20 setembro 2006

20/09/1942, do Palestra ao Palmeiras



Pode haver algo mais glorioso do que nascer campeão?

Não por acaso, assim nasceu o Campeão do Século XX.

A oficial pode até ser 14 de setembro, mas é inegável que o 20 de setembro de 1942 é a data que representa mais do que nenhuma outra o nascimento da Sociedade Esportiva Palmeiras.

20 de setembro. 1942-2006. 64 anos.

Pacaembu.

O Palestra, perseguido, é mais forte.

E vem a campo, das trincheiras, para ser campeão.

Bandeira do Brasil à frente. Surge o Palmeiras.

Para lutar contra o maior inimigo.

Aquele que tentou roubar a nossa casa. Que tomou a do Germânia e ainda lucrou ao vender o terreno para a Portuguesa.

O embate que se seguiu foi emblemático.

3 a 1. E pênalti para o alviverde imponente.

Eis então que eles fugiram.

FUGIRAM!

Envergonhados, talvez por fracassarem na tentativa vil de acabar com um adversário tradicional e inabalável. Mais ainda: por presenciarem o seu (re)nascimento glorioso no campo de batalha.

Mais forte do que antes.

Para ser o Campeão do Século!

Obrigado, Palestra!

Obrigado, Palmeiras!

29 comentários:

Anônimo disse...

Vc vai comentar o cadastramento das torcidas organizadas?
Quero saber sua opiniao.
Bjs

Anônimo disse...

primeiramente um bjo pra jessica.

segundo, faço minha as palavras do Rodrigo, Parabens PALMEIRAS, te amo.

Rodrigo Barneschi disse...

Oi, Jessica,

Confesso que já estou tão acostumado à repressão que isso não me incomodou muito. Pelo menos por enquanto. Vamos lá:

1. A idéia de cadastrar os torcedores não foge muito do que já acontece hoje. Agora pode ficar mais rigoroso e tal, mas eu não tenho nada a temer. Podem me fichar onde quiserem. Talvez seja positivo

2. Quero entender ainda como será este espaço reservado para as torcidas organizadas. Esta parte está meio nebulosa ainda. Vou esperar um pouco para comentar.

3. Espero sinceramente que tudo isso sirva para que possamos novamente entrar no estádio com bateria, faixas, camisas etc.

4. Digo mais: por que não as bandeiras de mastro? Uma coisa é certa: não me lembro de elas terem motivado qualquer agressão no resto do Brasil, onde são liberadas. Logo, por que não permitir que elas voltem aos estádios de SP?

5. Gostei de pelo menos uma coisa nisso tudo: a possibilidade de ingressos com desconto para os torcedores organizados.

6. Melhor ainda: por que não garantir uma cota de tantos ingressos para as torcidas organizadas. Isso certamente seria um prêmio para aqueles que estão em TODOS os jogos e não querem perder o lugar para sofás aproveitadores na hora da final.

7. De toda forma, a PM precisa se preparar para trabalhar em estádios. É incrível, mas eles ainda não sabem.

8. Ah, e respeito também é bom. Enquanto não houver respeito por parte da PM, a porradaria entre torcedores e policiais vai continuar.

Beijos

P.S.: Você é a aluna do Luigi, né?

Anônimo disse...

espaço reservado pras torcidas podia ser igual na Itália, nas curvas, no nosso caso, curva nord (fazer o q).
a cota de ingressos pra nós, assim como a liberação das faixas, camisas, bandeiras de bambus, piscas, plásticos seria ótimo e justo já q qq coisa q acontecesse teria o cadastro, mas isso eles não vão fazer, pois eles só qrem foder as organizadas.

Rodrigo Barneschi disse...

Vale lembrar que o Vitor não é um torcedor organizado, confere?

Anônimo disse...

verdade. vale lembrar q eu fico atrás do gol desde sempre, portanto, nd dos vandalos ficarem atrás do gol, vo protestar.

Anônimo disse...

Sou sim. Leio sempre seu blog.
Otima resposta.

É fácil encontrar na imprensa a opinião de "especialistas", mas o outro lado fica esquecido.
Aparentemente parece ser uma sutil evolução na política de repressão desencada há alguns anos atrás. Tudo dependerá da forma como for conduzida.

Bjs

Anônimo disse...

20/09/1942... Entrava para história o PALESTRA ITALIA... Nascia o PALMEIRAS Campeão...
Campeão do Século XX, não somente no campo, mas fora dele também... Clube digno, feito por pessoas honesta, pessoas de bem, com passado...
Campeão de raça, formados por pessoas que tinham ideais, que soberam defender com todas as forças a nossa casa dos inimigos e por isso que merecem todo o nosso respeito e admiração eternamente...
Obrigado PALMEIRAS, obrigado a todos que defenderam a nossa razão de existência em 1942, pois sem esse heróis, a nossa vida não seria a mesmas...

Sobre as organizadas, concordo com o Rodrigo, não temo nada, podem me cadastrar a hora que quiserem... Quem dera existisse carnê aqui no Brasil, já compraria o meu no começo do campeonato... Mas pra que facilitar se da pra complicar...
E a proibição das bandeiras é a coisa mais rid´picula que eu já vi... Alguém já viu uma bandeira sair por aí batendo em alguém???
Acho que quem quer brigar, vai brigar com bandeira ou não. E o pior é que as torcidas podem ir até o portão de entrada de qq estádio com as bandeiras, mas não podem entrar... Fora dos estádios, onde acontecem as brigas, tudo bem, dentro, onde não acontece nada, proibido...Sem comentários...

E o Vitor não é torcedor organizado, por isso pediria que ele ficasse de fora dessa conversa, pois o lugar dele é atrás do gol...

Eternamente PALMEIRAS

Anônimo disse...

Jessica, o que eu falei que iria acontecer qd vc fosse escrever aqui no blog???

Hahahahahahahahaha... viu!!!

Eternamente PALMEIRAS

Anônimo disse...

E o Salão Alhambra, palestrino?? Cadê o Salão Alhambra nessa outra história???

Abraço.

Rodrigo Barneschi disse...

Luigi e Jessica,
O Vitor é um incorrigível. Eu ainda o adverti em tempo real.

Vitor,
O Luigi já disse tudo. A discussão deve ficar restrita aos torcedores organizados.

Filipe,
Sobre isso, devemos falar em agosto. O episódio aqui citado serve apenas para ilustrar tudo aquilo que nos difere da escória.

Anônimo disse...

SOBRE O PALMEIRAS , NAUM TENHO MAIS PALAVRAS PARA DEMONSTRAR O QUANTO AMO ESSE CLUBE SUA HISTORIA, SUAS GLÓRIAS, ACHU QUE ESSA É UMA DAS PARTES MAIS IMPORTANTES DO CLUBE , ASSIM COMO O SURGIMENTO !!!!!
OBRIGADO AOS HOMENS QUE COM UM SONHO CRIARAM O PALESTRA ITALIA E
OBRIGADO AOS HOMENS QUE NA HORA MAIS DIFICIL DEFENDERAM ESSE SONHO !!!
PALMEIRAS EU TE AMO !!!

SOBRE AS ORGANIZADAS ACHU QUE CADASTRAR OU NAUM , VAI MUDAR POUCA COISA, ALGUEM LEMBRA ALGUMA TRETA DE TORCIDAS RIVAIS QUE ACONTECEU DENTRO DO ESTADIO, NAUM EXISTE MAIS,AS TRETAS SÃO LONGE E QUASE SEMPRE MARCADAS, MAS SE FOR PRECISO PARA LIBERAR OS BAGUIO TA VALENDO,PQ NA MORAL SEM ORGANIZADA O ESTADIO FICA MORTO !!!!!

MANCHA VERDE - SIMBOLO DE DIGNIDADE !!

Anônimo disse...

O que é de fato muito honroso. Me fez lembrar minha vózinha...
Mas uma coisa que eu queria te perguntar a algum tempo, palestrino: o que é esse "Avanti Palestra"?

Pedro Pellegrino disse...

Boa,Barneschi!! vou roubar e colocar no meu blog.Abraço.

Rodrigo Barneschi disse...

O Avanti Palestra é um movimento de publicitários palmeirenses que busca incentivar o Palmeiras e fiscalizar o clube, propondo mudanças e modernizações. Bem intencionado e tal, mas pouco producente na conjuntura atual da nossa ultrapassada diretoria.

Anônimo disse...

jessica o luigi deve ter falado do bjo q te mandei q já era previsto e tal. sou um cara admiro a beleza feminina e gosto de tratar bem e acho q nd como um bjo, aquele dado na mão, para representar isso. agora esses caras já levam pro lado errado da coisa, eles são td maliciosos. bom é isso, aproveito pra te deixar outro bjo respeitoso.

sobre as organizadas, eu posso e devo participar do assunto, afinal eu q sou um defensor da extinção definitiva delas e do banimento desses vandalos no estádio posso, como cidadão desse país democrático, expressar minha opinião.
grato

Anônimo disse...

EI VITOR PASSA MAL HEIN !!!!!
VAMU ACABAR COM AS ORGANIZADAS, VAMU TODOS FICAR SENTADINHOS E COM NOSSO RADINHOS OUVINDO O JOGO!!

NA MORAL VC PODE NAUM SER DE ORGANIZADA, MAS PAGA UM PAU PQ JÁ VI VC CANTANDO MUSICAS DA MANCHA !@!!!

Rodrigo Barneschi disse...

Zoinho,
O Vitor, além de cara de pau, é um dos fundadores da organizada Raça Rubro, do América caipira. Digo mais: foi dele a péssima idéia de fazer todas as músicas da torcida como cópias das músicas dos gambás.

Anônimo disse...

Confirmo o que o rodrigo escreveu... O Vitor fica cantando as musicas do america... identicas as dos gambás... Sem comentários...
E essa história de beijo na mão é brincadeira, né??? Quem conhece o Vitor sabe... Hahahahahaha...

Eternamente PALMEIRAS

Anônimo disse...

está ocorrendo um mal entendido aqui mto simples de esclarecer.

realmente eu fui um dos idealizadores da criação de uma organizada para defender as cores do América. existiam 2 nomes em votação, Ultras América (a que eu propus) e Raça Rubro, infelizmente perdemos pela contagem minima. 157 x 156.
sobre a tal música referida dos gambás, qm criou ela foi nós, graças aos compositores da torcida, acontece que qdo os gambás foram jogar em Rio Preto copiaram a nossa música.

zoinho, sobre cantar música da mancha, eu sou daqueles favoravéis a teoria: para vencer vale tudo. até mesmo se juntar aos marginais na casa do adversário pra podermos equlibrar as adversidades.

as insinuações do Luigi eu nem vou responder, ele gosta de falar inverdades difamando as pessoas, mas explicar o que ele tava fazendo na bilheteria do Palestra no sábado de Lusa x Gama, ele ainda não explicou.

grato pela compreensão

Rodrigo Barneschi disse...

O Luigi confessou: foi incentivar a Portuguesa. E gostou tanto que foi ao Canindé na última terça. Não deu sorte até agora.

Anônimo disse...

Vitor, não adianta agitar pq o errado qui é voce... Voce que gosta de outro time aqui no Brasil... E do rodrigo, nem preciso falar... o cara vai assistir sardinhas e gambás, duas vezes... sem falar na simpatia que ele tem pelo clube dos caiçaras...
E bilheteria é o caralho!!! Eu estava jogando bola no clube e depois fui na sede da MV conversar com o Henrique...

E terça-feria eu estava dando aula, pois EU TRABALHO!!!

Quero que a portuguesa se foda e caia pra quinta divisão!!!

Só sei que esse blog só tem comentários qd vcs falam alguma coisa sobre a minha pessoa... Caralho, arrumem coisas pra fazer...

Eternamente PALMEIRAS!

Rodrigo Barneschi disse...

Corrigindo:

Eu já fui ao estádio para assistir a três clássicos SCCP x Santos. E sempre mandei bem:

1998: SCCP 0 x 2 Santos, com 2 de Viola
2002: Santos 2 x 0 SCCP
2002: SCCP 2 x 3 Santos

Anônimo disse...

Torcer pros sardinhas nesses jogos tmb torci, por questão de principios, mas pagar pra ver essas merdas, voce paga, né??? E dinheiro pro PALMEIRAS, vc não dá, finge que é jornalista!!! Sem comentários...

Anônimo disse...

E a foto que aparece nesse post, eu que passei pro Rodrigo, sem falar que ele tem um poster desse, presente meu tmb... Mas isso ele não escreve... E fotos do PALMEIRAS ele não tem tmb, mas com certeza deve ter o poster dos sardinhas campeões de 2002...

Rodrigo Barneschi disse...

Luigi,

Obrigado. A foto foi muito útil, como você pôde ver. Deixo aqui todos os créditos.

Correção: só paguei ingresso em 1998. Depois entrei como imprensa.

Anônimo disse...

Isso... Nunca ajudou o PALMEIRAS e ainda vai no estádio xingar os jogadores...Sem falar que se acha no direito de reclamar dos baianinhos que vão nos jogos qd tem promoção da nestlé...

Quem não paga não tem direito de reclamar... O Vitor é amendoim, mas paga pelo menos...

Vira sócio, pelo menos...

Eternamente PALMEIRAS

Anônimo disse...

ESTA NA HORA DA ULTRAS PALESTRA AGIR!!!

ASSIM NÃO DA!!!

DIRETORES VELHOS FILHOS DA PUTA!!!

O QUE ELES PENSAM QUANDO OLHAM UMA FOTO DESSA??? SERÁ QUE ELES NÃO PERCEBERAM, ACABAR COM O PALESTRA, ACABARAM COM O PALMEIRAS!!!

LAMENTÁVEL!!! ESTOU SENTINDO TANTA DOR NO CAORAÇÃO, QUE NÃO CONSIGO DORMIR!!! PARABÉNS, AO TODOS ESSES MALDITOS!!!

VAMOS PALMEIRAS... ESTRAREMOS SEMPRE DO SEU LADO!!!

NEM SEI O QUE ESTOU ESCREVENDO... SE ESSES MALDITOS TIVESSE UM POUCO DE CONSIDERAÇÃO POR NOS...
FILHOS DA PUTA!!!

AQUI É PALMEIRAS, CARALHO!!!

Anônimo disse...

DIRETORIA DO CARALHO, NAUM FAZ PORRA NENHUMA E AINDA FODE COM TUDO , OLHA A DECLARAÇÃO DESSE VELHO MALDITO DO PALAIA , NAUM TEM QUE RECLAMAR DO JUIZ , TEM QUE DEIXAR METER A MÃO NO PALMEIRAS NÉ SEU ENORME FILHA DA PUTA !!!!!!
QUERIA VER SE FIZESSEM COM OUTROS TIMES O QUE FAZEM COM O PALMEIRAS, É O UNICO TIME QUE É ROBADO DENTRO DE CASA, VAI ROBAR O VASCO EM SAO JANUARIO PRA VC VER O QUE O EURICO FAZ !!!!!!!!

DIRETORIA DE MERDA !!!!!!

PALMEIRAS - A RAZÃO DA NOSSA EXISTENCIA !!!!!