09 junho 2013

Os fantasmas de 2003



















Quando Edmílson empurrou a bola para a rede em Garanhuns em uma noite de sábado de novembro de 2003, parecíamos ter nos despedido de uma vez por todas de um ano que não deveria ter existido. Foi assim que pensamos à época, mas a redenção sacramentada no sertão de Pernambuco não se fez assim tão plena nos anos seguintes. Vieram fracassos retumbantes, derrotas improváveis e, o pior de tudo, uma nova visita ao inferno da Série B. Pois que isso tudo só se faz assim porque seguiu o gigante alviverde imponente à mercê dos mandos e desmandos de dirigentes ora mal intencionados, ora inaptos, ora imbecis mesmo.

Como se pouco fosse - não, não é -, somos obrigados ainda a conviver com antigos fantasmas, falhas recorrentes e absurdos todos que parecem ter uma predileção especial por aparecer na nossa vida.

Daí então que o nosso arremedo de time até consegue se portar bem em um pântano lamacento (e eu vos digo que o campo já estava daquele jeito antes do apito inicial, sem que tenha chovido para tanto em Recife), cria oportunidades e faz até por merecer sorte melhor, para, já com o jogo nos descontos, sofrer um gol daqueles que só poderia mesmo se dar contra o Palmeiras...

Porque se não bastasse o primeiro "erro" da arbitragem (o do escanteio que não existiu), tivemos ainda uma falha grotesca do nosso goleiro (porque, cidadão, você espalmou a bola para o meio da área?) e, para completar, a bola sendo dominada com a mão alguns passos à frente do árbitro. Tudo em um lance só.

Para piorar, senhores, estávamos na (para nós sempre inóspita) Ilha do Retiro... bom, já não é o bastante, não?

Não, não é. Porque aí um amigo me manda uma mensagem no celular e eu descubro que o maldito que fez o gol do Sport é simplesmente aquele que surgiu na nossa vida pela primeira vez em 25 de janeiro de 2003. Não tinha mais como piorar.

Os fantasmas de 2003 voltam todos juntos. O inferno da Série B de novo, esses confrontos contra o Sport (foram cinco há 10 anos), o elemento que passou a perambular pelo país apenas e tão somente para infernizar a nossa vida (lembram daquela vez pelo Bragantino?), os "erros" da arbitragem, o medo de não recuperarmos o que é nosso, os muitos e muitos confrontos desagradáveis que teremos até o final de novembro.

Não foi nada fácil, senhores. Mas o que me parece ainda pior é que ao menos em 2003 nós tínhamos um time (nada espetacular, mas era um time) e uma casa.

###

_Sim, todo juiz de futebol é nosso inimigo. Mas é igualmente verdade que, gestão após gestão, nossos dirigentes seguem incapazes de impor respeito e evitar que o Palmeiras seja seguidamente roubado. São igualmente responsáveis pelo prejuízo.

_Posso ter a visão deturpada pela chuva que caiu incessantemente durante todo o primeiro tempo, mas entendo que o time até que se portou bem na etapa final - dentro do permitido pelo gramado e pelas deficiências técnicas todas. E gostei particularmente da pressão feita contra a arbitragem - porque, via de regra, nossos jogadores são pouco combativos quando se trata dessa gente.

15 comentários:

Jafé Praia disse...

Quando penso que já vi de tudo acontecer com o Palmeiras...lá vem mais uma maldita derrota inacreditável.
O que me conforta é mesmo com essas seguidas humilhações, ainda encontro força (não sei de onde) para voltar a estar de junto do Palmeiras.
Parabéns pelo blog, Barneschi.
Ass: Jafé Paria, palmeirense de Manaus.

César SEP disse...

Se o Márcio Araújo já fez algo de bom nessa vida pelo Palmeiras eu não sei (e nem me lembro), mas ontem pelo menos ele partiu pra cima do árbitro e até foi expulso. Até quando nossa Diretoria vai ficar inerte à tudo isso que fazem com o Palmeiras? o árbitro não vai ser punido, e provavelmente irá apitar mais um jogo da SEP nessa temporada. O desgraçado ainda saiu do campo escoltado por uns 4 gambés e de cabeça erguida, como se tivesse feito um trabalho esplêndido. Ninguém respeita mais o Palmeiras dentro de campo e nos bastidores. E se tivéssemos um Eurico Miranda na presidência?Provavelmente ele entraria no campo e tentaria bater no juiz. Você acha que temos elenco para subir? acho meio difícil, se conseguir voltar para a elite da série A, com esse time, vai ser sofrido...
Parabéns pelo post
Abs

Anônimo disse...

Boa noite Rogerio Barneschi, é incontestável a responsabilidade de muitos que desfrutam de cargos no Palmeiras, mas há um momento que o limite esta próximo de ser alcançado, é este momento é agora, pois termos o clube em uma situação vexatória como a atual, é mantermos o mesmo argumento que `´gestões anteriores´´, são os grandes responsáveis pelos desmandos e catástrofes financeiras , torno o torcedor Palmeirense, um ser portador de algo que ninguém na ciência moderna ou na medicina atual possa evidenciar , a paciência elástica do saco, sem romper, hoje é visível a qualquer portador de deficiência visual, perceber que este plantel não passa de lixo reciclável, que nunca sera capaz de almejar o acesso a serie A ,sem provocar asco e sintomas cardíacos em todos que já não aguentam mais, figuras patéticas como mauricio ramos, juninho, márcio araujo, tiago real, caio mancha, enfim, estes que quando vestem a camisa do Palmeiras deveriam lava-la com carinho, e pedir perdão eternamente, pelos estragos feitos a cada jogo,mas só criticar o plantel e o idiota do treinador , não absolve a casta de putas puritanas, que compõe o conselho deliberativo, o conselho de orientação e fiscalização, as diretorias, os quatro vice presidentes e o atual presidente, pois já saber como estava o clube , na hora de escolher cargos todos, já tinham a plena noção da merda deixada, mas o status, que a carteirinha oferece, os tornou cegos, sendo claro e notório, que em 150 dias de gestão, o almofadinha corredor de come poeira, tornar-se o mesmo dos mesmos, que contribuíram em foder o clube que nunca esteve na merda como hoje, lembrando que a tal reforma estatutária, esta a cargo de 22 conselheiros, dos quais, apenas nove são confiáveis, pois os demais, estão gabaritados a escrever as regras do inferno, desta forma Barneschi, mesmo que possamos desejar êxito ao Palmeiras, a limpeza no clube deve iniciar já, sem rodeios e conchavos!
Claudio Longo FAMIGLIA PALESTRA!

Unknown disse...

Não tem um jogo dessa serie b,q eu não me sinta envergonhado e apático por estar nesta merda de situação de novo,ontem não estava no estádio e não posso ter a mesma sensação dos que estavam lá,mas aquele sentimento de inoperância e aqueles fantasmas voltam á tona,qndo tomamos o gol(irregular por 3 vezes)senti uma apatia e uma vontade de largar a mão de tudo q há muito não sentia,a esperança q tinha msm nas derrotas mais absurdas não apareceram e juntando isso a situação patética q nosso futebol vive hoje,com os coxinhas e os velhos escrotos q mandam no futebol nos limando dos estádios e o maldito padrão FIFA nos sendo empurrado goela abaixo me sinto enfastiado a cada dia com o futebol em geral não só com o Palestra

revoltado com a estagnação Palmeirense disse...

já escrevi aqui e vou repetir, com tristeza: O PALMEIRAS MORREU E NÓS NÃO SABEMOS, OU FINGIMOS NÃO SABER

Rodrigo Amato disse...

O nunes pra mim é pior do que um juiz... e o pior é que ele não tem nome e história pra merecer ser odiado!!!!! PQP!!!!!

Anônimo disse...

Aí Barneschi, vc apareceu no intervalo do jogo na Grobo, tava com a camisa azul?

Rodrigo Barneschi disse...

Sim, de camisa azul - aquela de 2009. Tive de ficar abaixo da arquibancada durante o intervalo por causa da chuva, e aí voltei assim que começou o jogo.

ULTRA ALVIVERDE disse...

Hoje o Palmeiras não impõe mais respeito a CBF e muito menos aos juizes, isso como você disse Barneschi, deve-se a falta de competencias "das" nossas Diretorias, que deixou o Palmeiras e seus torcedores serem roubados constantemente pela CBF, FPF e seus juizes.
O que a Diretoria do Palmeiras deve fazer ???
Tentar reverter isso, e se impor muito mais perante a CBF e suas corjas de juizes.
Porém, acho que existe uma outra forma do "Palmeiras" começar a ser respeitado, e isso deve partir dos seus jogadores, com pressão (igual ao jogo de Sabado) e entrevistas apos os jogos, dizendo que "eles jogadores" foram roubados. Por que digo isso ??? por que eles jogadores estavam com os seus bichos praticamente ganho no jogo de Sabado (O Palmeiras paga bicho mesmo no empate), e assim sendo, eles jogadores foram roubados "as claras" pelo arbitro da partida, ou seja, o arbitro meteu a mão no bolso dos jogadores do Palmeiras, e isso todo mundo viu, até o Datena.
Temos que mudar a opinião publica, e para isso, os jogadores do Palmeiras é que deverão passar a ser os prejudicados, e não mais o Palmeiras. Me diga, quem vai querer ser "taxado" pela opinão publica, de ladrão de salario de jogadores ?????

César SEP disse...


Claudio Longo

Lembrando que nessa lista dos 22 nomes do Conselho que vai ser responsável pela reforma estatutária, estão: Pompeu de Toledo, Cipullo, Del Grande, Sáverio Orlandi, Munhoz, Mustafá, Della Monica, entre outros pilantras. Esses dai não deveriam pisar no Palestra nunca mais na vida

Unknown disse...

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4543830848927&set=a.1462438176036.55816.1685919717&type=1&theater

sem palavras!!

imagem auto explicativa

Anônimo disse...

Meu caro Barneschi,
1- a diretoria tem a obrigação de protestar junto a CBF sobre a desastrosa atuação do juiz. Inadmissível que o Palmeiras seja prejudicado em um lance que tem, no mínimo, tr~es gritantes irregularidades!
2 - O Kleina não dá mais! Não consegue fazer o futebol do time evoluir. Todos concordamos que o elenco é fraco e tudo o mais, mas me parece que um técnico mais inteligente e competente tiraria mais futebol desse time. 2 dos nossos jogadores não foram convocados pela Seleção?
3- Só nos resta torcer, rezar, apoiar, rezar, acompanhar, rezar,rezar e rezar...
4- Paixão eterna pelo Palmeiras! Forza, avanti, Palestra!

Anônimo disse...

Nem os jogadores aguentam mais serem ROUBADOS, e nossa diretoria ................., como sempre NÃO FAZ NADA.
ESTÃO NOS ROUBANDO ATÉ NA SÉRIE "B", é mole ou vocês querem mais.
Isso humilha ainda mais essa instituição chamada (por enquanto) SE PALMEIRAS.
Mas......
FORÇA VERDÃO.

Anônimo disse...

Porque aquela água de coco que aquele filhodumaputa estava bebendo na praia em Copacabana não estava envenenada no dia após a nossa derrota diante do clube homossexual do RJ?

Anônimo disse...

Fui ao jogo e também fiquei revoltado com a arbitragem.

P.s: Não sabia que você havia ido ao jogo Barneschi. Perdi uma boa oportunidade de conhecer o dono desse excelente blog.