08 dezembro 2008

A justiça dos pontos corridos

Nunca se falou tanto em "mala branca" como nas últimas semanas. Encheu o saco, para ser bem claro. Duas análises são possíveis:

1. A imprensa esportiva mostrou pouca disposição para pensar em novas pautas e contentou-se em escrever sobre o nada;

2. Temos aí mais uma conseqüência nefasta dos pontos corridos.

Vou me ater ao segundo ponto. Vejam vocês que essa palhaçada toda não aconteceria em um campeonato disputado no sistema de mata-mata, pois todas as classificações se resolvem na base do confronto direto. Assim sendo, não há clubes mais ou menos interessados em determinadas partidas e fica difícil fazer certas manobras.

E aí não há espaço para mala branca, mala preta, tentativa de suborno ao juiz, ingresso para o show da Madonna ou o que for. Porque a disputa se dá efetivamente por quem busca o título e não por quem está na competição apenas para cumprir tabela.

Aí virão os defensores dos pontos corridos e mandarão o argumento solitário: “Os pontos corridos premiam a regularidade e fazem justiça com o time que enfrentou todos os outros em casa e fora”.

É o único argumento. E eu rebato mais uma vez:

Que tipo de justiça é essa que permite tantas malas brancas para um lado e para o outro? Que tipo de justiça é essa que permite a alguns enfrentar o Inter titular enquanto outros pegam o reserva? Que tipo de justiça é essa que permite a um time decidir o campeonato como se fosse mandante mesmo na condição de visitante? Que tipo de justiça é essa que faz todos os concorrentes ao título jogarem em Goiânia e um só em campo “neutro”? Que tipo de justiça é essa que permite que a final do campeonato tenha o local decidido não por critérios técnicos, mas por motivações políticas?

Pro inferno com os pontos corridos!

23 comentários:

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

OLHA A DOR DE COTOVELO AI GENTE

DE COTOVELO O TREINADOR DO SEU TIME ENTENDE BEM NÉ....O DECADENCTE
HAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

6-3-3 SÓ O SÃO PAULO TEM.....O UNICO HAHAHAHAHAHAHA

Nicola disse...

Concordo plenamente...

Sem falar que não tem emoção nenhuma, o time pode terminar 20 pontos na frente do 2º colocado, mas pra mostrar que merece ser campeão tem que passar pelo mata-mata, em casa e fora, se pipocar na hora de decidir de verdade, não merece ser campeão, pelo menos pra mim.

Nada tem a ver com os bambis terem vencido as 3 últimas edições. Desde que anunciaram essa palhaçada me posicionei contra.

Anônimo disse...

AGORA O CAMPEONATO DE PONTOS CORRIDOS NÃO PRESTA NÉ?AHÃN?É ISSO?AH TA SE O PARMERINHA TIVESSE GANHO SERIA O MELHOR CAMPEONARTO DO MUNDO


CHOREM RÓSEOS QUE ANO QUE VEM ELIMINAREMOS VOCES DE NOVO NA LIBERTADORES E DETONAREMOS VOCES NO BRASIELIRÃO DE NOVO

INDEPENDENTE+TJF+MAFIA AZUL+ LEÃO DA ILHA+CAMISA 12 COLORADA....UNIÃO SINISTRA QUE APAVORA O BRASIL

Rodrigo Barneschi disse...

Eu penso às vezes em deletar a mensagem deste rodney, mas fico até com pena. O cara deve ter problemas mentais, não é possível...

O cara escreve merda como poucos...

Anônimo disse...

Para RODNEY T.T.I REEBOK,

Não vou comentar os pontos corridos, só uma menção honrosa pra esse cidadão:

1) Rodney é nome de viado.

2) Róseo e o seu pai que não te ensinou a torcer pra time de futebol.

3) Para de copiar, inventa um apelido melhor, sei lá, Porco, Suíno, Toicinho, qualquer coisa! Menos róseo e correlatos, que você bem sabe que esse é especial pra você. Cara biba, esse é seu, meu chapa.

4) Criatividade pra você. Você consegue, vai! Se esforça aí, biba, pensa numa alcunha criativa! Vamos cara, não desista.

5) Uma morte lenta pra você. E bem dolorosa.

Anônimo disse...

O sistema anterior tinha, sim, espaço para mala branca. É claro que isso não ocorria nos jogos finais do campeonato, mas na primeira fase, em que apenas oito de 24 times se classificavam. Havia mala branca do mesmo jeito.

Acho que o sistema de pontos corridos deve continuar. Primeiro, porque é assim no mundo todo. Segundo, porque já tem muito mata-mata: Copa do Brasil, Sul-Americana, Libertadores, Paulistão... Se um time não ganha título, não pode dar a desculpa de que é desfavorecido pelos pontos corridos.

Danilo

Rodrigo Barneschi disse...

Ótimo comentário, Roger. Valeu!

Anônimo disse...

aguentar são paulino hoje tá dificil hein

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Nossa, que historinha comovente.Russia, frio, radinho e história da musica Russa, o que deve ser muito interessante!
Foda é quem acha que vive numa democracia de verdade e tem o direito de entrar em blog alheio e se achar "o finalizador de comentarios"Tem que rir de tanta burrice, pelamor!!!
Bem se ve que em 3 anos na sua estadia gélida, nada mudou: continuamos num governdo bandido e com vencedores igualmente bandidos em todos os seguimentos, principalemente no futebol.

Anônimo disse...

FAÇO QUESTÃO DE REPETIR.

E COMO SEMPRE RODGAY - "O GAY" DESFILA O RETARDO MENTAL DE SEU ÍNFIMO CÉREBRO DE OSTRA.

O PIOR É QUE ELE ACHA QUE AGITA. DEVE SER PQ ELE DÁ O CÚ, PRA INGAYPENDENTE, PRA FAVELA, PRO COLEGUINHA, PROS MANO, PROS TRUTA...

E EU ACHAVA QUE IMBECIBILIDADE TINHA LIMITE. ESSE CONSEGUE SER MAIS CRETINO DO QUE SE PODE SUPOR.

NANISMO MENTAL ENTÃO...

SERÁ QUE ISSO DEVER SER POR CONTA DE QUE ESSE INSIGNIFICANTE BOSTINHA SABE QUE JAMAIS SERÁ ALGUÉM OU ALGUMA COISA NA VIDA?

É BEM PROVÁVEL...

Anônimo disse...

estou desiludido com o futebol brasieliro, só ladroagem,só pilantragem,o pior é aguentar essa lambeção de saco pra cima dos bambis, meu é de lascar, é de foder,é pior do que assistir tv senado no sábado a noite.Esses caras são fortes nos bastidores,não adianta briga com eles,eles vencem esses fdp,eles fazem o que querem ao seu bel prazer.Tá foda acompanhar futebol desse jeito, ninguem aguenta mais,nem flamenguista,nem cruzeirense,nem palmeirense,nem gremista,nem atleticano,todo mundo não aguenta mais...puta q pariu até quando isso.

Enquanto ao Palmeiras,meu amado clube, que decepção.O que mais me revolta é a politica do clube,os cartolas são os piores dentre os grandes do futebol brasileiro,é ego de um pra la,é mesquinhez de outro pra ca,é capricho de fulando de tal,é uma vergonha.

ACORDA BANDO DE VAGABUNDOS HELENISTICOS

Anônimo disse...

Barneschi até a democracia deve ser controlada.... delete este bambi fdp, memso porque aqui é pra se discutir coisa de futebol.
E bambis não sabem o que isso significa....

Anônimo disse...

Sem dúvida o campeonato de pontos corridos se torna menos emocionante do q um mata-mata, mas acho q não pode haver uma comparação entre um e outro modelo, afinal são coisas distintas.
Num mata-mata é claro q a emoção é muito maior. Seu time está ali jogando pela sobrevivência, uma derrota e ele não volta mais a jogar no campeonato, está fora. É lógico q a emoção q sentimos é maior do q nos pontos corridos, onde não apenas uma partida pode resolver o campeonato. Sei q virou banal citar a tal da regularidade, mas é a pura verdade dos pontos corridos, não há outro argumento e nem acho necessário q haja.
Deixo claro q não sou contra os mata-mata, pelo contrário, mas como disse o Danilo mais acima, já temos mata-mata em Paulistão, Sulamericana (q pra mim não vale porra nenhuma) e o da Libertadores.
Tenho q fazer uma ressalva tb ao comentário q diz q em campeonato mata-mata não tinha lugar pra mala-branca. Isso é uma mentira deslavada e total falta de conhecimento dos fatos. Nem vou me aprofundar para citar exemplos, basta apenas lembrarmos de entrevistas recentes de jogadores em atividade e outros ex-jogadores afirmando q, por diversas vezes, receberam a tal mala-branca. E os pontos corridos começaram apenas em 2002. A mala-branca está no futebol há muito tempo para quererem associá-la ao sistema de pontos corridos.
Concordo com o post qdo diz q nunca se falou tanto de mala-branca e concordo mais ainda quando diz q isso se dá devido à pouca disposição da imprensa para escrever sobre assuntos mais relevantes. Mas não poderíamos esperar nada de diferente dessa medíocre imprensa esportiva q temos hoje em dia no país, onde o mais importante são os números de audiência, os patrocinadores dos programas e não os fatos importantes e q fazem realmente diferença para os clubes e, principalmente, para nós torcedores, que somos quem pagamos o pato pela mediocridade deles.

Por enquanto fico por aki.

Abraço a todos

RP

Anônimo disse...

Lembrando aos bambis que

6-3-3=0

Rodrigo Barneschi disse...

Muito engraçado, russo idiota! Sua mensagem foi deletada já pra você deixar de ser otário...

Craudio disse...

Quer mais um argumento?

É uma vergonha a taça ser entregue numa cerimônia cheia de pompas e globais, ao invés de ficar exposta no gramado ao público no dia da final.

No mais, está feita a convocação para o Jogo das Barricas 2008.

Filipe disse...

A piadinha anônima é boa. Tenho outra.

Foi resolvido pela corja imunda que elas vão manter a mesma base deste ano.
Mantendo a base para o ano que vem, só vão precisar mudar o batom e o esmalte.

Bruno D'Angelo disse...

É embaçado!

Também acho que os comentários do rodney devam ser mantidos. É de uma imbecilidade única e o lado positivo é que nos faz dar risada.

Quanto ao assunto principal , não é justo então que tenhamos dois campeonatos nacionais que dão a mesma premiação ao vencedor (vaga na Libertadores) só que cada um tendo uma fórmula de disputa?
Só seria igualmente justo se fosse conferido o mesmo grau de importância à Copa do Brasil.

Fora do assunto , o Madureira já me encheu o saco faz tempo. Ontem , não sei se estimulado por algum repórter idiota - e provavelmente foi isso - , Vanderlei Luxemburgo resolveu criticar novamente a torcida do Palmeiras (e desta vez foi a turma do amendoim) por tê-lo vaiado ao final do jogo contra o Botafogo. Esse infeliz queria o que? Que aplaudíssemos a palhaçada que assistimos em campo?
Sinceramente , acredito que em 2009acontecerão catástrofes em campo com esse ex-técnico no comando.

Abraços ,


Bruno D'Angelo.

Vitor dos Reis disse...

Disse tudo, vai pro inferno o tal de pontos corridos, essa mania de querer ser europeu é foda viu..

E Bruno, acho que o Madureira queria ter seu nome gritado, por causa de uma misera vaguinha na libertadores, que aliás, quem nos deu foi o Caio Júnior e não ele e nem o time.
Obrigado Caio Júnior! e se manda Madureira e leva esses jogadores sem alma e sem raça que vc trouxe, minha paciência ja se foi faz tempo tbm.

Abraços,

Bruno D'Angelo disse...

Exatamente , Vitor. Eu tinha me esquecido desse 'detalhe' de que a classificação caiu no nosso colo.
E outra do Madureira ontem : ele exigiu - não pediu - exigiu contratações!
Tô vendo 2002 se repetir... sem querer ser pessimista.

Abraços ,

Bruno D'Angelo.

Ita Souza disse...

Caro amigo.

Apesar de ter uma opinião diferente,respeito e entendo seus argumentos.

E,inclusive acho legal a sua sinceridade doa a quem doer.

Porém,infelismente a "mala preta"exite tanto nos pontos corridos quanto em mata mata.

Você se lembra da decisão da Copa do Brasil entre corinthians e Brasiliense ?

Ninguem em sã consiencia acha que o Juiz Simon errou,com certeza os gambás devem ter entregue algum na mão do juíz.

E o que falar de Corinthinas e Portuguesa nas semi finais do Paulistão de 1998 ?

Se lembra do Castrille, me perdoe se escrevi o nome dele errado não lembro ao certo.

Mas,enfim. O mata mata é com certeza muito mais emocionante.

Mas em mata mata se o juiz errar em apenas um jogo, o time prejudicado sai da competição eliminado.

Em pontos corridos se o juiz errar o time prejudicado tem 38 jogos para correr atraz do prejuizo que o juiz provocou.

Viva a democracia Palestrina.

Abraços.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.