21 janeiro 2011

O retorno do nefasto

 
Crédito da foto: Mario Viviani 

Chico Lang era lembrado pelos palmeirenses na saída de qualquer jogo disputado nos anos 1990 e 2000 bem no trecho da foto acima. Era um canto irônico até, revestido não do ódio que se dedica aos inimigos, mas do desprezo que se empresta a um pobre coitado que não se leva a sério. Era um grito popular porque puxado por qualquer um que estivesse passando pelo fosso do Palestra, bem abaixo da numerada coberta. Os que entravam na onda pareciam acreditar que pudesse estar em uma daquelas cabines o "jornalista" da TV Gazeta. Que nada; ele é daqueles comentaristas de estúdio que não devem pisar em um estádio há anos. 

Veio a primeira metade da década perdida (2001-2010) e o grito perdeu força; o palmeirense elegeu um novo alvo, este sim nocivo. Rumo à Turiassu depois de cada jogo, a multidão acostumou-se a olhar para algum camarote qualquer acima das numeradas do Palestra Italia para então disparar toda sorte de ofensas contra o nefasto que se eternizava no poder. Os gritos, raivosos, enunciavam o inconformismo de uma torcida que sequer poderia imaginar tudo o que viria a sofrer nos anos seguintes. 

Os gritos (de guerra) contra o nefasto se mutiplicaram. Partiam da arquibancada, chegavam à numerada e ganhavam força na passagem pelo fosso, pois dali parecia mais fácil se fazer ouvir pelo maldito. Que nada; ele normalmente não estava lá no alto, mas sim em qualquer outro lugar (lembrem-se do episódio em que ele foi flagrado no supermercado durante um Palmeiras x SCCP). 

Gritava-se na esperança de que ele fosse ouvir. Ou gritava-se para seus pares, para outros dirigentes, para os conselheiros canalhas, para a imprensa até. Gritava-se para extravasar o desejo de mudança. Gritava-se porque simplesmente não cabia ficar calado. Gritava-se por liberdade. Gritava-se pelo Palmeiras. 

Depois de 2005, vieram dois mandatos do bananão e mais este, frustrante, do Belluzzo. O legado é o cenário caótico em que estamos mergulhados. Do estádio para dentro, um time capenga, salários atrasados, uma torcida abandonada. Para fora, pior: dívidas milionárias, clube dividido e a façanha de eleger um sucessor e quatro vices que são apoiados pelo nefasto, logo aquele que levamos tanto tempo para expulsar. 

Órfão, o palmeirense fica sem saber quem xingar ou contra quem protestar. E fica temeroso de que os tempos do nefasto Mustafá Contursi tenham uma sobrevida que só será possível pela incompetência de todos aqueles em que depositamos nossa confiança. 

E agora, ao contrário de antes, sequer poderemos deixar a nossa casa pelo fosso e gritar algo como "Tirone, vai se foder, o meu Palmeiras não precisa de você". Porque não estaremos em casa. E, pior, quando voltarmos a ela, o fosso não mais existirá. 

*** 

*Espero estar enganado quanto a isso tudo, mas é fato que um sujeito que aceita manter qualquer tipo de relação amistosa com o nefasto já começa o mandato sob enorme descrédito.

15 comentários:

Unknown disse...

O fosso vai continuar existindo na nova Arena, só não poderá ser utilizado pelos torcedores, será utilizado pelas ambulâncias, policiais, seguranças e administradores do Palmeiras e do estádio. O Jardim continuará suspenso, como pode ser visto no vídeo oficial da Arena.

Unknown disse...

Bom amigo começamos o ano com mais esta surpresa a volta de um cancer que não que ser estirpado de jeito nenhum.Espero que o Tirone nãos seja mais um Mustafá em nossas vidas.Para ser sincero para mim não me importo mais que é o presidente o que eu quero é que ele nos coloque novamente no lugar que merecemos estar e não nessa droga que vivemos.
O Beluzzo tentou não podemos negar que ele fez o maior esforço para fazer o Palmeiras grande novamente,mas infelismente sua administração foi péssima,mas não podemos tambem de exaltar algumas de suas atitudes como segurar jogadores na janela de transferencia,e outro contratos que renderam alguns frutos.
Uma coisa é certa a nova administração terá que ter os pés no chão para não nos afundar mais na lama em que estamos.A situação é critica agora chegou a hora de todos se unir e não ter divisões faço das palavras do Felipão as minhas.Quanto a votação direta sou afavor que todos os sócios do clube tenham o direito de votar.Mas para isso precisa que nós sócios no unam e comecem a cobrar nas assembleias fazendo protesto dentro do clube,temos que nos mobilizar.
Quanto ao jogo de ontem é mais que a obrigação vencer um time pequeno.



FORZA PALESTRA!

Rodrigo Barneschi disse...

"O fosso vai continuar existindo na nova Arena, só não poderá ser utilizado pelos torcedores"

Então, Addadad, é disso que eu estou falando.

Cesar disse...

Depois de três mandatos muita gente pensou que ele já era, mas infelizmente ele está de volta, e isso é desesperador!!

É desesperança no campo e nos bastidores...

Anônimo disse...

Tirone já avisou que a política dele será a do "bom e barato" onde sabemos que o resultado será ruim e caro.

É só pesquisar na net que encontrarão a respeito.

Rafael disse...

Para quem tem dúvidas sobre Tirone ser ou não a continuação do ditador:

“Se não cumprir o que ficou estabelecido como princípios da administração terá minha discordância, não vou tolerar”.
Mustafá Contursi

http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/paulista/ultimas-noticias/2011/01/21/aliado-mustafa-diz-que-nao-tolerara-erros-do-novo-presidente-do-palmeiras.jhtm

João P. disse...

A julgar pelas perdas que sofremos na última década, o fosso infelizmente é o de menos...

Davi Luiz Vieira disse...

Penso assim tbm, e espero que esse Tirone tenha peito pra comandar o Palmeiras, o que acho muito difícil devido as declarações recentes do Musgambá! Essa que o Rafael citou foi a última delas...
Lamentável!

Nicola disse...

Bom sinal essa declaração do Mustafá, pra ele ameaçar o cara assim, publicamente, é provável que seja porque o Tirone até tem boas intenções com relação ao futebol... Mas acho muito bom pra ser verdade.

O jeito é esperar... Minha esperança esse ano são os poucos grandes jogadores que temos (Valdivia, Kléber, quem sabe até o Pierre não volte a jogar bem, Deola), e claro, o Felipão.

Sandro Rumi Cachiello disse...

Barneschi,
Entendo e divido da mesma expectativa e descrédito que você. Realmente estamos num trem sem rumo.

Já dizem nos bastidores das alamedas do clube que Tirone, vulgo Pituca, usou da força de Mustafá - O Nefasto - para se eleger, mas que ele caminhará por linhas próprias. São as primeiras fofocaiadas do novo biênio.

Esperamos que seja verdade. Que o Palmeiras resurja grande e que tanto o Tirone quando o Frizzo consigam ter visão de mercado, senso de administração e principalmente agressividade e pulso no negócio que é gerir a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Que as Diretas Já ganhem força neste biênio e que os Jedis que hoje são os únicos que podem votar, abram mão da sua arrogância e entendam que o clube é de todos os Palmeirenses/Sócios e não de uma minoria que já passou do tempo.

Estamos juntos nessa batalha. Não deixe a lado negro da força te entristecer. Você sabe que o Palmeiras é muito maior do que qualquer um destes crápulas. Que o time de futebol do Palmeiras pode sim, sozinho, reerguer todo um clube dividido.

Avanti Palestra.

Paty disse...

Tanta alegria com a eleição do Belluzzo e tanta decepção na sua saída.A volta do Nefasto era certa.
Claro que não gostei, mas a outra opção também não me agradava.O corredor que só aparece em períodos eleitorais com Cippulo e Del Grande, também não dava prá engolir.Só nos resta rezar.

Anônimo disse...

Pensamentos como o seu, blogueiro, que fazem o Palmeiras estar nessa draga. Não é hr de xingar presidente, temos de apoiar o time. É básico, mas não custa lembrar: Presidente preside, técnico treina, jogador joga e torcedor torce. Se for para xingar, fique em casa e xingue a tv. Nosso time sofre de sérios problemas pscicológicos, xingar vai só piorar a situação. Se vc ama o Palmeiras, mas não consegue controlar a sua síndrome de Tourette, fique em casa. Vc não vai ajudar em nada. Melhor um estádio vázio do que lotado de babacas.

Rodrigo Barneschi disse...

Uma mensagem que eu devo padronizar para responder a imbecis como você:

Seu comentário fala por você. Este blog fala por mim.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.