02 fevereiro 2011

"Foto Torcida"

O que mais me interessa em uma partida de futebol não são os jogadores em campo; o que me mais interessa é a torcida do lado de fora. Mais importante que vencer o jogo pode ser a postura da torcida na arquibancada. Porque vitórias são passageiras, mas a grandeza de um clube se mede pela torcida que o sustenta (favor não confundir "torcida" com "massa acéfala e oportunista que espera ver o time vencer em vez de levá-lo à vitória"). E aqui o verbo em inglês ("to support") é muito mais eficiente que o nosso "torcer".

Para mim, quando se trata de buscar informações sobre partidas envolvendo outros times, o placar do jogo nem sempre é tão essencial quanto o público que marcou presença no estádio.

Nossa imprensa esportiva, débil em sua maioria, costuma ignora o fator "torcida". Há jornalistas que se prendem a estéreis discussões táticas, outros são mais fofoqueiros que cronistas, e há ainda aqueles muitos que preferem reproduzir declarações vazias de cabeças-de-bagre a relatar o que se passa na arquibancada. Pior até: grande parte de nossa crônica esportiva é composta por comentaristas de estúdio, canalhas que não pisam no cimento de uma arquibancada há décadas. Alguns chegam ao cúmulo de fazer campanha para o torcedor não ir ao estádio. Sim, refiro-me aqui ao boçal Flávio Prado, aquele para quem "torcedores são vagabundos".

Feita a introdução, meus caros, chego finalmente ao que efetivamente motivou este post. Afinal, o objetivo aqui era um só: indicar um dos blogs mais necessários para quem tem o espírito de arquibancada. Refiro-me ao Foto Torcida, mantido já há quase dois anos pelo Gabriel Uchida. Em linhas gerais, dá pra definir assim: o cara vai a estádios (especialmente aqui em SP) para fazer a cobertura do jogo com base nas torcidas dos dois times. Fotos, fotos e mais fotos, sempre com algum texto para mostrar qual é o cenário e o que ele encontrou em cada cancha. Convenhamos: é muito melhor que qualquer desses textos que nada dizem e dessas fotos de jogadores que a gente vê nas páginas de jornais.

Recomendo que você entre no Foto Torcida e vá acompanhando mês a mês e jogo a jogo todo o material que o Gabriel já produziu. Tem fotos muito boas, e eu recomendaria, é evidente, todas aquelas partidas com o Palmeiras e especialmente este post aqui, envolvendo os dois times que contam com a minha torcida lá na Argentina: Racing e San Lorenzo. Faço questão também de publicar algumas poucas fotos no final, todas ilustrativas da qualidade deste blog.

Antes disso, no entanto, deixo-os com um exemplo prático de como esta página me foi útil. Cheguei em casa do Canindé no domingo e fui procurar os melhores momentos de Santos x SPFC lá em Barueri (não pelos lances em si, mas para descobrir, nas margens, como se deu a divisão das torcidas no estádio). E aí, atrás do gol onde fica a torcida mandante, vi a Torcida Jovem do SFC toda espremida, como que se estivesse cheio o tobogã. Muito improvável, eu pensei, uma vez que aquele espaço nunca teve lotação máxima. Daí fui até o blog do Uchida e vi qual era a real situação:

Enfim, nada diferente do cenário habitual lá em Barueri.

Antes de encerrar com as fotos de Racing-San Lorenzo, recomendo também o perfil do Foto Torcida no Twitter. E, caso você ainda não siga, o deste blog também.

Fotos de Racing-San Lorenzo:

















ISTO É FUTEBOL, PORRA!!!

18 comentários:

Craudio disse...

O Gabriel está prestando um grande serviço histórico à arquibancada. Enquanto uns e outros se preocupam mais em ficar tirando fotos SPFW das numeradas (e são contratados por grandes empresas, diga-se), ele vai na essência daquilo que realmente sustenta o futebol. Ouso dizer que ele tem material suficiente para lançar anuários das Torcidas, o que seria muito bacana.

Anônimo disse...

Não entendi o que você quis dizer com
"Muito improvável, eu pensei, uma vez que aquele espaço nunca teve lotação máxima. Daí fui até o blog do Uchida e vi qual era a real situação:"
Qual era a real situação?
Abraço.

Rodrigo Barneschi disse...

Cara,

É só relacionar esse trecho com a frase imediatamente anterior:

"E aí, atrás do gol onde fica a torcida mandante, vi a Torcida Jovem do SFC toda espremida, como que se estivesse cheio o tobogã. Muito improvável, eu pensei, uma vez que aquele espaço nunca teve lotação máxima. Daí fui até o blog do Uchida e vi qual era a real situação:"

Não fica claro assim?

Abraços

JoãoP disse...

ISTO É FUTEBOL, PORRA!!!

Excelente post. Sempre que fala sobre o futebol argentino, você enobrece ainda mais seu blogue.

Abraços.

Gersinho Rodrigues disse...

E o Japonês sacana, fica zoando o coitado do Raphael que é obrigado a ir no SPFW, ahuauhauhuha.

Cesar disse...

Já conhecia o Foto Torcida, inclusive por indicação sua, e até fiz um comentário lah essa semana dando os parabéns ao Gabriel Uchida!!

Isso que eh Futebol de verdade, Futebol VIVO!!

Estou ansioso pelo post de Domingo, ele sempre acompanha os bondes também, eh um trabalho de primeira...

Davi Luiz Vieira disse...

O Mauro Cesar realmente é um dos únicos que falam o que presta na tv! Esse conhece a essência do futebol.
E esse blog que vc indicou é muito bom, hein?! Já coloquei nos favoritos. Parabéns por esse belo post.

Anônimo disse...

Pô, muito bacana o site fototorcida !!! Valeu a indicação.

Acompanho bastante também o blog do Maauro

Abraços

Paulo Vitor

Paty disse...

Adorei o blog, muito bom.
E não é que eu nunca tinha pensado no verbo "support".Legal!

Marcel MV disse...

Boa Barneschi... sempre acompanho a página do cara despoia das rodadas, principalmete em clássicos, o cara tem fotos muito loucas... de caravanas e caminhadas até o estádio e tudo mais... Vale a pena conferir lá...

Abraço

Helder Oldani disse...

Barneshi,


Cara estava pra te escrever um e-mail pra pegar umas dicas sobre os jogos na argentina, estou viajando no dia 22 e quero pegar uns dois jogos no final de semana, um do Rosário e outro do Boca...Bom, quando o e-mail chegar vc já vai saber rs

Seguinte, acabou de chegar em casa a REVISTA VIAGEM E TURISMO da editora abril... e não é que vc aparece na seção O QUE VC COLECIANA? Muito bom ter um palmeirense como vc representando toda a alma do futebol naquela página...narrando inclusive sua passagem pela argentina em que viu 5 jogos ne? Saiu na placar certo?

Cara vc foi minha inspiração pra ver os jogos na argentina...já vi jogos no peru e no chile..na Argentina vai ser a primeira vez e graças a vc..ainda mais depois da matéria que vi hoje....nunca comento aqui no blog..mas o acompanho a quase 3 anos...fica aqui então minha eterna gratidão e um PARABÉNS por representar o que o futebol tem de melhor, a ALMA!

ÓDIO ETERNO AO FUTEBOL MODERNO

Quando voltar de BA, te mando as fotos e relatos dos jogos...Acho que talvez já tenhamos nos esbarrado no cimento do palestra algum dia.

Grande abraço

Luigi SEP 1914 disse...

CHUPA gambazada filha da puta!
Se fuderam mais uma vez!
Voces merecem sofrer sempre!
E domingo tem mais, seus merda, filhos da puta!

O centenada vai até quando agora? Lixos!

CHUPA! Um por um, raça de merda!

Anônimo disse...

CHUPEM GAMBÁS UM POR UM, RAÇA DE MERDA!

Luan disse...

BELO POST E BELÍSSIMAS FOTOS QUE MOSTRAM O FUTEBOL EM SUA ESSENCIA.

E ÓTIMO COMENTÁRIO LUIGI SEP 1914!! FAÇO DAS SUAS AS MINHA PALAVRAS!

AVANTI PALESTRA!! VERDÃO NA VEIA

Cá R disse...

Mas uma coisa devo admitir, aquele gordo maldito além de se tornar mais ridículo colocando a culpa do vexame de ontem no gramado do Manuel Toro, mexeu com o brio de nossa torcida.

Após a sua declaração patética ofendendo nossa torcida, o troco será bem dado no domingo... Fazer do Pacaembu um inferno é obrigação!

Craudio disse...

Opa, Gersinhoo, não zuei ninguém. Disse que é uma pauta batida e ainda muito utilizada pelos principais veículos que cobrem os jogos. Preferem mostrar a gentalha aproveitadora a registrar a beleza das massas nas arquibancadas.

Néspoli disse...

Rodrigo,

sempre sonhei em chegar de um jogo e ver na TV um VT com imagens da torcida nos 90 minutos seria fantástico.

Conheci o Gabriel numa caravana contra os Bambis na Gaiola das Loucas que ele estava fotografando meu ônibus, depois disso nunca mais parei de acompanhar o blog....

Domingo é nóis porra... chego as 12h no Palmeiras e vou pro nosso loca de sempre....

Anônimo disse...

putaquepario caraleo... e é domingo...

AAAAH CARALEO.... VAMO TERMINA ESDSA SEMANA.... CARALEEEEOOOO

NA CABEÇA DEÇLES, PORRA !!!!!!!

Gabriel, verde, até a porra do osso !!!!