03 dezembro 2007

Que papelão, Galo!

Mais um vexame no Palestra. Não há novidade. Este post serve falar sobre outro papelão, o do Galo, que bateu um Palmeiras que não foi a campo ontem. Talvez contagiado pelo clima da arquibancada, mais preocupada com Goiânia e Porto Alegre do que com o próprio Parque Antártica - e eu havia feito esse alerta.

Fato é que não houve tática, não houve técnica, nem qualquer sinal de organização. Caio Jr. errou desde o início e o time, reflexo dos erros de seu comandante e da própria torcida, viveu uma tarde cinzenta em meio ao sol escaldante, quase um simulacro das tantas noites de derrota nestes anos 00.

Papelão maior, no entanto, fez o Galo mineiro.

Não que devessem entregar o jogo, pois isso não é coisa das mais simples, mas os caras tinham ao menos a obrigação de não jogar tudo o que jogaram. Sem muita explicação, o time mineiro simplesmente fez a sua melhor partida no BR-2007.

E de que serviu isso tudo? Simples: apenas e tão somente para classificar o seu grande inimigo, o Cruzeiro, para a Copa Libertadores da América do ano seguinte.

Difícil acreditar que um time possa fazer tanta força para classificar justamente o seu maior rival. Mas o Galo fez. Jogou como nunca. Venceu como quis. E a torcida, presente em muito bom número, comemorou como se a conquista fosse de seu próprio time. Que nada! Era justamente do inimigo.

Logo a torcida do Galo, a quem sempre respeitei.

***

*Detalhe: o texto acima é um desabafo, e nada mais. Eu jamais me propus a fazer análises frias por aqui. É tudo pelo ópica do torcedor, e eu duvido, por exemplo, que algum palmeirense pudesse aceitar uma vitória do Palmeiras para classificar logo o SCCP ou o SPFC. Jamais; é questão de dignidade. Certos estão os argentinos do Gimnasia de La Plata, que exigiram a derrota de seu time para prejudicar o rival Estudiantes.

*E mais: o desabafo seria quase o mesmo ainda que não fosse nossa a vaga perdida ontem. Pois o que está em jogo não é a nossa classificação, mas sim a rivalidade entre Galo e Cruzeiro.

*Sobre mais este fracasso em casa,
escrevo amanhã.

19 comentários:

Anônimo disse...

...cavolo! primeira vez que entro nesse blog e ultima... entregar jogo? "vai tomar no cu"???

q baixaria...

adeus

Anônimo disse...

Nem começou a semana e já apareceu um babaca aqui...
Nem quero falar do Palmeiras, foi ridículo...
Mas como na vida não podemos ter tudo...

..."É melhor do que ser campeão... Ver os gambás na SEGUNDA DIVISÃO!"

E o Gennaro mandou um recado pro tal do macumbeiro jorge:

CHUUUUUUUUUUUUUUPA!

Anônimo disse...

o felipe não foi canonizado!!!

a galinhada não vai mais poder cantar aquela músiquinha maldita!!!

o finazzi fez falta!!!

o paulo baier é mais mau carater q o dono do blog!!!

o galo é a ponte preta de minas (eu q inventei essa)!!!

Anônimo disse...

E hoje é GAMBÁ - FEIRA !

HAHAHAHAHA...

FILHOS da PUTA, a justiça tarda mas não falha!

CHUPA jorge, macumbeiro!

Anônimo disse...

A única coisa que cessou o choro (pelo menos o eu)pela desclassificação foi o rebaxamento deles, só falta agora a bicharada cair para justiça ser completa, e tenho certeza que um dia isso acontece, ninguém pode ficar impune por muito tempo.

Anônimo disse...

po, barney, papelaão foi do palmeiras..... naum jogou nada..... FORA CAIO JR

Anônimo disse...

PAU NO CU DA GAMBAZADA!!!
MEU ÓDIO É PRÁ VC. CURINTIA!!
PODE SER CONTRA A SUA OPINIÃO BARNESCHI, MAS AQUI É PALMEIRAS!!!
E EU QUERO MAIS É PAU NO CU DO CURINTCHA!!
VC. PODE TER ESTUDADO A HISTÓRIA, MAS EU A PRESENCIEI, E MEU ÓDIO É TEU GAMBÁ!!!
PALMEIRAS MEU AMOR!!

Craudio disse...

Na capital gaúcha, gremistas e colorados trocavam beijos em símbolos rivais. Depois disso, retiro tudo que disse sobre a torcida do Grêmio...

No mais, cá estou eu de peito aberto para receber as provocações e tirações de sarro. Até por acreditar na lei do retorno. Menos de quem representa a alienação no futebol...

Rodrigo Barneschi disse...

Parmera,

O que foi que eu disse, meu caro?

Abraços

Anônimo disse...

Libertadores já temos (eles não), foda-se! Logo mais voltaremos e venceremos novamente.

O dia 2/12 será lembrado apenas como o dia da VINGANÇA!!

Custou caro 2005,seus imundos!

CHORA GAMBÁ FILHO DA PUTA!

CHUPA IMPRENSA!

Anônimo disse...

1° CHUPA GAMBÁÁÁÁÁÁÁÁ
2° FICA CAIO JR.
3° Parabens galo...

antes da crucificação...
eu vou explicar os topicos..
1° precisa de explicação???
2° e quem vem?!?! o nelsinho baptista ou o Mal carater do leão?!?!
3° parabens sim... não podemos exigir q os jogadores (profissionais) se comportem com torcedores... logico q pra torcida do galo, seria otimo entregar o jogo e tirar os bambis mineiros da TOYOTA... mas, os jogadores nunca mais receberiam uma proposta do galo, e talvez de muitas outras equipes... (aliados no CLUB 13)
enfim... os caras entraram em campo e venceram... o PALESTRA mal entrou em campo... pra jogar daquela forma W.O seria mais honroso... mas, tbm naum podemos exigir bom senso de jogadores...
abraços...
e FORZA PALESTRA!!!!!

Unknown disse...

E aí Barney, já queimou os souvenirs da galoucura? hehe

FORA LUYDY!

Anônimo disse...

isso só mostra o quanto vocês são pequenos... o palmeiras e a sua torcida é mímina... time sem mística alguma... no lugar de se preocupar com os outros... olhem para o próprio umbigo... mas não.. vocês são arrogantes demais... prepotentes... e o pior não são maiores que ninguém aqui... o que acontece é que vocês tem o espírito inferior... de porco mesmo... um time apático, uma torcida apática... isso se tornou o palmeiras... mas fazer o que... desrespeitar o Galo nunca... abre os olhos ai... e parem de reclamar de tudo... o juiz.. o adversário... o vento.. o estádio... daqui a pouco vai ter palmeirense reclamando da bola.. .se é q não tem já....

Mancha Verde E Galoucura... união sinistra que ninguém segura...

fiquei triste e decepcionado com esse texto palestrino... e erro não foi do galo.. .e sim do palmeiras...

Rodrigo Barneschi disse...

Mineiro 1908,

Como escrito nesse texto (e em muitos outros, que você pode encontrar nos arquivos), sempre respeitei a Galoucura, não só pela união das torcidas, mas muito pelo clube que ela representa.

O problema todo é que ninguém consegue me dar uma resposta lógica para a seguinte pergunta: por que diabos o time de vocês se matou dentro de campo (vide a defesa do goleiro em dois lances seguidos do Rodrigão)? O resultado de tudo foi a classificação do Cruzeiro, a quem vocês deveriam odiar acima de tudo. E os torcedores da Galoucura lá dentro do Parque comemoravam a vitória como se fosse uma conquista para o Galo. Não, foi uma conquista para o Cruzeiro. Isso eu não consigo entender...

Te aconselho a entrar no site da Máfia Cu e ler o último manifesto deles, de antes do jogo, contra o Galo e sua torcida. O que o time fez dentro de campo foi apenas ajudar os marias; nada mais.

Peço desculpas se meu desabafo te decepcionou, mas você foi ainda mais infeliz com sua argumentação inicial. Releia, por favor, o que escreveu. E aí eu te deixo com algumas informações:

O Palmeiras foi simplesmente o Campeão do Século XX. Isso quer dizer que foi o clube que mais títulos conquistou entre 1901 e 2000. Sem falar de títulos menores, deixo-o com a breve referência de que tem nove (9!) títulos nacionais, uma Copa Libertadores da América (e mais três finais), uma Copa Rio, uma Copa Mercosul, cinco Torneios Rio-SP e outras tantas conquistas. É o time que mais vezes representou o Brasil na Copa Libertadores e o único que vestiu a camisa da seleção brasileira, em um jogo no Mineirão que você conhece.

Poderia aqui passar horas escrevendo sobre os feitos do Palestra Itália/ Palmeiras, mas isso já basta. Não há contra-argumentos possíveis.

Aí eu te pergunto: se esse time pequeno, quem é grande?

Torcida mínima, time sem mística?

Ah, aí você vai me desculpar, mas não dá nem pra levar a sério as coisas que você escreve.

Peço desculpas, meu caro, mas quem desrespeitou a história do Galo foram os jogadores que deram o sangue para classificar o maior rival. Eu teria vergonha se o Palmeiras um dia entrasse em campo e se matasse para classificar o SCCP. Mas aí vai de cada um...

Quem faltou com o respeito foi você.

Abraços

Rodrigo Barneschi disse...

Talvez eu não tenha sido tão claro na explicação do post. Vou tentar novamente:

Em momento algum eu isento o time do Palmeiras de culpa. A responsabilidade é toda desse bando de incompetentes e do treinador. Apenas e tão somente deles. Foi um papelão enorme. Meu inconformismo não é com o fato de o Galo ter vencido o jogo, mas com todo o esforço que foi feito para garantir a vaga do maior rival. Se o Galo tivesse vencido e a vaga tivesse seguido para o Grêmio, eu não diria nada. Tudo muito natural. Se a vaga tivesse ido para o Cruzeiro, mas tivéssemos sido derrotados pelo Fluminense, ok também. O problema é o Galo jogar a "partida do ano" para classificar o Cruzeiro.

Minha reação, garanto, seria a mesma ainda que o Palmeiras não estivesse envolvido. Digamos que o Atlético-MG tivesse derrotado o Inter no Beira-Rio para dar a vaga ao Cruzeiro. Ou que o Flamengo tivesse derrotado o Santos na Vila para dar a classificação ao Vasco...

Seria a mesma reação.

Portanto, meu inconformismo não é pela desclassificação do Palmeiras, mas pela quebra da rivalidade entre dois inimigos...

Anônimo disse...

entendo perfeitamente.... tanto é que meu desejo era ver o galo aliviar... e perder... falei pra todo mundo... hoje é dia de alegria... se perder.. ótimo... se ganhar paciência... tudo o q eu mais queria comemorar era a desclassificação dos marias... e nada melhor do q isso com a classificação de um 'irmão' no lugar delas.... estava na bancada... comorei os gols do galo.. (pq é a minha única paixão da vida)... mas naõ fiquei feliz com a vitória... só não acho q tem q descontar no Galo... mas já foi.. e o que mais importa é ver que a segunda chegou mais cedo pros Gambas.... as 18 da tarde de domingo.....

abraços aos irmãos palestrinos... falamos todos aqui com raiva e decepção no coração.... como sempre digo.. naõ é só títulos que faz a grandeza de um time...

abraços...

Rodrigo Barneschi disse...

Mineiro,

Tem toda razão nesta última frase. Não são apenas títulos que fazem a grandeza de um time.

Posso ter errado em muito do que escrevi, e você errou também.

Erro por erro, fica tudo por isso mesmo. Peço desculpas por qualquer coisa.

Continuo tendo o maior respeito pelo Galo e pela torcida, tanto é que sempre vou aos jogos do Atlético aqui em SP (e até no Rio).

Abraços

Anônimo disse...

e vc ta cada vez mais polemista, barney

Anônimo disse...

CHAPA, É O SEGUINTE , AQUELE FILHO DA PUTA DE GOLEIRO LAGARTIXA, CORNETOU QUE IRIA GANHAR DO VASCO NA QUARTA E FODER A GENTE NO DOMINGO, FICOU SABENDO DISSO?
EU NÃO ME PREOCUPO COM O SPFC TENDEU, QUE SE FODA!!
EU QUERO É QUE O CURINTIAS PEGUE FOGO!! HOLOCAUSTO GAMBÁ JÁ! RAÇA FILHA DA PUTA, SE ACHAM MAIS TORCIDA QUE OS OUTROS, ODEIO ESSE TIPO DE PENSAMENTO DESSES MERDAS, MEU ÓDIO É PRÁ ELES BARNEy, SÓ ISSO MEU COMPADRE.