10 dezembro 2010

Passar bem, 2010

Acabou o ano maldito. As cinco derrotas que fecham a temporada dão a medida exata de tudo o que tivemos de aguentar de janeiro para cá. Não apenas pela sequência negativa, mas porque foram cinco fracassos acompanhados ou de decepção extrema e irreversível (um deles) ou de interesses invertidos (outro) ou de profundo desinteresse (todos os demais). Perdemos neste final de ano todo e qualquer prazer de ver o Palmeiras em campo. Foi uma temporada ainda pior que a de 2009, que, por sua vez, foi pior que a de 2008... e assim caminhamos rumo a um futuro nada promissor. Relendo agora os posts finais de 2006, 2007, 2008 e 2009, vejo que o inconformismo, a desesperança e a decepção de agora muito se assemelham ao que sentimos em anos anteriores, e isso é por demais preocupante.

Os números de 2010 (75-30-23-22) são dignos dos piores anos da década de 1980, e isso enseja raciocínios e conclusões os mais tortuosos possíveis. Deixando-os de lado, no entanto, temos um ano com muito pouco o que comemorar.

Vivemos um primeiro semestre esquecível, com a 11ª colocação no Paulistão (que vergonha...) e uma bizarra eliminação para o CAG. Aí, quando tudo parecia tomar rumos mais condizentes com a nossa história, com a volta de três grandes ídolos, o Palmeiras sucumbiu aos muitos fantasmas de seu passado recente: vegetou no Campeonato Brasileiro de pontos corridos (uma campanha 12-14-12, com saldo de gols negativos) e viveu uma das noites mais vergonhosas de sua história – e mais dolorida para grande parte de sua torcida – ao permitir que o Goiás fosse a Avellaneda no nosso lugar.

Trágico. O ano perdido, mais um, é, se pensarmos bem, o desfecho bem adequado de uma década igualmente perdida. De outros anos, no entanto, até que conseguimos levar algumas alegrias mais consistentes: uma final aqui e ali, uma classificação na base do “Aqui é Palmeiras”, uma virada felipônica, uma grande vitória fora de casa, coisas do tipo. De 2010, pouca coisa fica. Talvez só mesmo os 3 a 0 diante do Vitória, a vaga conquistada na Arena da Baixada e as festas da torcida. É pouco, muito pouco. Mais do que a década perdida, o que devemos temer é por uma geração perdida.

***

*Comecei este ano querendo tirar o pé das viagens para longe de casa e até consegui durante o Paulistão. Mas aí veio o Brasileiro, e as viagens para Rio (2 vezes), Porto Alegre, Campinas, Santos, Araraquara e até mesmo Sucre, no meio das férias. A viagem principal, esta para Buenos Aires, nos foi tomada pelos vagabundos que desonraram nossa camisa na noite de 24 de novembro. Eles nunca serão perdoados.

*O blog entra em férias agora, e eu pretendo voltar só no começo do Paulistão. Até lá e bom fim de ano a todos.

19 comentários:

Victor Frog disse...

2001 - Libertadores, semi-finais Boca Juniors
2002 - Copa do Brasil (ASA) e rebaixamento
2003 - Copa do Brasil (Vitória) e CAMPEÃO Brasileiro (Série B)
2004 - Paulistão (Paulista), Copa do Brasil (Santo André) e Brasileirão (4º lugar)
2005 - Libertadores (Bambis) e Brasileirão (4º lugar)
2006 - Paulistão (3º lugar) e Libertadores (Bambis)
2007 - Copa do Brasil (Ipatinga)
2008 - CAMPEÃO Paulista, Copa do Brasil (Sport), Sul-Americana (Argentinos Jrs.) e Brasileirão (4º lugar)
2009 - Paulistão (Santos), Libertadores (Nacional) e Brasileirão (5º lugar)
2010 - Copa do Brasil (Atlético-GO) e Sul-Americana (Goiás)

O que esperar dessa nova década?

Unknown disse...

Não tenho muito o que comentar,pois voce ja disse tudo o que a nação palestrina pensa e viveu nestes últimos anos.Para mim a única coisa boa que fica é a festa da nossa torcida essa sim merece respeito pois honrou a camisa mesmo com este bando merda em campo.
Desejo para voce e sua família boas festas neste fim de 2010,o negócio agora é relaxar e esperar 2011 para termos uma ídéia de como será.


Feliz 2011 para todos

FORZA PALESTRA!!

SERGIO disse...

Voce tem sido brilhante nos come ntários. Eles nos deixam mais palmeirenses. Apesar das decepções o PALMEIRAS é uma paixão impregnada em nosssa alma. Com a força e fé de nosa torcida não haverá dirigente que possa derrubá-lo. Os seus comentários farão falta até janeiro, até porue gostaríamos de saber a sua opinião sobre os candidatos a presidente que aí estão. De qulaquer forma um bom descanso e um ótimo final de ano.
Abraços.

SERGIO

Daniel disse...

boas ferias mano
vai fazeer mta falta

Unknown disse...

isso sem comentar o fato de, no dia do aniversário do palmeiras, tomar 3 x 0 em pleno Palestra Itália, para aquele time ridículo do atlético-go,
que escapou do rebaixamento na ultima rodada...lamentável

Luan disse...

Só tenho que te agradecer por escrever no blog exatamente o que sentimos durante todo o ano. Você fará falta no tempo que ficará ausente. E uma alegria que me lembrei agora que tivemos esse ano foi a vitória de virada por 3x4 sobre o santos pelo paulista no aquário, pois nos chamarão de Naviraiense verde, e quando o jogo estava 2x0 pra eles, nas arquibancadas nos chamaram de timinho, aquilo me revoltou e quando terminou o jogo comemorei muito aquela vitória. Mas outro ponto negativo foi não ganharmos nenhuma dos gamba esse ano.

Década sofrida para ser esquecida.
Bola pra frente e vamos seguir em frente. Não é a toa que a esperança é verde.

Bom final de ano Barneschi, e pra todos do bolg e que essa nova década possa ser mais verde para todos nós!

AVANTI PALESTRA!

Luigi SEP 1914 disse...

Bom, pelo menos o Sr. poderia dizer que fiquei na sua frente em numero de jogos esse ano:

Invicto em casa e total de 46 no ano...

Abraço, irmão...

Cesar disse...

Boas férias, e mais uma vez parabéns pelo texto!!

Que 2011 seja melhor para todos os Palmeirenses!!

Abraços

Anônimo disse...

Victor frog esqueceu de escrever:

Em 2001,fomos eliminados do RJ-SP na primeira fase sem uma misera vitoria, uma vergonhosa 7 colocacao no paulistao, o Palmeiras estava liderando o brasileirao com uma certa vantagem e terminou no melancolico 12 lugar, e tambem foi eliminado na primeira fase da mercosul....minha nossa

Em 2002 fomos eliminados no RJ-SP e superpaulistao pelos bambis e na copa dos campeoes pelo paysandu.....que lestima

Em 2003 fomos eliminados no paulistao pela gambazada quando no primeiro jogo estavamos ganhando de 2 a zero e deixamos os malditos ultrapassarem para final....foda

Em 2005 um vexatório 9 lugar no paulistao.

Em 2006, somos eternamente gratos a ponte preta pelo nosso nao rebaixamento......que tristeza

Em 2007 um broxante 7 colocacao no brasileiro,onde a libertadores estava praticamente em nossas maos

Que tristeza Palmeiras


Reage Palmeiras

Luigi SEP 1914 disse...

Favor publicar a tabela dos jogos de 2010!
As pessoas querem saber a verdade!

Abraço...

Luigi SEP 1914 disse...

As soberanas ficaram pra tras!
Os comedores de lixo, então... Coitados!!!

PALMEIRAS OCTACAMPEÃO BRASILEIRO!

Paty disse...

Pelo menos a alegria do reconhecimento dos nossos títulos, nesse fim de ano novamente tão triste.
Obrigada pelo seu blog, e por seus comentários que expressam o que sentimos.
Feliz Natal pra vc e prá todos aqui do blog, e que tenhamos alegrias no próximo ano.

Anônimo disse...

Po Paty, alegria no reconhecimento... Esses titulos ja estavam ganhos, nao tem nada q comemorar. EH vergonhoso para o nosso palestrar comemorar titulos ja ganho. Temos que lutar por novos titulos e nao por canecos vencidos a 40 anos atras. Quem comemora esse titulo tem a mesma cabeça que essa diretoria, cabeça de time pequeno...

2011 vem e que tudo de certo...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

O que vc acha da unificação de títulos??

Fabiano 1914 - Jundiaí disse...

NADA A VER COM O ASSUNTO DECORRENTE POR AQUI MAS PEÇO QUE LEIAM PARA QUE A HOMENAGEM AQUI DEDICADA ALCANCE SEU OBJETIVO:

SEU LUIZ....

SEU LUIZ 82 ANOS, VIU GLÓRIAS E DERROTAS DO NOSSO QUERIDO VERDÃO.
SEU LUIZ ACOMPANHOU O FUTEBOL E O PALMEIRAS PELA VIDA TODA, SEJA PELO RADINHO DE PILHA, TV OU NA ARQUIBANCADA, SEU LUIZ ESTAVA LÁ.
SEU LUIZ VIU O QUE A MAIORIA DOS LEITORES DESTE BLOG NUNCA TEVE CHANCE, VIU OS TIMES GLÓRIOSOS QUE CONSTRUIRAM A HISTÓRIA DO PALMEIRAS.
SEU LUIZ TEVE O GRANDE PRIVILÉGIO DE VIBRAR COM GOLS DE ADEMIR DA GUIA E TANTOS OUTROS.
SEU LUIZ ANDAVA ZANGADO, TRISTE COM O RUMO TRISTE QUE O PALESTRA AMADO ESTAVA SEGUINDO, E DO SEU JEITO DOCE, ESTILO TIOZIONHO RALHAVA COM OS JOGADORES E RECLAMAVA DA FALTA DE DE GARRA DOS QUE ANTIGAMENTE VESTIAM O MANTO SAGRADO ALVI VERDE.
SEU LUIZ FICOU DOENTE, MAS NÃO ESQUECIA O VERDÃO E COMO TODO BOM PALMEIRENSE QUE SE PREZE, NÃO ESQUECIA DE CUTUCAR OS GAMBÁS, TIRAR UMA ONDINHA DA BAMBIZADA.
SEU LUIZ FOI INTERNADO E NA CAMA DO HOSPITAL, SEU LUIZ MANTEVE SUA PAIXÃO E NO ULTIMO JOGO DO BRASILEIRÃO DE 2010 ELE VIBROU MAIS UMA VEZ, MESMO TRISTE PELO NOSSO FRACASSO, VIBROU PELO CENTENADA DOS GAMBÁS.
SEU LUIZ CANSOU DAQUI, SEU LUIZ ONTEM RESOLVEU QUE VAI ASSISTIR OS JOGOS DE CAMAROTE, SEU LUIZ FALECEU LEVANDO COM ELE OS GLÓRIOSOS GOLS E TÍTULOS QUE O PALMEIRAS DE OUTRORA CONQUISTOU.
SEU LUIZ ESTÁ NO CÉU, SEU LUIZ AINDA DEVE ESTAR MEIO ZANGADO, AFINAL PALMEIRENSE É ASSIM, RANZINHA COM O TIME QUE AMA.
NÓS AMIGOS DO SEU LUIZ, DONNY NETO DO SEU LUIZ E TANTOS OUTROS QUE O CONHECERAM APENAS PODEMOS LAMENTAR SUA PARTIDA. AOS MILHÕES DE OUTROS PALMEIRENSES SEU LUIZ EXISTE DENTRO DE SUAS CASAS COMO SEUS AVÓS, PAIS E AMIGOS, POR ISSO SENTEM SEUS FILHOS AOS PÉS DESSES SENHORES QUE ATÉ PARECEM AS VEZES MUITO CHATOS PARA SE ESCUTAR, E PEÇAM PARA QUE ELES CONTEM A VCS AS HISTÓRIAS DO PALMEIRAS ASSIM COMO SEU LUIZ FAZIA, POIS É ASSIM QUE NÓS PODEMOS VIVER AS GLÓRIAS DO PASSADO E SONHAR QUE TALVEZ OS NOSSOS 82 ANOS POSSAMOS TB TRANSMITIR AOS MAIS NOVOS AS GLÓRIAS QUE VIVEREMOS...

DEUS ESTEJA CONTIGO SEU LUIZ, QUE SUA FAMILIA AGUENTE SUA FALTA MAS NUNCA ESQUEÇA A PESSOA QUE VC FOI.

E VAI PREPARANDO SEU CAMAROTE POR AI, QDO FOR CHEGADO A HORA VAMOS APARECER PRA VER O VERDÃO JOGAR, AFINAL PALMEIRENSE É ASSIM.... CHATO, TEIMOSO, RANZINZA MAS É APAIXONADO PELO VERDÃO.

R.I.P - SEU LUIZ...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luan disse...

que em 2011 nosso Palmeiras possa voltar a ser vencedor.
E que aqui no blog esses anônimos de merda sumam e nunca mais voltem os que forem gambas e os q forem bambis. SUMAM DAQUI ANONIMOS DE MERDA! QUEREMOS UM 2011 COM VOCES LONGE DO BLOG! SUMAM FILHOS DA PUTA

AVANTI PALESTRA

Rodrigo Barneschi disse...

Senhores,
Falarei em breve sobre a unificação dos títulos.
Abraços