20 setembro 2010

Da história à realidade


Foto de Gabriel Uchida, do Fototorcida

O Palmeiras começou a perder o clássico de domingo ainda na quarta, no estádio Olímpico Monumental, quando Kléber, de maneira injustificada e inaceitável, foi reclamar com o juiz em virtude de um lance menor, quase insignificante. Cartão amarelo, o terceiro, e o Palmeiras ficou ali sem o sopro de sanidade em um ataque acéfalo. Tivemos de encarar o inimigo com um time descoordenado e sem qualquer sinal de inspiração, quase que sem atributos do meio para a frente, em que pese a atuação esforçada (e isolada) de Valdívia.

O que se viu no clássico do Pacaembu, com o grande Palmeiras incapaz de criar algo que fosse minimamente aproveitável no ataque, evidencia que não havia muito para onde avançar e que um gol do adversário, em uma jogada fortuita, haveria mesmo de destroçar o nosso time. O ponto é: se a ausência de um único jogador é suficiente para acabar com uma equipe, é sinal de que tem algo muito errado nessa história toda.

Quanto aos nossos dirigentes, chega a ser vergonhoso que um personagem como Gilberto Cipullo venha aos microfones de emissoras de rádio questionar a arbitragem. Porque, longe de esconder as deficiências do time e desviar o foco dos reais problemas, a postura do dirigente soa um tanto desesperada e retira um pouco do peso dos tantos e tantos roubos de que fomos vítimas contra o SPFC: o gol de mão da Imperatriz, o gol anulado de Max, a expulsão de Diego Souza no BR-2008, o pênalti inventado depois do passe do juiz na Libertadores-2006 etc. Isso tudo aconteceu, e deve ser lembrado sempre.

Ontem, no entanto, o máximo que se poderia dizer é que a arbitragem foi ruim e que a expulsão de Felipão é questionável – só! Sim, é verdade que todo juiz, por definição, deveria apanhar antes, durante e depois de qualquer jogo de futebol. É evidente. Mas não houve nada na atuação do trio que pudesse justificar a derrota sofrida ontem. O Palmeiras perdeu porque foi incompetente e inapto do meio para a frente. E o SPFC, com um mínimo de talento, chegou à vitória de maneira incontestável.

À torcida, resta a triste sina de fazer festas memoráveis e exaltar a própria história para então ver o time protagonizar vexames na sequência, que nos conduzem à atual campanha 4-4-4 em casa. Uma lástima. Enquanto isso, do outro lado, uma corja de oportunistas sem alma comemora vitória sem fazer nada por ela.

O time do Palmeiras, a cada dia mais, não merece a torcida que tem. E a festa que fizemos ontem, com faixa da Arrancada Heróica, mosaico representando as bandeiras da Itália e do Brasil e uma torcida que incentivou do início ao fim, merecia outro desfecho. Já há tempos, o Palmeiras dentro de campo não honra o time da Arrancada Heróica. E a torcida, de festa em festa e de frustração em frustração, vai se cansando de apenas reverenciar a própria história. É preciso pensar no que vamos deixar de história para nossos filhos e netos.

***

Parabéns à torcida. Foi uma festa à altura. Parabéns, Palmeiras. Viva a Arrancada Heróica.

18 comentários:

Unknown disse...

Falou tudo nós fazemos nossa parte toda vez comemoramos algo o time consegue nos decepcionar.O pobre diabo ontem foi muito ruim mas não interferiu no resultado as meninas ganharam porque nosso time esta uma merda essa que é a verdade.A expulsão do Felipão não vou nem dar palpite acho que o arbitro foi muito rigoroso.A verdade que nosso time falta muita coisa não temos atacantes descente contamos apenas com o Kleber porque os demais não servem nem para banco (Tadeu,Luan,Ewerton,Tinga).
Nossa torcida mais uma vez esta de parabéns o mosaico estava lindo.
Uma pergunta quando será que o Lincon vai resolver jogar porque esta discupa de contuzão ja passou do limite isso para mim ja é corpo mole.Para este ano não espero mais nada nem mesmo que o time consiga passar pelo próximo adversário na sulamericana.
Fica ai a minha total desmotivação,é contra o que eu penso como torcedor de arquibancada mas este ano ja estou pensando seriamente em não perder meus fins de semana indo em jogos pois estes jogadores que estão ai não merecem meu sacrificio.



FORZA PALESTRA!!

Unknown disse...

O que aconteceu ontem foi uma OFENSA a história, a torcida, ao Palmeiras, aos guerreiros do passado de Palestra Itália!

Ontem estava emocionado, quando entrei no Pacaembu me envolvi dentro de uma emoção que só quem tem nossa história de lutas sabe... Nesse momento, abro um parênteses para uma afirmação do "velho" (no bom sentido claro) Izidoro, no pequeno documentário da Petrobrás, sobre nossa torcida. "O Palmeirense é 100% emoção..."

Concordo plenamente Izidoro, talvez por isso ontem, fiquei com os olhos embargados, quando vi o time entrando, a bandeira Brasileira, o uniforme do primeiro Palmeiras, a mosaico da torcida no Telão do estádio...

Nesse momento todo Palmeirense se rendeu ao fundo de sua alma, aquilo que traz de intrínseco com time, um time de alma própria!
Não percebi a ofensa que aquela cena representou... Um ofensa a nossa história pois aqueles que representaram tal cena não mereciam fazê-lo, nossos guerreiros do passado não mereciam ser representados por aquele bando de sem vergonhas...

Foi uma ofensa a nossa história, ao nosso passado! Foi uma ofensa a "Arranca Heróica".
Uma data preparada pelo destino não merecia essa mancha...

Sai tão indignado do Pacaembu que preferi encarar o frio cortante na avenida com a jaco da Mancha preso na cintura... Acho que foi uma busca por anestesia naquele momento...

Nicola disse...

Excelente, bem por aí mesmo, não merecemos essa merda que estão fazendo com o Palmeiras...

Tenho algumas fotos da caminhada do Palestra até o Pacaembu só, quer? Abs

Fábio disse...

Depois de mais cheguei a conclusão que é melhor parar com estas homenagens, pois com estes times de merda, q não sabem o valor de nossa camisa, só servem para manchar nossa história. Agora, pqp, Mais uma vez perdemos pras meninas do jeito "clássico": elas se borrando e achando um gol cagado, será que isto não vai ter fim, porra, td jogo estes bundoes que vestem nossa camisa nos submetem a esta raiva...

Rodrigo Barneschi disse...

Valeu, Nicola. Eu queria mesmo uma foto do mosaico + faixa da Arrancada Heróica. Já coloquei lá no alto do post.
Abraços

Unknown disse...

Estive presente ontem no estádio municipal e me pergunto….será que EU sou o ÚNICO que viu o PALMEIRAS ser OPERADO pelo TRIO DE CANALHAS responsável em arbitrar a partida?

Minha vontade era de pegar um banheiro químico e arremessar no meio de campo ainda no final do 1o tempo, tamanha a revolta que sentia ao notar que a arbitragem estava COMPLETAMENTE TENDENCIOSA ao time das meninas.

Diretoria passiva = torcida revoltada. Estou cansado em ver esse cenário se repetir neste (e no passado) campeonato nacional.

Será que campeonato de pontos corridos significa manipulação de resultado em todas as rodadas?

Será que vão deixar o Palmeiras ganhar dois jogos seguidos?

Será que não existe profissionalismo na Imprensa Esportiva?

FORZA PALESTRA!

Unknown disse...

Fernandoo / Americana-SP says:
September 20, 2010 at 9:14 pm

GALERA GALERA…

Como disse ontem no estadio para os presentes.. o filho da puta que arbitrou ontem é daqui de Americana… ele tem uma vida social por aqui como qualquer outro ser humano… até aí tudo bem…

Acabei de ficar sabendo que NO INTERVALO DO JOGO O JUIZ LIGOU PARA UM AMIGO (da imprensa esportiva aqui de americana) PRA SABER O QUE TINHA ACONTECIDO NO INTERVALO PARA NÃO COLOCAR BESTEIRA NA SÚMULA!

A mesma pessoa que soltou essa, fez a pergunta: “… e voce sabe que ele é sao paulino né?! sim.. são paulino de reunir galera em casa pra assistir jogos…”

A pessoa que me falou estava ontem conosco no estadio… e o amigo dela é amigo próximo desse cronista esportivo… não vou citar nomes…

A cada dia fico mais indignado pelos nossos dirigentes BUNDA MOLES que não fazem nada ANTES… PULTA QUE PARIU… falamos aqui a semana inteira… mas logico que somos loucos…

BANDO DE VELHOS INCOMPETENTES!! MORRAM TODOS!!

comentario deu mondista parmerista

Fabiano 1914 - Jundiaí disse...

DEPOIS DE ONTEM REPITO A PERGUNTA FEITA AQUI MESMO EM OUTRO POST:

O QUE FAZ COM QUE NÓS PALMEIRENSES, CONTINUAMOS OU FICAMOS ATÉ MAIS FANÁTICOS????

REVERENCIAR SÓ A NOSSA HISTÓRIA É LINDO E DIGNO DE ORGULHO, POIS SOMOS QUASE OS ÚNICOS QUE TANTO VALORIZAM ISSO, MAS ISSO POUCO ADIANTA QDO MEU FILHO PERGUNTA.... PAI, PORQUE TODO JOGO QUE EU ASSITO COM VC, O PALMEIRAS NÃO GANHA?

HISTORICAMENTE TENHO MIL ARGUMENTOS, MAS PARA ALGUÉM QUE TEM SÓ NOVE ANOS DE IDADE, A AUSENCIA DE VITÓRIA E TÍTULOS É DIFICIL EU JUSTICAR DIZENDO QUE QDO O ADEMIR DA GUIA JOGAVA ISSO NÃO ACONTECIA...

E MAIS DIFICL AINDA É VER OS AMIGUINHOS DO MEU FILHO TIRANDO ONDA DA CARA DELE, QDO NEM MESMO ARGUMENTOS PRA SE DEFENDER ELE TEM, A NÃO SER UM PAULISTA SOBRE A PONTE PRETA QUE FOI O ÚNICO TRIUNFO DO NOSSO GRANDE PALMEIRAS.....

O QUE SERÁ DA NOSSA FUTURA GERAÇÃO DE PALMEIRENSES???

gardano disse...

Ridiculo um sujeito como o Cipullo e os cornos não é apenas qualidade ridicula de alguns jogadores pois tem algumas peças grotescas como Luan , Mauricio Ramos e que mesmo as medianas acabam se contaminando mas não podemos admitir a culpa da arbitragem já que em outras situações contra os pederastas sofremos roubos incomensuraveis.
Este Sr esta acabando com o Palmeiras e a Omissão do Beluzzo é grotesca .

A torcida nos resta esperar que nesta faze de VERGONHA se molde cada vez mais Guerreira e apaixonada mas que da vontade de partir para insanidade a La Medellin com estes dirigentes da mesmo

Helder Oldani disse...

ae velho..fica uma dica de matéria da torcida do la coruna protestando o dia dos jogos por la...

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2010/09/torcida-do-la-coruna-protesta-contra-jogos-segundas-pelo-campeonato.html

nao é apenas aqui...

Abelardo disse...

qr dizer então, q o sr nos trouxe a vitória de POA, mas tb nos trouxe a derrota contra os bichas? kkkkkkkkkkk.

cara, to começando a achar q a gente deve jogar só de verde limão, a 2ª camisa podia ser laranja...tão sujando a nossa história cada vez mais.

Irineu Curtulo disse...

Por favor, sei que a informação que gostaria de saber, não tem nada a ver com o texto, mas, alguém poderia me esclarecer como é que funciona o contrato de direito de imagem.
Obrigado
Irineu Curtulo

Rodrigo Barneschi disse...

Caros,

Entendo todas as reclamações e críticas contra a arbitragem, mas dessa vez eu acredito que não é esse o ponto. Até porque, como disse, reclamar agora de eventuais pequenos prejuízos significa desmerecer todos os roubos anteriores de que fomos vítimas.

Em se tratando de Palmeiras, teremos sempre de superar também a arbitragem. É tudo mais difícil do nosso lado.

Alguns comentários direcionados:

Fabiano
Eu me faço essas perguntas todo santo dia. Não tenho respostas, mas temo muito pelo futuro.

Helder
Valeu! Grande protesto esse aí!

Vitor
Aí não! Até porque estavam no Pacaembu todos vocês. Só eu estive no Olímpico e busquei a vitória. Não tenho culpa de nada.

Irineu
Não tenho muitos detalhes sobre isso, mas normalmente os clubes utilizam a cláusula de direito de imagem para reduzir o pagamento de impostos. O salário do jogador é registrado em carteira como sendo X, mas o direito de imagem é de 3X. Na prática, ele acaba não pagando imposto sobre a maior parte do salário. Me parece mais um artifício fiscal que qualquer outra coisa.

TRICOLOR SOBERANO disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
TRICOLOR SOBERANO disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
TRICOLOR SOBERANO disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
TRICOLOR SOBERANO disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.