. E, sabemos todos, é por demais irritante.

E tanto o 'presidente profissional' quanto os demais responsáveis pelo futebol devem ter isso em mente: precisamos de um time. Porque isso é a base não apenas para alcançarmos bons resultados em campo, mas também para alavancar a geração de receitas (mais público, marketing, TV, o escambau). Time. Porque, antes de tudo e custe o que custar, o Palmeiras deve ter um time em condições de enfrentar e superar seus rivais dentro em campo. É a nossa essência, e não podemos fugir disso.

Sem bons jogadores, sem time e sem um técnico à altura, não sairemos dessa fase em que os jogos têm sido sofríveis e, para muitos, dispensáveis. Não por culpa dos adversários, mas sim por culpa do próprio Palmeiras.

###

_Para manter a coerência, insisto em apontar o dedo para a (grande) parte da torcida que tem sido acomodada como nunca antes. Porque novamente tivemos um público abaixo do mínimo aceitável. Os que fomos empurramos o time, entendemos as dificuldades, acreditamos, fizemos a parte que nos cabia. Quanto aos demais, não há o que justifique o abandono de que tem sido vítima o Palmeiras. Hoje era dia para muitos aí aparecerem no Pacaembu e darem lá o recado que querem dar; ficar em casa com a bunda no sofá para depois desabafar nas redes sociais não vai resolver porra nenhuma.

_Uma coisa precisa ficar clara para o senhor treinador da S.E. Palmeiras: o camisa 19 não pode - repito: não pode! - entrar em campo. A presença dele é uma ofensa ao torcedor na arquibancada.

_Eles insistem em fazer merda com o nosso dinheiro, e então eu me sinto obrigado a manter a mesma pergunta feita após os últimos dois jogos no Pacaembu: por que, bravos, valorosos e destemidos homens do 2º BP Choque, vocês têm fechado a escadaria de acesso que liga a rua Itápolis à praça Charles Miller? Por quê? Só para foder a vida do torcedor ou tem alguma explicação lógica? Seja como for, e como somos nós que pagamos o salário deles (não que eu veja sentido nisso), é justo que ao menos tenhamos uma justificativa.

23 comentários:

Ettore disse...

http://blogdobrunovoloch.blogosfera.uol.com.br/2013/03/24/eurido-miranda-detona-e-ameaca-o-vasco-e-uma-vergonha-e-vou-tomar-de-assalto/

A comparação com o episódio bíblico é impagável.

Leonardo disse...

Mais um empate extremamente irritante. Vendo os melhores momentos da partida, nota-se que só deu Palmeiras praticamente o jogo todo.

Jogamos melhor os três clássicos e não vencemos nenhum. O baixo público, infelizmente, era esperado. Por outro lado, é muitíssimo gratificante saber que dentre os amigos de arquibancada já há um carro fechado para Mirassol.

Leonardo Nakamura

Bruno Furlaneto disse...

Assim como o autor, algo que tem me irritado nos últimos jogos (tirando obviamente os próprios jogos) é essa maldita escada bloqueada.
Em alguns devaneios cheguei à conclusão que os valorosos policiais estão ~preocupados~ que as pessoas desçam o morro ROLANDO. Filhos da puta.

Anônimo disse...

Barneschi,

Certa vez no Pacaembu fui descer para a Charles Muller e o PM disse que estava fechado por questões de segurança.

O digno PM contou ainda que era pra evitar assaltos.

Outra vez sai do trabalho e cheguei faltando 5 minutos para o jogo começar. Estava correndo pra não perder o jogo e quando cheguei ali no bloqueio o PM riu da minha cara e disse que eu ia ter de me exercitar mais um pouquinho.

Enfim, não sou palmeirense, mas gosto muito dos seus textos sobre arquibancada.
Abs,

Daniel

Anônimo disse...

de quem é o mérito do palmeiras ir melhor nos 3 clássicos?

Espíritos de Porco disse...

Ao contrário dos dois primeiros que faltou competência mas deixamos de ganhar no detalhe, para mim, ontem o Palmeiras não foi melhor, mas sim o Santos que foi muito pior. Sofrível de assistir e triste ver como perdemos gol.

Espíritos de Porco disse...

Sobre a torcida, até queria saber sua opinião sobre isso, mas eu considero que as organizadas tem um papel fundamental para o time grande, inclusive acho que a festa que fazem é capaz de atrair muitos outros torcedores, mesmo com o time em fase ruim, mas as do Palmeiras tem até afastado mais os torcedores ao invés de atrair.

Acredito que falta um pouco, ou melhor, muita humildade as organizadas do Palmeiras. É simplesmente ridícula a disputa MV e TUP nos estádios, e em jogos com público baixo como o de ontem, isso fica mais evidente. Durante os 90 minutos ontem (assim como ocorre sempre), em nenhum momento as torcidas cantaram juntas, chegando por várias vezes a bizarrice de cantarem a mesma música porém propositalmente dessincronizadas.

A TUP, falta a humildade e inteligência de perceber que ela não é mais a principal torcida do Palmeiras, e como tal, aceitar que a MV puxe as músicas. E a MV também falta humildade em perceber que antes dela, muiiiiito antes vem o Palmeiras, e também perceber que embora a maior ela não é a única.
Acho inadmissível que 99% das músicas falem o nome da torcida, como se precisassem de mais reconhecimento. Também não concordo com o fato dela simplesmente “não aceitar” quando o coro vem puxado dos outros torcedores, como se nada que não tenha sido iniciado por eles tenha validade.

Ontem por exemplo, por vários momentos via que o time precisava de um empurrão da torcida, e na tentativa cada lado iniciava um canto diferente, e os gritos não conseguiam a força necessária para alcançar todo estádio e incendiar o jogo.

Para quem tem o costume de sempre ficar próximo a Mancha (assim como eu), e tem a falsa impressão de que está tudo ok, sugiro um exercício. Nos próximos jogos, assistam da arquibancada Laranja ou Tobogã, e depois assistam um lá da ponta da arquibancada verde. Vocês vão ver o quanto bizarro é.

Anônimo disse...

Bom dia!
Sou corinthiano e acompanho o blog porque me identifico com os ideais sobre o que significa torcedor de arquibancada.
Estou em todos os jogos do Corinthians e essa questão da escada da Praça já ocorre com a torcida do Corinthians desde o ano passado. As desculpas dos valorosos PM's é que já ocorreram muitos assaltos ao povão naquela escada e os ambulantes entram ilegalmente no estádio por ali também.
Parabéns pelo blog.
Abraço.

Anônimo disse...

foi tão superior que não conseguiu ganhar nenhum....não se iluda...

ULTRA ALVIVERDE disse...

Espirito de Porco;
Vc Esta coberto de razão....
As TOs do Palmeiras estão sendo bizarras, e isso ja começou a muito tempo....
Parece que torcem pra times diferentes....
A TUP ainda não entendeu que ela ficou penquena, enquanto a Mancha, não tem a menor concideração pelos outros torcedores, e ainda seu atuais dirigentes acham e afirmam, que o Palmeiras é só deles....

Bruno Lauria disse...

Outro empate irritante, mas o que mais tem me deixado puto é nossa torcida.

Dá vergonha. 4500 na quarta, 12000 no domingo de clássico. Ridículo. E o pior: preocupante. Espero que seja só um surto rápido de bambização.

Quanto à escadaria, o motivo que me parece mais óbvio é aquele que você mencionou: complicar (ainda mais) a vida do torcedor.

Mas penso que pode haver outro pretexto: os ambulantes. Ontem mesmo, na rampa do outro lado, um cara despencou de lá de cima (muito próximo das 16h). Não sei se ele tava escalando (como já vi várias vezes) ou sei lá o que foi, mas pensei que o cara tinha morrido (parece que está vivo). Ficou lá estatelado e a mercadoria espalhada (a queda foi muito feia, fez um puta barulho).

Anônimo disse...

nao concordo com a opiniao sobre o numero 19. Ele é novo , rápido, e tem potencial para ser um grande jogador.

SSP disse...

deixa a policia em paz cara

combate a criminalidade

a arruaça

se fechou a tal rua é por questões de segurança

evitar pichações e baderneiras

deixa a policia em pa

Espíritos de Porco disse...

Bruno Lauria,

Eu presenciei a queda do ambulante, a cena foi forte e confesso que não sai da minha cabeça. Li no Estadão que segundo a PM ele está vivo, pode até ser, mas podia jurar também que ele tinha morrido.

Não, ele não caiu, ele foi “empurrado” pelo segurança terceirizado do estádio. Coloco entre “aspas” o empurrado pois não posso falar qual era o objetivo do imbecil e despreparado segurança, porém, enquanto o ambulante descia da marquise, o segurança pulou e o derrubando. Devido a um pilar que estava na minha frente, não sei dizer se ele empurrou o cara para trás ou se ele tentou puxar o cara e não conseguiu, o que sei é que o ambulante só caiu devido a esse segurança.

Se fosse um torcedor agredido por outro estaria em todos programas de TV, como foi um ambulante irregular repreendido por quem deveria fazer a segurança, quem liga, não é?

Anônimo disse...

SSP-PC

Gostei mesmo foi do exibicionismo no final do jogo com o "Aguia", será que é para auto-promoção no programinha da TV?

SSP:
a meganha tem é de fazer "patru" em toda SP, do estrela ao praça.

se o ostencivo fosse eficaz a criminalidade seria minima.Concorda.

Espíritos de Porco disse...

Quem quiser saber mais sobre o ambulante que caiu, fiz um post no meu Blog http://porco.cc/YPMoDu

César SEP disse...

Ontem nem teve a famosa música "santos o caralho, lugar de peixe é dentro do aquário"...

TASSJC disse...

O policiamento é estranho. Ontem na descida da Rua Itajobi, do lado do cemitério, passamos 3 fardados de Savoia de frente com 12 fardados de Jovem do Santos subindo sentido Consolação, no meio do povão palmeirense. Os caras só não deram ataque por não saber se entre o povão tinha organizada no meio. Mas se os caras subiram fardados por ali, o policiamento - de maneira irresponsável, permitiu.

César SEP disse...


TASSJC

No último jogo entre SEP x SFC em agosto de 2012, eu tb desci a rua Itajobi com uma galera e do outro lado da rua (no paredão do cemitério) estavam descendo alguns da TJS (saíram da estação Clínicas). Dái o pm vira e fala pra gente: "pode descer, é só não brigar". A outra viatura da pm só estava lá em baixo, na bifurcação, e a itápolis (até a entrada do tobogã) estava fechada...
Os gambé fazem isso de propósito, só esperando a primeira provocação pra ter motivo pra puxar o gatilho.
Sem contar que nesse mesmo jogo, de acordo com um funcionário de uma loja que veio avisar agente, tinha uns 20 santistas ali atrás do Emílio Ribas, perto do ponto de onibûs. Os fdp estavam em minoria e ainda queriam se achar, o ponto tava cheio de palmeirenses.

César SEP disse...

Barneschi, vc viu o que aquele jogador inglês falou sobre a seleção? embora aquele Barton seja um imbecil, ele disse a pura verdade: " Neymar é o Justin Bieber do futebol. Brilhante no YouTube, mas um xixi de gato na realidade", e finalizou com chave de ouro: "Brasil simplesmente não é mais brasileiro. É como o Harlem Globetrotters, apenas viajando pelo dinheiro". Até os gringos já perceberam que a seleção brasileira perdeu sua essência no futebol, enquanto milhares de cabaços aqui no BR ficam discutindo (perdendo tempo) sobre convocação, esquema tático, dando importância pra essa corja da CBF, estrelas midiátocas com chuteiras coloridas (mas que não jogam porra nenhuma), etc.

segue o link:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/03/ingles-corneta-neymar-justin-bieber-do-futebol-brilhante-no-youtube.html

ABS

Anônimo disse...

Palmeiras foi superior nos clássicos e não ganhou. Ontem jogou desfalcado, e bem desfalcado, assim como o Santos jogou sem o seu único jogador talentoso, o Neymar. Muda o disco: só falar em contatações, com a crise que o clube vive e na segundona, é muito ridículo. O elenco é esse e falta um atacante matador, que pode até ser o tal do Kleber. Até ontem a torcida pedia a cabeça do Wesley. Pois é.

Anônimo disse...

nao concordo com o comentario sobre o camisa 19. Ele é novo, rápido, sabe jogar sem a bola e finalmente muito menos pior de assistir que o Luan

Rodrigo Barneschi disse...

Vi aí os comentários sobre a história do ambulante, dos assaltos e tal. Também vi as referências ao fato de que o absurdo fechamento das escadarias de acesso à praça Charles Miller teriam relação com isso. Não justifica. Nada justifica. Se havia esse problema, bastaria colocar ali na escada (ou dentro do estádio) um dos tantos coxinhas que ficam espalhados pela praça ou pelo estádio, a assistir ao jogo. O que não dá para aceitar é que o torcedor seja punido pela incompetência das autoridades (?).