25 setembro 2013

"A burrice agora é pública"

"A burrice era privada, mas agora é pública"
Bernardo Carvalho, escritor

Jornalista que sou, mantenho o costume diário de ler ao menos dois jornais, Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, ambos na versão impressa (faço questão de esfregar o papel na cara dos deslumbrados que vivem de apregoar o seu fim). Assino estes dois jornais e mais cinco revistas mensais (igualmente impressas) - e vejo outros e outras tantas esporadicamente. Daí então que tenho o hábito de ler não apenas o noticiário esportivo (aos quais dedico cada vez menos tempo), mas todas as outras editorias. Não é à toa que, de tempos em tempos, aproveito aqui no blog algumas matérias e notas que não estão no radar da maioria.

Ainda assim, os senhores haverão de pensar que a frase que abre o post está deslocada, fora de contexto, talvez fruto de um engano ou algo do tipo. Longe disso. A frase em questão, publicada na Ilustrada (caderno cultural da Folha) do último sábado, é apenas a mais inspirada da entrevista concedida pelo escritor Bernardo Carvalho por ocasião do lançamento de seu mais recente livro, "Reprodução".

"Do que trata este livro?", os senhores haverão de perguntar.

Sugiro que leiam a entrevista que contém a frase e, para completar, uma breve crítica de "Reprodução". Para os menos pacientes, deixo-os com um elucidativo trecho retirado da orelha do livro: "...parece encarnar um típico (e problemático) personagem da nossa época: leitor de revistas semanais, comentarista de blogs (onde vitupera em caps lock contra as minorias), com um saber supostamente enciclopédico (graças à Wikipedia) e um éthos reacionário, encarna um tipo anti-intelectual que iria ganhar força em virtude do espaço relativamente livre da internet".

É como eu sempre digo: o espaço de comentários em portais de notícia é um antro de imbecis. Os de esporte, em especial. Os de política, de maneira mais nociva. Mesmo aqui, neste humilde blog, há os ignóbeis que eu preciso eliminar de tempos em tempos. Não é um fenômeno exclusivo deste século; o problema todo é resumido naquela única frase: "A burrice era privada, mas agora é pública".

Está aí o Twitter que não nos deixa mentir.

A essa altura, você deve estar se questionando o porquê de toda essa explanação em um blog de futebol. Pois é, boa pergunta.

A verdade, senhores, é que o lançamento do livro veio em bom momento, assim como a entrevista publicada na Folha de S.Paulo. Porque foi ainda na última semana que nos deparamos com alguns correligionários do exército da austeridade vomitando na rede os mais degradantes preconceitos. Coisa grotesca mesmo, nascida a partir de um pensamento reducionista, atrasado e, por que não dizer?, criminoso.

Daí que, contrariando resoluções que eu acabara de tomar, me flagrei perdendo preciosos minutos da minha vida para desmontar o sujeito - como se ele próprio já não tivesse se encarregado disso.

Estava com o texto quase pronto e desisti de publicar. E desisti porque simplesmente você vai lá e arranca a cabeça do sujeito para na sequência surgir outro igual a ele. Sim, o tipo em questão era cúmplice, por exemplo, daquele tipo reacionário, racista e elitista que foi devidamente dissecado aqui.

A indigência mental não tem limites, senhores. Bem ao contrário da minha paciência.

E se a burrice agora é pública, o mesmo se aplica à covardia. Os tipos em questão não passavam de covardes incógnitos antes; agora, no entanto, têm uma interface digital para tornar públicas a burrice, a indigência mental e a covardia.

Para finalizar, deixo-os com o posicionamento do Dissidenti, grupo ao qual eu pertenço, por ocasião das asneiras proferidas na semana passada por essa corja racista, elitista e reacionária. É tão atemporal quanto necessário:





















34 comentários:

Zé Luís disse...

Barneschi,quais revistas vc assina?

A maldita veja está incluída?

Unknown disse...

Não adianta Barneschi, "playboys" nunca haveram de conhecer a arquibancada. O lugar deles será sempre nas cadeiras, o que não me incomoda, pois cada um têm um estilo de torcer. Mas o que me incomoda são esses sujeitos que vomitam pensamentos contrários à arquibancada, como por exemplo: "Que a mancha acabe!", " ... que a verdadeira torcida é aquela que aplaude o Valdívia". Gostaria que me explicassem o que fazem pelo Palmeiras? A resposta é simples e direta - Nada, além de xingar o time, aliás, isso fazem após o inicio do jogo.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Antonio Previato disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio Previato disse...

Barneschi, parabéns pelas suas palavras.

Infelizmente este pensamento nojento e nefasto domina toda nossa sociedade, e o futebol, por ser uma síntese de toda essa estrutura, sofre também com as consequências.

É preciso ter cérebro e, principalmente, estômago para aguentar os "intelectuais" do Facebook. Mas resistiremos!

Frederico disse...

O mundo dá a liberdade mas não ensina a usar. Então o sujeito vomita mesmo, pois dentro de si só tem comida. O conhecimento é preciso ir buscar e muita gente não sabe nem por onde começar porque é assim que somos criados nesse país onde nunca se preocupou em dar ensino, muita gente é alfabetizada, mas saber escrever não é sinônimo de saber pensar.

Hoje quase todos os canais de comunicação abrem espaço para se comentar algo, e o que temos aqui é uma maioria que adora dar opinião sobre assuntos que não tem conhecimento algum, nem na teoria, muito menos na prática.

Ao sábio e sensato, resta lamentar saber que tanta vai nascer e morrer sem ao menos saber porque esteve aqui neste mundo. Comeu, bebeu e dormiu como um animal, sem ter tido a chance de contribuir com a raça humana.

É como diz a música: "Eoooo vida de gado, povo marcado ê, povo feliz"...."

Rodrigo Barneschi disse...

Zé Luís
Não, não está. São todas mensais.

gregory disse...

Barneschi me entristece muito saber que o senhor não lê a Veja. Seu esquerdopata! hahaha

E Felipe infelizmente conheço muito cara que frequenta as arquibancadas que são os típicos coxinhas elitistas.

Não sei como conseguem ainda pisar no meio de um arquibancada...

Rodrigo Barneschi disse...

Gregory,
Eu até leio. Algumas vezes por dever de ofício mesmo, outras para acompanhar o nível de degradação que uma revista pode atingir. O problema não reside tanto na eventual leitura daquilo, mas na incapacidade de filtrar o conteúdo. É a partir disso que surgem os tais "reprodutores".
Abraços

Beto - J.H.V. disse...

Bela entrevista e vou ler esse livro. O reacionarismo e elitismo é tb alimentado por muitos "jornalistas" dessa gde imprensa. O Estadão, por exemplo, é o berço dos reaças e nos comentários de leitores prevalece somente opiniões desse tipo. Revistas semanais o expoente do esgoto jornalístico é a Veja, pois aquilo já é um panfleto sectário da extrema direita.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Sandro - Salvador-BA disse...

Barneschi,

A Internet aumenta a velocidade de difusao das ideias, para o bem e para o mal. Por ser um espaço aberto qualquer pessoa da mais letrada ao mais idiota pode falar o que quiser. Particularmente, acho ótimo pois fornece um interessante comparativo e, quiçá, um balizador de conduta ao observador mais atento.
Sobre o pessoal difernciado, meu caro, não tem jeito é uma patologia da classe média brasileira, onde parte expressiva quer ser VIP e não se misturar. As fileiras palmeirenses não estão imunes a esse fenômeno.
Na verdade parafraseando um famoso baiano: "Falta cultura para cuspir na estrutura" e, infelizmente, vendo Globo, lendo Veja e não lendo nada com maior densidade será difícil ir para algum lugar melhor.

Abraço.....Sandro

Unknown disse...

Agora aquele fdp argentino diz que o Palmeiras o fez sair. Se o Palmeiras o forçou a sair por que ele deu aquele discurso sobre visibilidade?

Esse é o verdadeiro traídor!!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
cristiano disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rodrigo Barneschi disse...

Boa, Cristiano. Aí eu deleto o seu comentário e também o dele. Não por nada, mas só porque você é um mala.

cristiano disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
cristiano disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
cristiano disse...

Hahaha pode apagar Barneshi, nao ligo, e concordo com vc, sou mala mesmo, e nao importo com a exclusao dos meus comentarios, e outra coisa que acho que vc ja deve saber mais concerteza nao publica devido sua birrinha com a administraçao do Palmeiras. Hj eu li a noticia que a administraçao do verdao ganhou um premio de modelo de reconstruçao e de planejamento e em breve teremos escolhinhas de futebol, revistas, canal no premiere, filmes, documentario, revistas, tudo pra o Palmeiras ser um clube muito mais popular que qualquer outro, muito mais rico e muito mais vitorioso...sinceramente Barneshi queria ver argumentos seus que desmerecesse essa diretoria atual. tudo bem que o ano que vem eh que vai ser o "X" da questao, mais ate aqui fizeram o melhor começo de gestao que tivemos mesmo que ainda eh soh um começo.

cristiano disse...

A e ia me esquecendo Barneshi ... passar bem...

Anônimo disse...

ae cristiano

estou com voce cara

contra esse playboyzinho da porra metido a machão

esse cara quer ver o palmeiras igual ao um juventus da mooca

eu e voce cara

vamos encher o saco desse rapaz metido a sabichão

Unknown disse...

Puts! Verdadade, cristiano! Essa é uma administraçao inovadora genial. Como um clube nunca pensou em fazer um canal de tv ou uma escolinha oficial antes? haha acho que só assim para responder do jeito qque voce gostaria. Só para constar, o SPFC e o SCCP tem escolinhas oficiais há muitos anos, canal exclusivo do clube até o Ixpót tem. A revista ja existe, mas voce como um especialista em assuntos da SEP deve saber disso e deve ter feito esse comentario infantil para caçoar do Barneschi. Assim espero. Saudaçoes, Cristiano "alienado globista".

César SEP disse...

Essa diretoria do Palmeiras é muito fraca!!! Poderíamos disputar a partida de acesso (contra o figueirense ou guaratingueta) em pleno Pacaembu com 40 mil pessoas, uma renda altíssima e jogando em casa, do lado de sua torcida. Mas não, esses dirigentes vagabundos são fraquíssimos, há muito tempo a SEP não é forte nos bastidores. Agora iremos jogar em um pasto no interior, em estádios pequenos com uma torcida pouca empolgada ( a galera do interior é bem diferente). A briga entre MV e TUP foi ridícula, isso precisa acabar. Porém não justifica essa punição, "coincidentemente" no momento em que o Palmeiras irá consagrar seu acesso a série A e com dois mandos de campo seguidos, daqui a 2 semanas. Os caras do STJD fazem de propósito, só não enxerga quem não quer.

gregory disse...

O cara ameaçou o Barneschi mas postou como anônimo. É isso mesmo?

Pelo amor de deus, mais arquibancada e menos internet ai rapaziada!

Unknown disse...

"1kg de que jow? vc conhece quem?"
premio pra diretoria? entregue por quem? alguma empresa do proprio nobre que deu né?
quem tem que ganhar premio é o time, alias premio de time é TÍTULO!

Anônimo disse...

''jow''???

esse raoni machado deve ser PM

só pode ser

ou um paga pau dos caras

cristiano disse...

Putz cara!!! O Felipe Teodoro tomando as dores do Barneshe denovo!!! Cara, assim o povo vai começar a desconfiar!!! Ta ficando estranho ja!!! Rsrsrs mas vamos aos fatos. O Palmeiras deveria sim ter tudo o que ta criando bem antes que Curintia, que ixpot, que bambis, mas nao tinha e isso eh fato!!! Entao meritos pra quem??? Paulo Nobre. e Brunoro!!! Qto ao premio, este veio da FIES se eu nao me engano, pra quem nao sabe federaçao das industrias de SP. bem talvez como o outro ai de cima disse vai que o Paulo Nobre eh dono hahahaha qta imaginaçao!!!! E que premio de time eh titulo, hammm, concordo!!! Estamos começando a trilhar este rumo, acredito eu!!! E se sou "Alienado" hahaha talvez!!! quem sabe!!! Mas nao chubolo ninguem!!!! Kkkk

cristiano disse...

Passar bem Felipe Teodoro da "Fonseca" general da republica da SEP!!!! Hahahaha O Cara que sabe de toda a " Verdade"!!! Barneshista chubola alienado.

cristiano disse...

http://esportes.terra.com.br/palmeiras/gestao-de-reconstrucao-do-palmeiras-se-torna-exemplo-empreendedor,5d98127679751410VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html ta ai a noticia em que falei, quem quiser conferir.

cristiano disse...

VOU FAZER A ERRATA: Não teve prêmio, mais o Palmeiras foi usado como exemplo de reconstrução pela FIESP e SENAI!!! Para os Teodoros da vida ta ai!!!

Rodrigo Barneschi disse...

Cristiano,
Porra, como você é mala, cara!

Anderson Garou disse...

Que bulhufas o senai e a fiesp(em minúsculo mesmo) entendem de futebol? Me preocupo se vão mandar(já passsou da hora) o gilso teima embora junto com o comboio di rebaixamento: gente boa, pampers, "caiu" mancha, bruno âncora, henrique pé-de-moça, felipe menezes, ananás, e rondinelly C/D&R.

Falo isso porque ano que vem, voltam outros pesadelos como ML, luan pé torto, tiago 1 real, patrick pança, leandro amargo, e outros que nem quero lembram porque dói demais.

O PN e o CEO acabaram com o Palmeiras B para acabar com a farra dos empresários e certos conselheiros. Quero ver é acabar com isso no time principal, porque ficar com o lixão do f. menezes por 3 anos só p ter o Kardec emprestado até dezembro, patrik vieira jogando o que joga lá n casa do c******, chico/denoni/dybal emprestado pra timinhos inexpressivos, é corrupção descarada! Para não dizer um autêntico crime lesa pátria.

E o Tirone/Frizzo já foram expulsos da Instituição? Ressarcirão/indenizarão o Palmeiras por suas admnistrações obscuras? Até quando aguentaremos calados os desmandos da cbf/stjd e rede câncer? TEREMOS O TÃO SONHADO E MERECIDO VOTO DO SÓCIO-TORCEDOR?

Sabem por quê não temos idéia de quando a atual diretoria irá correr atrás disso? Porque a transparência que eles tanto pregavam, está turva como lama. Este ano foi(pra mim já acabou) pífio não por causa das poucas receitas disponíveis, e sim por predominânica de objetivos pequenos mesclados com mesquinhez e mercenarismo despudorados, corporativismo em todas a esferas do clube, passividade ante nossos inimigos seja no campo ou fora dele, subserviênica aos destruidores do futebol nacional, e total, eu digo TOTAL indiferença com o maior patrimônio do clube: A Torcida.

###

Quanto ao "Batman e Robin" que mais aparecem aqui para ofensas descabidas e gratuítas com o dono do blog, quanto buscarem argumentos que defendam os tantos erros, quanto alguns acertos desta diretoria, que sejam homens e tenham vergonha na cara de criar um blog para defenderem/adorar/idolatrar uma diretoria que até agora fica mais que satisfeita com "balanço no azul e nada mais". Claro que os bons atos devem ser valorizados, mas não é porque eles fazem qualquer coisa boa que devemos nos contentar, achar que tudo se resolverá "logo logo" e que temos de ficar sentados e calados no mais puro e abominável padrão fifa.

Deixem este espaça para aqueles que buscam usá-lo para sua devida finalidade. Se não tem argumentos ou capacidade mental para tanto, olhem e aprendam.

O lugar de vocês é se engalfinhando com o Criscio no 3vv. Lá vocês serão felizes.