10 fevereiro 2011

O país do futebol? (1)

Um post diferente, só com vídeos de torcidas, para provar que a expressão "Brasil, o país do futebol" só pode ser uma piada de muito mau gosto. A ideia é fazer disso uma seção fixa do blog, trazendo sempre quatro ou cinco vídeos a cada edição. Começando agora...


Vídeo 1: Torcedores do Napoli invadem o Roma Termini (imaginem uma estação Sé de Roma, com o adicional de ser o ponto de chegada de trens de toda a Itália) antes de um jogo contra a Roma. Prestem atenção aos xingamentos contra os romanos:


Vídeo 2: O Chacarita Juniors é um time pequeno de Buenos Aires (de uma cidade vizinha, San Martín, para ser mais preciso). Mais um dos pequenos portenhos com uma hinchada que humilha quase todas as torcidas dos grandes brasileiros. O jogo, contra o Estudiantes, aconteceu no estádio do Argentinos Juniors, prática comum por lá. O restante é autoexplicativo:


Vídeo 3: É um jogo sub-12 (sim, sub-12!) na Polônia: Lech Poznań-Tottenham. O que mais me impressiona é que os moleques do Tottenham conseguiram sair de Poznań com a vitória.


Vídeo 4: Mais uma dos poloneses, desta vez em um jogo contra o Manchester City, fora de casa. Distância de Poznań a Manchester: mais de 1.300km, alguns países e um mar no meio.


O Brasil é o país do futebol? Ah, só pode ser piada...

***

Se quiserem sugerir vídeos para os próximos posts, podem deixar aí nos comentários mesmo. Eu tenho mais algumas dezenas para compartilhar, mas é sempre bom ter novas opções.

25 comentários:

Anônimo disse...

Barneschi, muito legal o post, já faz tempo que eu discuto com conhecidos de que o Brasil está longe de ser o país do futebol, talvez seja o país onde as pessoas mais gostam de jogar, mas de maneira alguma o de acompanhar e torcer de fato....


quero dar umas sugestões para você,

1- outro vídeo muito bom do Lech Poznan na Lech Cup U11,

http://www.youtube.com/watch?v=HDpifuduiJ8&feature=related


2- tenho certeza de que você deve conhecer, mas caso não conheça, pesquise no youtube por vídeos da torcida do Barletta e da Cavese, são muito bons!!!

Barletta x Montalbano

http://www.youtube.com/watch?v=N0DNG8zwWsY

Caveses x Taranto, musica mais tipica da torcida

http://www.youtube.com/watch?v=ep2wapKj09o

torcida da Cavese, Curva Sud in trasferta (caravana)

http://www.youtube.com/watch?v=Nt60X3_ZEwQ

Anônimo disse...

impressionante e fantatisco os videos (principalmente o do ginasio POLONES).

Mas tmb gostei mto da festa que a Mancha fez no ultimo domingo no pacaembu (torcida foi em peso), mas o calor estava sufocante impossivel de apoiar o time nos 90 min.

Tmg gostei da explosão da torcida logo após a comemoração daquele escroto do alessandro..faltou o kleber acertar o pé, aí o pacaembu viria abaixo..

mas concordo que estamos longe de argentinos e ate mesmo poloneses..(MEU DEUS0

Anônimo disse...

outro video de trasferta que gosto muito, mais pelo início que mostra a concentração dos torcedores, onde até uma signora perde a postura para dar uns tapas no tamburì dos torcedores....

http://www.youtube.com/watch?v=hdVwh4IM62c

Anônimo disse...

Também não acho que o Brasil seja o país do futebol, porém aqui tem um agravante muito sério para consolidar nossa sub condição: os tribunais de merda, os promotores do inferno, as proibiçoes malditas, e o caralho a quatro.
Quem sabe se tivessemos a liberdade, que os torcedores dos países mostrados nos vídeos tem, a gente não pidesse começar a mudar essa situação.
Michel

Rodrigo Barneschi disse...

Michel
Sem dúvida alguma, o Brasil sofre muito com a ação dos tribunais e dos promotores vagabundos. Isso tem um impacto considerável sobre a atuação das torcidas. É um ponto a se levar em consideração, e até por isso vou postar novos vídeos a cada edição.

Gabriel
Valeu, cara! Grandes vídeos para as próximas edições. Vou depois compartilhar com os leitores do blog.

Rafael da Silva disse...

Brasil é o país da novela das 9, que tem mais importância que o futebol para os miseráveis da vênus platinada.

Aqui não tenho acesso no youtube, mas tem um vídeo animal da torcida do Panathinaikos num jogo contra o Olympiacos.
É do caralho. Acho que chama GATE 13 a torcida deles.

Abs pilantra

Anônimo disse...

é isso mesmo, aqui no Brasil, e principalmente em SP, praticamente só em SP diga-se de passagem, não existe nenhum incentivo para que o público vá no estádio, se um pai levar seu filho para ver Palmeiras x Americana, e a criança levar um pacote de bexigas, ele não poderá entrar, é bizarro, aqui em São Paulo tentam reduzir torcidas à espectadores, como um cinema, não pode entrar com porra nenhuma, até chamar a bicharada de bicharada está sujeito a punição...é bizarro...isso não é futebol....eu já disse isso aqui uma vez, aqui em SP fazem de tudo para o torcedor não ir ao estádio...

é claro, tem muito modinha que usa desculpas do tipo frio, garoa, ou importância do jogo para deixar de ir ao jogo, mas que também tem muita coisa que desestimula alguém a ir ao estádio tem....ai junta esse bando de"meio torcedores" com essa burocracia para estádios, e então ficamos com os estádios as moscas....

para encerrar mais um vídeo, do Racing, para delírio do Barneschi hehehe

um banderazo que fizeram em frente ao hotel Savoy onde o clube estava concentrado...

http://www.youtube.com/watch?v=WUknErDBN9Y

Rodrigo Barneschi disse...

Valeu, Gabriel! Vai ter um capítulo especial só para o grande Racing!

Nicola disse...

Sensacional esse do Napoli... O do Chacarita já tinha visto, pqp, fico imaginando o que aconteceria se tentassem fazer algo parecido aqui no Brasil, a polícia iria metralhar todo mundo... Recomendo este aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=OaVpMD-owp4

Edberto disse...

Sencacional!!! A torcida do napoli invadindo a estação é algo realmente intenso... a revolta da torcida do Chicarita é ao mesmo tempo um protesto válido e muito bem humorado... demais! E o jogo do sub-12, com organizada cantando e tudo mais com ctza fará esses moleques crescerem com culhões. diferente de muito "craque" que desponta por aqui...

Parabens pelo blog, quero dizer que compartilho do ódio ao futebol modernoe do amor ao nosso alviverde.

Recomendo um post com algums torcidas dos clubes ingleses. Dos grandes, aprecio a torcida do Liverpool, que sabe fazer uma bela festa.

E sugiro também um post com uma comparação das torcidas das seleções em época de copa, pois sempre passamos vergonha nesse quesito, basta ver a torcida da Argentina e a nossa, ou a da Inglaterra, ou a da Itália. Enfim... é patético...

Abraço e tudo de bom, e continue postando!!!!

Forza Palestra!!!!

Anônimo disse...

pra mim a do LIverpool é a única dos dos grandes que faz festa na Inglaterra, a única mesmo....e além de considerar a torcida bem fraca, vale lembrar para a geração w11 que Chelsea não é grande....

Daniel disse...

videos sensacionais!!!!!!!
duicaralho!

Luigi SEP 1914 disse...

Napoli, Napoli, Napoli...
Napoli, Napoli, Napoli...
Napoli, Napoli, Napoli...
Napoli... NA PO LI !

Forza Magico NAPOLI!

Rodrigo Barneschi disse...

Tava demorando...

Ressalto que publiquei o primeiro vídeo APESAR das manifestações do Luydy.

JoãoP disse...

Belo post!

Posso fazer uma sugestão? Seria interessante um post que confrontasse vídeos de torcidas nacionais decentes (como a nossa) com vídeos de torcidas nacionais medíocres (como, por exemplo, a dos bambis).

Seria o caso de provar com imagens o que todos nós já sabemos.

Abraço.

Cesar disse...

Post excelente!!

Já tive a oportunidade de ver cenas parecidas com essa da torcida do Nápoli em dia de jogos do Palmeiras, principalmente contra os gambás, nas estações Brás e Palmeiras-Barra Funda!!

A senssação que se tem quando se vê que aquele mar de gente vai passando e tudo aquilo por causa de um time de futebol eh algo surreal!!

Eh uma pena que no Brasil, especialmente em São Paulo, nos proíbam tanto de torcer como deveríamos...

No Brasil acho que nem podemos dizer que temos alguma torcida que no geral se assemelhe a alguns gringos, no máximo algumas organizadas tem comportamento assim, mas o povão sempre arrasta!!

Anônimo disse...

só para encerrar por hoje a lista de sugestões...

torcida do St. Pauli chegando de trem em Köln:

http://www.youtube.com/watch?v=tEHmrXFkkTA&feature=player_embedded


e o meu favorito, de 1964, um minidocumentário sobre a Kop, é de arrepiar, é o vídeo que melhor descreve aquilo que o Barneschi diz, "o futebol é um esporte feito do povo, pelo povo e para o povo", na Kop podemos ver velhos, adultos, adolescentes e crianças abarrotados...sensacional

http://www.youtube.com/watch?v=XNboU_PbZMY

Anônimo disse...

e só completando aquele video da torcida do Messina em trasferta, o jogo era contra a Cavese, e as torcidas são amigas, eles chamam isso de gemellaggio, os ultras da Cavese receberam os ultras do Messina no centro social municipal da cidade de Cava, ai rolou uma atmosfera muito boa... segue as primeira e a segunda parte que ficaram faltando...

http://www.youtube.com/watch?v=XNboU_PbZMY

http://www.youtube.com/watch?v=EYf3-IqRvyE&feature=related

Cristiano disse...

Massa o post, Barneschi.

Para o capítulo sobre o Racing, sugiro este vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=Lg3bStdvmfQ&feature=related

Reparem o descontrole a partir dos 2 minutos do vídeo, momento em que o Racing estava perdendo o jogo.
"Aunque ganes o pierdas no me importa una mierda, sigo siendo de Racing, no lo voy a cambiar..."
Saudações da torcida do Grêmio de Porto Alegre.

Marco Túlio disse...

O canto da torcida do Panathinaikos se chama Horto Magiko (se for o mesmo que vc está pensando, Rafael da Silva).

As vezes as torcidas dos times brasileiros sao ridiculas! A do Flu, por exemplo, botou só 15k na estreia da Libertadores e ainda vaiou o Cavalieri! Cara, vaiar jogador pra mim é uma idiotice sem tamanho! Um tiro no pé!
Podem falar o que for, mas a média de público da segunda divisão do Camp. Ingles é maior que a da 1a divisao do BRASIL (tá certo que existe a questao social e financeira, mas mesmo assim é ridiculo).
E eu já vi time ingles perdendo de 4 a 1 em casa e mesmo assim a torcida NAO vaiou jogador na hora da substituicao nem no fim do jogo!
Isso na Brasil é utopia!
O problemas no Brasil são os babacas que vao assistir ao jogo, mas nao apoiar o time...

Marco Túlio disse...

Corrigindo:
no* Brasil
O problema*

pedro disse...

Tem esse aqui da torcida do Hajduk Split(Croácia):http://www.youtube.com/watch?v=i_AQ6A53Nrw&feature=related

Nessas regiões onde o futebol não tem pompa as torcidas são mais fodas ainda.

Abraços.

pedro disse...

Esse aqui também da mesma torcida:
http://www.youtube.com/watch?v=2Vbn2OahA88&NR=1

Imagina que demais seria fazer isso aqui no Brasil.Mas,se não pode nem bandeiras,quem dirá isso.

Anônimo disse...

Di Canio entrando na Curva Nord

http://www.youtube.com/watch?v=k1J_wWjPDXg&feature=related

Hiran Eduardo Murbach disse...

a torcida do Borussia Dortmond é interessante tbém, já vi uns videos legais deles, deu vontade de ir a um jogo deles