12 dezembro 2007

A Arena Palestra



Agora parece ser definitiva a parceria com a WTorre, que prevê transformar o estádio Palestra Itália em uma moderna arena multiuso nos próximos dois anos. Sobre este tema, gostaria de fazer breves considerações:

1. Já que a remodelação do nosso estádio parece inevitável, que seja agora, de modo pioneiro e com suporte integral da iniciativa privada;

2. É de se esperar que se pense no torcedor comum, aquele que enche o Palestra Itália de modo incondicional. Portanto, é bom planejar espaços populares, sem cadeiras, com preços menos ofensivos. Só assim para o torcedor de arquibancada continuar fazendo sua parte;

3. Mesmo em praças desenvolvidas da Europa (tomo a Itália como grande exemplo), os torcedores organizados têm seu espaço preservado, as curvas, com valores acessíveis. Fica em 14 euros, por exemplo, a entrada para uma das curvas do Stadio Olimpico. É possível, portanto, modernizar sem elitizar;

4. É bastante discutível a proposta de construir um shopping dentro da arena. Além de não haver espaço hábil, a não ser nas dependências sociais, ainda é bom levar em conta que já existem dois enormes centros de compra nas cercanias do estádio: o popular West Plaza, em breve Pátio West Plaza, e o elitizado Bourbon Pompéia, com inauguração prevista para o primeiro semestre do próximo ano. Dá até para pensar em eventuais parcerias com esses caras, inclusive para estacionamento e praça de alimentação;

5. Falar em Copa-2014 é besteira. Basta levar em conta o relacionamento espúrio entre CBF e dirigentes do Jd. Leonor;

6. Certas características do estádio devem ser mantidas. A começar pelo Jardim Suspenso;

7. O nome é ARENA PALESTRA! Nada de Arena Santander ou aberrações do tipo! Espero poder levar meus filhos para ver o Palmeiras na Arena Palestra, sem atentados à nossa história!

8. Pergunta sem resposta: onde iremos jogar durante a reforma?



As imagens são do TVV.

28 comentários:

Craudio disse...

Cara, você acredita em Papai Noel? Então pode preparar o bolso...

Não tenho nada a dizer a não ser:

VIVA O RATO DO PACAEMBU!!!

Que aliás, coitado, deve estar se escondendo diariamente com as obras no estádio...

luigi sep 1914 disse...

Durante a construção, temos que jogar no Pacaembu, que é municipal!
Casa de gambá é o caralho! Os lixos podem jogar na Marginal sem numero, visto os adversários que irão enfrentar...

"É melhor do que ser campeão... Ver os gambás na SEGUNDA DIVISÃO!"

Forza Palestra disse...

Já existe resposta para a última pergunta. Do site oficial do Palmeiras:

Troca do gramado do Palestra
Por Fábio Finelli - Assessoria de Imprensa SEP

O estádio Palestra Itália estará de grama nova em 2008. Tão logo encerrou o Campeonato Brasileiro, escavadeiras e tratores tomaram o lugar dos atletas e deram início ao processo de mudança do gramado da casa alviverde.

Conforme mostram as fotos em anexo, toda a grama antiga já foi removida e, a nova, modelo existente nos principais estádios brasileiros -e também na Academia de Futebol do Palmeiras, será colocada nos próximos dias. A previsão é que tudo esteja terminado entre o final de janeiro e o início de fevereiro, processo adiantado àquele que havia sido projetado anteriormente.

"Inicialmente, a troca da grama duraria cerca de três meses, até o mês de março. Mas aceleramos o processo para que o Palmeiras possa voltar a mandar seus jogos aqui o mais rápido possível", explicou o diretor administrativo do clube, José Cyrillo Jr.

Além da troca da grama, as dimensões serão aumentadas. Atualmente, são de 104 x 75 -passarão para 110 x 75, tornando-se assim um dos estádios de maior dimensão do país -maior que Morumbi [108x72], Beira-Rio [108x75] e Olímpico [105x68], e igual ao Maracanã e Mineirão.

Arena Barueri deve abrigar os jogos no Campeonato Paulista

Com a troca da grama, o Palmeiras perderá os quatro primeiros jogos do Campeonato Paulista que realizaria no estádio Palestra Itália. Com isso, deverá mandar essas partidas na moderna Arena Barueri, do Barueri. Os jogos, inicialmente previstos para acontecer na "nova" casa alviverde, são contra o Sertãozinho (16/01), Mirassol (27/01), Ituano (30/01) e Guaratinguetá (06/02).

"Já conversamos com o Barueri e está praticamente tudo acertado, faltando apenas alguns detalhes para que a gente mande nossos jogos lá nas rodadas iniciais do Campeonato Paulista", explicou o gerente de futebol do clube, Toninho Cecílio.

mancha z/s disse...

vai ficr loko... chupa bambi!

Anderson Ugiette disse...

°¬¬
ainda vejo tudo com desconfiança...
a crença q tenho na Historia do meu time, me faz pensar até onde os atos bambis infuenciam o povo...
espero q essa diretoria não se mostre bambi...
ARENA PALESTRA... tanto faz...
sendo PALESTRA...
pq...
ser PALESTRINO, não é escolher um time... é VIVER POR UM!!!
AQUI É PALESTRA PORRA!!!

luigi sep 1914 disse...

Barueri é o caralho!
Tem que ser no Pacaembu!
Interior o caralho!

Daniel disse...

só acredito quando estiver de pé o estádio... ate la vou duvidar

Rodrigo disse...

VAI PRO INTERIOR, LUYDY!!

MANCHA IPIRANGA disse...

Barueri????? putz mano... esses caras estaum tirando.......

Anderson Mancha Verde disse...

vc concorda com Barueri manO????

Forza Palestra disse...

Não! Deixa que eu escrevo logo mais à noite...

Zoinho centro/sul disse...

Parece que agora vai em cara, imagina chegar na Turiassu e ver uma coisa linda dessa. Porra que lindo.
Sobre o Shopping achu besteira tb, e ouvi alguma coisa sobre uma ligação entre esse bourbon e o Palestra, o que naum é má ideia.
Claro que a preferencia é o Pacaembu, e como a pm naum deixa nóis e os gambá jogar no mesmo dia , naum entendo o pq.Se bem que aquele estadio do Barueri é loco, e faz tempo que estou querendo conhece-lo.

Eternamente - Palmeiras

MANCHA IPIRANGA disse...

SOH DE VER ASIM O PROJETO EH BONITO E TAL, MAIS ATE AI QQ UM PODE FAZER O PROJETO..... QUERO VBER COMO VAI SER A CONSTRUCAO E ESSES CARAS VAO MESMO COLOCAR $$$$$ PRA BANCAR TODA A OBRA.... SE FOR PRA VALER VAMOS FICAR COM UM ESTADIO FODA MANO....

Beto - MG disse...

Caros amigos...

Concorcordo em grande parte com a forza, entretanto, de ve lembrá-los q por força do estatuto do torcedor, ( q infelizmente ainda pouco se aplica) até o locais populares e q devem existir tem q ter cadeiras...

E a torcida q move o palestra deve ser privilegiada, não é só pq tem menor poder aquisitivo q deve ficar em chiqueiro, eles sim é q merecem o melhor o estádio ou "Arena"..

Qto a jogar no interior digo q sou palestrino incondicional e apesar de paulistano morei no interior e hoje estou em Minas Gerais e digo:

O Palestra nasceu de um ideal e de uma força de imigrantes italianos q não estavam só em são paulo, o Palestra é maior q São Paulo, tanto cidade como Estado, por isso não é demérito prestigiar os verdadeiros amantes palestrinos q não estão só em Sampa...

Lembrando q é uma situação passageira q nada possui de vexatória...

Para encerrar, isso é apenas a expressão de uma opinião, sendo q em momento algum houve a intenção de gerar polêmica ou ofender qquer pessoa...


Abraços

MV Z/N disse...

dale palestra!!!!

Forza Palestra disse...

Beto,
Sinta-se em casa.
Abraços,
Rodrigo

South Park disse...

Você já comprou sua cativa no futuro setor Visa também?
Muito elitista essas coisas pros seus moldes! huahuaua

Eu já sabia que na primeira oportunidade você ia 'virar a casaca' e começar a aplaudir coisas do tipo!

Ahh.. Olha essa!

"Valdívia no São Paulo

O meia chileno Valdívia tem praticamente tudo certo com o São Paulo.

Seu empresário, Juan Figger, de ótimas relações com Juvenal Juvêncio, está com a papelada toda quase pronta.

Será o presente de Natal para os tricolores e o de grego para os alviverdes. "


Fonte: Blog do Juca

Forza Palestra disse...

Pois é, bambi anônimo, logo se vê que você continua sem saber interpretar o que lê.

Por sinal, quem vira casaca é bambi sujo que não sabia o que era futebol antes de 1992.

HOLOCAUSTO DE BAMBIS!!!

Rafael disse...

Sabe que por um período eu fiquei decepcionado por meu time ( Sâo Paulo ) ter tentado roubar o "estádio" de vocês naquela época. mas pelo visto a mentalidade de vocês continua na mesma época, se achando superiores e melhores que os outros, e ainda por cima se sentindo sempre passados para trás ( 38 rodadas sem marcar um penalti pra gente, que dó )ou então deram 14 pontos para os Bambis, assim até o Paletra ganha o Brasileiro.
RIDICULO.
E essa coisa do Palestra, no dia em que seu país estiver em guerra denovo e vocês sentirem na pele o que é ter seu "inimigo" morando do seu lado vocês podem reclamar do que aconteceu.
chora porco imundo, o tricolor é campeão do mundo ( e não do fax )
saudações tricolores

Forza Palestra disse...

Bambi,
É impressionante como você consegue, assim como seus amiguinhos de alienação, se contradizer a cada merda que escreve. Afinal de contas, quem é que se diz superior a todos nesses últimos anos? Quem é que vive vomitando o que tem e o que não tem, sem se dar conta de toda a sujeira que constrói isso que vocês pensam ser um clube de futebol?
A história felizmente se encarregou de nos colocar em lados opostos. E vocês, bambis, com toda essa alienação, serão sempre esta corja imunda de aproveitadores e oportunistas.
Ah, um aviso: antes de vir escrever merda aqui, procure estudar um pouco de História. Não me refiro tanto à do seu clube, pois isso seria pedir demais, mas sim a do seu país e a do mundo. A análise histórica que você faz acima é de uma precariedade e de uma inocência que beiram o risível.
Morre, bambi vira-casaca e sem alma!

P.S.: Pessoas que escrevem "saudações tricolores" são as mais cretinas que podem existir. E isso vale também para "saudações alvinegras", "alviverdes" ou o que for. É nego que não vai pro estádio e quer encher o saco dos outros.

Rafael disse...

Muito além disso meu amigo, eu tanto vou ao estádio como PAGO ingresso para entrar em todos os jogos, e ainda pago gasolina e pedágio, coisa que a porquinha tá chorando de pagar em 4 míseros jogos em Barueri. E eu conheço bem a história. E na época do acontecido era PROIBIDO agremiações de qualquer tipo tanto Italianas quanto alemãs.
Nós nunca ficamos nos achando superiores. Temos quem reconheça isso ( a imprensa ) mas é lógico que é tudo um complo gigantesco diria até mundial contra o todo poderoso alviverde.
mas enfim espero que o "rolo" do Palmeiras com a traffic não termine como o rolo do SCCP com a traffic em 2000.

Forza Palestra disse...

Em primeiro lugar, bambi, você não tem nada a ver com as críticas que eu faço à diretoria do meu clube. A reclamação não é tanto em causa própria, mas sim por saber que grande parte da torcida não terá condições de ir ao referido estádio. E aí quem paga é o clube.

Mas é uma preocupação que inexiste na geração vitrine que se traveste de torcida de futebol. Porque, para vocês, não importa ir ao estádio; importa apoiar uma marca temporariamente forte, e não um time que pode tanto vencer quanto ganhar.

Ah, e você conhece bem a história?

Então deve ser por isso que faz afirmações tão descabidas como esta última.

Um conselho pra você: no lugar de tentar entender um pouco da história, coisa que parece estar um pouco fora do seu alcance, tente algo mais simples e vá aprender a cantar o hino do seu time...

Pense no lado positivo: você pode ser o primeiro bambi a ir além da segunda estrofe...

Rafael disse...

A questão do hino é prática, todo sãopaulino de verdade sabe que não acaba na segunda estrofe. e quanto a marca temporariamente forte eu concordo em genero numero e grau. A primeira vez que fui ao Morumbi foi em 89. Contra o SCCP, e caso você não se lembre nossa "marca" naquela época não era nada forte.
Agora está claro que depois de várias conquistas o nosso público aumentou, assim como quando seu time deixou a Coca-cola e pegou a Parmalat aumentou a quantidade de público no estádio.
Não vejo nada de descabido nas minhas afirmações.
Vou parar de comentar aqui, não adianta. Nem sua idéia nem a minha irão mudar. Nem todo sãopaulino é modinha como vc diz e nem todo palestrino dá o sangue como vc acha.

Forza Palestra disse...

Quanto à última afirmação sua, Rafael, nada a reparar.

Luiz disse...

Esta corja está preocupada caro amigo Barneschi... eles estão preocupados... E como sempre, quando colocados sob pressão, vão tropeçar.

É questão de tempo...

marcos disse...

Em linhas gerais, concordo com o que foi escrito. Exceto o item 7. Note que o estádio é normalmente chamado de Parque Antárctica, ou seja, é propaganda de uma empresa do mesmo jeito.... e sem que o Palmeiras receba nada por isso....

No entanto, de qualquer forma, a torcida e a grande mídia vão continuar se referindo ao estádio como Palestra Itália.

Sobre espaços populares, muito bem comentado. Sou totalmente favorável à " modernização ", como o que foi feito no Setor Visa, mas é importantíssima essa questão levantada. A elitização, que é inevitável, não pode ser radical e nem totalmente excludente. Por isso, acho que deveriam fazer dois lances de arquibancada atrás do gol ( e que se danem as piscinas ). Se bem construídas, próximas ao campo e com altura adequada, elas poderiam proporcionar ótima visão do campo. Este vídeo da La Bombonera ( http://br.youtube.com/watch?v=79yxJPfdlww ) ajuda a demonstrar um pouco que dá pra se assistir atrás do gol numa boa, desde que com altura e distância adequados, ainda que não seja parte da cultura do torcedor brasileiro. Com isso, a capacidade seria aumentada e haveria um local apropriado para ingressos a preços mais acessíveis.

luiz disse...

Marcos,

Só uma coisa, chamamos de Parque Antártica, porque antes de existir o clube, aquele terreno era existia um parque denominado Antartica.

O que dá força para suas palavras, pois se até hoje chamamos de Parque, é bem provável que nunca deixemos de chamar o estádio de Palestra Itália.

Abraço

Luiz

Anônimo disse...

Diego,,,,

estou em 2013. palestra quase acabando!!! dale porco!