06 maio 2012

O futebol com alma resiste

O Campeonato Paulista terminou antes da hora. Curioso notar que o único confronto com dois jogos era o único que não precisava disso. Todos os demais, das quartas e da semifinal, pediam um segundo jogo e não tiveram. Eis então que a final também foi decidida em jogo único. Não por culpa do Guarani, que até jogou melhor que nas partidas anteriores, mas porque a diferença técnica entre um time e outro é descomunal.

Sim, Del Nero fodeu o campeonato ao tirar os jogos da casa dos dois concorrentes ao título. Aprontou mais uma das suas. Sei que nada mudaria o resultado final (o Santos seria campeão em qualquer lugar), mas se a partida de hoje fosse disputada em Campinas talvez tivéssemos a necessidade do segundo jogo na próxima semana.

Se não foi assim, senhores, permito-me ao menos ressaltar a presença da torcida do Guarani hoje à tarde no Morumbi Ao contrário do que se poderia esperar, muita gente veio de Campinas para cá. Muita gente. Algo na casa dos 11 ou 12 mil torcedores. Ficaram completamente tomados o antigo setor vermelho, aquela parte central da arquibancada, e o espaço hoje destinado às torcidas visitantes (com capacidade para umas 4 mil pessoas). Tão repleta ficou a parte da arquibancada destinada ao Guarani que era quase impossível sair ou entrar ali pelos acessos. Típico daqueles grandes clássicos que já não se disputam mais por ali.
















Pois bem, este jogo único da final teve pelo menos a vantagem de trazer de volta ao Morumbi um clima de clássico, com duas torcidas numerosas frente à frente. E vejam só: uma torcida que é capaz de colocar esse tanto de gente na estrada merece respeito. O mesmo, tenho certeza, aconteceria se fosse a Ponte Preta.

O time do Guarani foi digno, e a torcida, mais ainda. O futebol agradece. Times como este não podem sumir. E é exatamente essa torcida aí da foto que diferencia Guarani, Ponte, XV de Piracicaba, Botafogo, Comercial e mais alguns clubes do interior paulista das pragas empresariais que assolam o nosso futebol.

###

Parabéns ao grande Juventus da Mooca, novamente na segunda divisão. Belo acesso e agora é hora de voltar para a elite! O futebol com alma resiste.

###

O fato de termos uma final em jogo único deve ser creditado à incompetência de Palmeiras e SCCP, que não fizeram por merecer sorte melhor. É uma pena, porque imagino que nem mesmo o torcedor santista considere bom essa decisão assim tão sem cara de decisão. O que eu presenciei hoje à tarde no Morumbi foi uma torcida apática, com muita certeza da vitória, quase que sem vibração. Não parecia final...

13 comentários:

radiossauro3 disse...

Por menos que eu goste do Guarani, sinto o mesmo.

Viva o futebol de verdade...

douglas disse...

Belo comentario...viva o futebol caipira,vida longa as equipes de torcida,tradicionais do interior,faltou citar o glorioso Rio Branco de Americana,de volta a A-2 e em breve na elite

José disse...

Belo texto ! Viva os times com alma. Parabens a torcida do Guarani que veio pra final mostrando o maor indondicional de uma torcida que já viu seu time quase acabar.

Anônimo disse...

vc foi no jogo????

Tiago Oiano disse...

Parabens pelo post!!!

Tiago HSG - Campinas / SP

Kleber disse...

O resultado foi o de menos, fiquei emocionado em er nossa torcida. Ei Del Nero vai tomar no .....

Avante meu Bugre. Na vitória ou na Derrota Hoje e Sempre Guarani.

Emilio Leite disse...

eae Barneschi blz??? Cara mudando de assunto, vc viu oque a diretoria do Palmeiras fez??? Mudou 6 jogos do 1º turno pra Barueri....Vai toma no cú diretoria filha da puta e técnico ultrapassado que vive de superstição...REVOLTANTE!!!!

Avanti Palestra!
Chega de sofrimento...rumo à vitória na quarta-feira. Abçs

Luigi SEP 1914 disse...

Só uma crítica:
PAU no CU do juventus!

A Mooca é PALMEIRAS!

Anônimo disse...

sou bugrino, e adoro assistir
futebol, desde futebol de botão,
racha simples, até o mundial de clubes.Não possuo tv de assinatura
e assito apenas os jogos transmitidos em canais abertos.
Não conhecia esses blogs dos palmeirenses, e achei muito interessante.Vou acessar com mais frequência, pois algumas análises
são muito inteligentes, parabéns.

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto, percebe-se que você é um apreciador de bom futebol, aquele que independe de mídia. Nossos times do interior estão cada vez mais enfraquecidos. Del Nero tira a final de Campinas depois de uma espera de 24 anos pela torcida bugrina. Nào tem explicação, é criar lacuna cada vez maior entre interior e capital, como se a diferença das cotas de TV já nao bastasse.

Abraço

Anônimo disse...

Muito bom o texto é bom saber que torcedores de outras equipes reconhecem o que a torcida do Guarani fez domingo,nós fomos no morumbi não pelo jogo,não pelo título mais sim pra mostrar pra essa corja que comanda o futebol que o amor de uma torcida de tradição nunca morrerá e que mesmo com as barreiras que eles nos impoem nós estamos aí pra mostrar que o futebol é muito mais que pontos no ibope,placas de publicidade e ídolos criados pela mídia,futebol ainda é amor,ainda é sentimento,ainda é amizade!HOJE E SEMPRE GURANI!

Giovanna disse...

Parabéns pelo blog, pela postagem !
É legal ver que o futebol do Interior ainda é reconhecido e valorizado (:
Muito legal tbm o reconhecimento para a torcida bugrina, a Maior e Mais apaixonada do Interior !

Hoje e Sempre Guarani ! :)

Anônimo disse...

Se tds os presidentes de times interioranos fossem honestos e tivessem atitude boicotavam esse campeonato, queria ver como esse safado Del Bosta iria fazer um Campeonato de 4 clubes! Há décadas o Guarani é administrado por ladrões coniventes com a FPF, essa foi a prova q qndo quer fazer diferente consegue bom resultado!