03 setembro 2009

Domingo, o dia do futebol?

O Palmeiras, os senhores devem ter notado, parece condenado a nunca mais entrar em campo no seu estádio às 16h e menos ainda aos domingos. Em parte porque só joga agora aos sábados – e isso deve continuar por mais um tempo – e outro tanto porque CBF e emissora de TV resolveram extinguir o horário de sábado às 16h. Sendo assim, é bom nos acostumarmos: ao menos para nós, domingo não é mais o dia do futebol e nossos jogos devem acontecer sempre à noite. 

Talvez a título de consolação, apelo para estatísticas (in?)úteis, daquelas tantas que eu costumo manter em meus infindáveis arquivos de Excel. O que faço abaixo é comparar os números do Palmeiras em jogos disputados aos sábados e aos domingos. 

A comparação refere-se ‘apenas’ aos jogos com a minha presença no estádio desde o início dos anos 90. Não é pouca coisa - são algumas boas centenas -, já que estamos falando de absolutamente todos em São Paulo, Grande SP e interior e pelo menos 50% daqueles fora do Estado (algo entre 75% e 80% do total de partidas no ano). Aí vai: 

Aproveitamento de pontos 
Sábado: 71.7% 
Domingo: 63.4% 

Ataque x Defesa 
Sábado: 2.00 x 1.14 (0.85) 
Domingo: 1.80 x 1.36 (0.44) 

Público Sábado: 15.503 
Domingo: 17.359 

*** 

Na boa: será que a emissora de TV vai ficar adiando ou antecipando jogos de clubes paulistas em todas as rodadas só para preencher sua grade de transmissão? Os rivais da ZL, por exemplo, ficarão 14 dias sem ir a campo por conta disso. E daqui a pouco é a nossa vez. E o torcedor que compra passagens aéreas para ver seu time e depois precisa mudar tudo? Como fica?

8 comentários:

Craudio disse...

Enquanto constar no regulamento dos campeonatos o nome daquele câncer, ficaremos reféns dessas palhaçadas. Mas veja: a mesma emissora fala o que fala do presidente da república e nem ele faz nada. É uma máquina de criar ilusão aquele Projac.

Anônimo disse...

E hoje a venda de ingressos atrasou novamente.

Viva o ingresso mais caro do Brasil.

mancha z/s disse...

vc eh louco mano.... huahuahuahuahua

Anônimo disse...

Domingo é dia de futebol, não sábado. And this conversation is over.

Rodrigo Barneschi disse...

Japonês,

Os caras estão extrapolando nesse ano. Tá cada vez pior...

São os pontos corridos, né? Hoje coloco um post sobre isso.

Anônimo disse...

Ódio eterno ao futebol moderno:

http://www.youtube.com/watch?v=HJcJKsJsHdU

Esse vídeo diz tudo.

Danilo disse...

É uma correlação espúria. O melhor desempenho aos sábados se dá porque é justamente nesse dia que ocorrem os jogos contra times menores, pouco atraentes para a TV. Os clássicos se dão em horários mais nobres, de modo que é compreensível um desempenho pior.

Rodrigo Barneschi disse...

Danilo,

Sim, é isso. E não foi feita nenhuma afirmação em sentido contrário. Seu comentário ficou perdido, portanto.