29 setembro 2013

Longe de casa

Não há muito o que dizer sobre o modorrento empate sem gols contra o América/RN. O time foi muito mal, o treinador, ainda pior, e o resultado acabou sendo o mais adequado para a fria tarde de sábado em São Paulo. Ao menos, se é que serve de alento, não fomos derrotados - algo que poderia ter ocorrido se não tivéssemos um bom goleiro. Por fim, seguimos na mesma toada, com amplas vantagens sobre o vice-líder e sobre o quinto colocado. Tudo como antes.

Mais importante que isso, no entanto, é observar o prejuízo que teremos com a perda absurda de dois mandos de campo e com o consequente acúmulo de seis jogos seguidos longe de São Paulo.

O camisa 10 escolheu bem os termos ao definir a decisão do STJD, este antro de vagabundos desqualificados, como "palhaçada". É isso aí mesmo. Porque o tribunal repete decisões equivocadas, desmedidas e desproporcionais em nome de um conceito torpe de justiça e não leva em conta que tais punições não têm qualquer efeito prático, porque não atuam diretamente sobre a causa dos supostos incidentes que estão sendo julgados.

Mas não é momento de entrar nesse debate. Quero me concentrar nos efeitos técnicos da decisão. Afinal, a campanha alviverde em sua casa provisória, o Pacaembu, neste 2013 é a melhor que o clube já ostentou como mandante desde o longínquo e inesquecível 1999.

Vejam abaixo os dados, que consideram os mandos de campo no Palestra entre 1999 e 2010 (até maio) e no Pacaembu entre 2010 (a partir de maio) e 2013:













Notem os senhores que uma vitória no último sábado teria colocado a campanha 'caseira' em 2013 como superior até mesmo à obtida em 1999 - e então seria necessário buscar o comparativo com uma trajetória ainda melhor, a de 1996.

Em que pesem a qualidade dos adversários ora enfrentados e mesmo o fato de já termos perdido seis mandos de campo neste ano, é de observar a ascensão no Pacaembu desde que teve início a reforma do Palestra (algo que eu já havia observado em abril deste ano).

Depois de um primeiro semestre de 2010 titubeante (mas com grande média de público, devida à Copa Sul-Americana e ao "efeito Felipão") na cancha municipal, o Palmeiras sofreu no biênio 2011/2012 com a constante indecisão da dupla de imbecis Tirone/Frizzo, dispersando seus mandos de campo entre Pacaembu, Canindé e Arena Barueri - daí o baixo número de jogos no Paulo Machado de Carvalho.

2013, no entanto, foi o ano da consolidação de uma única casa (mérito da nova gestão, conforme eu já registrei anteriormente) e então o Palmeiras disparou para um aproveitamento de quase 80% dos pontos no estádio municipal - as duas derrotas aconteceram em um tropeço inconsequente contra o Penapolense e depois contra o Tijuana. De resto, foram 18 vitórias em 25 jogos.

Agora partimos para um período de quase um mês longe de São Paulo, e a diretoria poderia levar em conta esta situação, o iminente retorno à Série A e também os muitos deslocamentos pelo país ao buscar uma solução adequada para definir o local destes dois jogos de punição que teremos de cumprir.

Se o prejuízo técnico parece incontestável, é de se esperar ao menos que a escolha de nossos dirigentes possa minimizar este impacto e permitir ao torcedor da capital o direito de poder viajar para ver o time em campo em pelo menos um desses dois duelos.

###

_Para os que defendem austeridade sem colocar os pés na arquibancada, jogar em São Paulo ou em qualquer lugar do interior é a mesma coisa. Para quem vai a todos os jogos, no entanto, essa indefinição sobre o local é quase uma tortura. Porque disso depende boa parte da nossa programação de vida: viagens, passagens aéreas, pedidos de folga, deslocamentos intermináveis, horários ruins.

24 comentários:

Anderson Garou disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anderson Garou disse...

Então aproveite que a dilma deu união estável aos homossexuais e vá logo no cartório oficializar sua situação com o cristiano. Aproveitem essa energia e disposição desvairada de vocês, e a usem num blog de uns netos e perrones da vida. Se em nada ajudam por aqui com argumentos válidos, por que aparecem aqui para "causar"? Carência talvez...

César SEP disse...

Essas duas derrotas neste ano foram justamente quando o time não deveria ter perdido: contra o Tijuana (desclassificação na Libertadores) e contra o Penapolense (???) que gerou aquele racha na torcida.
Acho que qualquer um em sã consciência saberia que o Pacaembu é a melhor escolha. O Paulo Nobre não manteve o Pacaembu como casa provisória do Palmeiras pensando no torcedor, na comodidade e no seu deslocamento. Ele manteve o Pacaembu porque o público é bem maior, e consequentemente, a renda é bem melhor. O jogo de ontem na Arena Barueri teria uns 10 mil.
A dupla Tirone/Frizzo nem pensava sequer no quanto poderia lucrar com o time jogando no Pacaembu. Eles "só" perceberam isso faltando 10 rodadas, e com o time quase rebaixado.
O atual time do Palmeiras na série A estaria no meio da tabela pra baixo, é inadmissível empatar com o América dentro de casa.

jefferson mv-pb disse...

barneschi, de onde vem o termo ''coxinhas'', direcionado pejorativamente aos PMs????

César SEP disse...


Jefferson,

desculpa intrometer, mas os caras encostam as viaturas em frente a padaria toda hora para comer cozinha e tomar café de graça. Já estão começando a ficar em frente das pizzarias.

César SEP. disse...

Coxinha

Rodrigo Barneschi disse...

Jefferson,
O César se antecipou e já trouxe a explicação. É basicamente isso: os PMs encostam nas padarias e comem padaria sem pagar. Daí o nome.
Abraços

Unknown disse...

Me desculpe Cesar, mas isso que disse qualquer presidente faria o que o PN fez, o Pacaembu faz parte de nossa historia tambem e el sabe disso. Acho que devemos parar um pouco de criticar certas coisas que sao de tanta objetividade quanto lembrar daqueles bananas do ano passado.

Geraldo Batista disse...

Só espero que a MV não me venha soltar nota contra o PN por provavelmente mandar um desses jogos para Prudente, e eu no lugar dele mandaria todos os jogos que o Palmeiras fosse suspenso por causa de TO em Prudente, seria uma forma de castigo aos malditos da MV e da TUP que insistem em prejudicar o Palmeiras...

A MV tá mais queimada do que td com a torcida não organizada, e com os jogadores e a diretoria tb, na verdade a MV tá FUDENDO com o Palmeiras nos ultimos 5 anos.

Geraldo Batista disse...

E antes que me critiquem, é claro que eu sou a favor da MV e reconheço que quem puxa e faz a festa no estádio é a MV, mas ja passo da hora dos cara serem mais inteligente, todo mundo sabe que o STJD adoro ferrar com agente ai vai da porrada na TUP pra que??????? todo mundo conhece a história da TUP e ela perdeu todo o respeito da torcida do Palmeiras a muuuito tempo...Só sei de uma coisa, eu não sou torcedor organizada mas na sempre tive MUITO ORGULHO da MV, a MV sempre foi muito respeitada por todo a coletividade palestrina, mas agora chegou a hora de a MV correr atrás desse respeito de novo, pq na boa, ela só tá pisando na bola com o Palmeiras.

cristiano disse...

Chamar de imbecil quem defende a "auteridade" sem ir a arquibancada pode ate esta certo!!! Tbm pode estar certo quem critica uma gestao que ainda nao tem 10 meses que se iniciou. Vou dizer algumas coisas: qdo a MV quebrou os restaurantes do Frizzo eu vibrei!!! Pode acreditar!!! Se quisessem dar um jeito no fdp do Tirone acho que ate eu ajudava!!! Aquele cara colocou o Palmeiras na serie B, mais criticar uma gestao que ainda nao teve tempo habil pra mostar serviço, pegou um Palmeiras que nao tinha nem dois times pra treinar, com quase todas as receitas antecipadas, me provem o contrario disso que nunca mais eu comento neste blog, sumo daqui duma vez por todas. porque o que eu vi ate agora foi uma gestao assumir um Palmeiras fudido, quebrado, com nome na praça de caloteiro, e estao no minimo fazendo um trabalho "satisfatorio", ou seja, recolocando o Palmeiras no seu devido lugar e com uma base boa pra montar um time ano que vem. "IMBECIL" eh o ignorante que acha que colocar as contas em dia, melhorar as receitas nao faz parte dos planos de montar umtime melhor, imbecil o cara achar que devemos antecipar 5 anos de receitas e virar um Flamengo que ta se segurando pra se manter. Agora sim temos varios camaradas pra chamar de imbecis.

cristiano disse...

Nao querendo ser chato, acabei de ver uma reportagem que o PN esta mudando o estatuto do clube, e que na proxima eleiçao para presidente pelo menos os associados ja terao direito a voto, e que no mais tardar na eleiçao de 2016 os socios torcedores tbm terao direito!!! Para quem sabe isso eh uma revoluçao no Palmeiras, nao vamos mais ficar completamente na mao dos ancioes sociopatas decadentes. Ate que enfim nos socio-torcedores vamos poder votar!!! Ta acabando a ditadura no Palmeiras!!!

Luiz Claudio disse...

Cristiano, tambem vejo desta forma a Administração do PN.
Não vejo "nenhum outro nome" dentro da Politica Palmeirense para poder assumir a Presidencia do clube e fazer um bom trebalho.
Infelismente, o Palmeiras tem que ser reconstruido, e eu acho, que dentro desta visão, o trabalho esta sendo bem feito, pois em 2014 o Palmeiras estará no Serie A, dai sim, poderemos "exigir" um time e um tecnico melhor......

Anônimo disse...

As diretas ja haviam sido aprovadas antes dele assumir. O espertao so quis assumir ofilho.
Raoni Machado

Anônimo disse...

a horda dos descontentes estão nesse blog

aumenta a cada dia

da do desse povo

Anônimo disse...

Sou virgem e bobo

por isso escrevo assim

Palmeirense disse...

Anônimo que escreve do msm jeito:

Eu já sei quem vc é pode para de palhaçada já

Unknown disse...

Cristiano, só uma coisa não somos contra o PN e sim contra sua política e seus aliados. Queremos um Palmeiras que pague suas contas em dias sim, que tenha jogadores bons, que ganhe titulos, mas austeridade ao ponto que o PN esta levando é demais. Voce sabia que nos 5 jogos fora de casa não foi levado sequer a nutricionista. Voce sabia que "equilibraram" as contas mandando jogadores embora e contratando executivos aos montes. Mas o mais importante, voce investiria numa empresa que nem o dono acredita em uma melhora a curto prazo? Essa ultima pergunta parece que esta sendo resolvida ou pelo menos sanada.

César SEP disse...

Boa noite a todos.
A faixa levada para dentro de campo pelos jogadores do Palmeiras antes do jogo foi ridículo. Está claro que a diretoria quer jogar os torcedores "comuns" contra as organizadas, mais especificamente contra a MV. É desse jeito que querem resolver as coisas?! está certo que esse pequeno contratempo envolvendo 5, 10 caras no máximo foi um absurdo, mas estão querendo generalizar. Se o PN quer jogar a culpa exclusivamente na MV, a torcida tem que levar uma faixa: "nossa diretoria é omissa, fraca demais, tem o rabo preso com muitos empresários, não temos planejamento nenhum, sequer um patrocínio máster e temos quer aguentar um monte de jogador lixo. Torcedor, cobre a diretoria!"

Anônimo disse...

isso é o que voce le na imprensa de merda

felipe teodoro

não levaram a nutricionista??

como voce sabe???

voce viu??

estava presente????

procure checar as informações primeiro, antes de falar bobagens

como esse cara fala asneira po

Anônimo disse...

po cesar sep, ninguem quer jogar ninguem contra po

uma faixa para a bendita mancha verde e tup não fazerem mais cagadas de uma brigar com a outra

ridiculo isso

só no Palmeiras

não seja tão acido cesar sep

voce comenta bem

tem dinamismo em seus comentarios

diferentemente de alguns aqui que se acham os paladinos da verdade absoluta

nao seja um desses cesar sep

Unknown disse...

Cara, eu li isso em site de gamba e isso foi confirmado pela diretoria. O que tem a me dizer se a propria diretoria confirma a noticia? Bem que eu gostaria que fosse mentira pra se rir de gamba inventando, mas nao foi o caso. Ridiculo é o cara que nao tem a hombridade de assinar o comentario!

cristiano disse...

Então Felipe, eu também não sou defensor do PN, mais pelo que aprendi não se massacra um cara que no ponto de vista dele e de muitos esta em começo de gestão, organizando com muitos acertos e erros o nosso Palmeiras. E desde antes dele assumir o Palmeiras era clássico o seu discurso de "austeridade", essa é a maneira em que ele acha que conseguirá reerguer o verdão que todos sabemos esta afundado no mar de lama em que outros dirigentes o colocou. Certo!!!como você me perguntou se sobre o caso da nutricionista e do fotografo eu digo: NÃO CONCORDEI!!! mais isso não é suficiente pra fuder com o Palmeiras, talvez uma atitude desordenada, ou impensada, mas tenho algumas atitudes do PN que quero dizer a você e todos os Palmeirenses que vocês terão que o parabeniza-lo.
__Uma em particular que ocorreu esta semana passada, relatada pelo Conrado Cacace, ex integrante do grupo da Fanfulha, dono do site "VERDAZZO", grande conhecedor da política interna do clube. O mesmo relatou em seu site esta la para todos verem que um acordo financeiro feito pelo senhor PN e CIA, levantou uma enorme quantia em dinheiro a juros muito pequenos que serão usados para o abatimento das dívidas de curto prazo, compra de materiais e...um grande investimento no futebol. Na mesma matéria o Conrado, ainda diz que ano que vem o Palmeiras entrará no mercado muito forte, como sempre foi de costume, então Felipe vou te dizer que to muito feliz pelo PN ta no comando e conseguir essa transação que o Belluzo tinha tentado e fracassado. Talvez vc nunca entendeu o porque do PN se aliar com um cara que já tinha criado raízes de 30 anos dentro do clube(MUSGAMBA), pq sem ele uma jogada dessas nunca aconteceria. Se em administração o PN esta pecando como você e eu dissemos, em questão de política, ele ta dando aula em nível PHD, agora vamos esperar o centenário econferir meu irmão.
sobre a matéria esta no site verdazzo como eu disse é só pesquisar.

cristiano disse...

To passando nos blogs comentando que estaremos juntando nossos lixos para mandar pro Itaquerão, pois é gente, eles já utilizaram todo lixo e entulho que foi do antigo Palestra mais ainda não deu, vocês acha que é facil construir estádio com dinheiro público??? vamu ajudar aí óóó hehehe