04 agosto 2008

Obrigado, Mesa Redonda

Em meio a tantas críticas, é justo reconhecer os bons momentos da imprensa esportiva brasileira. E é por isso que registro aqui meu elogio ao Mesa Redonda Futebol Debate, que prestou ontem um enorme serviço ao torcedor de futebol neste país. Não, vocês não leram errado: o Mesa Redonda foi, ao menos em sua última edição, a mais legítima voz da arquibancada.

Vejam vocês que coube ao panfletário Flavio Prado a tarefa de pressionar a FPF por conta do total desrespeito de que é vítima o cidadão que tenta comprar ingressos para ir a estádios nesta capital. Logo ele, o homem que prega a filosofia do “Não vá ao estádio”. Eis que ontem, em confronto com Marco Polo Del Nero, inimigo da arquibancada, Prado portou-se como o mais indignado dos torcedores.

Parecia não o alterado apresentador do Mesa Redonda, mas sim o comentarista que despontou bem na Jovem Pan dos anos 90. Combativo e contundente, jogou contra a parede um atônito Del Nero, que oscilava entre a má vontade e a desinformação completa. Estou até agora surpreso com a atuação do mandatário da FPF, que parecia estar ali a passeio, sem entender nada do assunto.

Tentando esconder um problema que se agravou em 2008, Del Nero proferiu absurdos sem tamanho. Disse que o torcedor precisa de uma nova cultura; que as filas são o preço a se pagar pela “evolução” tecnológica; que a BWA está tentando melhorar o serviço; que a demora na venda se deve à violência etc. e tal. E mentiu. Muito. Alegou, por exemplo, que havia em São Paulo 16 pontos de venda, cada qual com 25 guichês abertos. Nas entrelinhas, tentou transmitir a mesma idéia da semana anterior: a culpa é do torcedor.

Eis que Flavio Prado foi para cima. Tendo centenas de e-mails do público a dar suporte, foi a voz de cada um de nós, torcedores de arquibancada. Sobrou para todos os culpados: BWA, FPF, clubes, dirigentes, PM. De uma hora para a outra, o apresentador do Mesa Redonda parecia ter sido doutrinado por este blog, pois passou a defender tudo aquilo que vem sendo dito por aqui já há tempos.

Prado citou a “incompetência da BWA” (com essas palavras), o horário vagabundo para venda dos ingressos, as falhas do sistema, o favorecimento aos cambistas, as filas que não andam, a falta de pontos de venda, os poucos guichês abertos. Vieram à tona situações comuns ao torcedor, mas que eu não imaginava serem do repertório de um jornalista que abdicou do direito (ou dever?) de ir aos campos.

Desinformado ou desonesto mesmo, pouco importa. Fato é que Del Nero mostrou um despreparo enorme. A
o final do debate, admitiu que a federação “se afastou do torcedor” e anunciou para hoje, segunda-feira, a criação de um comitê na FPF para investigar os problemas na venda de ingressos. Prometeu soluções em 30 dias e aceitou a presença da equipe da TV Gazeta junto ao tal comitê. A imprensa cumpre assim o seu papel fiscalizador.

Não que eu acredite na boa vontade do senhor Del Nero, mas fica a expectativa de que a situação mude o quanto antes. Se isso efetivamente acontecer, é justo reconhecer a influência decisiva do Mesa Redonda deste domingo, 3 de agosto de 2008.

Deixo aqui meu agradecimento por, ao menos por uma noite de domingo, não me sentir sozinho na luta pelos direitos do torcedor. Obrigado, Flavio Prado.

38 comentários:

Craudio disse...

Se eu soubesse, teria assistido ao programa. Quando vi Del Nero no Mesa Redonda, pensei que seria lambeção recíproca de saco.

E também fazendo uma ressalva positiva ao Mesa Redonda, ele é o único programa que há tempos vem tratando desse problema dos ingressos. Tomara que o surto de honestidade do referido se torne regra, e não exceção.

Anônimo disse...

Cara
Assisti o programa ontem e fiquei surpreso assim como vc...
Pela primeira vez em muitos programas o Sr. Flavio Prado não foi mais um apresentador suberviente ao convidado...

Teve postura de homem ao levantar as polêmicas sobre os ingressos...

Resta aguardar por soluções.

Abs

Anônimo disse...

É impressão minha, ou o jardim leonor estava mais uma vez entregue às moscas? Acho que não tinha nem 5 mil...

Anônimo disse...

amigo Rodrigo,

não há nenhum 'complô' em favor das bichinhas.. larga disso, my brother..

quanto à questão dos ingressos, ninguém melhor do que vocês para serem ouvidos.

Aliás, esse é o grande erro desta nação: quem, EFETIVAMENTE, precisa ser ouvido, não é; ou quem DEVA comandar determinada repartição pública, projeto público, etc, não comanda.

Noutro dia, ví na TV uma madame falar sobre combate a drogas, etc.. Porra, quem deveria estar à frente de projetos desta natureza seria um policial militar que patrulha nas ruas, um advogado criminalista, uma delegada da divisão de narcóticos (da ativa ou aposentado) um defensor público da área, uma assistente social da ativa que lidasse com famílias envolvidas com a praga do vício, etc etc. Mas não. Colocam gente despreparada e os projetos não fluem.

O mesmo para situações desta jaez. Quem deveria ser ouvido? QUEM COMPRA INGRESSOS, quem fica em fila, quem sofre com a situação. Mas não, ouvem tecnocratas e "bolam" mil e uma situações que, ao final, em nada ajudam na luta sem fim do desrespeitado torcedor brasileiro. Parabéns, Rodrigo, pelo grito.

(agora, quanto à venda de ingressos no dia do jogo NO LOCAL do evento, continuo contra. Como eu disse anteriormente, há sim coação por parte de torcedores uniformizados que, transtornados pelo uso de substâncias alucinógenas, impõe pela força da turminha que lhe acompanha à colaborações nada voluntárias. A boca da bilheteria é foco de pilantragem, viciados e desocupados. Já bastam os flanelinhas em defesa da extorsão institucionalizada)

Anônimo disse...

Se realmente o lado do torcedor foi defendido, parabéns ao Mesa. Confesso que até coloquei neste programa por 15 segundos, quando vi a cara do Marco Polo Del Nero dando boa noite não aguentei e mudei de canal, tenho nojo deste cidadão!!


ps: Luiz discordo de vc em sua observação sobre a venda de ingressos em dia do jogo, acho sim que deveria ser vendido até que sejam ESGOTADOS os ingressos, e sobre a coação de torcedores uniformizados, confesso que nunca presenciei. Até mesmo quando tinha lá pelos meus 13 anos, quando comecei ir pra jogos e não era de nenhuma torcida organizada, nunca fui COAGIDO ou presenciei alguém sendo forçado a dar dinheiro..

Mas respeito sua opinião.

Abraços a todos,
e finalmente o dono do blog apareceu..rsrs

Wanduy Braga disse...

Mais respeito ao torcedor e consumidor.

Eh triste e irresponsavel ver o Brasil no ano de 2008 com esse amadorismo todo.

Queria saber como um orgao como a fifa aprova uma copa do mundo na Africa do Sul e no Brasil.

Opa, jah sei.. dinheiro.

E assim caminha a mediocridade do cidadao do mundo...

Rodrigo Barneschi disse...

Caros,
O tempo tem sido muito curto, mas estou sempre acompanhando os debates. Agradeço a todos pela participação de sempre.
Abraços

Anônimo disse...

como o japones falou, já faz um tempo q o flavio prado vem atacando esse problema do ingresso.

sobre o PALESTRA, não vi o jogo (tb estava no morumbi) o importante são os 3 pontos.

sobre o jogo dos bambis, mesmo com os 2 gols impedidos e o penalti não marcado pro vasco (q eu não vi), os caras iam ganhar, o time da colina é mtooooooo fraquinho e vai brigar pra não cair.

agora 3 observações do jogo dos bambis:

1ª os caras têm desenhado em um dos muros do clube um pinto verde com uma carinha feliz dizendo "oi", é mta viadagem

2º o sr. barneschi já tem seu candidato pra vereador, o número é 25005

3º passamos no meio da diretoria dos bambis com bonés de PALMEIRAS, mancha e camisa do Vasco muquiados, portanto, CHUUUUUUUUUUUUUUUUUUPA priscila e os outros diretores q estavam lá, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Anônimo disse...

O que diz o estatuto do torcedor?

Devíamos fazer uma AÇÃO COLETIVA aí quem sabe isso pudesse ajudar.
PROCON neles!!!!

Ou ir por outros meios como SOCAR O BOCAUM de uma meia dúzia, inclusive o Darth Nero Vader!

he he he

Anônimo disse...

Eu assisti o Mesa ontem. O que senti, sinceramente, não foi má vontade do Sr. Del Nero, mas sim uma absurda falta de noção da realidade. O cara começou contestando que não havia problemas grandes na venda de ingressos, que as filas eram pequenas e tal. Daí que o Flávio Prado ficou indignado. O Del Nero parecia estar vivendo em outro planeta. E deve ser o planeta Gabinete-camarote. Quando ele acordou e percebeu que realmente existe um caos, se dispôs a ajudar e criar a tal comissão. Vamos ver se sai do papel.

Catedral de Luz disse...

É hora de atenção! O adversário joga pesado.

"Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!"

Anônimo disse...

beleza, Vítor!

é comum (para não dizer uma regra!) o comportamento.

e vale registrar que quando digo 'torcedor uniformizado' não quer dizer, necessariamente, que faça parte de uma torcida organizada.. é que os pilantras andam de turminha e ostentando jaquetas ou camisetas de organizadas.

eu já sofri esse tipo de constrangimento em TODOS os jogos que fui no Rio, em BH, em SP e em Ribeirão (aqui, em jogos do Palmeiras) - sempre quando da aquisição de ingressos em dia de jogo, na bilheteria estádio - e cansei de ver acontecendo com outros torcedores, tidos como 'comuns', como eu.

valeu!!

abraços verdes,

Luiz - Uberlândia

Anônimo disse...

Falar o que de uma torcidinha que, aos 25 do 2º tempo está do lado de fora tomando cerveja e vendo o jogo num trailer que vende cachorro quente?

É bambi, vcs são mesmo ridículas!

Vai PALMEIRAS!

Anônimo disse...

sobre o jogo bambis x vasco, dinamite disse q o juiz pediu camisas dos bambis no intervalo do jogo.

tá aqui o link, http://www.futebolinterior.com.br/news.php?id_news=53114

Anônimo disse...

É Vitor, eu sempre digo que os BASTIDORES dos bambis é forte.

Enquanto os outros Clubes não se mancarem, ele vão fazer a festa.

Vcs sabiam que a reforma e ampliação no CT de Cotia deles tem R$ 20 milhões do "Fundo de Assistência ao Esporte"?

E que a Marta Suplicy aquela MALDITA destinou R$ 100 milhões do PAC para a reforma do Panetone?

É dinheiro PÚBLICO que mais uma vez vai para as mãos de uma Instituição Privada, UMA VERGONHA!!!

E ninguém fala ou faz nada contra isso.
Se eles conseguem tanta interferência assim no Governo, imagine na esfera Esportiva.

MALDITOS SEJAM!!!!

Anônimo disse...

Amigo Valmir,

trata-se de um fundo que está DISPONÍVEL a todos as entidades desportivas da Nação.

O meu (nosso!) Uberlândia Esporte está prestes a receber boa quantia da referida dotação orçamentária.

basta que a diretoria do nosso Palmeiras ou de qualquer outra entidade desportiva se movimente, reúna a documentação e faça o competente pedido junto aos órgãos da burocracia estatal.

o problema tem sido esse (data máxima vênia!): os caras FAZEM. Nós, criticamos.


abraços verdes!,

a todos!!

Luiz, Uberlândia

Anônimo disse...

Chega a parecer um absurdo ver uma coisas dessas na mesa redonda hein.. tem certeza que não é pegadinha?

Eu não vi o programa, mas fiquei surpreso agora!!! Vamos ver né.. quem sabe a imprensa começa a mudar o panorama, porque tá ridículo isso!

Quanto ao jogo, o Palmeiras vêm disperdiçando m uitas chances de matar o jogo ultimamente. Não podemos bobear assim.. mas gostei de ver o Valdívia.

Falaram em churrasquinho? Tô dentro!

Tô na correria aqui então num li todos os comentários.. abraços a todos!

Anônimo disse...

Iae Luiz td bem..
Cara, a única coisa pela qual ja passei é na hora de comprar ingresso e chegar alguém ou alguns e falar:

Faz uma intera pro ingresso aí irmão!!

E sempre respondi:
-Nem dá truta!!

como diria o Barneschi, simples assim!!

Isso não é coação, existe em td lugar, todo o tempo encontro nego na rua pedindo dinheiro,pedindo o que vc estiver na mão..seja comida,bebida, chiclete e outras coisas. Não é só na porta de estádio que tem esses caras, confesso que ja vi mta gente dar dinheiro pra eles na porta de estádio talvez com medo que eles lhe fizessem algo. Basta usar aquela velha e conhecida "malandragem" para se livrar destes trastes!!

mas isso acontece em todas as vendas de ingressos e não somente no dia do jogo..


Coação existe em jogos de outro "time" aqui da capital, que integrantes roubam,tomam e batem em próprios integrantes da mesma torcida e torcedores do mesmo time,vc ja deve imaginar qual torcida é neh..

E sobre o churrasco, a idéia ta ganhando cada vez mais adeptos..vamo agitar isso aí!!rsrs

Abraços a todos,

Anônimo disse...

Olha que coincidência:
Na rodada em que o Kleber leva o 3º amarelo(suspensão automática), ele é julgado e não é suspenso...
Enquanto o Denílson leva 2 jogos de suspensão e não poderá enfrentar os cabeças chatas...
Fazer o que?
E assim vamos indo, contra tudo e contra todos!

Vai PALMEIRAS!
Ingresso na mão

Anônimo disse...

Vou falar q essa não punição do kléber me surpreendeu.. merece uma caixa de breja extra pro churras então!!!

Anônimo disse...

Alguém chegou a ver isso daqui??
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL712374-9842,00.html

Não entendi mas com certeza é alguma piada! FLUMINENSE???

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rodrigo Barneschi disse...

Luiz - Uberlândia,

Concordo com o Vitor MV. Não vejo nenhum tipo de coação e entendo como inadmissível a idéia de não haver venda de ingressos antes dos jogos, quaisquer que sejam eles. Um absurdo.

Abraços

Anônimo disse...

Estou de acordo com o canalha do dono do blog!!

Também nunca vi tal coação, porém mesmo se existir não é motivo para não haver venda. Deve sim ser motivo para preocupação da incompetente e despreparada policia militar.

Chega a ser ridiculo, não vende ingresso na hora do jogo, MAS, tem trocentos negos que conseguem sei la como comprar meia pra KRALHU e vender a preço de inteira.

Barneschi,

Poderia colocar um post sobre a punição de Kleber - o injustiçado II (Valdivia começou primeiro) contra Dagoberto - o absolvido XX (nunca vi um bambi ser suspenso pela TV...)

Abs!!

Anônimo disse...

Rodrigo! Vítor MV!! beleza, beleza!!

o próprio relato do Vítor MV quanto ao comportamento da 'outra torcida' reforça o que eu disse, tudo que já ví.

Há cerca de uns 02 anos atrás estive aí em SP, louco para ir a algum jogo. Naquele dia te liguei (e você não pôde ir), fui ao Pacaembu mais cedo (por volta das 16,00 hs. o jogo seria às 20,30 hs daquela 4ª feira, salvo engano) para comprar ingresso na intenção de assistir Juventus x cor. Vi cenas do jeitinho que o vítor mv relatou...

trata-se de uma pequena, pequenina medida de segurança, mas que é producente.

no mais: beleza pura!

abraços verdes,

a todos!

Luiz, Uberlândia

Anônimo disse...

Ulisses, jóia também, my brother! Postamos no mesmo segundo, por isso não tinha lido o seu comentário!

quanto à sua última observação, SALVO ENGANO, o imbecil do Júnior Baiano, quando jogava pelas bichinhas, foi punido por imagens, ao 'mimicar' que o juiz da partida estivesse bêbado.

justo!?

abraços verdes,

luiz, uberlândia

Anônimo disse...

Luiz my brohter valeu pela explicação!


É eles estão "sempre à frente"
Surgiu um jeitinho de levar uma grana PÚBLICA, os caras movem céus e mares pra conseguir.
Deve ser o "costume" e "tradição" da BIXARADA!!!!

Agora, isso que eu citei "céus e mares", me parece um tanto GAY.
he he he
Hum Hum voltando ao NORMAL!

ODEIO A BIXARADA!!!!!!
Cambada de FDP!!!!

HUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUA

Xadrezderua disse...

Absolutamente suspeita a posição do Flávio Prado no programa.Algo está por trás disso...

Ou ele é realmente um imbecil, por ainda ser um bom jornalista e ficar fazendo papel de palhaço, hoje em dia, ou é um desequilibrado mental, por defender situações nas quais não acredita.

Acredito mais na possibilidade dele ter ficado irado com a completa incompetência demonstrada pelo Del Nero e ter lembrado dos bons tempos em que foi jornalista de verdade.

Mas deve ter sido apenas isso: um relance de memória da época em que trabalhava como jornalista.

De resto, fica algo de estranho no ar...

Irineu Curtulo disse...

Leiam o link abaixo, e percebam que é impossível confiar e levar a sério a imprensa futebolística. Aliás, esse tal de Sérgio Carvalho além de incompetente, é um tremendo de um mau caráter (nem ao menos tem a compostura de oferecer os seus olhos aos leitores).
http://www.futebolinterior.com.br/aColuna.php?iD=904
Irineu Curtulo

Irineu Curtulo disse...

O e-mail desse mau caráter (Sérgio Carvalho - Futebol Interior) é: sergiocarvalho@futebolinterior.com.br
Divirtam-se
Irineu Curtulo

Anônimo disse...

Irineu.. belo link...

Ler o texto me deu dor de barriga... agradço o link do e-mail do safado pra dar uma xingada, aliviar a dor na barriga!

Palhaçada. Isso pra mim não é imprensa. São safados que ganham um espaço sabe-se lá como, e mostram-se cada vez mais imparciais!

Só eu fiquei com a "impressão" que o cara é corinthiano defensor de bambis???

Absurdo!!!

Anônimo disse...

Esqueci de comentar!!

CHUPA DININHO!! Ta gostando desse lixo agora?? Otário!!

Anônimo disse...

Luiz - Uberlândia, blz?

Além desse caso do Jr. Baiano, vc lembra de mais alguma punição feita ao SPFW???

Dificil né?

e ao PALMEIRAS?
Essa é facil, ne?

Odiati da tutti, e fieri di questo!

Anônimo disse...

os bambis tb tiveram punição no caso sandro hiroshi, mas esse foi pra salvar o bostafogo do antigo presidente do stjd luiz zveiter.

Anônimo disse...

jóia, giovanni!

sim, tiveram outros: teve o caso do atacante lenísio num jogo contra o santos. o atacante foi punido por imagens depois de desferir uma cotovelada num dos jogadores do peixe.

teve também o caso (escabroso) do FILHO DE UMA PUTA goleirinho de merda de nome bosco. o filho da puta foi punido pelas imagens captadas de forma amadora, por um de nossos torcedores, quando o FILHO DA PUTA DO CARALHO simulou ter sido atingido por uma pilha ou sei lá o quê.

devem ter ocorridas outras, mas agora, é o que me lembro.


abraços,

luiz, uberlândia

Anônimo disse...

Por mais que tenha ocorrido, é nitido que o tratamento é diferente!! E é esse ponto que quero frisar!!

Vide punição Jorge Wagner por joelhada vc punição Kleber por cotovelada!!

Vide esquecimento do caso Dagoberto!

Vide punição ridicula no caso Bosco! - esse cara deveria ter sido banido do futebol;

Por aí vai...

Anônimo disse...

Caro Rodrigo

Deixe para lá esse negócio de que o São Paulo é favorecido por seja lá quem for. Ora, o tricolor ganhou seus títulos na bola.

Essa obsessão pelo São Paulo parece até paixão. Não à toa você foi ao Morumba ver o tricolor golear o Vaisco em vez de assitir ao Parmêra na TV.

Com todo respeito!

Rodollfo Bernini disse...

Fiz um texto relacionado a esse assunto, bastante interessante no meu blog, fazendo um levantamento e uma analise detalhada da arbitragem brasileira, quanto ganham, como sao pressionados e etc…

Foi bastante trabalhoso entao to divulgando pra dar valor ao trabalho ashuasuhuhsahusa

http://www.blogdoro.net

Abraços!!