21 março 2013

Sobre desinteresse e omissão

O time é ruim e tem jogado mal, mas, dado o baixo nível técnico do Paulista, até que se posiciona razoavelmente bem na tabela. Vence alguns jogos aqui e ali, tropeça em outros tantos, mas sofreu apenas uma derrota em 13 rodadas. Ontem mesmo, diante de um adversário perigoso, contou com boa dose de sorte para amealhar mais uma vitória. Bem longe do ideal ainda, mas serve para evidenciar a diferença entre ter no ataque um atleta promissor e com potencial e um outro, no caso o camisa 19, que desconhece elementos básicos de como finalizar a gol. Em outras palavras: se tivéssemos o moleque que veio do Sul no nosso ataque dois domingos atrás, teríamos vencido o SPFC no Morumbi. E é exatamente por termos um time fraco e sem padrão tático definido que desabamos quando o adversário é um pouco mais qualificado.

Não é isso, no entanto, o que mais deve despertar a nossa preocupação agora, senhores. O pior de tudo no momento é o fato de estarmos jogando seguidamente para estádios vazios, em noites (e tardes) melancólicas, em nada condizentes com o que se espera de um time de massa. Vejam que o palestrino João Malaia fez um levantamento das médias de público deste início de campeonato. O resultado é absolutamente preocupante.

Eu poderia aqui jogar mais uma série de dados para compor o cenário, mas eles só reforçariam a tese abordada com muita propriedade pelo Malaia. Deixando de lado as comparações com anos anteriores (a média atual é a pior de um início de temporada desde sempre), eis aqui um número chocante: a Grande São Paulo viu o Palmeiras entrar em campo três vezes (duas no Pacaembu e outra no Anacleto Campanella) em questão de seis dias (de 14/03, quinta, a 20/03, quarta). Em três jogos, foram 11.821 pagantes (5.301, 2.360 e 4.160), para a irrisória média de 3.940 pessoas por duelo.

Eu, como de hábito, estive nos três. E posso dizer que os que estiveram em São Caetano e nesses dois jogos na cancha municipal foram quase sempre os mesmos. E então, correndo o risco de me tornar repetitivo (prefiro isso à omissão que caracteriza muita gente por aí), eu pergunto: onde estavam os putos que ficam aí falando merda nas redes sociais e que resolvem fazer abaixo-assinado logo contra os poucos que se dispõem a continuar apoiando o Palmeiras em meio a tamanha omissão da torcida?

###

Pelo segundo jogo seguido, me sinto no dever de questionar os bravos, valorosos e destemidos homens do 2º BP Choque da PM: por que, caros servidores públicos, vocês resolveram fechar a escadaria que liga a rua Itápolis (acesso às cadeiras laranjas) à praça Charles Miller? Por quê? Para segurança de quem, nobres defensores da lei? Com que intuito isso foi feito?

















Do jeito que está, e considerando que ontem o canto sudeste da Praça Charles Miller virou estacionamento de viaturas, a medida parece ter apenas e tão somente uma finalidade: tornar a vida do torcedor palmeirense ainda mais desagradável, submetendo o público a longas caminhadas para desviar da escadaria interditada.

Por que, bravos, valorosos e destemidos homens do 2º BP Choque?

28 comentários:

yuribt disse...

A escada do outro lado estava fechada também...

ULTRA ALVIVERDE disse...

Barneschi;

Como eu tinha escrito varias vezes por aqui, o problema da torcida do Palmeiras não era Barueri, nem o Canindé, e "pelo que estamos vendo", tambem não é o valor do ingresso....
É inadimissivel Palmeirense brigar com Palmeirense, é inadimissivel torcedor Palmeirense querer bater em jogador, "os quem tem que apanhar não apanha, não sei porque", é inadimissivel uma TO com mais de 25 mil associados, querer proteger 200 pessoas que Mancham a imagem dela mesma, tambem não sei por que...
Resumindo Barneschi, o time do Palmeiras esta MEIA MERDA e a torcida do Palmeiras esta uma MERDA INTEIRA, só espero, e isso até acredito, que os novos comandantes do Palmeiras, "que são empresarios bem sucedidos e de nada dependem do Palmeiras" nos deem um grande time no 2ª semestre, com o Titulo da Copa do Brasil e o Titulo da Seríe B, concorda ??

Anônimo disse...

Boa tarde a todos, Barneschi, seu texto é correto, pois expõe de forma clara a ausencia de um planejamento concreto em todas as areas as quais , o futebol ``profissional´´, Palmeirense, sobrevive a quase quatro decadas, sendo vitima da propria incompetencia politica e administrativa, tendo no comando verdadeiros idiotas, assumidos em procurar manter interesses obscuros, na sombra de uma grande agremiação, fadada a ser apequenada , caso não ocorra uma alteração profunda em atitude e postura.
A visualização dos quadros associativos e criminalização de torcidas organizadas, nunca foi materia de estudos corretos , que viabilizariam alternativas coerentes , em conviver com o futebol de raiz, ao lado de uma sagaz procura de dinheiro, por parte de idiotas , que apenas procuram benefiar amigos, e companheiros.
O exemplo esta na elitização das ``modernas´´ , praças esportivas, onde teremos uma infindavel venda e utilização de recursos tecnologicos, para controle da ``massa´´, que na realidade é um legado que nunca foi respeitado,o torcedor que ama sem limites seu clube, em especial o PALMEIRAS.
Não ha um se quer plano que beneficie o torcedor, em qualquer estalo de inteligencia, no tocante , ao ouvi-lo, ja que a situação vivenciada ontem como nos jogos anteriores é puro reflexo da banalidade , no tratamento de um ``produto´´, denominado futebol, que tem CULTURA PROPRIA, e RAIZES PROFUNDAS, apesar de muitos evitarem a palavra dialogo, por temerem perder o LUCRO, mediocre, com o ``futebol de latinha´´, com alegações absurdas , de sermos uma futebol organizado!
CLAUDIO LONGO, que não admite ser tratado com otario, em um pais de idiotas!

Thiago Mazieiro disse...

Eu perguntei pra um policial ontem, que tava nesse estacionamento de viaturas, e ele disse que a escada estava fechada por ordem do clube mandante do jogo (no caso, o Palmeiras), e que não era a PM que decidia se fechava ou não aquele espaço.

Anônimo disse...

concordo plenamente com tudo.

Este ano so nao estive nos jogos fora de casa, mesmo sendo jogo na grande SP.

E o sentimento de decepcao é enorme. É inadmissivel que nao tenha 15 mil pessoss interessadas em irbao estadio.

César SEP disse...

Boa Tarde, será que vão fechar a escada no clássico de domingo tb?
Será que os torcedores do abaixo-assinado vão contra as Sardinhas?
Domingo não tem desculpa, é final de semana e um bom horário. Mas do jeito q as coisas estão, acho q vai dar uns 15 mil. Ingresso voltou a custar 40 conto PQP.
A média de torcedores que comparece nos jogos de semana é ridícula, fico imaginando na serie B, o desastre q vai ser. Mas já sabemos o que vai acontecer: quando estrear a Arena, vai ter um monte de neguinho correndo atrás...

Abs

Unknown disse...

Triste demais ver o estádio vazio deste jeito!

Anônimo disse...

belo publico ontem...

Anônimo disse...

Eu e mais 4 amigos saimos do interior ontem, cheguei em casa 1:30 morto. 6 Hrs eu tava no escritorio, sabe o que eu escuto de quem eu enxi o saco pra ir comigo? "porra henrique, leva nois quando for jogo bao, nao veio ngm".

È lamentavel, se os amendoins soubessem o peso que isso tem pra mlkada de 10,11,12 que ve aquela coisa morta e dps ve os malditos galinha lotando em piracicaba.

Matheus Trunk disse...

Na minha opinião, a diretoria vem fazendo sua parte. Deixou os ingressos mais baratos e está deixando todos os jogos como mandante em São Paulo. É mais desinteresse por esse estadual que não vale absolutamente nada. Pessoal está economizando e acredito que no jogo contra os sardinhas o Pacaembu estará mais lotado tenha certeza Barneschi.

Unknown disse...

Barneschi,dos últimos 3 jogos o único q não fui foi contra o São Caetano,por causa da facada no rabo da diretoria do time de aluguel,no alambrado sempre estavam os mesmos,o engraçado é que todo mundo reclama e dá desculpa pra não ir no estádio,horário,chuva,frio etc...,mas se chegarmos nas finais das competições mesmo se elas forem em Vladivostok ás 5 da manhã do dia 1º de Janeiro,os mesmos q dão essa desculpa vão te encher o saco pedindo ingresso e fatalmente vão vão roubar o lugar de quem vai sempre

Caio Beraldo disse...

Olá! Não consegui não me sentir "incomodado" ao ler as últimas postagens. Assim, entre aspas, porque sei que o comentário não é pra mim, mas ainda assim.

Eu estive na arquibancada em um número considerável de partidas. Já fui mais obstinado, por assim dizer, mas mesmo com os motivos "extra campo" tenho conseguido ir a alguns jogos. E Barneschi, eu não te conheço.

Confesso que vou sempre sozinho e que não faço grandes esforços para conhecer todos meus colegas palestrinos, mas não saberia dizer se os que vão são sempre os mesmos. Imagino que você se refira ao pessoal que se encontra, que confraterniza, que estão lá no miolo da Mancha. Eu fico mais abaixo, na amarela mesmo, sempre, e quando há espaço fico apoiado no parapeito, pra ficar o mais próximo possível do campo. É onde gosto de ver o jogo, e onde eu ficava também no Palestra (com uma perna pro lado de lá da mureta).

Não sei explicar, mas fiquei "incomodado" por não ser considerado um dos "sempre os mesmos". Talvez existam outros como eu na torcida que podem ter menos estrada que os "mesmos", mas que tem muito mais que os do abaixo-assinado.

E eu tiro fotos, levo meu smartphone, mantenho um blog, posto comentários nas redes sociais (a idéia é icentivar amigos palmeirenses a irem ao estádio), mas nem por isso deixo de gritar e cantar.

Novamente, sei que o exagero era necessário para se fazer entender o perfil daqueles do "abaixo-assinado", mas vim aqui para defender minha posição de frequentador talvez não tão assíduo quanto antigamente, mas definitivamente apaixonado.

Um abraço!

Anônimo disse...

EU pergunto ,qual é a grande atração chamativa de público do Palmeiras?? VINICIUS ? KLEBER?? Weldinho? ou Juninho CAGANEIRA ??Esperem pra ver na longa segundona , e com a diretoria de retardados colocando o preço da ARENA nas nuvens!!!!!!!!!!!!!!

Caio Beraldo disse...

Eis o problema. A camisa do Palmeiras já deveria, por si só, ser "a grande atração chamativa de público"

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Leonardo disse...

É realmente muito triste ver os últimos públicos da torcida do Palmeiras. Eu mesmo tenho deixado de fazer a minha parte, uma vez que me mudei de São Paulo neste início de ano e só tenho ido aos jogos em finais de semana. O sentimento de deixar de ir ao estádio é desolador.

Com as inúmeras adversidades, talvez a nossa torcida esteja finalmente abandonando o time. Certamente os palmeirenses de sempre continuarão a ir - eu mesmo faço o possível, uma vez que agora resido em Campinas -, mas um número cada vez maior de palmeirenses vai deixando o clube de lado.

Amigos meus, palmeirenses da capital ou do interior, antigamente acostumados a grandes esforços para estar ao lado do Palmeiras, parecem há muito perderem este ânimo.

Vejam o que passamos na última década, derrotas humilhantes e inaceitáveis, vexames históricos. Ao que parece, não há torcida que resista, nem mesmo a nossa.

Ao Pacaembu!

Leonardo Nakamura

Dan_Avventurato disse...

Barneschi e amigos,

Achei um site com as fichas técnicas dos campeonatos http://www.futebol80.com.br/links/times/palmeiras/palmeirasft.htm , e pelo que vi só em 2004 e 2005 tivemos públicos tão pífios no Paulista.
Como me associei ao Avanti, é tranquilo ir a todos os jogos (inclusive, mesmo nessa fase, aconselho a todos os Palmeirenses se associarem). Mas acho que grande parte disso se deve ao regulamento pífio do campeonato, somado com a nossa péssima fase.

Acredito que o jogo contra o Tigre será o divisor. A partir dele, acho q a torcida abraçará o time de vez. Quem sabe até contra os sardinhas as coisas não começam a mudar.

wilson disse...

deixa a policia em paz cara!!!!

ela que te defende

é pra ela que voce liga quando um fdp entra na sua casa

é ela que combate a criminalidade

mais respeito baralho

Anônimo disse...

Eu me decepcionei mais uma vez. Não há palavras para descrever o vazio que dá no peito ver o Pacaembú daquele jeito.

Saandroo disse...

O que acontece hoje é o resultado lento e corrosivo da incompetência admnistrativa dos últimos 13 anos. Times fracassados, jogadores medíocres, derrotas humilhantes..como disse alguém aí em cima, não há torcida que resista. Não adianta bradar amor incondicional ao Palmeiras e dizer que vai a todos os jogos, pois isso é idealismo que poucos carregam no coração de hoje. O torcedor "comum" que ver um bom espetáculo e ir a campo com média confiança em seu time. Quem assistiu ao show de horrores em SC (justamente um dos poucos jogos transmitidos em rede aberta pela emissora câncer)apenas se sente mais desmotivado ainda em ir a campo, dada a mediocridade técnica de 90% do nosso elenco. Sem ídolos, sem time competitivo, sem esperança. É assim que o palmeirense se sente, a grosso modo. Eu não sei se cobramos demais da nossa torcida...imagino que o público bambi desses jogos do paulista não seja grande coisa também. E sei que no campeonato carioca, os times de lá jogam para 3, 4 mil torcedores também...me lembro de um flamengo x não sei quem há uns 3 anos atrás no maracanã para 2 mil e poucos gatos pingados. E não é o time mais popular do Brasil? Enfim, acredito que o Palmeiras precise de uma sequência de títulos e um esquadrão vencedor. Aí sim teremos grandes públicos para jogos medianos. É só oq penso.

Elcio disse...

Primeira opção:
Parabéns,
Vocês estão conseguindo transformar o Palmeiras em um time exclusivo de vocês. "O resto", que tem mais o que fazer, não se dispõe a presenciar as cenas que vocês nos tem propiciado.

Segunda opção:
Time ruim igual a torcida péssima.
Ninguém é tão masoquista assim para sair de casa para ver essa porcaria jogar.

Terceira opção:
Essa é a que eu me incluo.
Ambas as opções anteriores estão corretas.

Abraço!

Elcio disse...

Volto aqui para denunciar uma coisa inacreditável: :))
Costumo ler todos os comentários postados aqui, e me sinto na obrigação de denunciar essa vergonha.
O Anônimo de 21 março, 2013 12:55 utilizou o ler-lero.com para escrever o texto.
O texto chega a ser ...
Abraço

felipe disse...

Fui somente no jogo desta quarta-feira e, sim, tá foda. Eu penso cinco vezes antes de ir a um jogo do Palmeiras ultimamente. Primeiro por causa dessa racha da torcida. Segundo porque o time não empolga (já tivemos times muito piores, mas que tinham brio. Eu adorava ver aquele time de Osmar, Magrão Traíra e Alceu jogar). Terceiro, e o mais importante: o Campeonato Paulista é um câncer, da forma como está, com o formato que tem. Fase interminável, FPF tabelando os valores dos ingressos lá no alto, calendário inchado, times ruins. Os públicos ruins do Paulista podem, enfim, fazer o Del Nero Cuzão se tocar de que essa fórmula é estupidamente idiota. Se servir pra isso, será bom.

Mas na Série B pretendo ajudar o Palmeiras em TODOS os jogos que puder. Série B é mil vezes mais interessante que o Paulista hoje em dia.

Leonardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leonardo disse...

Élcio, não é isso, cara. Não existe esta do Palmeiras ser de alguém ou de um grupo, o Palmeiras é de todos nós.

A culpa é da torcida? Claro que não. Cada um segue a sua vida e faz o que quiser, mas não pense que por ir a um grande um número de jogos o torcedor é um vagabundo ou desocupado.

Leonardo Nakamura

Diego disse...

Fui em todos os jogos na capital esse ano e no ano passado.

Dá uma sensação muito ruim ver o Pacaembu vazio daquele jeito, cinco, seis, sete vezes seguidas. Mas eu NÃO culpo a torcida.

Vou por amor ao clube, pois com esse time de futebol feio e limitado, a arquibancada perder seu prazer a um bom tempo...

cesar disse...

A Torcida do Palmeiras está acomodada!

São na sua maioria hj "revolucionários" de redes sociais... Acham que ajudam o Clube apenas comprando Camisa, não sabem exercer o papel de torcedor...

Depois não adianta reclamar de time, diretoria... Na primeira fila nossa Torcida só cresceu, nada justifica esse marasmo de atualmente!

Os mesmos que não querem estar com o Palmeiras hj são aqueles que vão querer tirar proveito do Palmeiras amanhã... Pensando por esse lado, talvez nem seja bom msm que esses "torcedores" estejam por perto...

Rodrigo Barneschi disse...

Caio Beraldo
Como você bem disse, basta a camisa do Palmeiras ir a campo para as coisas fazerem sentido. Nada mais interessa.
Se você vai aos jogos, pode ficar tranquilo: você é um dos "mesmos". Eu não escrevo isso para atacar ninguém, mas apenas para reconhecer os que estão sempre lá. Se é o seu caso, parabéns.
E sim, o exagero é necessário.

Wilson
Vai arrumar o que fazer, cara.

Elcio
Você é um covarde. Covarde e canalha. Porque, além de não ir aos estádios, fica aí querendo jogar a responsabilidade para outros. Toma vergonha na cara. Se quiser ir ao estádio, faça isso. Se não, assuma-se como um acomodado de merda e não venha encher o saco dos outros.