No Brasil e no exterior, empresas de todos os portes e segmentos buscam explorar o futebol atrás de retorno financeiro. A maioria faz isso de maneira predatória, sem considerar que o futebol tem uma cultura própria e sem respeitar o torcedor. Há empresas de fachada que obrigam um clube a mudar de nome ou de cidade. E mesmo grandes empresas, devidamente consolidadas em seus segmentos, acabam por tropeçar em investidas predatórias contra a cultura do esporte – lembro que só existe um esporte.
Tem empresa aí que lançou um clube e se viu obrigada a mudar o nome (que era o mesmo da empresa) devido ao boicote da mídia. Uma aberração que só não é tão grande quanto a tentativa de explicar a mudança, que normalmente caminha para a absurda lógica de comparar “torcedores” e “consumidores”. E aí vem uma argumentação construída à base de conceitos de branding, como se possível fosse conquistar novos torcedores/consumidores para o clube/marca.
Uma empresa busca consumidores. A lógica não se aplica ao futebol, como tantas vezes já demonstrado por este blog. Em sendo assim, deixo-os com um vídeo do grande Racing Club de Avellaneda, uma instituição centenária que, a julgar por alguns elementos de sua história, seria uma marca nada atrativa para seus "consumidores". Seria. Acontece que o Racing Club não é uma empresa e não se relaciona com consumidores; o Racing Club é um gigante com uma torcida apaixonada.
Por favor – e isso vale para todos os marqueteiros e empresários que resolverem um dia se aventurar no mundo do futebol –, não coloquem na mesma frase as palavras “torcedor” e “consumidor”. É um desrespeito. E não pensem os gênios do marketing esportivo que é possível criar novos “torcedores” a partir do nada. Não é. Não se cria nem se conquista um torcedor. É possível criar consumidores, mas não torcedores.
Futebol não é vôlei; futebol é coisa séria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
17 comentários:
Também não suporto ficarem chamando torcedores de consumidores e times de "marca", me da nos nervos, é muito irritante. Palmeiras não é uma marca, é um time de futebol movido pela paixão de seus torcedores, que estão longe, mas muito longe de serem algum tipo de consumidores. Futebol não é um meio empresarial, é coisa séria mesmo como você diz, é paixão pura e incondicional das torcidas a seus times do coração. Levamos muito a sério mesmo, se o time perde, ficamos tristes e desapontados mesmo e se ganha a alegria é imensa. FUTEBOL É COISA SÉRIA! MUITO SÉRIA!
AVANTI PALESTRA
Vi agora o vídeo do Racing Club e gostei muito, mas muito mesmo e acredito que isso poderia dar certo no Palmeiras, pois nossa camisa atualmente anda muito rebocada com patrocinadores, além da fiat no centro tem skill, unimed e as mangas com o horrível logo cor de laranja do bmg. Gostaria muito que nosso manto sagrado ficasse limpo de patrocinadores usando o mesmo tipo de negócio do Racing.
Abraços Barneschi!
AVANTI PALESTRA!
Barneschi, a matéria da Folha existe sim. Pesquise por "Carlos Kamal", no google. É de 2008.
Eu não falei em nenhum momento de Parmalat, vc se confundiu.
Pelo visto, vc sente um certo "orgulho palestrino" das ligações fascistas dos primórdios, não é? Tal como o Luigi, que o chama pelo epíteto "Il Dulce".
Não sou o gremista que estava comentando, outra confusão.
Não, não sinto esse tal orgulho que você apregoa.
Bela iniciativa do Racing!! Que sirva de exemplo para o mundo inteiro!!
Futebol não é vôlei; futebol é coisa séria.
O Peñarol tbm nao tem logo nenhum na camisa, nao é?
mas afinal, o que significa "Dueño"?
nao entendi muito bem o que foi feito, parece como um comercial da empresa tirou o logo, to meio confuso xS
Emocionante...
Infelizmente não servirá de exemplo aos clubes, dirigentes, empresas e impren$$inha daqui...
Parabéns ao racing e seu patrocinador !!
Abrax,
FC
Forza,
importante essa dicussão. Parabens por finalmente ter trazido a MV para ser discutida. Não ha lugar mais apropriado. O Palmeiras precisa de uma MV agindo positivamente para o Palmeiras.
Compartilho a indignação com alguns comportamentos da MV, ou de pessoas em nome da MV. Assim como considero a falta de posicionamento político oficial da MV, um sinal de que as cabeças mandantes da MV se beneficiam (no pior sentido) desta omissão.
Felizmente, apesar dos erros de comportamento, a MV é muito importante pro Verdão. Quando atua em prol do Palmeiras (time e torcida) será respeitada e admirada.
Temor e pagação de pau tem vir das torcidas adversarias. Aqui é Palmeiras!
Espero que a liberação da bandeiras sejam um marco para uma nova fase da nossa torcida.
Raoni,
“Dueño” significa “dono” mesmo. O lance aí é o seguinte: o Banco Hipotecario decidiu patrocinar o Racing e então devolveu para a torcida do time a propriedade sobre a camisa – que é o ativo mais importante de um clube. Ou seja: eles investiram uma grana pesada e abriram mão da exposição da marca na camisa do time. Para compensar isso, a torcida passou a criar páginas na internet e perfis para reconhecer a iniciativa da empresa, e então eles tiveram dois retornos indiretos: a divulgação por esses canais alternativos e a aprovação da torcida.
Abraços
Não só o PAEC - que agora é Audax -, mas o Red Bull também infesta o futebol paulista. O pior de tudo é que é possível que estes times logo cheguem a Série A1 do Paulista, como chegou a aberração que é o Barueri. O tal time de Americana - que antes era o Guaratinguetá - disputa a Série B do Brasileiro. O antigo Campinas do Careca virou Barueri quando o time de lá foi pra Prudente, e agora? Provavelmente fecharam o time. O Comercial subiu para a A2 no tapetão, comprando a vaga de outro time.
É lamentável que tanta sujeira esteja presente no futebol paulista, bem mais do que em outros estados. Ao inferno com estes times biônicos!
Creio que a maioria, senao todos gostarao desse video:
http://www.youtube.com/watch?v=tfuNJpWCxvQ&feature=youtu.be
Cenas gravadas apos o Derby de Zurique, Suiça, entre FC Zürich x Grasshoppers Club Zürich.
A.C.A.B.
Será q esses caras aqui são torcedores ou consumidores? (pergunta retórica e irônica)
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0LIIRyqWNuA
Creio q as imagens falam por si só.
caraca, entendi!
Ve se o BMG faz isso!
nem pra mudar aquela cor laranja escrota! =S
Barneschi,
Recebi de uns amigos o link da notícia abaixo...
Olha a "pegada" do discurso do imbecil (não que desse pra esperar mais)...
O pior é que nesse tipo de manifestação fica claro o "conceito" de "futebol" que estão criando criar por aí...
É o futebol no caminho do fim, mesmo.
http://esportes.r7.com/futebol/noticias/em-nome-do-marketing-corinthians-quer-contratar-chines-ruim-de-bola-20110726.html?question=0
Gabriel, verde até o osso
Um imbecil, sem dúvida.
Mas não duvido nada do fundamento desse "conceito"... Que mesmo detonado pode até colar. Já que ninguém liga pra porra nenhuma mesmo...
Que porra é essa !!!
Abs
Gabriel, verde até o osso
Sempre a disposição meu caro! É um prazer. Siamo noi!
Postar um comentário