04 dezembro 2007

E a mística do Palestra?

Com a vaga perdida, cogitei atualizar a relação de todos os pontos que nos foram roubados pela arbitragem neste BR-07. Pensei também em falar sobre as artimanhas do STJD ou sobre quaisquer outros fatores que possam explicar mais este fracasso. Faltou coragem pra isso. Pois nada justifica as tantas derrotas em casa, mais ainda uma como a de domingo, vexatória como todas as demais nestes anos 00.

Difícil encontrar a origem de tudo. Bem poderia ser a histórica virada sofrida diante do Vasco, na final da Mercosul-2000. Não sei; poderíamos até retornar um pouco, na eliminação da JH (dois jogos no PA contra um incipiente São Caetano). Ou a 1999, também final de Mercosul, diante de um frágil Flamengo. Ou a 1998, quando Müller e Marcelo Ramos, já nos descontos, acabaram com a mística da nossa casa. Ou, por fim, à mais surpreendente de todas, quando entregamos para o Cruzeiro uma Copa do Brasil que já era nossa.

Seja como for, depois vieram ASA, Santo André, Vitória, Ipatinga, Flamengo, Boca, SPFC, Guaratinguetá, Guarani, Atlético-MG...

A mística acabou. O Palmeiras não sabe mais fazer valer o seu mando de campo. A força da torcida e do estádio se perderam diante de um 'fantasma' que a imprensa só pode alimentar com ajuda do próprio Verdão. E como ele se esforça para ajudar...

Por obra do destino, todas as decisões acontecem em casa.

De nada vale.

Jogo após jogo, ano após ano, o medo prevalece.

Os fracassos se sucedem, um após o outro.

É de se esperar que a maldição se perca na
história, junto com o gramado que se vai, tantos e tantos anos depois.

***

FORA CAIO JR.

Não dá mais! O cara teve a capacidade de perder cinco jogos em casa em uma única edição do BR. Cinco! E ganhou quatro míseros pontos nos 18 últimos em disputa. Provou ser um técnico que fraqueja na hora de decidir. Que o digam Guaratinguetá e Ipatinga, lá no primeiro semestre. E o Galo agora. Fato é que ainda se deu ao direito de fazer merda na jornada final, com uma inexplicável mudança, que se revelou equivocada desde os primeiros minutos. E aí o estrago estava feito.

Três eliminações vexatórias em um ano? É o suficiente...

Ok, aí vão perguntar: e quem vem agora?

Sei lá. Foda-se. Tem um monte de nego por aí sem emprego. Só não dá para continuar com um cara que faz tanta besteira e que demonstrou ser um fraco na hora de decidir...

15 comentários:

Rodrigo disse...

"Não dá mais! O cara teve a capacidade de perder seis jogos em casa em uma única edição do BR. Cinco!"

Cinco ou seis?

A verdade é que, com cada vez mais jogadores que saíram ontem das fraldas atuando nos times grandes, jogar em casa, diante da torcida e, por que não, com mais pressão, tem sido um fator negativo. Não é exclusividade de vocês.

Rodrigo Barneschi disse...

Foram cinco, Almeida. Já corrigi. Valeu!

Rodrigo disse...

Mais uma cornetada consciente...

Anônimo disse...

O caras nos decepcionaram de novo, mas paciencia. Como não podemos ter tudo na vida, o mais importante no momento aconteceu:

"É melhor do que ser campeão... Ver os gambás na SEGUNDA DIVISÃO!"

CHUPA gambá!

E que em 2008, 10 anos depois, aconteça o que aconteceu com o fluMERDA na série B...

Rodrigo Barneschi disse...

Só um detalhe adicional: por tudo o que fez (e deixou de fazer) nestas últimas rodadas, o David zagueiro merece o mesmo destino do Caio Jr.

Anônimo disse...

Sempre fui a favor do Caio Potter mais dessa vez deu né !!
OS caras ficaram concentrados 04 dias para fazer uma merda dessa !!
Some,e leva junto a farsa do MArtinez com vc.
Que venha o Mano, que venha o Galo, que venha o Zetti.
Mais some potter naum dá mais.

Abraços e até 2008.

É foda, parece que cada ano vai ser o nosso, mais ai conseguimos foder com tudo.

Ta cançando viu.

Zoinho centro/sul

Palmeiras - Eternamente.

Anônimo disse...

CONORDO COM VC E COM O MANIFESO DA MV

Anônimo disse...

Quando os gambás jogavam na Série A, a TV ainda era analogica!

É melhor do que ser campeão... Ver os gambás na SEGUNDA DIVISÃO!

Anônimo disse...

Agora eu vou soltar a minha voz!:

Rodrigo,

não sei se vc. acessa o sitio mondopalmeiras.net, mas eu andei por lá durante um bom tempo. Parei, também, há uns 2 meses atrás.

Comecei porque - assim como aqui, no seu blog - percebi que se tratavam de caras inteligentes, jornalistas isentos (sobretudo) e palmeirenses fanáticos.

Parei porque, apesar de manter todos os predicados acima, num mais importante deles senti uma derrapada.

uma derrapada em prol da atual diretoria. O pessoal do mondopalmeiras passou a ter acesso fácil aos nossos craques (Marcos, Edmundo, etc). Passou a ter acesso fácil a diretores, etc. Ficaram deslumbrados e não aceitavam críticas ao time, ao técnico, ao esquema tático, taxando a todos de uma expressão denominada "hardy".

Acredito piamente que o indigitado comportamento tenha se dado de BOA FÉ por parte deles, tudo em função do histório bizonho olividado pela diretoria anterior. Daí, como o atual Presidente é bonzinho, os direitores atuais são amiguinhos e a assessoria de imprensa deu uma forçona, tudo encaixou e o apoio foi incondicional.

Estou dizendo tudo isso para começar a dizer e opinar aqui - NO BLOG DE UM JORNALISTA ABSOLUTAMENTE ISENTO, ABSOLUTA E TOTALMENTE FANÁTICO PELAS CORES DA SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS E IMUNE ÀS VAIDADES QUE O J0RNALISMO ESPORTIVO POSSA DEFLAGRAR NOS CORAÇÕES E MENTES HUMANAS - a razão, o motivo que entendo ter ocorrido para o nosso fracasso neste Brasileirão:

1º e mais importante dos motivos: faltou uma investigação séria, isenta por parte ou de jornalistas esportivos que cobrem o time ou mesmo de conselheiros em cima dos contratos desta pleiade incompetente de atletas que assombrou o Palestra na última temporada.

não posso afirmar com segurança (uma vez que não tenho provas nas mãos) mas a sensibilidade que tenho com o futebol profissional me diz que se tratam de jogadores de empresários (lógico, todos são), mas os mesmos empresários que locaram o Paraná Clube no ano passado. ESQUEMA para vender jogadores para o exterior - e usaram o Palmeiras para isso.

Buscassem quem era o procurador dos referidos jogadores que vieram. A farsa seria desmontada a tempo. Mas não, todo o jornalismo esportivo ligado ao Palmeiras, nossos conselheiros, etc, quedaram-se inertes.. O resultado tá aí.

Parque antárctica não é culpado.

arbitragem não foi culpada.

CBF não pode ser culpada de nada.

torcida não pode ser responsabilizada por nada neste fracasso.

aliás, com o elenco que disputamos o campeonato, achei que chegamos até longe demais em disputar o 4º lugar na última rodada..

Os fracassos experimentados (desde o Palistão-07) tem lugar na diretoria, que manteve comissão técnica pífia, esta que sustentou elenco ridículo e, apenas, venal (ou com esse único objetivo).

Essas são as percepções que tive. Por favor, diga sobre.

abraços verdes,

Luiz, Uberlândia.

Anônimo disse...

Ah,

e, para finalizar, 2 jogadores realmente merecem comentário:

1º: você acertou na mosca. O jovem Daivid - zagueiro. Olha, joguei como beque central e, por isso, por conhecer bem o ofício e, principalmente, por ter sido um péssimo, horroroso zagueiro posso dizer com a maior segurança e conhecimento de causa: ele foi ridículo nos últimos jogos.

esse garoto ficou deslumbrado primeiro com os destaques que vinham recebendo, depois com a convocação para a seleção sub-sei-lá-o-quê. Quando voltou, acabou aquele bom futebol.

Ía a entrevista em programas esportivos trajando traje de jogador do CUrintians (camiseta, correntão de prata para fora da camisa, etc, comportamento incondizente com um atleta funcionário de um clube de alto nível, desncessário o "estilo maloqueiro) e só recebia elogios, loas, tapinhas nas costas, etc. e não teve estrutura para entender que isso é uma grande armadilha para o ser humano. Se fudeu. Deverá recuperar o seu futebol noutra cercania, para, se voltar a jogar bola, retornar para o maior do País para bem serví-lo.

2º: Valdívia: deverá ser multado severa e pesadamente pela diretoria (40, 50% do salário, no mínimo) e dar Graças a Deus para renovar com o maior clube de futebol do País do futebol no mundo. Esse gringo nunca jogo para o time do Palmeiras. Prejudicava a si mesmo e jogava apenas para a torcida.

prejudicava-se por ser um grande CAI-CAI. Com o grande futebol que ele tem, se parasse um pouco de cair à toa se revelaria um dos grandes jogadores do mundo.

tomou muitos e desnecessários cartões - até provocar voluntariamente a fatídica expulsão no jogo contra o Vasco - de modo a fulminar de vez a sua pretensão de demonstrar que "jogasse para o time".

quero que ele fique. Lógico. É um craque. Mas ele precisa entender que deva jogar para a Sociedade Esportiva Palmeiras (tomando menos cartões) e para si (caindo menos).

Para mim, os 2, foram os 2 grandes destaques negativos na reta final.

Já Leandro, Walmir, Uendel, Martinez, Max, Rodrigão (ele também!), luiz henrique, luis, david sacconi, francis, comissão técnica - especialmente o técnico e a preparação física - demonstraram desde o Paulista-07 que não tinham e nunca tiveram condições de passarem na porta da Rua Turiassu e adjacências.

aguardo vosso comentário sobre.

abraços verdes,

Luiz, Uberlândia.

Rodrigo Barneschi disse...

Luiz,
Alguns comentários:
1. David: o cara enterrou o time na reta final. Essas tais seleções sub-qualquer merda só servem para encher o saco. Aliás, qualquer seleção, inclusive a principal. É uma pena que o Gustavo tenha levado o terceiro cartão amarelo antes de um jogo e que o Dininho tenha se machucado antes do outro. O David só fez merda.
2. Valdivia: seu argumento faz sentido, pois ele é o principal (único?) culpado por ter sido suspenso. E meu maior problema com o chileno nem é esse, mas sim o fato de que ele não sabe chutar a gol. Tem de ficar, claro, mas não dá para achar que é a solução para todos os problemas.
3. Dá pra citar pelo menos uns 10 jogadores desse elenco atual que devem sair por justa causa.
4. FORA CAIO JR.!
Abraços

Rodrigo Barneschi disse...

Luiz,
Esqueci de falar. Sobre as demais percepções que você coloca, prefiro não acreditar nisso tudo.
Abraços

Fernando Cesarotti disse...

Deixa eu dar um palpite aqui: conheço os caras da diretoria atual, trabalhei com eles na época das eleições de 2002/2003, quando o Câncer ganhou de novo apenas de mandar-nos para o segundo dos infernos, e tenho certeza de que ninguém lá dentro saiu ganhando um puto com negociações e afins porque não precisam disso - e nem de mim como assessor, coisa que já tiveram há cinco anos.
Acho que a diretoria cometeu erros, sim, vários, inclusive o de talvez ceder espaço a alguns empresários, afinal os caras parece que trabalham com pacotes: "te dou o Gustavo e o Pierre, mas você leva o Cristiano e o Edmilson junto" (só um exemplo por todos terem vindo do mesmo buraco que não faz a menor falta na Série A). Também não sei o que pensar a respeito de técnico, estou com o saco cheio do Caio Júnior e acho melhor demiti-lo já do que no meio do Paulistão, quando todo o planejamento já estará comprometido, mas por outro lado acho que não faz sentido trocá-lo pelo Dorival Júnior só porque ele tem raízes palestrinas - a mim, parece padecer dos mesmos problemas do nosso Potter. O cara era o Mano, e os gambás nos passaram para trás.
Também acho que a diretoria está sendo ingênua demais no trato com a imprensa, pois é impressionante como todos os negócios possíveis vazam - ou é deslumbramento de alguém ou tem trairagem de alguém lá dentro.
Por fim, lembro de sua discussão lá no Mondo Palmeiras e acho que vc foi mesmo sacaneado injustamente. Quanto à visão deles, acho o seguinte: me parece óbvio uma certa condescendência da chamada mídia palestrina com a diretoria porque, num dado momento, estivemos todos do mesmo lado contra o MusGambá - gente que hoje escreve e encontrei em infinitas reuniões nos idos da campanha do Belluzzo. Mas acho que eles têm sido críticos na medida do possível, até porque eu mesmo tenho uma tendência a apoiar tudo o que é feito, inclusive o setor Visa que apavora o dono da casa, embora tenha as críticas acima citadas e outras.

Fernando Cesarotti disse...

Quanto a seus argumentos com os jogadores, concordo com tudo, apenas lamento essa ressaca ou seja lá o que for que aconteceu com o David. Ainda assim, acho que o ideal seria emprestá-lo para jogar o Paulistão num time como o Guarani ou o Rio Preto, e trazê-lo de volta para o Brasileirão para ver se acordou para a vida, porque o cara tinha muito potencial e merece uma segunda chance.

Anônimo disse...

Obrigado, Fernando, pelas explicações.

Uma opinião como essa, a sua, encerra de vez o que eu carregava comigo. Valeu, irmão Palestrino. Muito obrigado mesmo, de coração.

abraços verdes,

Luiz, Uberlândia.