03 setembro 2010

Maratona em Buenos Aires

Alguns de vocês devem ter notado que eu ensaiei escrever os posts sobre o meu fim de semana de futebol em Buenos Aires e acabei não fazendo isso. Não foi por desleixo; foi por um motivo bem mais nobre, conforme se pode observar logo abaixo, nas duas páginas escaneadas da edição de setembro da revista Placar, que acaba de chegar às bancas (e aos assinantes, no meu caso):




Sim, é gratificante saber que outras pessoas têm pelo futebol a mesma devoção que eu - e que a 'pauta' recebeu um tratamento tão especial de uma revista como a Placar. E é ainda melhor poder dividir essa minha experiência única com mais gente e em um espaço tão nobre assim. Gostaria de compartilhar com todos vocês, poucos e bons leitores, que aguentam as minhas insanidades por aqui, esta pequena realização, que é até mais pessoal do que profissional. É mais o torcedor que o jornalista.

Obrigado!

22 comentários:

Pedro Pellegrino disse...

Que beleza, mano, vou comprar, parabéns! Grande abraço.

Anderson L. Saponi disse...

Fala Rodrigo.

Na verdade de insano todos temos um pouco.

Foi eu que enviei aquele SMS. E o gol foi legal mesmo viu.

Vc representa a gente na arquibancada.

Parabéns pela reportagem.

Zoinho M.V disse...

Parabens irmão !!
Um dia farei essa maratona !!

Abraços

Zoinho

João disse...

Cara, já tinha comentado isto por aqui. Mas reforço:

Sua postura é louvável. Precisamos de apaixonados como você não apenas no futebol, mas na sociedade como um todo.

Abraço.

Fabiano 1914 - Jundiaí disse...

NADA A VER COM O POST........ MAS LANÇO UMA PERGUNTA....
PORQUE MESMO SEM O NOSSO PALMEIRAS VIVER UMA FASE DE GLÓRIAS RECENTES, NÓS FICAMOS CADA VEZ MAIS FANÁTICOS???

E AI GALERA... ???

Anônimo disse...

PARABENS PELA MATERIA.....é muito bacana ter um Palestrino fanatico pelo futebol.....porra, eu até te conheci lá no jogo das barricas do ano passado, mas ainda nao conhecia o teu blog, por isso acabei nem trocando muita idéia contigo.....mas qq dia nos veremos no Palestra (ou Pacaembu) novamente....
abs,
Porco Careca!

Victor disse...

muito boa a matéria!
e esse lance de esperar o visitante sair é foda, vi river plate x boca juniors no monumental em 2007, e fiquei mais de 40 minutos esperando pra sair.. embaixo de um sol de uns 40°, se bobear.

Rodrigo Barneschi disse...

Obrigado a todos! Isso tudo é realmente gratificante.

Quanto à pergunta do Fabiano, eu vou ficar devendo uma resposta. Realmente não sei explicar o que se passa, mas tenho na cabeça um texto pronto sobre um assunto bem parecido. Em breve eu publico aqui.

Victor
Isso incomoda mesmo nos jogos da Argentina. Não entra na minha cabeça que a torcida mandante tenha que ficar esperando a saída dos visitantes por tanto tempo. No caso do River, por exemplo, mais de 50 mil ficaram 30 minutos esperando para que 4 mil do Tigre deixassem o estádio. É inviável.

Abraços

Vinicius - Australia disse...

Por Forza....
essa eh facil..

porque "una passi'on es una passi'on"

segundo aquele excelente filme argentino, que tive a oportunidade de ver gracas a seu blog..

valeu

vinicius toledo
australia

Vinicius - Australia disse...

Forza nao...

Fabiano 1914...
comentar enquanto tomos umas galedas da nisso. hehehe

Tari disse...

Parabéns, Ro!

Unknown disse...

Fantástico, muito bom mesmo.
Para mim só o mostra o quanto nossa imprensa esportiva é fraca e despreparada.

Temos coberturas vazias, criticas sem fundamento e matérias frias.
Justamente pq eles não tem, nunca tiveram e não se preocupam com a visão do torcedor!

Abordam sempre a coisa como um espetáculo, um evento, uma ocasião ou uma simples oportunidade de faturar em "merchan" as custas da nossa paixão.

Parabéns Barneschi.

José Antonio disse...

E sobre o jogo do Racing leiam este ótimo post contando um pouco mais da história deste clube argentino:
http://globoesporte.globo.com/platb/futebolargentino/2010/09/03/avellaneda-em-festa-o-cilindro-comemora-60-anos/

Deve ter sido foda !

Abs

Clebercilli disse...

sensacional barneschi. Parabéns!

Cesar disse...

Parabéns Barneschi!! Já estou indo comprar a revista...

Não sei se é um sonho ou uma ilusão imaginar que um dia a dedicação do torcedor brasileiro COMO UM TODO será igual as das "hinchadas" hermanas!!

Agora, uma curiosidade, vc faria essa msm maratona para assistir jogos de algum país Europeu??

Tenho a impressão de que as torcidas que mais se assemelham a esse estilo "devoto" na Europa são as dos clubes ingleses e italianos...

Abraços

Rodrigo Barneschi disse...

Vinicius
Bem lembrado. E isso tem muito a ver com o momento, seja em virtude do meu post ou dos 60 anos da cancha do Racing. Grande filme, grande clube, grande hinchada.

Tari
Valeu, querida!

Renato
É bem por aí. Por isso que eu corri atrás disso. Sabia que uma matéria assim poderia interessar a muita gente. Ainda bem que deu certo. Obrigado.

José Antonio
Valeu pelo link! Bem pertinente.

Cesar
Valeu, cara! Sempre que eu viajo, procuro definir as datas consultando antes a tabela do campeonato local. Procuro sempre ir ao máximo possível de jogos e já fiz isso duas vezes na Argentina e também na Italia e na Espanha. Tentei fazer o mesmo nos países do leste europeu, mas não deu certo. Na Inglaterra também não. Eu faria algo parecido para ver o futebol na Italia (gostaria de morar lá por algum tempo), mas nada se compara à Argentina. Não só pela paixão que eles têm, mas porque só lá, com os horários e os times numa mesma cidade, é possível fazer essa maratona toda de uma só vez.

Abraços e obrigado a todos.

Verena Ferreira disse...

Valeu a pena morrer de saudades enquanto você viajava...
Parabéns, Lindo! =)
Beijos

Nicola disse...

Sensacional, parabéns mano! Vou já comprar... Na próxima vez que estiver programando ir pra Argentina com esse prpósito me avise, pois tenho vontade de ver as torcidas de lá de perto, e tenho vários primos que moram em Hurlingham, cidade vizinha de Buenos Aires se não me engano, se não for de qualquer forma é bem próxima e já fiquei por lá... Abraços!

Pinho Palmeirense disse...

Sensacional!

que inveja! inveja da boa, ressalte-se!

verdaços.

Rafael Perobeli disse...

Grande Rodrigo!!!

Primeiramente Parabéns!

Como citado acima, creio que todos os amantes do futebol de verdade, o futebol com alma, sentiram uma "inveja da boa" dessa maratona realizada por você!

Ao ler os detalhes dessa "loucura", da vontade fazer a mesma e se um dia a fizer, não terei vergonha em dizer que foi motivado por seus relatos!

Parabéns mais uma vez!

Abraços,

Rafael Perobeli

denis disse...

mano sensacional essa materia!!! como eh que vc fez pra fazer isso tudo????? tem alguma agencia de viagem q monta esse pacote????

Rodrigo Barneschi disse...

Denis,

Obrigado! Não existe nenhuma agência de viagens que faça esse tipo de pacote. Ninguém despertou ainda para esse mercado e, a bem da verdade, acredito que isso nem seria rentável. O máximo que você consegue é fechar o pacote com uma agência de viagens para garantir a parte aérea + hotel em Buenos Aires. O resto é com você.

Uma boa notícia para você e outros interessados: estou escrevendo um guia prático exclusivo para os que quiserem fazer essa maratona em Buenos Aires. Devo publicar no começo da próxima semana aqui no blog mesmo.

Abraços