*Por Luiz Fernando Bindi, do Distintivos.com.br
Um trecho de um poema de autor gaúcho diz: "e num dia de tempestade, para quem eu vou correr?".
Nas duas maiores tempestades que o Palmeiras viveu (semifinal da Libertadores de 2000 e Segundona de 2002), os palmeirenses sabiam e souberam para quem podiam correr.
Marcos, nome no necessário e justo plural, aquele que chora quando o Palmeiras perde.
Marcos, aquele que age no campo como se estivesse na arquibancada.
Marcos, que levou Tuchês, Alexandres, Galeanos e Guerreiros nas costas, ombros e braços.
Marcos, que levou palestrinos nas costas, ombros e braços.
Os braços de Marcão são os braços dos palmeirenses, esticados para alcançar um amor que só o palestrino explica.
Esse braço que um dia carregou a bandeira do Brasil campeão do mundo.
Que nessa tempestade, Marcos saiba para quem correr.
Nós, palestrinos, corinthianos, jornalistas, geógrafos, aprendizes de goleiro e aprendizes de gente.
Nós estaremos aqui, Marcão.
Essa tempestade passará.
Sempre passa.
***
*Queria ter escrito algo sobre São Marcos, ídolo intocável de toda uma geração, mas não soube por onde começar. Luiz Fernando Bindi, palmeirense também, o fez por mim. E o texto acima diz muito. Não só por Marcos, mas também pela certeza de que a tempestade, por pior que seja, há de passar. E o sol logo volta a brilhar...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
14 comentários:
Pode até parecer contraditório e talvez o que eu escreverei aqui possa ser motivo de chacota ad eternum. Mas eu, corinthiano até a vigésima reencarnação, não odeio o Marcos e estou, sim, muito triste com essa má sorte dele.
Deveria estar triste pela má sorte de Nilmar. Mas pra ele não estou ligando, haja vista seu desejo constante de ser negociado. Mas com o Marcos não. Ele é um cara que, apesar de totalmente identificado com o palmeiras, tem um carisma que vai além da torcida verde.
Ele foi o responsável por uma das maiores tristezas da Fiel torcida. Mas naquele momento - e até hoje -, não senti ódio do arqueiro palmeirense. Fiquei sim, com ódio do nosso último ídolo, o 7, o autor de mais de 200 gols com a camisa do Todo-Poderoso.
Revirei a cabeça para achar explicações e a única pista foi de encontro ao quesito caráter. Marcos tem caráter, coisa rara no futebol. E, acima de tudo, ama realmente o clube que defende. Assim como já tivemos - e até o supracitado 7 se enquadra aqui - lá no Pq. São Jorge. Marcos representa em campo o que o torcedor quer ver. E essa vontade e paixão transcendem os limites palestrinos.
Reitero: odeio o palmeiras. É o grande inimigo. Mas, acima de tudo, estamos falando aqui de uma pessoa. E esse cara conseguiu algo para poucos: é uma unanimidade. E olha que eu nem falei sobre o Marcos da seleção brasileira...
Sorte ao arqueiro alvi-verde.
Faço minhas as palavras do japonês acima!
FORCA MARCOS!!!!!!!!!!!!!!!!!
mto bom o texto, barney...
belo texto.
e o q o craudio disse é vdd...o cara é adorado pro todas as torcidas...infelizmente alguns palmeirenses não sabem reconhecer esse grande ídolo.
FORZA MARCÃO
Belo texto!!!
Na mesma linha do que o Vitor disse... tem torcida aí, que já conseguiu a proeza de xingar o Marcos...
Sabe o que eu falo né Rodrigo?
Abraço!
Ah,
não deixei de registrar, no referido blog, que o amigo pretende escrever um livro acerca do tema..
abraços,
luiz - Uberlândia
Todos devem divulgar isso o máximo que puder! Eu passarei para frente!
Muito bom luiz!
Abraço
Marcos é para muitos o maior ídolo da historia , quem naum teve oportunidade de ver Ademir, como eu , ou os mais novos que naum tiveram a sorte de ver os times da decada de 90, tem no Marcos a imagem do Palmeiras e pe bom que seja assim !
Pois temos um ídolo com carater, com amor ao time !!!
O Marcos merece todo o apoio, mesmo que o Diego venha a fazer um bom trabalho, todos sabem que o lugar do MArcos até encerrar a carreira é debaixo das traves do Palestra Italia !!
E Por muitos motivos digo :
MARCOS MUITO OBRIGADO POR TUDO !!!
Um corintiano elogiando e torcendo pela recuperaçao do maior idolo palmeirense, detalhe fazendo questao de destacar nao mencionou o Marcos da seleçao, mas sim apenas o São MArcos verde e branco, aplaudido de pé nao so pelas defesas incompareveis e memoraveis, mas principalmente pela lealdade, amor a camisa, a torcida e ao escudo.
Oportunidades de partir nao faltaram porem nao nos deixou nem no nosso pior momento trocou a Europa pela Segundona e mais uma vez consagrou-se campeao.
Ver que ele é adorado por todos os brasileiros me dá mais orgulho de ser palmeirense de saber que nos sim temos o MELOR GOLEIRO NAO DO BRASIL E SIM DO MUNDO. "Marcos que sua recuperaçao seja rapida, pois so temos até 2009 para ver as suas atuaçoes".
o q será q o shortinho vai falar qdo comprovar q os bambis c juntou com um time da mooca e jogava no estádio localizado no msm bairro????
irei passar pra frente, parabens luiz.
Vitor, o Shortinho, ao que parece, só lê o que se escreve aqui. Ele tá fazendo birra pro Barneschi, o Milton Neves da internet (palavras do mooquense)...
Postar um comentário