28 janeiro 2011

É dia 6!!!

O 3-1 sobre o Paulista de Jundiaí deixou o Pacaembu envolto em um inusitado clima de tranquilidade na noite desta quinta-feira. Não houve sobressaltos, o time mostrou força e bateu o adversário com uma facilidade que há muito não se via - e com belos gols, vale ressaltar. É claro que nada disso deve servir para o palmeirense criar novas ilusões - nós bem sabemos o risco disso -, mas ao menos parece que dessa vez não passaremos por um vexame como a 11ª colocação no Paulista do ano passado.

Temos, no entanto, além do jogo do próximo domingo, no Canindé, três provas de fogo para este time (e para Felipão): 6 de fevereiro (SCCP), 27 de março (SPFC) e 3 de abril (SFC). O que vale destacar aqui é o, digamos, desarranjo na confecção da tabela: dos quatro clássicos na primeira fase, faremos três fora (incluindo o Santos, mesmo já tendo jogado lá na primeira fase de 2010!) e apenas um (logo contra o SCCP no Pacaembu!) em "casa".

É preciso manter o foco no que realmente interessa. Como bem cantamos ontem, É dia 6!!!

***

Breves considerações:

*Muitos podem não se lembrar, mas o Paulista de Jundiaí é um precursor de aberrações como o Grêmio Itinerante Prudente de Barueri e o Americana Guaratinguetá. Sim, porque lá atrás, entre o final dos 1990 e o começo desta década, o Paulista perdeu até o seu nome tradicional: foi Lousano Paulista (virou vôlei, é?) e também Etti Jundiaí. E os dois nomes ficaram na história do Palmeiras como nossos adversários de um jogo só.

*O público de ontem, 6.113 pagantes, foi pequeno sim, mas é o público condizente com o cenário todo: jogo no inexplicável e obsceno horário das 21h50, ingresso a R$ 30 no fim do mês, chuvas em SP, torcida ainda bastante desconfiada. Nem a volta de Marcos serviu para levar mais gente ao estádio municipal. 

*De qualquer forma, vale um registro histórico: ao longo da última década, os jogos do Palmeiras contra o Paulista aqui em SP ficaram marcados por vitórias quase sempre fáceis e públicos decepcionantes: 2004 (5-2 e 2.746), 2005 (3-1 e 5.238), 2007 (4-2 e 14.352) e 2009 (1-0 e 6.533, esta também no Pacaembu). Alguém haverá de lembrar da exceção recente, também em 2004, pela semifinal do Paulista daquele ano: na ida, no Palestra, 19.308 pagaram para ver o empate em 1 gol. Na volta, em Araras, tomamos 0 a 2 no começo e depois 1 a 3. Fomos buscar o empate com um gol já nos descontos do segundo tempo, uma façanha digna do Palmeiras. Depois, em outra façanha digna do Palmeiras, perdemos nos pênaltis. 

*Isso tudo veio à cabeça agora sei lá por qual motivo. Talvez por um certo saudosismo decorrente de conversas com bons e velhos amigos na arquibancada do Pacaembu. 

*Por fim, guardem esta data: 17 de abril. Neste dia, pela última rodada da primeira fase do Paulistão, acontece o clássico Grêmio Itinerante Prudente de Barueri x Americana de Guaratinguetá. Lá em Presidente Prudente.

13 comentários:

Daniel Cassiano disse...

Sim, com belos gols, facilidade e uma atuação razoável em alguns momentos do nosso amigo Rivaldo, como o passe pro gol.
Para mim o que destoou ontem foi o próprio Rivaldo e o Dinei. Muito fracos.

O dia 06 acho que será um divisor de águas pra nós. Os gambás devem vir de uma desclassificação na Libertadores e um clássico é um bom teste pra esse time.
Espero apenas que joguem.

Anônimo disse...

Dia 6 sera o jogo de numero 1000 do Palmeiras no Pacaembu. Mais um motivo entre tantos ja existentes para vencermos os sem teto. Ainda mais pq ja estarao eliminados da Libertadores pelo poderoso Tolima.

Anônimo disse...

este nosso time ainda tem muito que mostrar para nos, mas estou adorando um time humilde e sem medalhoes, apenas o nosso Gladiador, sao marcos ja ja a volta do mago, ja ajudam os novos talentos a se torna um time competitivo, afinal senti firmeza nestes pessoal que estao chegando, acho que este ano sera um ano muito bom pro nosso Palestra.. e vamos dia 6 invadir o Pacaembu e mostrar a nossa forca, nestes gambas eliminado logo numa PRE Libertadores, quarta feira sera outro dia inesquecivel para nacao alvi vierde !!! By Politchuk !!!

Cesar disse...

Foi uma boa vitória, daquelas tranquilizantes mesmo, e só não foi maior pq nossos atacantes não são melhores, o time do Paulista e mto fraco e poderíamos ter goleado, mas já estamos colados nos sardinhas...

Irineu Curtulo disse...

Observação: me parece que você não corrigiu o número de partidas assistidas na arquibancada. Prefiro ainda não comentar sobre o time. Desgraçados (FPF, Globo), que horário FDP, e mais, a tal da Sportv passar itinerantes x foguinho é dose pra leão.

Anônimo disse...

caso o dono desse bloguinho não saiba, presidente prudente fica no estado de são paulo.
do contrário, o gremio prudente não poderia disputar o paulistão.

Anônimo disse...

Ao anônimo aí acima, covarde, bunda mole e provavel morador deste distrito de Mato Grosso conhecido tbm como Presidente Prudente: se vc acompanhasse o blog saberia o pq o dono escreveu Prudente/MS. Recolha-se a sua insignificância e suma daqui. Vai brincar com tatu ô jeca.

Anônimo disse...

Já ía me esquecendo, o que vc quer falar de futebol se nem time essa porcaria de cidade mato grossence tem? A única coisa que tem por aí é um time falido (curintinha) e essa aberração itinerante de barueri. Se enxerga ô pé vermeio.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Luiz disse...

Na rodada de domingo todos os grandes estarão na grande sp.

bambis x lambaris em barueri;
gambás x sbc em sbc;
Palmeiras x burra.

Excelente perspectiva, não é?

Pedro Pellegrino disse...

Vou lhe dar de presente um ingresso dessa partida entre Prudente X Americana, que tal?! rs. Recordação boa: http://www.youtube.com/watch?v=MSee0a1saFI&feature=player_embedded

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Bruno Cassiolato disse...

Grande Barneschi!

Às vezes passo aqui nesse blog porque você foi um grande amigo de colégio, porque gosto do seu estilo de escrever e, principalmente, porque você escreve sobre futebol com emoção.

Apesar de estarmos em lados opostos em nossa paixão, concordamos que torcedor é aquele que vai ao estádio. Não tenho contado as minhas idas (com o Branquinho...ehehe), mas deve estar perto de 500.

Abraço e continue a escrever, com emoção, sobre aquele verdadeiro futebol que tanto gostamos.

Ah, só uma coisa: estamos preocupados com Libertadores, e não com o Paulistinha, mas dia 6 é nosso. Vai Curintxa!