10 maio 2013

"Invasão de campo"

























Este aqui não é necessariamente um livro sobre futebol - mas acaba sendo. É, em certa medida, uma obra de temática empresarial, mas as histórias contadas são tão intrinsecamente ligadas ao jogo que fica difícil dissociar uma coisa da outra. Tem-se a evolução (?) do(s) esporte(s) a partir do marketing e os avanços da indústria de artigos esportivos (primeiro os tênis e depois todo o restante) a partir das necessidades do futebol (e das atividades recreativas menores).

Li pela segunda vez já há alguns anos, e então peço desculpas por não fazer agora uma análise pormenorizada. Em vez disso, vou copiar descaradamente a sinopse do livro e indicar um link, disponibilizado pela própria editora Zahar, que traz ótimos trechos selecionados.

Além de conhecer a história de duas grandes marcas globais (adidas e Puma), você pode entender porque é que o futebol virou essa coisa que aí está...

Sinopse
No início da década de 1920, os irmãos Adi e Rudolf Dassler inovaram ao criar uma fábrica de calçados destinados exclusivamente à prática de esportes. As dificuldades e traições mútuas vividas durante a Segunda Guerra na Alemanha acirraram a briga pelo controle da sociedade e levaram a uma separação drástica: nasciam a Adidas e a Puma, e o mundo dos esportes nunca mais seria o mesmo.
"Invasão de Campo" revela negociações escusas, casos surpreendentes (muitos dos quais apresentados pela primeira vez) e exemplos de lealdade e superação, bem como de tino empresarial.

O livro expõe os bastidores de uma rede que envolve grandes jogadas de marketing, concorrentes de peso como Nike e Reebok, tramas políticas, cifras multibilionárias, inovações técnicas e celebridades internacionais - no processo de globalização do esporte.
E mais:
-Descubra o que era o Pacto Pelé.
-Saiba como Havelange, Beckenbauer e Beckham entram nessa história. 

-Entenda a transformação das marcas esportivas em ícones da moda urbana. 
-Conheça os conceitos por trás de grandes campanhas publicitárias como "Just do it" e "Impossible is nothing". 
-Acompanhe grandes jogadas dos bastidores da Fifa, das Copas do Mundo e das Olimpíadas.

###

Onde comprar: em qualquer uma das grandes redes. Fiz uma rápida pesquisa pelas lojas virtuais de Cultura, Saraiva e Fnac, e esta última tem o preço mais em conta: R$ 47,90.

8 comentários:

Anônimo disse...

Você é da Mancha....

Tá explicado!

danilo disse...

valeu a dica!!!!!! to fazendo minha bilioteca so com as suas dicas de livros barneschi. obrigado

Anônimo disse...

Parabens Barneschi, grande dica, esta historia sobre as influencias politicas determinadas pelas marcas que hoje prostituem o mercado esportivo apenas ilustram o quanto é podre o mundo do futebol ``moderno´´, novamente parabéns!
Claudio Longo FAMIGLIA PALESTRA !

Anônimo disse...

Bah..certamente vou comprar. Dicas legais...tri. abraco!

Vinicius disse...

Ae Barneschi, sei que não tem nada a ver com o post, mas esse texto sobre o talleres e sensacional, uma aula de fidelidade e amor a camisa! http://impedimento.org/a-ultima-estacao/

Leonardo disse...

Opa, não conheço este livro. Mais um para a lista!

Leonardo Nakamura

Rodrigo Barneschi disse...

Valeu, Vinicius! Grande história!

Marcel Romanovas disse...

E ai Barneschi, cara to lendo o "Como o futebol explica o mundo" puta livro !!! Não deixarei de comprar este também. Abraços